sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Clique aqui e conheça o Instituto Teotonio Vilela

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e o desafio das drogas


Um dos temas mais difíceis do mundo contemporâneo é o que fazer com o uso de drogas. Existem algumas comprovações bem estabelecidas sobre a questão. Se é verdade que sempre houve consumo de diferentes tipos de drogas em culturas muito diversas - embora não em todas -, não menos verdade é que ele no geral se deu em âmbito restrito e socialmente regulamentado, principalmente em cerimônias rituais. Não é este o caso contemporâneo: o uso de drogas se disseminou em vários níveis da sociedade, com motivações hedonísticas; no mais das vezes, sem aprovação social, embora, dependendo da droga, haja certa leniência quanto aos usuários.
Sabe-se também que todas as drogas são nocivas à saúde, mesmo as lícitas, como o álcool e o tabaco. E que algumas são mais nocivas do que outras, como a heroína e o crack. A discussão sobre se o consumo de drogas mais fracas induz ao de outras mais fortes é questão médica sobre a qual não há consenso. Para fins de política pública, o importante a reter é que as drogas produzem consequências negativas tanto para o usuário quanto para a sociedade e que reduzir ao máximo o seu consumo deve ser o principal objetivo.

A discussão, portanto, é sobre diferentes estratégias para atingir o mesmo objetivo. Até agora, a estratégia dominante tem sido a chamada "guerra às drogas". Foi sob a sua égide, sustentada fundamentalmente pelos Estados Unidos, que as Nações Unidas firmaram convênios para generalizar a criminalização do uso e a repressão da produção e do tráfico de drogas.
Decorridos 10 anos, a agência da ONU dedicada às drogas se reuniu este ano em Viena para avaliar os resultados obtidos pela política de "guerra às drogas". Simultaneamente, na Europa e na América Latina, comissões de personalidades independentes fizeram o mesmo, apoiando-se em análises preparadas por especialistas. Eu copresidi com os ex-presidentes da Colômbia e do México, respectivamente César Gaviria e Ernesto Zedillo, a Comissão Latino-Americana. Nossa conclusão foi simples e direta: estamos perdendo a guerra contra as drogas e, a continuarmos com a mesma estratégia, conseguiremos apenas deslocar campos de cultivos e sedes de cartéis de umas a outras regiões, sem redução da violência e da corrupção que a indústria da droga produz. Logo, em lugar de teimar irrefletidamente na mesma estratégia, que não tem conseguido reduzir a lucratividade e consequentemente o poderio da indústria da droga, por que não mudar a abordagem? Por que não concentrar nossos esforços na redução do consumo e na diminuição dos danos causados pelo flagelo pessoal e social das drogas? Isso sem descuidar da repressão, mas dando-lhe foco: combater o crime organizado e a corrupção, ao invés de botar nas cadeias muitos milhares de usuários de drogas.
Em todo o mundo, se observa um afastamento do modelo puramente coercitivo, inclusive em alguns Estados americanos. Em Portugal, onde, desde 2001, vigora um modelo calcado na prevenção, na assistência e na reabilitação, diziam os críticos que o consumo de drogas explodiria. Não foi o que se verificou. Ao contrário, houve redução, em especial entre jovens de 15 a 19 anos. Seria simplista, porém, propor que imitássemos aqui as experiências de outros países, sem maiores considerações.
No Brasil, não há produção de drogas em grande escala, exceto maconha. O que existe é o controle territorial por traficantes abastecidos principalmente do Exterior. Dada a miserabilidade e a falta de emprego nas cidades, formam-se amplas redes de traficantes, distribuidores e consumidores que recrutam seus aderentes com facilidade. O país tornou-se um grande mercado consumidor, alimentado principalmente pelas classes de renda média e alta, e não apenas rota de passagem do tráfico. Enquanto houver demanda e lucratividade em alta, será difícil deter a atração que o tráfico exerce para uma massa de jovens, muitos quase crianças, das camadas pobres da população.
A situação é apavorante. O medo impera nas favelas do Rio. Os chefões do tráfico impõem regras próprias e "sentenciam", mesmo à morte, quem as desrespeita. A polícia, com as exceções, ou se "ajeita" com o tráfico, ou, quando entra, é para matar. A "bala perdida" pode ter saído da pistola de um bandido ou de um policial. Para a mãe da vítima, muitas vezes inocente, dá no mesmo. E quanto à Justiça, não chega a tomar conhecimento do assassinato. Quando o usuário é preso, seja ou não um distribuidor, passa um bom tempo na cadeia, pois a alegação policial será sempre a de que portava mais droga do que o permitido para consumo individual. Resultado, o usuário será condenado como "avião" e, tanto quanto este, ao sair, estigmatizado e sem oferta de emprego, voltará à rede das drogas.
É diante dessa situação que se impõem mudanças. Primeiro: o reconhecimento de que, se há droga no morro e nos mocós das cidades, o comércio rentável da droga é obtido no asfalto. É o consumo das classes médias e altas que fornece o dinheiro para o crime e a corrupção. Somos todos responsáveis. Segundo, por que não "abrir o jogo", como fizemos com a aids e o tabaco, não só por intermédio de campanhas públicas pela TV, mas na conversa cotidiana nas famílias, no trabalho e nas escolas? Por que não utilizar as experiências dos que, na cadeia ou fora dela, podem testemunhar as ilusões da euforia das drogas? Não há receitas ou respostas fáceis. Pode-se descriminalizar o consumo, deixando o usuário livre da prisão. As experiências mais bem-sucedidas têm sido as que vêm em nome da paz e não da guerra: é a polícia pacificadora do Rio de Janeiro, não a matadora, que leva esperança às vítimas das redes de droga. Há projetos no governo e no Congresso para evitar a extorsão do usuário e para distinguir gradações de pena entre os bandidos e suas vítimas, mesmo quando "aviões", desde que sejam réus primários. Vamos discuti-los e alertar o país.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cheio de nove horas - CURIOSIDADE


No Brasil Colonial, o senso comum - e por vezes as leis - estipulava que às 10 horas as pessoas deveriam estar em casa. quando alguem fazia uma visita e queria terminar a prosa, iniciava a despedida. "já são nove horas....". Mas, se o dono da casa achasse cedo, ponderava: " Ora, não esteja desde já com nove horas" ou "O senhor está cheio de nove horas".
Imagem ilustrativa

