quarta-feira, 30 de junho de 2010

Italo requer informações ao Governo sobre a locação de veículos

Italo foi à tribuna nesta quarta. Assunto: locação de veículos pelo Governo


O Deputado Italo Mácola foi à tribuna da Alepa na sessão desta quarta feira, 30, para requerer do Governo do Estado informações sobre a locação de veículos usados pela próprio Executivo e pela Secretaria de Segurança Pública, além de outras solicitações conforme o Requerimento a seguir transcrito.








Requerimento nº 110/2010.

Belém, 30 de junho de 2010.



Ao Excelentíssimo Senhor
Deputado Domingos Juvenil
Presidente da ALEPA
Belém - Pará




ITALO MÁCOLA Deputado Estadual com assento no Poder Legislativo Estadual, vem, respeitosamente à presença de V. Exa., na forma contida no Art.183, parágrafo 1º , do Regimento Interno dessa Augusta Casa, REQUERER que seja oficiado ao GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, juntamente com a SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ, para que no prazo regimental, encaminhe as informações abaixo relacionadas:

01 – Se há previsão para contratação na modalidade REGISTRO DE PREÇOS de locação de viaturas para a Polícia Civil e Militar de nosso Estado.
02 – Se a empresa denominada DELTA CONSTRUÇÕES teve ou tem contrato firmado com o Governo do Estado do Pará, para prestar serviços junto a Secretaria de Segurança Pública.

03 – Se a Secretaria de Segurança Pública tem a intenção de locar veículos para utilizar como viaturas das polícias civil e militar.

Sendo assim, este deputado espera que a Secretaria de Segurança Pública, universalize suas informações à população paraense que se faz representada através dos Deputados Estaduais desta Augusta Casa Legislativa, de forma que haja uma melhor transparência dos negócios firmados pelo governo do Estado para com a Sociedade Paraense.

Na certeza de atendimento ao pleito, apresento-lhes votos de estima e consideração.

Respeitosamente,

ITALO MÁCOLA
Deputado Estadual
2º Vice Presidente da ALEPA


LDO aprovada contempla os Defensores Públicos



Dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2011, votada e aprovada na sessão desta quarta feira, 30, da Alepa, foi aprovado um percentual que vai contemplar a Defensoria Pública do Estado correspondente à nomeação de 30 novos defensores atendendo à necessidade de preencher comarcas e municipios do Pará, atualmente sem defensores. Ainda restam 116 defensores aprovados no concurso do ano passado e destes é que sairão os 30 melhores colocados para integrarem o Órgão, em primeira instância. Esta instância está com 135 cargos vagos o que provoca um total de 70 municipios sem defensor público:
"Tem que haver um critério básico na Justiça, composto pelo julgador, pelo promotor e pelo defensor", justificou o deputado Italo Mácola ao defender a aprovação da emenda na LDO.
Italo, como Defensor Público, tendo, inclusive, exercido o cargo de Procurador Geral do órgão, foi bastante cumprimentado por dezenas de Defensores presentes na Alepa, que acompanhavam a votação da LDO, e afirmou que "mesmo que não haja Defensor Público em todas as comarcas (são 90), a nomeação destes 30 vai abrir a porta para o crescimento da Defensoria no Estado e, creio, garantiu Italo, que a maioria dos processos (70%, frisou) que chega aos tribunais, são oriundos da Defensoria".
Mácola lembrou tambem que "o poder de conciliação da Defensoria diminui a procura pelos tribunais de justiça", ressaltando a importância do órgão.
O Deputado finalizou garantindo que "a Defensoria é a carreira que mais vai crscer nos próximos 5/10 anos no Estado do Pará, porque não há justiça sem o defensor público. A população mais carente é quem clama pelo defensor público. Eles é que precisam do calor do governo, do calor desta Casa, eles é que precisam do Cartão Especial porque a Defensoria tem a opção pelo pobre", finalizou.
Em aparte, o Deputado Alexandre Von parabenizou Italo Mácola "porque você é um profundo conhecedor da Defensoria Pública", disse.
Em relação ao concurso de 2009, apenas 10 aprovados foram empossados, sendo que três desistiram, e mais 22 aprovados serão nomeados nos próximos dias. E, em seguida, serão nomeados os primeiros 30 defensores aprovados no último concurso.
Nas fotos, parte dos defensores e promotores acompanhando a sessão da Alepa e com o Deputado Italo Mácola sendo saudado pela expressiva vitória da classe.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Federação das Associações Emancipalistas

