segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Promovido I Encontro TCE/ALEPA




O Tribunal de Contas do Estado do Pará promoveu nesta segunda feira, 31, o I Encontro TCE/Alepa que se destina a mostrar aos Deputados os intrumentos de fiscalização que a Corte utiliza na sua missão de acompanhar o dinheiro público. A fiscalização é seguida de auditorias técnicas, com a equipe do Tribunal comparecendo ao órgão público a fim de não se limitar apenas à análise fria da fiscalização, possibilitando uma maior abrangência do problema, como, por exemplo, a situação atual do Hospital Ophir Loyola, comparecendo "in loco" para ver e sentir de perto todos os problemas que o afligem.


Depois deste processo, aí sim, as ações de fiscalização são encaminhadas ao Plenário do Tribunal.
O Encontro, que será anual, sempre no mês de Março, foi proposto (e aprovado pelo Pleno do TCE) através da Resolução nº 17.737 de autoria do Conselheiro Nelson Chaves, que compôs a Mesa comandada pela presidente do TCE, Lourdes Lima, pelos também conselheiros Ivan Barbosa da Cunha, Lauro Sabbá, Cipriano Sabino; da Procuradora Geral do Ministério Público de Contas, Maria Helena Loureiro, e o Deputado João Salame, representando o presidente da Alepa, Domingos Juvenil. Também esteve presente, o 2º vice presidente da Alepa, Deputado Italo Mácola, que disse "achar muito bom que o Tribunal abra as portas para a sociedade".
Nas fotos, a Mesa Diretora dos trabalhos; os deputados Italo Mácola e Cássio Andrade; o Conselheiro Nelson Chaves, autor da Resolução; e a foto de confraternização, no final da sessão, reunindo os dirigentes do Tribunal e os Deputados da Alepa.






sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Unidade Regional da Anac será mantida em Belém

Publicado na edição desta sexta feira do Jornal Diário do Pará.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu manter a unidade de Belém, cujo fechamento chegou a ser publicado no Diário Oficial da União evitando, desta forma, a transferência da sede para Manaus, conforme anunciado pela diretoria da instituição. A denúncia foi feita pelo DIÁRIO DO PARÁ, no início de agosto. Na época, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) solicitou à presidente da agência, Solange Vieira, que fosse revista a decisão. O encontro foi avalizado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. “É uma vitória de todo o povo paraense, que repercutiu a denúncia e cobrou dos parlamentares que agissem em defesa, para evitarmos mais essa perda. O paraense está com a autoestima baixa, por conta da situação caótica que o Estado enfrenta”, disse Flexa.


ESCRITÓRIO
A Agência Nacional de Aviação Civil reconheceu que, para o espaço geográfico da Amazônia, retirar de Belém uma unidade regional poderia representar um retrocesso na busca por uma melhoria na aviação civil nacional e em especial na região Norte. A agência vai manter o escritório em Belém e construir uma nova unidade em Manaus. Desta forma, serão mantidas duas unidades, uma na amazônia ocidental e outra na oriental. Além das unidades da Amazônia, a Anac mantém a sede em Brasília e outras quatro Unidades Regionais – Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. As agências reguladoras são autarquias especias, e por isso fazem parte da administração pública indireta. Elas são criadas com o objetivo de regular e fiscalizar determinadas atividades consideradas de bem comum, no caso da Anac, o setor aéreo nacional. Quando a Anac foi criada, houve muita polêmica sobre o real papel da agência e suas atribuições, o que contribuiu para a mais grave crise do setor aéreo nacional, que teve seu ápice com a queda do avião da TAM, no aeroporto de Congonhas, em 2007, que deixou 199 mortos. Na época o público teve conhecimento de uma crise aérea interna que envolvia não só as empresas, mas principalmente a estrutura da rede aérea do Brasil.

Em tempo:

No dia 11 de Agosto, terça feira, em pronunciamento na sessão ordinária da Assembléia Legislativa, o Deputado Italo Mácola protestou, com veemência, sobre a anunciada transferência:

Releia:

Italo lamenta transferência da Anac para Manaus

Italo defende Segurança no Programa Mais da RBA




Convidado pelo jornalista e apresentador Guilherme Augusto, o Deputado Italo Mácola participará, neste domingo, a partir das 8 horas, do Programa Mais, da TV RBA, Canal 13, em Belém. A entrevista foi gravada na última quinta feira, como mostram as fotos, e abordou o grave tema da segurançla pública no Estado, especialmente a sobreposição e desvios de funções a que são submetidos policiais civis; e aos "números estarrecedores" de fugas de presos na capital e interior.