Emenda 183/09


As cidades em geral tem perdido a possibilidade de infra estrutura para os grandes eventos culturais, que são importantes para educação de um povo, esta emenda tem esta finalidade, de construção de uma concha acústica para apresentações as mais diversas, desde as religiosas, musicais, teatrais, folclóricas, dando a população miriense ( minicípio de Igarapé Miri ) uma opção de lazer.
Imagem ilustrativa

Emenda 210/09


Escola de 2º Grau no município de abaetetuba no valor de 900.000,00 (novecentos mil reais ). Ainda existe déficit de escolas de segundo grau principalmente em comunidades quilombola que ainda são muitas no município, esta emenda tem como finalidade estabelecer a escola na região da comunidades quilombolas de Itacuruçá, Jenipaúba, Acaraqui, Igarapé Sao João, Arapapu e rio Tauéra-açú. ( emenda aprovada no projeto de Lei 233/2009.)
Na foto o rio itacuruçá-abaeté

SÃO DOMINGOS DO CAPIM - ANIVERSÁRIO DE ALBERTO YOTI NAKATA REUNE MILHARES DE PESSOAS.



São Domingos do Capim parou no ultimo doimngo para festejar o aniversário de Alberto Yoti Nakata.
Durante todo o dia, milhares de pessoas estiveram no sítio onde foi preparada a festa para abraçar Yoti.
E olhe que o sítioñão era muito perto não.
Italo Mácola esteve lá e pode perceber o prestigio de Yoti que deve, muito em breve, reassumir a Prefeitura do Município.

ABAETETUBA - ITALO E FRANCINETE PARTICIPAM DE COLAÇÃO NAS ILHAS


Neste Domingo o Dep. Italo Mácola, juntamente com a Prefeita de Abaetetuba Francinete Carvalho estiveram no Rio Quinaduba em Abaetetuba, onde participaram da colação de grau das crianças do ensino infantil do Município.
Foi uma grande festa para as crianças e seus familiares.
A Prefeita Francinete valoriza e muito a educação no Município.
De parabens as professoras, apoio e os pais dos alunos.
O lider da comunidade "Idea" também tá de parabens.

EMENDAS AO ORÇAMENTO


Emendas ao orçamento é projeto de lei em que o parlamentar modifica o orçamento enviado pelo executivo ao parlamento, também em forma de lei, com a proposta de gastos para o ano subsequente, o blog irá postar as dezessete emendas aprovadas pelo deputado Italo Mácola.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CASSIO MÁCOLA - TÁ NO SANGUE

Nesta quinta feira, Italo Mácola participou da entrega de carteiras aos aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
Entre os novos credenciados destaca-se o jovem Cássio Mácola um dos filhos do deputado.
Na foto Italo Mácola, Cássio e Ana Carla, todos advogados

Orçamento aprovado com 17 Emendas do Deputado Italo Mácola

O Deputado Italo Macola ao defender as 17 Emendas.

Depois de dois dias de acalorados debates, a Assembléia Legislativa aprovou, na sessão desta sexta feira, 18, o orçamento do Estado do Pará para o exercicio 2010. O ponto mais polêmico foi o percentual de remanejamento que o Executivo desejava, que era de 25%, mas acabou reduzido para 18%, e a supressão da maioria das 1.257 emendas propostas pelos parlamentares. Do Deputado Italo Mácola foram aprovadas 17 Emendas beneficiando vários municipios, como IgarapéMiri, Alenquer, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Mojui dos Campos, enfim, inúmeras localidades foram contempladas com verbas destinadas a melhorias em reforma de prédios, construção de delegacias de policia e até verba para o desasseroamento de furos em vias fluviais.
(NB - Essas 17 Emendas serão postadas neste blog, uma a uma, para que todos tomem conhecimento dos municipios beneficiados e das melhorias que serão feitas).

Na sessão da Alepa, que fechou mais uma legislatura, foi aprovado por unanimidade o relatório da Deputada Simone Morgado e, mediante acordo de lideranças, estabelecido que o Executivo terá 18% da verba para remanejamemnto; enquanto legistivo e judiciário ficarão com 25%.

O Deputado Italo Mácola se mostrou satisfeito com o desfecho da sessão levando em conta que 17 emendas de sua autoria foram aprovadas.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Deputado apresentou 4 emendas e antecipou seu voto

Italo Mácola ao usar a tribuna nesta quinta feira.

Na movimentada sessão ordinária desta quinta feira, 17, na Assembleia Legislativa, o Deputado Italo Mácola foi à tribuna expor as quatro Emendas que apresentou no Orçamento Geral do Estado para 2010, esperando por suas aprovações e, antes mesmo da votação geral, antecipou o seu voto: de que vai votar pela aprovação do parecer da relatora do Projeto 233/2009 (Projeto do Orçamento), deputada Simone Morgado, que é contrário à peça enviada pelo Executivo.

As quatro Emendas referem-se à construção de cadeias públicas nos municipios paraenses, pleito requerido pelo Deputado desde 2007, e apontado como solução para a superpopulação carcerária do Estado.
A segunda Emenda é destinada ao municipio de São Miguel do Guamá, no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para a compra de uma câmara frigorífica, porque o municipio está com seu matadouro fechado (Projeto 194/09).

O municipio de Igarapé Miri teve Emenda a si destinada para possibilitar o desassoreamento de furos em vias fluviais e permitir que distâncias entre dois rios sejam encurtadas (Emenda de R$ 80 mil, oitenta mil reais, do Projeto 187/09).

Finalmente, uma Emenda destinada à construção de uma Delegacia de Policia Civil no novo municipio de Mojuí dos Campos, "que terá eleição no próximo dia 28 de Março e até agora só tem um posto policial", justificou. A Emenda tem o número 181/09 e valor de R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais).
Nota do Blog: neste momento (13 horas) a sessão foi suspensa para o almoço. Ficou de voltar às 14 hs.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

DILMA CONSIDERA MEIO AMBIENTE AMEAÇA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Ministra Russef ao discursar na Conferencia de Meio Ambiente em Copenhegue demonstrou porque não esta preparada para ocupar o cargo de ministra de estado.

Em alto e bom som ela disse que o meio ambiente é ameaça ao desenvolvimento sustentável.