Emancipalistas com os deputados Juvenil, Italo Mácola e Bernadete


Mensagem enviada pelo amigo Antônio Pantoja de Fernandes Belo

FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES EMANCIPALISTAS – Hoje, na parte da tarde essa comissão esteve reunida nas dependências do Hotel Danúbio, em São Brás, para discutir o planejamento para acompanhamento da votação do projeto que autoriza a criação de novos municípios no Estado do Pará. Foram eleitos para coordenar os trabalhos os senhores Miguel Alves da Costa e Antonio Pantoja da Silva (Fernandes Belo, Viseu), respectivamente presidente e vice da comissão que teve ainda escolhidos como membros: Silvio Alves Coelho (Vila Sudeste, São Felix do Xingu), José Anastácio do Vale Palheta (Americano, santa Izabel do Pará), David Luiz de Souza (Presidente da Comissão Pró-Emancipação do Distrito de Morada Nova – Paraguatins -, Marabá), Mariozan Rodrigues Quintão (Comissão Pró-Emancipação do distrito de santa Fé), Haidê Farias de Sena (Comissão Pró-Emancipação do Distrito de Morada Nova), Albertinho Rosa Nogueira (Emancipação do Distrito de São José – Xinguara), João Cardoso da Silva (Presidente da Comissão de Criação dos Municípios do sul do Pará).

Deputado pede agência do Banpará em Igarapé Miri

Foi protocolada na Alepa nesta terça feira, 29, a Moção 188/10 de autoria do Deputado Italo Mácola solicitando a instalação de uma agência do Banpará no municipio de Igarapé Miri, conforme integra publicada a seguir:




MOÇÃO Nº 188 /10



Dispõe sobre a solicitação de instalação de uma agência do Banpará no Município de Igarapé-Miri.


O Município de Igarapé-Miri com população estimada em 60.000 habitantes, possui uma área de 2009,739 Km², é conhecida como a capital mundial do açaí por ser o município com maior produção entre os que cultivam este fruto. Grande parte da população se concentra em atividades econômicas informais, o comércio é o setor que detém o maior fluxo econômico da região.

Acontece que a população deste município anseia pela instalação de uma agência do Banpará na região, para fazer face ao elevado fluxo de capital, de pessoais e de serviços.
Todavia, como já é natural nos municípios periféricos de nosso Estado, é constatada a omissão por parte do Poder Executivo Estadual, no que tange os serviços e atividades essências, onde é obrigação deste Poder constituir a todos, sem distinção de classe econômica, religião, raça, cor e sexo, direitos individuais e coletivos que tem por finalidade o bem comum, com iguais condições a todos, previstas em nossa Carta Magna de 1988, onde assegura estes direitos e dá competência a União, aos Estados e aos Municípios a garantia dos mesmos.

Os serviços ou atividades essenciais são aqueles serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, ou seja, das necessidades que coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população. (inteligência do artigo 11 da Lei 7.783/89)

Sabendo que o Banpará é uma Sociedade de Economia Mista, organizado sob a forma de banco múltiplo, com a missão de ser um banco moderno, auto-sustentável, comprometido com a excelência no atendimento, com as políticas de fomento e desenvolvimento socioeconômico do Pará, atuando com ética e responsabilidade social.

Desde 1961, o Banpará passou a atender a comunidade paraense e a contribuir para o desenvolvimento do Estado. E continua sua missão, criando mecanismos de transformação que lhe permita estar adequado aos tempos atuais, alicerçado em sua perene missão de agente do desenvolvimento socioeconômico do Estado do Pará.

A instalação de uma agência do Banpará no referido Município, sobretudo, irá diminuir a triste realidade de desigualdades sociais que tanto faz parte em nosso Estado, trazer melhorias de vida à população, dar mais praticidades e comodidade daqueles que precisam percorrer distancias até o município mais próximo, para conseguir utilizar dos serviços que o Banco do Estado do Pará oferece.