"O número corresponde à lotação de uma penitenciária, quase 600 fugas", disse Italo. Italo discorreu com serenidade, bom humor, e mostrou exemplos da policia de Montreal e Toronto, no Canadá, onde esteve recentemente, exemplos de como deveriam funcionar as seccionais de Belém, o que levou o jornalista Guilherme Augusto a perguntar se "não dava até vontade de ser preso, no Canadá?" (risos)" . Italo participou de dois blocos do programa.
Depois, o Deputado esteve na Rádio Clube do Pará, onde foi entrevistado no programa "Última Edição" do radialista Carlos Estácio, abordando também a péssima situação do sistema penitenciário no Pará. Sua proposta que, inclusive, será tema de um requerimento a ser apresentado na sessão de terça feira, 01/09, na Assembléia Legislativa, é da criação de uma Secretaria de Administração Penitenciária, vinculada à implantação de cadeias públicas, como forma segura de desafogar o sistema carcerário do Estado, particularmente de Belém e área metropolitana.

Nas fotos, a entrevista no Programa Mais e aspecto da visita às instalações da Rádio Clube, acompanhado do Reporter de Todos os Tempos, Carlos Estácio.


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Alepa discutirá provável emancipação de municipios







A Assembléia Legislativa do Estado do Pará tem agendada para o próximo dia 17 de Setembro uma Sessão Especial, proposta pelo Deputado Italo Mácola (PSDB/PA) com a intenção de discutir a emancipação dos municípios, que a Constituição Federal de 1988 garante ser atribuição das Assembléias estaduais, mas, em 1996, o Congresso Nacional alterou a Constituição, aguardando, agora e ainda, a aprovação da Lei Complementar Federal o que não ocorreu até hoje. O projeto de lei regulamenta a criação, fusão e incorporação dos municípios brasileiros. O relatório do Senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) estabelece critérios para a criação dos municipios como ter eleitorado igual ou superior a 50% de sua população e ter núcleo urbano constituido, dotado de infra-estrutura básica. Para a região norte, o municipio pode ser criado se tiver pelo menos 5 mil habitantes. Além de atender a este requisito, o município ainda precisa passar por um estudo de viabilidade municipal com a análise de aspectos econômicos e políticos para ser criado. Outra proposta é a Emenda do Deputado Sérgio Zambiasi (PT/RS) que prevê que as ALs devem ter esta competência, como era previsto na Constituição até 1996. No caso da região Norte, entre outros municipios, já demonstraram interesse em emancipar Castelo dos Sonhos, em Altamira; Icoaraci e Mosqueiro, na região Metropolitana, e Fernandes Belo, em Vizeu.

Nas fotos, a comissão de Fernandes Belo (Vizeu) tratando do assunto com o Deputado Italo Mácola.


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Deputado participa de audiência no IBGE

Com a finalidade de tratar de interesses do municipio de Alenquer, no Baixo Amazonas, o Deputado Italo Mácola terá audiência no Rio de Janeiro, na próxima sexta feira, dia 28, com o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes. Na pauta da reunião constará a aplicação da Lei 7.146/2008, de autoria do Deputado, que estabeleceu a Colônia Paes de Carvalho dentro dos limites do municipio de Alenquer.

Deputado Italo Mácola quer eleição em Mojuí dos Campos ainda este ano

O Deputado Estadual Italo Mácola protocolou Moção na Alepa requerendo ao Tribunal Regional Eleitoral que marque ainda para o ano de 2009 as novas eleições municipais no distrito de Mojuí dos Campos, em Santarém. Avoca este pedido em razão da homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral dos plebiscitos realizados em 1995 e 1999 que aprovaram a emancipação de Mojuí dos Campos. Acompanhando de perto o processo, o deputado espera a realização das eleições ainda este ano para evitar que coincida com as eleições gerais de 2010.

Eis a íntegra da Moção:


Excelentíssimo Presidente,

Foi publicada no dia 20 de agosto de 2009 a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que aprova um plebiscito realizado por duas vezes: em 1995 e 1999. Nas duas oportunidades, mais de 84% da população de Mojuí e de Santarém votaram a favor da emancipação.
As eleições não foram realizadas até hoje pois o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, não havia homologado os referendos. Apesar de criado, não poderia ser implantado. Porém, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará cumpriu a lei e enviou toda a documentação, inclusive dos plebiscitos realizados e aguardava apenas homologação do plebiscito.
De acordo com resultado de sessão de julgamento divulgada no site do Tribunal. O Tribunal, por unanimidade, homologou o plebiscito no município de Santarém, objetivando a criação do município de Mojuí dos Campos. Votaram com o relator a Ministra Cármen Lúcia e os Ministros Félix Malcher, Aldir Passarinho Junior, Marcelo Ribeiro e Arnaldo Versiani”, diz a breve nota do Tribunal.
Acompanhando de perto o processo, este deputado explica que todo o trabalho recente foi motivado pela da aprovação da Emenda Constitucional 57/2008, que permite a criação de municípios cuja lei tenha sido publicada até 31 de dezembro de 2006. Era exatamente o caso de Mojuí dos Campos. O deferimento pelo TSE garantiu que a lei foi cumprida e já deveria ter sido efetivamente criado o novo município.
Nos próximos dias o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará deverá ser informado oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral da decisão e deverá marcar as eleições no distrito de Mojui dos Campos.
Pelo exposto este deputado solicita ao Excelentíssimo Presidente do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral a definição de eleições municipais em Mojui dos Campos ainda para 2009 em razão da necessidade de não acumular com eleições presidenciais do ano de 2010.
Avocando ainda o principio constitucional da celeridade, nascido com a Emenda Constitucional nº 45 de 2004 que estabeleceu que no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação, requeremos uma solução ágil para um imbróglio que já dura quase 20 anos.
Mojui dos Campos possui 32 mil habitantes distribuídos em 56 mil quilômetros quadrados e já esperou muito por essa eleição, aquela população do oeste do Pará não suporta mais o esquecimento que vem enfrentando à anos.
Regimentalmente com fundamento no Artigo 189, do regimento interno desta Augusta Casa, encaminho a presente moção, sugerindo que eleição municipal em Mojui dos Campos seja realizada ainda em 2009
E que do inteiro teor desta seja dado conhecimento ao Tribunal Regional Eleitoral – Tre-Pa e a Câmara Municipal de Santarém, Av. Dr. Anysio Chaves, 1001, CEP- 68.030-290

PALÁCIO DA CABANAGEM, Plenário Newton Miranda, 26 de agosto de 2009.


ITALO MÁCOLA
DeputadoEstadual

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Audiência Pública vai discutir a sobreposição de funções na Policia Civil

O Deputado Italo Mácola protocolou nesta terça feira, 25, um Requerimento (297/2009) de Audiência Pública junto à Assembléia Legislativa com o objetivo de discutir a dramática situação do sistema penitenciário do Estado relacionado à sobreposição de funções dos policiais e às constantes fugas de presos das delegacias e seccionais. Na sessão de quarta feira, 26, o Deputado vai à tribuna apresentar o respectivo tema.

Nota do Blog: Em decorrência de um estado gripal que acometeu o Deputado e que o impediu de comparecer na Alepa, nesta quarta feira, 26, seu pronunciamento foi transferido para terça feira, dia 01/09.

Maçonaria ganha Votos de Congratulações


O Deputado Italo Mácola apresentou na sessão desta terça feira, na Assembléia Legislativa do Estado, requerimento número 298/2009, de sua autoria, de Votos de Congratulações em decorrência do Dia do Maçom transcorrido no dia 20 de Agosto reconhecendo a filantropia social e a contribuição para o Estado na busca por uma sociedade justa e solidária, propostas da maçonaria.


Eis a íntegra do Requerimento:


Senhor Presidente, No dia 20 de agosto do ano em curso, comemorou-se o dia dos MAÇONS, razão pela qual REQUEIRO a V. Exa., com base no art. 186, V, do Regimento Interno deste Poder Legislativo, VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para todos os MAÇONS do Estado do Pará através das LOJAS MAÇÔNICAS Grande Oriente do Estado do Pará, localizada na Av. Pedro Miranda n° 1438, Bairro da Pedreira, na pessoa do Grão Mestre Waldemar Alberto Chaves Coelho, e Grande Loja Maçônica do Estado do Pará, localizada na Av. Almirante Tamandaré n° 1114, na pessoa do Grão Mestre Dr. José Nazareno Nogueira Lima. A maçonaria é uma associação de caráter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade, é assim uma associação iniciática, filosófica, sempre presente na vida em sociedade de nosso Estado, assegurando dentro de seus princípios a dignidade da pessoa humana. E como meio de reconhecimento e agradecimento, não podemos deixar de manifestar nosso apreço pelos maçons de nosso Estado, que muito vêm contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária, longe das desigualdades e discriminações sociais.


Nesses termos, PEDE DEFERIMENTO.
Belém, 24 de agosto de 2009.
ITALO MÁCOLA
Deputado Estadual
Na foto, os Deputados Italo Mácola, que presidiu a sessão especial, Tetê Santos e João Gualberto, que foram homenageados, e o Grão Mestre, Nazareno Nogueira.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Alepa faz sessão para homenagear a Maçonaria