E não pode dizer que tropeçou, pois logo depois completou: "Isso significa que é uma ameaça para o futuro do nosso planeta e dos nossos países."

Ainda bem que não passa de 15 %.

Italo lamenta falta de ações do Governo


O Deputado Italo Mácola (foto) foi novamente à tribuna da sessão ordinária desta terça feira, 15, da Assembléia Legislativa mostrar-se incansável contra os desmandos do atual governo e pela falta de providências em áreas vitais, como a saude. O parlamentar frisou que o "sistema de saúde está sem amparo, que possa dar aqueles que não têm plano de saúde o minimo de assistência".

Frisou que quando anda pelo interior, e o faz isso costumeiramente, nos perguntam "o que esta Casa poderia fazer para forçar o Governo a tomar providências?".

"Lembro, disse, do novo pedido de empréstimo que o Executivo quer de 366 milhões de reais e recordo que esta Casa já liberou quase dois bilhões e não vejo nenhuma obra, a não ser aquela perto do aeroporto, que a própria Prefeitura poderia fazer, até mesmo a prefeitura de Ananindeua".

Fazendo um breve retrospecto do que foi o ano político, disse que para "a legislatura foi um ano proveitoso, mas para o Estado NÃO! O Governo diz que cuida das pessoas, por isso, não tem obras, mas ela tinha que cuidar das duas coisas. Cuidar das pessoas é obrigação, e por isso confessa que, em decorrência, não tem obras (ele mesmo diz isso). Desde 2007, a gente vem apontando soluções para todas as áreas".

Finalizou, ao afirmar que "a entourage da Governadora diz que está tudo bem, diz que você é linda, governadora... Por isso reitero o que venho dizendo desde 2007: se o Governo não mudar, a gente terá que mudar o governo. E é isso que vai acontecer", finalizou.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Senador José Porfirio clama por melhorias


Em visita ao Gabinete do Deputado Italo Mácola, o presidente da Executiva Municipal do PSDB no municipio de Senador José Porfirio, Edison Palheta Teixeira, acompanhado do vereador Valmiro Machado Moura, relataram uma série de problemas em que o municipio está mergulhado, como falta de Defensor Público e falta de delegado de polícia. Referiram-se também à situação do Hospital cujas obras estão paradas há três anos, quando faltavam apenas 10% para sua conclusão. Esta situação provoca sofrimentos na população, conforme os visitantes descreveram. Por fim, esperam que sejam tomadas providências para a chegada no municipio do programa Navega Pará. Aproveitaram, ainda, para conversar com o Deputado Italo Mácola sobre a estratégia a ser usada no municipio visando a campanha de Simão Jatene ao Governo do Estado, em 2010.

Na foto, aspecto da visita ao Gabinete.

Eleição em Mojui dos Campos será dia 28/03/10


Os sete juizes eleitorais do Pará aprovaram no TRE resolução marcando para o dia 28 de Março de 2010, um domingo, a eleição para a escolha do prefeito, vice e vereadores de Mojui dos Campos, o 144º municipio paraense. Emancipado de Santarém, o novo municipio terá prefeito, vice e vereadores proclamados até o dia 30 de Março, dois dias depois do inicio da apuração, segundo o calendário eleitoral já aprovado pelo Tribunal. No dia 2 de Fevereiro, 543 dias antes da eleição, começará a propaganda eleitoral e a posse ocorrerá em 30 de abril (nota extraida da coluna Reporter Diário do jornal Diário do Pará).

Nota do Blog:
Sobre o assunto, o Deputado Italo Mácola apresentou no final do mês de agosto/09 a seguinte Moção no plenário da Alepa:


Excelentíssimo Presidente,

Foi publicada no dia 20 de agosto de 2009 a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que aprova um plebiscito realizado por duas vezes: em 1995 e 1999. Nas duas oportunidades, mais de 84% da população de Mojuí e de Santarém votaram a favor da emancipação. As eleições não foram realizadas até hoje pois o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, não havia homologado os referendos. Apesar de criado, não poderia ser implantado. Porém, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará cumpriu a lei e enviou toda a documentação, inclusive dos plebiscitos realizados e aguardava apenas homologação do plebiscito.De acordo com resultado de sessão de julgamento divulgada no site do Tribunal. O Tribunal, por unanimidade, homologou o plebiscito no município de Santarém, objetivando a criação do município de Mojuí dos Campos. Votaram com o relator a Ministra Cármen Lúcia e os Ministros Félix Malcher, Aldir Passarinho Junior, Marcelo Ribeiro e Arnaldo Versiani”, diz a breve nota do Tribunal.Acompanhando de perto o processo, este deputado explica que todo o trabalho recente foi motivado pela da aprovação da Emenda Constitucional 57/2008, que permite a criação de municípios cuja lei tenha sido publicada até 31 de dezembro de 2006. Era exatamente o caso de Mojuí dos Campos. O deferimento pelo TSE garantiu que a lei foi cumprida e já deveria ter sido efetivamente criado o novo município.Nos próximos dias o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará deverá ser informado oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral da decisão e deverá marcar as eleições no distrito de Mojui dos Campos.Pelo exposto este deputado solicita ao Excelentíssimo Presidente do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral a definição de eleições municipais em Mojui dos Campos ainda para 2009 em razão da necessidade de não acumular com eleições presidenciais do ano de 2010.Avocando ainda o principio constitucional da celeridade, nascido com a Emenda Constitucional nº 45 de 2004 que estabeleceu que no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação, requeremos uma solução ágil para um imbróglio que já dura quase 20 anos. Mojui dos Campos possui 32 mil habitantes distribuídos em 56 mil quilômetros quadrados e já esperou muito por essa eleição, aquela população do oeste do Pará não suporta mais o esquecimento que vem enfrentando à anos. Regimentalmente com fundamento no Artigo 189, do regimento interno desta Augusta Casa, encaminho a presente moção, sugerindo que eleição municipal em Mojui dos Campos seja realizada ainda em 2009. E que do inteiro teor desta seja dado conhecimento ao Tribunal Regional Eleitoral – Tre-Pa e a Câmara Municipal de Santarém, Av. Dr. Anysio Chaves, 1001, CEP- 68.030-290

PALÁCIO DA CABANAGEM, Plenário Newton Miranda, 26 de agosto de 2009.
ITALO MÁCOLA
DeputadoEstadual

Italo sempre confiou na candidatura de Jatene




Defensor e articulador desde o primeiro momento, participando de reuniões em Belém e em Brasilia, o Deputado Italo Mácola chegou ao prédio da Alepa, domingo, 13, acompanhando o pré-candidato tucano Simão Jatene às eleições governamentais de 2010. Bastante cumprimentado, Italo abraçou seus amigos do interior, delegações, lideres comunitários, enfim, atestou sua popularidade como um parlamentar atuante, que é, e de muito trabalho em prol de vários municipios.