Desta forma, amparado Regimentalmente com fundamento no art. 189, do regimento Interno desta Augusta Casa, encaminho a presente Moção, sugerindo, a Exma. Sra. Ana Julia de Vasconcelos Carepa, juntamente com o Ilmo. Sr. Afonso Viana, Presidente Executivo do Banco do Estado do Pará, que estude a proposta da instalação de uma agência do Banpará no Município de Igarapé-Miri.

E que todo o inteiro teor desta, seja dada conhecimento ao Exmo. Sr. Roberto Pina Oliveira, Prefeito Municipal de Igarapé-Miri, com endereço na Pça. Sarges de Barros, 252, Centro, Cep: 68430000, e a Camará de Vereadores deste município.


Palácio da Cabanagem, plenário Newton Miranda, em 22 de junho de 2010.






ITALO MÁCOLA
Deputado Estadual
2º Vice Presidente da ALEPA

Italo quer Ensino Médio Modular em escola de Santarém

O Deputado Italo Mácola protocolou nesta terça feira, 29, na Alepa Moção 187/10 que pede a implantação de Ensino Médio Modular na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, localizada em Santarém, comunidade Fé em Deus.

Eis a íntegra da Moção:






MOÇÃO Nº 187 /10


Dispõe sobre a solicitação de implantação de Ensino Médio Modular na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, localizada na comunidade de Fé em Deus, Santarém-PA.


A educação, é o fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos desta, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários a convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade, assim como para o crescimento e desenvolvimento da mesma.

Apesar da grande importância que a educação tem dentro de nossa sociedade, muitas são as falhas que encontramos em relação a este fenômeno, principalmente, nos interiores dos estados, onde muitas vezes, ao ver nos noticiários, ficamos sabendo da má qualidade dos espaços físicos, da falta de professores, da carência de merenda escolar, além do fato de muitas dessas escolas possuírem apenas o ensino fundamental, este é mais um dos vários problemas que os cidadãos interioranos tem que enfrentar.

Sem o ensino médio, muitos dos cidadãos, precisam deslocar-se de sua comunidade à procura de outra, que possua tal beneficio, fato este, que acarreta gastos, porém, muitos não dispõem de situação financeira que arque com essa possibilidade, o que faz com que concluam apenas o ensino fundamental.

Vítima, também do fato descrito acima, a comunidade de Fé em Deus, solicitou em 2008 a implantação de Ensino Médio Modular na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, porém o pedido não foi atendido. Assim, carecendo com urgência de providencias, volta a solicitar a implantação de tal ensino, agora, através de um abaixo assinado, que demonstra quanto e quantos cidadãos saíram perdendo, caso tal fato não ocorra.
A implantação de Ensino Médio na Escola da Comunidade Fé em Deus, levará uma melhoria na qualidade da educação, benefícios aos seus moradores, que poderão se inscrever em cursos técnicos após a conclusão do mesmo, o que fará com que a comunidade evolua e possua novos profissionais, além da possibilidade de poderem concorrer a vagas na universidade através de vestibulares. E, principalmente, tal implantação, além de atender a vários alunos, abrangerá 07 comunidades de difícil acesso.
A educação, é direito fundamental, já que para se ter dignidade humana em sua plenitude, também é necessário ter educação.

Desta forma, amparado Regimentalmente com fundamento no art. 189, do regimento Interno desta Augusta Casa, encaminho a presente Moção, sugerindo, a Exma. Sra. Ana Julia de Vasconcelos Carepa, juntamente com o Ilmo. Sr. Luiz Carlos Barborsa Cavalcante, Secretário de Educação - SEDUC, implantação de Ensino Médio Modular na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, localizada na comunidade de Fé em Deus, Santarém-PA.

E que todo o inteiro teor desta, seja dada conhecimento a Exma. Sra. Maria do Carmo Martins, Prefeita Municipal de Santarém, a Camará de Vereadores deste município, a Presidente do Conselho Escolar, Sr. Alcira da Silva - Escola Municipal de Ensino Médio Fundamental “Nossa Senhora das Graças”, localizada, na comunidade de Fé em Deus, Rio Maró – Arapiuns, Santarém –Pa.

PALACIO DA CABANAGEM, Plenário Newton Miranda, 22 de junho de 2010.