A Assembléia Legislativa do Pará promoveu nesta segunda feira, 24, uma sessão especial em louvor ao Dia do Maçom, transcorrido no último dia 20, entregando diversas honrarias. A sessão foi presidida pelo Deputado Italo Mácola, na qualidade de vice presidente da Casa, ele que também é da Maçonaria, e contou com a presença de dezenas de maçons, entre eles, compondo a mesa dos trabalhos, Nazareno Nogueira, Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Pará; Waldemar Coelho, Eminente Grão Mestre da Grande Loja do Oriente do Brasil, Estado do Pará; e a sra. Patricia Lima, presidente da Associação Damas da Fraternidade da Grande Loja do Pará.
Vários oradores se manifestaram, realçando a grandeza da Instituição, sendo entregues, na ocasião, várias honrarias - Diploma da Alepa concedido quando se trata de "homenagens especiais" e a Medalha Apolinário Pereira, com a qual foi distinguido o Deputado Italo Mácola, comenda entregue pelo seu irmão maçom Vicente Borges Neto, pertencente à mesma Loja (Harmonia nº 8).
Nas fotos, a Mesa que dirigiu os trabalhos, a entrega das condecorações e a apresentação especial do Coral da Alepa.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Italo discute com Sindpol o tema "fuga de presos"



Um encontro bastante informal, acontecido nesta sexta feira, na Assembléia Legislativa, que reuniu o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Policia Civil, Raimundo Rivas; a presidente da Associação das Mulheres e Familiares dos Policiais Militares, Feliciana Mota; e o papiloscopista e assessor do Sindicato, Sebastião Oliveira, com o Deputado Italo Mácola, o qual discutiu fórmulas a respeito das constantes fugas de presos de seccionais e delegacias de polícia, quando o Deputado apresentou sua proposta para ajudar na solução do grave problema: é a criação da Secretaria de Administração Penitenciária, que dará ensejo a construção de cadeias públicas no Estado obedecendo ao que estabelece a Lei de Execuções Penais (lugar de preso de justiça é em cadeia pública ou em Penitenciária, nunca em Delegacias) visando, também, a acabar com a sobreposição de funções na Policia Civil, que integra o Sistema de Segurança Pública do Estado, além de desvios de função. Ficou acertado que na quarta feira, 26, o Deputado Italo Mácola levará o tema ao plenário da Assembléia Legislativa, funcionando como ponto de partida para uma audiência pública que ainda será marcada.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Deputado tem vergonha de pertencer ao PT

Frase do Deputado Flávio Arns (PT-PR), ao afirmar que vai pedir justa causa na Justiça para deixar o Partido: "O PT pegou a folha da ética e jogou no lixo". E arrematou: "Me envergonha estar no Partido dos Trabalhadores". Esta postura foi em protesto à decisão do Partido no Conselho de Ética do Senado que arquivou todos os processos contra o presidente José Sarney.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

História

O blog estará fazendo várias postagens históricas de diversos momentos da vida do deputado e fotos da história do Pará chamados de " MOMENTOS DA HISTÓRIA ", aguarde !!!!!!!!!!!!!!

Aprovado Projeto para evitar queda de elevadores

Foi aprovado na sessão desta quarta feira, 19, na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei nº 61/2009 de autoria do Deputado Italo Mácola (PSDB), que institui a obrigatoriedade de afixação em lugar visivel especificando o dia da última manutenção e a data limite da próxima manutenção nos elevadores pelos respectivos condomínios, edificações residenciais e comerciais e dá outras providências.
Ao usar a tribuna para justificar a apresentação do Projeto de Lei, o Deputado Italo Mácola disse que "trata-se de um projeto que vem afligindo a sociedade do Pará, às vezes pela irresponsabilidade de alguns encarrergados. Anexei vários casos estampados em Jornais de grande circulação de quedas de elevadores, alguns até com mortes em Belém e em Belo Horizonte", frisou.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Deputado pede cópias dos contratos do Hangar

17-Ago-2009

O líder do PSDB na Assembléia Legislativa, José Megale, encaminhou requerimento de informações pedindo que a Organização Social Via Amazônia, presidida pela segunda amiga da governadora Ana Júlia Carepa (PT), Joana Pessoa, que administra o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – envie à AL cópias de todos os contratos firmados com o governo do Estado e entidades privadas desde a sua inauguração, no início do atual governo. Megale quer entender porque os aluguéis dos espaços do Hangar têm valores tão diferentes para o público e a privada. Resta saber quando a Via Amazônia vai remeter as informações. Talvez no dia de São Nunca... O hangar, como se sabe, é a grande obra do atual governo...

Fonte: blog Ronaldo Brasiliense

Governadora afasta ajudante de ordens

No blog do Paulo Leandro Leal:

A major da Polícia Militar Ana Laura Carvalho dos Santos Milhomem, da Casa Militar, foi afastada da função de Ajudante-de-Ordens da Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa. O afastamento se deu por causa da prática de “tráfico de influência” dentro da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema). A ação da policial visava beneficiar seus amigos da região sudeste do Pará, que possuem projetos emperrados naquela Secretaria de Estado. A oficial, que tinha milhõe$ de motivos para dar expediente na Sema, não pode aparecer na frente de Ana Júlia nem pintada de ouro. Ana Laura é acusada, juntamente com seu esposo, Sargento Milhomem (integrante da Casa Militar da Governadoria), de envolvimento em um assalto ocorrido no Banpará de Eldorado dos Carajás.