Nas fotos, aspectos da participação do parlamentar na festa que consagrou a pré-candidatura de Simão Jatene.

domingo, 13 de dezembro de 2009

SIMÃO JATENE - EM BREVE O PARÁ VOLTARÁ A CRESCER




A Assembleia Legislativa do Pará foi pequena para receber centenas de militantes que foram participar do anuncio do PSDB de que o partido seguirá unido com Simão Jatene ruma a vitória em 2010.
Com a presença do Sen Flexa, Deputados Federais e Estaduais do PSDB, além de prefeitos, vereadores e muitos ex-Prefeitos, a festa deu a certeza de que Simão Jatene representa a esperança de que o Pará voltará a crescer.
Pena que o espaço foi pequeno para receber tanta gente.
Deveria ter sido no hangar.

COLONIA PAES DE CARVALHO REUNE MAIS DE DUAS MIL PESSOAS PARA RECEBER ITALO MÁCOLA


Uma grande festa na Cominidade de Santo Antônio das Gestrudes foi organizada pelos moradores para receber o Dep. Italo Macola na noite de sexta feira.
A Vila é a maior da Colonia Paes de Carvalho que foi devolvida para Alenquer graças a Lei de autoria do Deputado que resolveu uma pendência secular entre Alenquer e Monte Alegre.
Acompanhado dos Vereadores Laercio Calderaro e Roberto Moreira, além do Dr. Paulo Monteiro, candidato a Prefeito do Município pelo PSDB, ex-vereador Ferreirinha e muitas outras lideranças da região o Deputado explicou toda a luta que desenvolveu na Assembléia para a aprovação da lei.
Nas fotos detalhes da festa.


ALENQUER - DEPUTADO REUNE COM VEREADOR RONALDO CUNHA E LIDERANÇAS DA BULANDEIRA


Ainda em Alenquer Italo Macola reuniu com lideranças da comunidade Bulandeira, entre elas o Vereador Ronaldo Cunha.
Assuntos de interesse da Comunidade foram tratados na reunião

ALENQUER - ITALO MACOLA VISITA COLÉGIO AMADEU BULAMARQUI SIMÕES


Juntamente com o Vereador Laercio Calderaro, Italo Mácola esteve nesta sexta feira na feira de cultura e ciencias do Colegio Amadeu Simões em Alenquer.
No Colégio Italo Mácola reuniu com professores e alunos.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Antonio Carlos Porto Dias recebeu a comenda






Na sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa e que entregou titulos de Honra ao Mérito a várias personalidades paraenses, um dos distinguidos foi o Dr. Antonio Carlos Porto Dias, proprietário do Hospital Porto Dias, reconhecido por sua capacidade empreendedora e por cumprir a sagrada missão de salvar vidas, atendendo a pacientes de todo o Estado. Todos estes méritos foram traduzidos na concessão do titulo, proposto pelo Deputado Italo Mácola que, na foto, aparece fazendo a entrega. O parlamentar integrou a Mesa dos trabalhos na qualidade de vice presidente da Mesa Diretora da Alepa. Ele esteve acompanhado de sua esposa, Ester Mácola, com quem aparece em outra foto.

Italo homenageia três Defensores Públicos do Pará





Entre os homenageados na sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa, no Hangar Centro de Convenções, na última quinta feira, 10, o Deputado Italo Mácola distinguiu outras três personalidades paraenses, concedendo-lhes o titulo de Honra ao Mérito pela capacidade de cada um e pelos inúmeros serviços prestados à sociedade e ao estado do Pará, todos defensores públicos que já exerceram o cargo maior da Defensoria, que é o de Defensor Público Geral, cargo, aliás, também desempenhado pelo Deputado Italo Mácola. Foram os seguintes os Defensores: Gledson Antonio do Nascimento Diniz, Luiz Heleno Santos do Vale e Alcides Alexandre Ferreira da Silva.
Nas fotos, a entrega das comendas aos homenageados pelo parlamentar.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Aprovado Projeto que proibe fumo em áreas fechadas

Italo Mácola explica à Imprensa sua Emenda ao Projeto.

Tendo o Deputado Italo Mácola como relator do projeto de lei, foi aprovado nesta quinta feira, 11, na Alepa, o Projeto que proibe o fumo em recintos fechados. O parecer do Deputado, contrário à emenda do Deputado Arnaldo Jordy, proibia até mesmo fumódromo em ambientes fechados. Em breve, nos restaurantes, bares e outros ambientes fechados, o fumo será terminantemente proibido assim que a Lei for sancionada pelo Executivo.

No Projeto, o Deputado Italo Mácola apresentou o seguinte relatório:


PROJETO DE LEI Nº 172/2008
AUTOR: EXMO. SR. DEPUTADO MARTINHO CARMONA.
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E DEFESA DO CONSUMIDOR
RELATOR: EXMO. SR. DEPUTADO ITALO MÁCOLA



MANIFESTAÇÃO. EMENDA ADITIVA DO DEPUTADO ESTADUAL ARNALDO JORDY AO PROJETO DE LEI EM REFERÊNCIA. PARÁGRAFO TERCEIRO – NÃO PROTEÇÃO AOS MALEFÍCIOS DO CIGARRO. MANIFESTAÇÃO FAVORÁVEL EM PARTE.