Extraido do Blog espaçoaberto

Lina diz que Judiciário já havia pedido para acelerar investigações e nega pressão de Dilma

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Em depoimento à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira disse nesta terça-feira que servidores da Casa Civil presenciaram sua ida ao Palácio do Planalto para audiência com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Lina afirmou que, apesar de ter se reunido a sós com Dilma, passou por várias salas onde trabalhavam servidores do governo federal. "Na sala dela, só estavam eu e ela. Mas antes de chegar à sala, passei por outras salas em que tinham outras pessoas", afirmou. A ex-secretária negou, porém, que tenha sido pressionada por Dilma para acelerar as investigações sobre familiares do senador José Sarney (PMDB-AP).

"Não senti no pedido da ministra qualquer pressão. (...) Eu interpretei que era para dar um andamento célere, resolver as pendências e encerrar a fiscalização", disse.
Antonio Cruz/Agência Brasil

Lina Vieira confirma encontro com Dilma, mas diz que não há registro em sua agenda

Lina Vieira afirmou que não tem como comprovar o seu encontro com a ministra, nem mesmo a data precisa em que ocorreu, uma vez que não foi registrado em sua agenda oficial de trabalhos.
"Eu disse que não me lembrava do dia que estive com a ministra porque não constou da minha agenda pessoal. Não constou na minha agenda nem da dela [Dilma]. Eu acho que fica a minha palavra e temos a palavra da ministra. Eu não vim aqui para dizer mentira. Ter ou não agenda não vai comprometer a verdade. Nas nossas agendas oficiais não constava", afirmou.
Lina disse aos senadores que, antes da ministra, o Poder Judiciário já havia pedido para a Receita Federal acelerar as investigações sobre a família do presidente do Senado. "O Judiciário determinou que agilizasse essa fiscalização, era a determinação do Judiciário nesse sentido e a Receita está cumprindo", disse.
A ex-secretária disse que não informou ao ministro Guido Mantega (Fazenda) sobre a sua ida à Casa Civil para o encontro com Dilma. "Eu não comentei. Eu saí da Receita Federal e disse à minha chefe de gabinete que estava indo à Casa Civil", afirmou.
Lina Vieira se recusou a dar detalhes do processo que investiga familiares do senador Sarney durante depoimento à CCJ. Segundo a ex-secretária, o processo tramita em sigilo --por isso não é possível revelar detalhes do seu conteúdo.
Embate
PUBLICIDADE

A estratégia de senadores aliados de Sarney é tentar desqualificar o depoimento da ex-secretária, com perguntas que possam comprometer a sua versão dos fatos.
O senador Almeida Lima (PMDB-SE) chegou a questionar se Lina Vieira tem conhecimento do crime de "prevaricação" por não ter revelado publicamente, antes da entrevista à Folha, que recebeu um pedido da ministra Dilma.
Lima trocou farpas com o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), que criticou as perguntas do colega. "Eu exijo respeito. O meu tratamento é de Vossa Excelência. Goste Vossa Excelência ou não. Não me chame de você", disse Lima.

Italo reforça grito de combate à defesa dos recursos naturais


Em meio a várias manifestações na sessão desta terça feira, 18, na Assembléia Legislativa, em favor do meio ambiente, o Deputado Italo Mácola foi à tribuna frisando que vê o "Planeta tendo seus recursos naturais devastados a cada dia e observamos que uma parte dos habitantes começa a se preocupar com a preservação do Planeta contribuindo para que seus elementos naturais não desapareçam a cada dia, a cada ano"

O Deputado lembrou, ainda, que já existem muitas legislações a respeito e o "Brasil é um país que tem muitos recursos naturais".

"A Amazônia, completou, segundo os estudiosos, é a segunda marca mais conhecida do Planeta. A primeira é a Coca Cola, daí a necessidade da preservação, caso contrário, a Amazônia pode virar um deserto", finalizou o Deputado.

Nomes de expressão do PSDB prestigiaram 114 anos de Abaetetuba





O aniversário de Abaetetuba, que sábado, dia 15, completou 114 anos de criação, foi comemorado com a presença de vários nomes do primeiro escalão do PSDB paraense, prestigiando a Prefeita do municipio, Francinetti Carvalho. Estiveram presentes o ex-governador Simão Jatene; o Deputado Federal, Zenaldo Coutinho e o Deputado Estadual, Italo Mácola, lider politico da região. Na ocasião, entre muitas benfeitorias que o municipio recebeu, o destaque foi a entrega para a Prefeitura de um caminhão frigorífico para o matadouro, fruto de uma Emenda Parlamentar do Deputado Zenaldo Coutinho. O povo tem se mostrado satisfeito com a administração de Francinetti Carvalho, que tem recebido todo o apoio do Partido a que pertence, o PSDB. As fotos documentam os 114 anos de Abaetetuba.




quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Reunião de muitos amigos pontificou no aniversário


"Um encontro de muitos amigos", foi assim que o ex-governador Simão Jatene definiu a reunião que comemorou o aniversário do Deputado Italo Mácola, aliás, como as fotos acima documentam, destacando-se o momento em que foi entoado o tradicional "parabéns pra você", o abraço do presidente do Remo, Amaro Klautau; e do lider politico da localidade de Fernandes Belo (distrito de Vizeu), Antonio Pantoja, dando ao evento o tom gratificante que só mesmo uma amizade pode proporcionar.

Enaltecida a figura do Defensor Público Italo Mácola


Uma das manifestações mais emocionantes, durante o aniversário do Deputado Italo Mácola, partiu da Defensora Pública, Norma Esteves, agradecendo pelos inúmeros beneficios que a Instituição conquistou durante a gestão de Italo Mácola como Procurador Geral da Defensoria, destacando a aquisição do atual prédio (Travessa Padre Prudêncio esquina da Manoel Barata), na gestão de Italo:

"Lembro, disse ela, quando o prédio do Bechara Mattar pegou fogo. Nos tinhamos acabado de sair de lá. Muita coisa do que hoje a Defensoria tem deve ao senhor, deputado", disse a Defensora. Outros Defensores Públicos, como a Dra. Carmen Elizabeth Addario Haber, estiveram presentes.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Comunidade Araraquara festejou Dia dos Pais



A comunidade de Araraquara no municipio de Irituia celebrou o Dia dos Pais como tradicionalmente acontece, e homenageou o Deputado Italo Mácola por seu empenho em favor da região. O vereador por São Miguel do Guamá, Chagas Freitas, coordenou a homenagem.

Nas fotos, aspectos do festejos pelo Dia dos Pais.

Votos de Pesar pelo falecimento de Juvêncio Arruda

Na sessão desta terça feira, 11, da Assembléia Legislativa, o Deputado Italo Mácola (PSDB) requereu Votos de Pesar pelo falecimento do jornalista Juvêncio Arruda, seu particular amigo, ocorrido no mês passado. Eis a íntegra do Requerimento:

R E Q U E R I M E N T O 269/2009

Com base no que preceitua os artigos 180, e 187 da Resolução nº 02, de 14/12/94, do Regimento Interno deste Poder Legislativo, e com a devida vênia REQUEIRO que, seja consignado na Ata dos trabalhos de hoje VOTO DE PESAR, pela perda do Sr. JUVÊNCIO DIAS DE ARRUDA CÂMARA, falecido dia 13 de julho de 2009.


JUSTIFICATIVA

O Sr. Juvêncio Dias de Arruda Câmara, homem de grande importância no meio jornalístico, criador de um dos maiores Blogs da Região Norte do País chegando a registrar dois mil acessos em apenas um dia, o Quinta Emenda, é um dos blogs de referencia no que tange a Política Estadual e Nacional, tudo graças a visão empreendedora de um homem que sempre pensou a frente tanto que não se ateve ao jornalismo puro e simples, mas sim inovou ao mesclar a publicidade e propaganda, ao jornalismo e marketing político, atividades que dominava como poucos. Era funcionário publico, cientista Político, e Economista graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), homem sempre preocupado com a busca pelo conhecimento, estava cursando Mestrado em Ciência Política na capital Paulista, curso esse que não pode ser concluído devido a sua perda precoce para o câncer descoberto 17 dias antes de seu falecimento.
Juvêncio Dias Arruda Câmara aos 53 anos de idade, deixou sua esposa a Sra. Marise Morback, e seus quatro filhos, Joyce, Lygia, Lívia e Lucas, porem deixou também mesmo que inconscientemente um legado de idéias e pensamentos para todos que tiveram o prazer de conhecê-lo, seja pessoalmente ou através de seu Blog Quinta Emenda, pois como bem disse sua esposa dona Marise “Juvêncio era um cara plural, de grande diálogo, preocupado em gerar reflexão”.
REQUEIRO ainda, após anuência e despacho da Mesa Diretora, que esta Augusta Casa de Leis, encaminhe atencioso ofício dando conhecimento do inteiro teor deste, aos seus familiares, na pessoa de sua Esposa a Sra. MARISE MORBACK, residente a Avenida Presidente Vargas, n° 586, ap. 601, Edifício Renascença, Bairro Campina, CEP: 66017-000, contendo a íntegra deste requerimento.
Por representar uma iniciativa de homenagem à memória do Sr. Juvêncio Dias de Arruda Câmara é que propomos seja aprovado o presente expediente.