Data vênia ao parecer do Ilustre colega Deputado Arnaldo Jordy, entendo que o parágrafo terceiro da Emenda Aditiva ao Projeto de Lei ao norte citado NÃO MERECE SER RECEPCIONADO em virtude de que não protege o homem contra os malefícios causados pelo cigarro.
O nobre colega determina em sua Emenda a preservação do direito de quem fuma em áreas livres como ruas, praças, bem como ambientes exclusivos para fumantes nas dependências de bares, restaurantes, entre outros citados no Projeto.
No que diz respeito aos lugares abertos não vislumbro a possibilidade de cercear o direito ao fumo, mas quanto aos bares, restaurantes e outros, entendo que viola o grande objetivo do Projeto de Lei n° 172/2008, que é proteger a sociedade em geral, resguardando a saúde de não fumantes, bem como dos próprios fumantes, haja vista que o referido projeto também funciona como uma atuação preventiva à saúde daqueles que fumam.
Ademais, separar em lugares fechados ambientes para fumantes e não fumantes seria um incentivo maior por parte do Poder Público para o uso contínuo do fumo. E também não estaria o Estado protegendo a saúde de todos, pois nesses ambientes os funcionários estariam sendo, indiretamente, vítimas do cigarro, o que os tornariam fumantes passivos.
Ora, não podemos pensar em garantir a saúde somente dos que freqüentam o estabelecimento como consumidores. É nosso dever proteger e resguardar a saúde de todos, inclusive os funcionários desses estabelecimentos, pois qualquer ato contrário seria usar de meios discriminatórios, o que é amplamente vedado pela nossa Lei Mater.
Por todo o exposto, sou FAVORÁVEL à Emenda Aditiva em parte, DESCONSIDERANDO o parágrafo terceiro pelas razões já elucidadas.

É A MANIFESTAÇÃO.


Belém-Pa, 06 de outubro de 2009.

ITALO MACOLA
Deputado Estadual

Dep. Italo Macola pede patrulha mecanizada para Igarapé Miri

Moção nº 567/2009

"Moção ao Governo do Estado. Patrulhas mecanizadas para atender o Município de Igarapé-Miri. Necessidade da população rural. Ação necessária com o fim de garantir uma vida digna e evitar o êxodo rural e o aumento da violência urbana."
Esta Moção tem como objetivo a aquisição para o Município de Igarapé-Miri de patrulha mecanizada, que consiste num conjunto de máquinas, equipamentos e implementos para atenderem serviços de recuperação de solos, preparo de áreas para plantio, tratos culturais, colheita, construção, recuperação e conservação de estradas vicinais, dragagem, obras de drenagem e irrigação.
As patrulhas mecanizadas irão contribuir no aumento da produção e no desenvolvimento da população urbana e rural do referido município, oferecendo melhores condições de trabalho e moradia a todos, evitando o êxodo rural, desemprego e consequentemente o aumento da violência urbana.
O Município de Igarapé-Miri tem sofrido inúmeros casos de violência nos últimos tempos. A população local vive um momento de total insegurança. E sabemos que no mundo moderno, parte da violência ainda é ocasionada pelo êxodo rural. A saída do campo para a cidade é constante quando a família não possui uma infra-estrutura para garantir a sua subsistência.
Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as cidades são busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc), entre outros.
Além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população urbana.
Tal fato é plenamente visível no Município de Igarapé-Miri, onde a população rural migra constantemente para o centro da cidade, o que vem contribuindo cada vez mais para o aumento da criminalidade na região.
As pessoas migram do campo para a cidade com a perspectiva de encontrar uma vida melhor. Ocorre que na maioria das vezes isso não acontece, não restando alternativa para as pessoas senão partir para o crime.
De bom alvitre ressaltar, ainda, que o município de Igarapé-miri é conhecido como a Capital Mundial do Açaí, fruta típica e cultural da região e de todo o Estado do Pará. O açaí é a grande fonte de renda da população local. É preciso, portanto, o Poder Público oferecer condições necessárias para a comercialização do produto.
A situação precária das estradas, a falta de estrutura para colheita do produto, entre outros fatores, é um entrave para o crescimento econômico da região.
É preciso o Poder Público estar mais presente no meio rural a fim de evitar esse êxodo excessivo para a cidade. Deve o Poder Público dar condições para que o homem possa trabalhar em sua terra dando uma vida melhor para sua família. Se existir uma infra-estrutura no meio rural que dê melhores condições de vida ao trabalhador, com toda certeza a proliferação de pessoas nos centros urbanos será menor, e a violência também.
Assim, venho em conformidade com os termos regimentais desta Augusta Casa de Leis (art.189), REQUERER, seja encaminhado o presente documento ao GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, à Governadora Ana Júlia Carepa, no sentido de priorizar o fornecimento de patrulha mecanizada para o Município de Igarapé-Miri, tudo conforme já elucidado ao norte.
E o inteiro teor desta, seja dado conhecimento à Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri e à Câmara Municipal de Igarapé-Miri, com endereço na Rua Major Lira Lobato n° 100, Bairro da Cidade Nova, CEP: 68.430-000, e ao Jornal Miriense, com endereço na Trav. Coronel Vitório n°433, Centro, CEP:68.430-000, Igarapé-miri/PA.

PALÁCIO DA CABANAGEM, Plenário Newton Miranda, 10 de dezembro de 2009.
ITALO MÁCOLA
Deputado Estadual

Deputado visita a Colônia Paes de Carvalho




O Deputado Italo Mácola (foto) estará nesta sexta feira, 11, em Alenquer, mais precisamente na Colônia Paes de Carvalho, para mostrar às 64 povoações e à população em geral a versão oficial da condição da Colônia, entregando um panfleto no qual é contada toda a história do dificil caminho que ele percorreu, em Belém e no Rio de Janeiro, ao lado de politicos de Alenquer, e de representantes do IBGE, que culminou com a regularização da área da Colônia como definitivamente pertencente ao território de Alenquer. Inclusive, as secções eleitorais já foram confirmadas para o novo municipio e a população precisava destes esclarecimentos.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

São Raimundo recebe troféu na Festa da CBF


Na festa Craque do Brasileirão, promovida pela CBF na segunda feira, 07, o São Raimundo de Santarém foi uma das estrelas da noite ao receber o Troféu de Campeão Brasileiro da Série D entregue pelo próprio presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e recebido pelo treinador Lúcio Santarém, sendo anunciados também os nomes do capitão Luiz Carlos Trindade e do presidente Rosinaldo do Vale. Os aplausos se seguiram enquanto a solenidade acontecia sob os acordes do hino do clube e da vinheta "Pantera, Pantera". Foi um marco na história do futebol santareno.
Na foto (extraida do blog do Jornal O Estado do Tapajós), Lúcio Santarém ergue o troféu, ao lado do presidente Rosinaldo e de Ricardo Teixeira.