PALÁCIO DA CABANAGEM, 10 de agosto de 2009

Nestes termos.
Peço deferência.

ITALO MÁCOLA
Deputado Estadual

Italo lamenta transferência da Anac para Manaus

O anúncio de que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) estaria transferindo sua sede de Belém para Manaus provocou protestos do Deputado Italo Mácola, na sessão desta terça feira, na Assembléia Legislativa. "Entre muitas coisas que o Pará já perdeu, vi, agora, pesquisando na Internet, uma coisa preocupante: a ANAC será transferida de Belém para Manaus", mostrando-se perplexo, como frisou, querendo "saber se a Governadora tomará providências, ou fará alguma coisa para impedir, porque pelo que estou vendo estamos perdendo tudo o que conquistamos nas últimas décadas para Manaus". Finalizando, o Deputado estranha "como é que a Governadora não vai a Brasilia pedir alguma explicação e nem se manifesta através de uma entrevista nos jornais de Belém. Gostaria de deixar aqui minha consternação", finalizou Italo Mácola.
Antes, o Deputado desejara congratulações aos advogados pelo seu Dia, que transcorreu no dia 11.

Mototaxistas de Igarapé Miri ganham apoio de Italo Mácola




A Associação dos Mototaxistas Deus Conosco (AMODEC), de Igarapé Miri, ganhou apoio do Deputado Italo Mácola, no sentido de regularizar a situação e tentar a habilitação dos associados. O presidente João Sena foi recebido pelo deputado, acompanhado de vários companheiros, e do assessor Nenca, liderança do municipio, quando o assunto foi discutido. Ainda este ano, a Associação vai promover um bingo em Igarapé Miri, sorteando vários prêmios oferecidos pelo Deputado. A reunião foi realizada na "Casa de Apoio" de Italo Mácola, no municipio, pertencente ao casal amigo, Radamés e Antônia. Nas fotos, aspectos da reunião.

Toda a familia tucana te abraça, Italo



Uma saudação especial do senador Flexa Ribeiro marcou sua homenagem ao Deputado Italo Mácola. Ele disse que "toda a familia tucana está aqui para te abraçar, Italo", lembrando que "teu futuro ainda está começando", lembrando o pouco tempo de mandato parlamentar que o Deputado tem e já alcançava estágios como se fôra um veterano politico.

Politicos do interior estiveram na homenagem ao Deputado


Prefeitos,vereadores, secretários de municipios e lideranças comunitárias compareceram à festa de aniversário do Deputado Italo Mácola e prestaram homenagens, todas de agradecimento pelo trabalho desenvolvido por Italo em favor dos municipios. A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, ao lado de seu esposo, Samuel, o Sam, disse para Italo que "Abaetetuba já lhe adotou como pai", A ex-prefeita de IgarapéMiri, Dilza Pantoja, lembrou que "esta equipe do Deputado Italo Mácola sempre me deu as mãos honrando os compromissos".

Muitos artistas nas homenagens a Italo Mácola




Um show de artistas desfilou no palco que homenageou o Deputado Italo Mácola durante seu aniversário, sábado, dia 8, em uma churrascaria da cidade. A Banda de Alfredo Reis (integrada por Tchaklal e Elóy, e canjas de sua filha Nana Reis) comandou a parte musical, com canjas especiais de Italo José, Cássio e Guto, além da cantora Olivia Magno que no dia 24 de Outubro lançará seu primeiro DVD "In Marajó". Além da homenagem ao aniversariante, todos foram responsáveis pelos inúmeros momentos de descontração e lazer naquele dia.
As fotos documentam estes momentos.

Jatene: homenagem e canja no niver de Italo Mácola





Um dos momentos mais espontâneos e cheio de emoção no aniversário do Deputado Italo Mácola, comemorado na Churrascaria Rei do Espeto, foi a presença, homenagem e "canja" que o ex-governador Simão Jatene prestou ao parlamentar aniversariante, seu dileto amigo. Ele chegou acompanhado da esposa, Ana Jatene, logo cercado pelos presentes, ficou ao lado do Deputado, com sua esposa, Ester Mácola. Quando chamado a usar da palavra, Jatene disse: "o que estou vendo aqui é um processo de construção, por isso, Italo Mácola, tu tens este carinho, esta afeição e esta crença dos teus amigos, daqueles que aqui vieram". Bastante aplaudido, Jatene pediu um violão e homenageou o Italo Mácola e todos os presentes, interpretando a canção Romaria de Renato Teixeira. Os aplausos foram, ainda, mais efusivos.
Nas fotos, Simão Jatene ladeado por sua esposa, Ana, e pelo Deputado Italo Mácola; Jatene assinando no bander de homenagem; o ex-governador saudando o aniversariante e Simão Jatene mostrando seus dotes musicais.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Maria do Carmo elogia Simão Jatene

Maria do Carmo, atual prefeita de Santarém, elogia Simão Jatene em discurso no dia da inauguração do Hospital Regional da Transamazônica - Santarém, Pará.

Assista trechos do discurso no link do youtube abaixo:


http://www.youtube.com/watch?v=UvaIoAxiOQ0

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Casamento Comunitário em Abaetetuba







O Deputado Italo Mácola participou de uma movimentada cerimônia que celebrou 52 casamentos comunitários na Assembléia de Deus, em Abaetetuba, presidida pelo Pastor Javani Moreira Pereira, ao lado do Vereador Moisés, também pastor da Igreja. Na ocasião, o Deputado Italo Mácola fêz uma saudação especial aos nubentes, pessoas que há muito vivem juntos, têm filhos, e precisavam legalizar esta união.
Nas fotos, de cima para baixo, o Deputado Italo Mácola ao lado do Pastor Javani e do Vereador Moisés; Italo confraternizando com dois dos 52 casais; o Deputado saudando os nubentes; aspecto geral da cerimônia; e, finalmente, o Deputado Italo Mácola ressaltando a união que acabara de ser celebrada.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Foram mais de duas décadas

Lembrado, ainda, com tanta saudade, pela falta que faz e pelo homem que foi Juvêncio Arruda, o Deputado Italo Mácola prepara um requerimento de Votos de Pesar pelo falecimento do integro jornalista e seu amigo particular, criador do blog Quinta Emenda. E aproveita para publicar em seu blog a homenagem que uma das filhas (Lívia) de Juca, muito sensivel, cheia de amor, retratando como era a convivência com Juvêncio:

No Quinta Emenda, sob o título acima:

"Mais de duas décadas em que eu tive ao meu lado uma das figuras mais maravilhosas a qual pude conhecer. No início não se podia cantarolar enquanto à mesa. Durante o percurso não podíamos gritar na hora do sono, tirar menos de 8 enquanto alunos e nem amanhecer quando adolescentes [não que eu fosse obediente]. Nos últimos anos quase não li o blogger. De vez ou outra ainda aparecia virtualmente por aqui para averiguar com os olhos aquilo tudo que o ouvido, mesmo quando quisera estar surdo, assimilava entre as conversas no almoço, nos encontros pelo corredor ou na hora em que, enquanto eu chegava, ele acordava para o dia.Me dói não vê-lo na cadeira frente ao computador que, durante tantas horas, o possuía de maneira tão completa. Chegar em casa sem enfrentar os questionários ansiosos pelas histórias das ruas, dos bares, da vida, sem a célebre pergunta “quais as novidades?”, me fazem querer voltar para entrar de novo nesta casa em que ele continua morando mesmo não estando mais nela fisicamente. Almoços de domingo mal-humorados [da minha parte é claro], sem a sua figura risonha ao nos olhar, com tanto prazer, comendo aquilo que, muitas das vezes, foram preparadas por ele. Enfrentar os muitos talheres engordurados quando não foram sujos pelo Juca em suas incursões culinárias, me fazem ainda mais desgostosa desta atividade doméstica. [juro, eu poderia lavar louças a vida toda em sua companhia e mesmo assim eu seria extremamente grata por lavá-las].[Mas] Da enorme dor pela ausência fica uma saudade e um orgulho tão grande por ter sido ele quem foi [ou é]. [...] Figura íntegra, honesta, eloqüente em suas broncas, em seus afagos... narrador e personagem de diversas estórias que agora são realidade em meu imaginário, mesmo isso não parecendo muito possível semanticamente, já que real e imaginário nunca se cruzam... [mas não aqui!]. Tudo aqui é de uma realidade surreal [!] e perdurarão na minha história, de filha, como na de muitos outros desconhecidos que dia após dia o relembram em suas conversas de mesa de bar, em seus comentários virtuais, em seus pensamentos e carinhos solitários. [E] assim, eis que, teimoso como sempre foi, Juca insiste em continuar vivo, tão vivo que posso senti-lo todas as vezes as quais me lembro ou sonho com ele.Nunca desejamos perder alguém a qual amamos, [porém] dentro do que nos foi apresentado, este foi o “melhor” fim. Sem dor, com tantos amores ao seu redor, carinhos. Foi feliz até o último minuto. Foi fiel a tudo que sempre pregou e acreditou. É amado e admirado por tantos quanto ele merecia [e soube como ele só retribuir tanto amor].Agradeço pela sua existência na minha vida. Choro [também] de felicidade por pensar o quão “sortudos” fomos por conviver com ele ao longo destas mais de duas décadas. Duas décadas que serão eternizadas por toda uma vida que segue [...].Obrigada a todos pelo carinho, amor e admiração “dispensados” a esse grande e tão amado pai.

Lívia"

(Extraido do blog Espaço Aberto)