Drama da população de Igarapé Miri repercute


O drama e desespero da população de Igarapé Miri, que provoca dor e medo, causado pela crescente onda de violência que registra média de 7/8 assassinatos por semana, continua repercutindo. O Liberal de domingo, 06, publicou na Seção "Cartasnamesa" o apelo dramático de um artigo sob o titulo "Salvem Igarapé Miri!", que você lê, na integra, ao clicar no "leia mais".




Salvem Igarapé Miri!


Foi o apelo dramático, desesperador e até comovente levado pela comunidade miriense à audiência realizada nesta quinta feira, 26, precedida de uma reunião do Deputado Italo Mácola (audiência que foi por ele solicitada) com a cúpula da segurança pública do Estado, integrada pela Segup, Policias Civil e Militar. A reunião inicial foi rápida e já alinhavou algumas propostas que seriam levadas ao auditório onde estavam vereadores, lideres comunitários, presidentes de Associações e o prefeito do municipio, além de lideres religiosos. Na audiência, aberta pelo Deputado Italo Mácola, já foi traçado o quadro de violência que toma conta do municipio: "Só neste final de semana houve quatro assassinatos em Igarapé Miri", disse o Deputado. Todos falaram, sobretudo os nove vereadores, lideres comunitários, presidentes de Associações, pastor e irmã. E a palavra era uma só: a do medo e da dor! A tudo, estarrecidas, as autoridades ouviam. Relatos desesperadores de assaltos à Prefeitura "em pleno meio dia", confessou o prefeito Roberto Pina; e invasões de prédios religiosos, conforme relataram o pastor evangélico Otoniel Sozinho e a Irmã Francinalda da Igreja Católica. Além da dor e do medo, outro sentimento batia forte nos moradores de Igarapé Miri: o da esperança de que a Segup vai atuar com mais esturura e, portanto, com mais eficácia. Entre as propostas, o Deputado Italo Mácola, indignado, revelou que a Delegacia de Policia Civil começou a ser construida (graças a uma emenda de sua autoria), mas a obra simplesmente parou na metade. Em Igarapé Miri, todas as autoridades - Juiza, Promora, Defensora, Policia Civil e Policia Militar - trabalham precariamente em prédios alugados ou em salas improvisadas. Hoje, a maioria está sem o prédio e sem sala. Dois projetos, fruto de emendas parlamentares do Deputado Italo Mácola, surgiram como a principal proposta: A conclusão da nova Delegacia de Policia; e a construção do Fórum, já mostrado em maquete. Houve outras propostas através da Deputada Ana Cunha pedindo ações educativas e dizendo que serão possiveis se forem feitas parcerias com Barcarena e Abaetetuba (municipios da região), onde já existem projetos sociais deste nivel. Ao final da audiência, já invadindo a noite de uma reunião que começara às 16 horas, o Deputado Italo Mácola foi enfático: "Precisamos forçar para Igarapé Miri virar prioridade. Vou falar toda semana, todo dia na Assembleia Legislativa. Vou incomodar! Só quem pode viabilizar estas propostas é a Governadora. E eu vou incomodar", garantiu.

Sérgio Noronha
Rua de Óbidos 203/103
Ed. Evaristo de Sousa
Cidade Velha - Belém




terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Italo Mácola no Programa Mais

Veja na íntegra a entrevista com o Deputado Italo Mácola no Programa Mais da TV RBA, apresentado pelo jornalista Guilherme Augusto, dia 6 de dezembro de 2009.



REJEITADA


A rejeição da petista Dilma Rousseff sofreu variação de 40 para 41%, segundo o Ibope. É a maior entre os principais candidatos a presidente.
O fraco desempenho de Dilma Rousseff (PT) para presidente, atestado ontem na pesquisa CNI/Ibope, fez um ministro aposentado de tribunal superior, ex-parlamentar, chamar a ministra de “Marechal Lott de sutiã”.

SIMAO JATENE RESPONDE


Caros amigos e amigas, permitam-me chamá-los assim,


Foi com alegria e certa emoção que tomei conhecimento das inúmeras manifestações, na Rede Pró Pará, em favor da nossa candidatura ao governo do Estado, no próximo ano.
Independentemente de qualquer coisa, antes de tudo, quero registrar meus cumprimentos e respeito pelo fato de, explicitamente, emitirem suas opiniões e pontos de vista quando, por diversas razões, o cada vez mais freqüente é a“torcida silenciosa” ou “reservada”.
Comportamento como o de vocês nos anima e reforça a certeza de que vale apena lutar por causas e não apenas por coisas. O carinho, a fraternidade e, sobretudo, a confiança manifestada, não me envaidecem, mas aumentam o meu compromisso e responsabilidade com o nosso Estado, a nossa gente e suas causas coletivas.
Acredito que, inclusive pelos avanços tecnológicos, cresce, em nossas mãos, apossibilidade de superarmos os limites da democracia representativa, avançando num processo mais participativo, no qual o controle social e avontade coletiva sejam os elementos centrais para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e humana. Depende de nós.
Por isso, nestes tempos onde a cada dia nos defrontamos com recorrentes situações, que parecem querer nos impor a descrença, o individualismo e a esperteza como únicas regras capazes de permitir sobreviver numa arena sem limites de uma sociedade sem escrúpulos, só me resta uma palavra:


OBRIGADO.
Simão Jatene

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Capitão Poço festejou N. Sa. do Perpétuo Socorro




Neste domingo, 06, o Deputado Italo Mácola esteve no municipio de Capitão Poço, onde participou das festividades da padroeira daquela cidade junto com o ex-prefeito Aladir Siqueira, participando também de comovente homenagem promovida por concursados do municipio que foram demitidos pelo atual prefeito. O Deputado, aliás, tem colaborado com esta luta de mais de 700 servidores prejudicados pelo ato do gestor de Capitão Poço.
As fotos mostram aspectos da festividade e, numa delas, o Deputado Italo Mácola ao lado do ex-prefeito Aladir Siqueira.

Ou o Governo muda ou mudamos o Governo


O Deputado Italo Mácola (foto) ocupou a tribuna na Assembléia Legislativa, nesta segunda feira, 07, para informar que esteve em Abaetetuba participando de uma audiência pública discutindo a grave questão das casas construidas pelo Incra e que, tambem, estão em péssima condição porque foi usado material não condinzente com o contrato que estabelecia o uso de material de primeira. As casas estão em péssimo estado, revelou o Deputado que pediu ao Superintendente do Incra, Eleilson Pereira, "que fosse feito lá em Abaeté o mesmo que foi feito em Igarapé Miri, que sofreu (e ainda sofre, esperando pelas providências prometidas) o mesmo problema.

"Em Abaetetuba o problema tambem é critico. Os vereadores fizeram uma filmagem da péssima qualidade de como as casas foram construidas. O Incra garantiu que vai cobrar das consttrutoras para refazer as casas", revelou.
"O fato não é ser contra ou a favor, e sim fazer o correto. Vou continuar defendendo o direito dos ribeirinhos, vamos cobrar, e esperamos que tudo dê certo".
O Deputado tambem se referiu à reunião que teve na Segup para tratar do gravissimo problema que continua a tirar vidas em Igarapé Miri, porque nesta reunião prometeu que bateria no assunto toda a semana na tribuna da Alepa:
"Por isso mais uma vez estou aqui para cobrar da Governadora uma providência, cobrar prioridades porque não se governa sem prioridades. Só tenho visto a situação se agravar aqui no Pará. Se o Governo não mudar, o jeito vai ser mudar o governo", concluiu.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ARNALDO JORDY - PPS DEVE APOIAR JATENE


Jordy defende apoio do PPS a Simão Jatene para disputar o governo em 2010.
O Partido Popular Socialista (PPS) deve fechar apoio em torno do nome do ex-governador Simão Jatene (PSDB) para disputar o Governo do Pará nas próximas eleições, pelo menos se depender exclusivamente da vontade do deputado Arnaldo Jordy.
Ontem, por meio de sua assessoria, o parlamentar anunciou que o PPS seguiria a tendência nacional do partido e apoiaria o PSDB nas próximas eleições.
O documento enviado à Imprensa confirma o que o deputado já havia declarado durante a abertura do I Encontro Eleitoral das Mulheres do partido, na Câmara Municipal de Belém, ocorrido no último sábado.Jordy, durante discurso, abordou a atual conjuntura política, social e econômica do País e falou dos desafios da legenda às eleições 2010. Segundo ele, durante o encontro nacional do PPS, a maioria decidiu pelo apoio ao possível candidato José Serra por entender que as suas propostas são as que mais se aproximam do que o PPS considera o melhor para o Brasil. Jordy garante que, no contexto local, o partido seguirá o mesmo caminho, apoiando o nome do ex-governador Simão Jatene, caso este seja o escolhido pelo PSDB para disputar o cargo de governador nas próximas eleições.'Com ele, teríamos condições de dialogar uma pauta mais republicana', disse Jordy.
A declaração, no entanto, não expressa oficialmente o posicionamento do partido. O PPS vai realizar convenção em janeiro para ouvir as bases e as demais lideranças da legenda para definir, de fato, qual será o rumo que o partido irá tomar em 2010.
O deputado Arnaldo Jordy aproveitou o encontro partidário para tecer críticas ao atual governo. O presidente estadual do PPS disse que o governo do Estado não tem capacidade de gestão e nem de executar as políticas públicas necessárias à população.O líder do PT na Assembleia Legislativa, Airton Faleiro, recebeu com serenidade a notícia de que o deputado Jordy havia exposto sua intenção de voto e criticado a gestão de Ana Júlia Carepa. 'Na Assembleia não muda nada, já que o Jordy sempre adotou uma postura independente. Além disso, as críticas chegam acompanhadas de uma declaração política e partidária. Tenho certeza de que, ao falar o que falou, o Jordy não estava preocupado com o bem da comunidade, e sim em interesses políticos'

Italo participará da reunião do Instituto Teotônio Vilela



Na qualidade de presidente regional do Instituto Teotônio Vilela, o Deputado Italo Mácola participará na próxima quarta feira, 09/12, de uma reunião do órgão a acontecer em Brasilia. O Instituto reune as melhores cabeças politicas do PSDB, cada membro respondendo pelo cargo de conselheiro, e é considerado a universidade politica do partido.

Quatro personalidades receberão Honra ao Mérito


Na sessão solene que a Assembleia Legislativa promoverá no dia 10/12, quinta feira, no Hangar Centro de Convenções, serão entregues medalhas de Honra ao Mérito por relevantes serviços prestados ao estado do Pará, uma tradicional Comenda Legislativa de final de legislatura. O Deputado Italo Mácola Apresentou o projeto de Resolução e o plénário da Assembléia Legislativa votou por unanimidade para receber a Comenda o dr. Antonio Carlos Porto Dias e três Defensores Públicos, todos tendo exercido o cargo de Defensor Geral da Defensoria Pública do Estado do Pará: Gledson Antonio do Nascimento Diniz, Luiz Heleno Santos do Vale e Alcides Alexandre Ferreira da Silva, cargo, aliás, tambem exercido pelo parlamentar.

A sessão será às 19 horas.

Brasil estréia contra a Coréia do Norte, dia 15/06


A FIFA acaba de proceder ao sorteio dos jogos da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul distribuindo as 32 seleções em oito grupos de quatro times. O Brasil é o cabeça de chave do Grupo G e ficará ao lado das seleções da Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.
A tabela de jogos da seleção brasileira nesta primeira fase é a seguinte:

Dia 15/06/2010 - Brasil x Coréia do Norte
Dia 20/06/2010 - Brasil x Costa do Marfim
Dia 25/06/2010 - Brasil x Portugal.
Duas seleções se classificarão para a fase seguinte.
A Copa doMundo será aberta no dia 11 de Junho com o jogo da seleção anfitriã, a África do Sul.

Na foto, o presidente da FIFA, Josephf Blater, durante a cerimônia desta tarde, na cidade de Cabo, África do Sul.

Jornal Miriense volta a circular


Depois de convalescer por mais de 60 dias, em decorrência de acidente automobilístico, o editor do Jornal Miriense voltou às atividades, fazendo circular mais um número (138) do 3oº ano de sua trajetória, como lider dos jornais impressos do Baixo Tocantins. Nesta edição, o editor Dorival Galvão faz agradecimentos às pessoas que o ajudaram neste dificil momento. O Deputado Italo Mácola deu toda a assistência ao jornalista acompanhando sua recuperação. Também na mesma edição Dorival Galvão reporta sobre temas da mais alta importância para o municipio de Igarapé Miri, fazendo da manchete "Nos acudam, pelo amor de Deus" o retrato da atual situação de violência que vive o municipío. O jornal (foto) já circula em todo o municipío.

Câmara de Abaetetuba discute casas do Incra




Tendo como convidados o superintendente do Incra, Elielson Pereira, e o Deputado Estadual, Italo Mácola, a Câmara Municipal de Abaetetuba promoveu uma audiência pública para discutir o grave problema das casas construidas pelo Instituto e que estão em péssimo estado, a exemplo de outros municipios do Baixo Tocantins. Inicialmente, a palavra foi concedida aos presentes para se manifestarem, tendo vários assentados denunciado que suas casas não foram construidas nos padrões estabelecidos em contrato, não receberam cópia do instrumento, e muitos não tiveram acesso ao fomento. Posteriormente, todos os onze vereadores da cidade expuseram as dificuldades do projeto em Abaetetuba, principalmente quanto ao método adotado pelo Incra. Logo após, o Deputado Italo Mácola cobrou do superintendente Elielson Pereira apuração rigorosa das denúncias e, ainda, exigiu que o projeto não corra o risco de ser paralisado. Vale destacar, também, a presença dos vereadores Fuxico e Carmozina, de Igarapé Miri, que aproveitaram para cobrar do dirigente do Incra as promessas feitas na audiência realizada na sede do órgão, em Belém. Ao final, Elielson, como de costume, prometeu imediata apuração dos fatos denunciados, garantindo que tão logo conclua as apurações encaminhará o relatório à Câmara de Abaetetuba e ao Deputado Italo Mácola. Todos destacaram a iniciativa dos vereadores Moisés Bola e Régis que propruseram a audiência.
Nas fotos, o Deputado Italo Mácola fala na audiência e a platéia presente.

Aprovado projeto de emancipação no Ceará

02.12.2009

AL aprova projeto de lei complementar que regula criação de novos municípios

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (02/12), três mensagens do Executivo Estadual, um projeto de resolução, doze mensagens, dois projetos de lei completar e quatro projetos de indicação. Também foram aprovados 164 requerimentos. O projeto de lei complementar de nº 09/09, de autoria do presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), que dispõe sobre os Estudos de Viabilidade Municipal, para a Criação, Incorporação, Fusão e Desmembramento de Municípios no Estado, foi aprovado com votos contrários dos deputados Augustinho Moreira (PV) e Heitor Férrer (PDT).O deputado Artur Bruno (PT) disse que votou a favor porque considerou que os critérios colocados pelo projeto são coerentes. O deputado Osmar Baquit (PSDB) defendeu que “emancipar distritos não é dividir pobreza, mas sim corrigir uma injustiça e dotá-los de condições necessárias para uma vida melhor”.O deputado João Jaime (PSDB) ressaltou que a lei é severa e não vai permitir “um festival de criação de municípios no Estado”. O deputado Dedé Teixeira (PT) salientou que os municípios não poderiam continuar sendo privados, pois, há vinte “não se emancipa municípios no Ceará”. Também se pronunciaram a favor do projeto os deputados Manoel Castro (PMDB) e Jaziel Pereira (PMDB). Outro projeto de lei complementar aprovado foi o de nº 10/09, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a Comissão Central de Desapropriações e Perícias, da Estrutura Organizacional da Procuradoria Geral do Estado. De acordo com o líder do governo na Casa, deputado Nelson Martins (PT), já foram feitas, pelo Governo, desapropriações para a ferrovia Transnordestina, para a siderúrgica e para a refinaria.



(site: http://www.al.ce.gov.br/)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Italo Mácola estará no programa Mais da RBA


Atendendo a convite do jornalista Guilherme Augusto, apresentador do programa Mais da RBA, o deputado Italo Mácola participará do referido programa, neste domingo, 06, a partir das 7 horas da manhã. Além do tema eleições governamentais, em particular abordando a pré-candidatura de Simão Jatene, pelo PSDB, serão abordados outros assuntos, conforme adiantou o jornalista Guilherme Augusto.

Na foto, o deputado e o jornalista em recente entrevista no programa.

Explicações dos secretários não convenceram


Na sessão especial promovida nesta quinta feira, 03, na Assembleia Legislativa, para promover o questionamento dos Deputados junto ao Governo do Estado sobre a destinação de quase dois bilhões de reais de empréstimo autorizados pela Alepa, as explicações dos dois secretários presentes - José Julio, da Sepof, e Vando Vidal, da Fazenda - não convenceram ao Deputado Italo Mácola:

"Tenho que dizer que não fiquei satisfeito com as explicações que foram dadas pelos Secretários. Tem que detalhar, porque lá na base quando chegamos a população quer saber de detalhes, e não de números gerais", disse. Italo quer, também, que o Governo anuncie os municipios que estão sendo priorizados nas necessidades, sobretudo na área de segurança pública, citando vários convênios que foram encerrados pelo Governo, sem que as obras fossem concluidas, como a estrada de Maiauatá, em Igarapé Miri; o Estádio de Alenquer; a estrada da Vila do Beja, em Abaetetuba; as três pontes sobre os rios Arenga, Vila do Beja e Guajará do Beja; a estrada Curuá Una-Mojuí; o trapíche de Igarapé Miri, a Casa do Trabalhador, em Santarém, assim por diante", frisou.

"É preciso, acrescentou, que os secretários da área econômica pudessem conversar com prefeitos e vereadores".

A sessão teve a presença da maioria dos deputados, que lamentaram a ausência da Auditora Geral do Estado, Tereza Cordovil, o que vai provocar a convocação de uma nova sessão especial "pois não abrimos mão de sua presença nesta casa".

Italo (foto) finalizou seu pronunciamento exigindo que o Governo "informe para que quer este novo empréstimo (366 milhões de reais), pois este dinheiro, e mais os dois bilhões de empréstimo já autorizados, estão indo pelo ralo".