ITALO MÁCOLA
Deputado Estadual
2º Vice Presidente da ALEPA



Concretizada a união de 86 casais em Viseu

A Associação do Movimento Emancipalista de Fernandes Belo, II Distrito de Viseu, com o apoio do deputado Ítalo Mácola, realizou no dia 26 de abril passado 86 (oitenta e seis) casamentos comunitários. Presidiu a cerimonia o Dr. Lauro Vasconcelos, Juiz da Comarca de Viseu."

Presidente garante votar a Lei das Emancipações




Uma proveitosa reunião articulada pelo deputado Italo Mácola, realizada nesta terça feira, 29, no Gabinete da presidência da Alepa, garantiu a votação da Lei das Emancipações, para o dia 04 de Agosto, assim que for reiniciada a atual legislatura, conforme palavras do próprio presidente Domingos Juvenil, que recebeu vários lideres comunitários responsáveis por movimentos que visam à emancipação de distritos e localidades.
O deputado Italo Mácola, semana passada, teve outra importante reunião com uma legião de lideres comunitários e pessoas que vêm lutando há mais de 40 anos pela emancipação dos distritos, e prometeu que tentaria uma reunião com o presidente Domingos Juvenil, o que aconteceu nesta terça.
Juvenil pediu a compreensão de todos porque "amanhã a Assembleia entrará em recesso, mas prometo que na primeira semana de Agosto esta Lei será votada", tranquilizou a todos.
E aduziu: já vou chamar pelo Artigo 111 para que seja publicado aprontando-o já para entrar em pauta na primeira semana de agosto, definindo o dia 4, quarta feira.

Nas fotos, aspectos da reunião no Gabinete de Domingos Juvenil e, por fim, o deputado dando orientações finais aos lideres.

domingo, 27 de junho de 2010

Festa de São João e o aniversário da ex prefeita Dilza Pantoja



Foi uma festa muito prestigiada, tinham aproximadamente duas mil pessoas, muitas caracterizadas, várias quadrilhas juninas, barracas de comidas típicas, alegria, e muitas homenagens, presentes: vereadores, ex prefeitos, comerciantes, o Dep. Italo, uma típica festa na roça, parabéns a Dilza de muitos amigos.


Nas fotos, aspectos gerais do evento que ocorreu no dia 26 em um sábado.

Cidadãos de São Miguel do Guamá




No último sábado,26, o Senador Flexa Ribeiro, que por sinal deu uma aula de cidadania, atualizando os presentes dos assuntos mais polêmicos em tramitação no Senado Federal, juntamente com o Dep. Italo Mácola, foram agraciados com o título de cidadãos do município de São Miguel do Guamá. Depois, mantiveram entendimentos com as lideranças.
Nas fotos aspecto geral do agraciamento, e o Senador recebendo o Vereador Chagas e o Sr. Mangueira juntamente com o Dep. Italo

Madrasta




O Governo mais uma vez deixa de cumprir um compromisso. Disse em sessão da Câmara de Vereadores de Abaetetuba que removeria o atrapalhado assentamento na praia de Beja, no dia 25 passado e não cumpriu. Belo presente de início de feriado ao povo de Abaetetuba. Além de não fazer as pontes que dão acesso ao balneário, ainda entope os serviços de saúde e segurança da vila. Quem tem um governo assim, não precisa de madrasta!
Nas fotos sessão da câmara em que fora anunciada pelo governo a retirada do atrapalhado assentamento, e o Dep. Italo com os moradores de beja.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

E-mails dos Deputados

Eis a relação de endereços virtuais (e-mails) dos Deputados Estaduais:

Nome: Italo de Almeida Mácola Junior
Nome Parlamentar: Italo Mácola
Profissão: Advogado
Email: italo@macola.com.br



Nome: Adamor Aires de OliveiraNome Parlamentar: Adamor AiresProfissão: AdvogadoEmail: depadamoraires@alepa.pa.gov.br

Nome: Alessandro Albuquerque NovelinoNome Parlamentar: Alessandro NovelinoProfissão: EmpresárioEmail: depalessandro@alepa.pa.gov.br

Nome: Alexandre Raimundo de Vasconcelos WanghonNome Parlamentar: Alexandre VonProfissão: EconomistaEmail: depalexandrevon@alepa.pa.gov.br

Nome: Ana Maria do Socorro Magno da CunhaNome Parlamentar: Ana CunhaProfissão: Médico(a)Email: depanacunha@alepa.pa.gov.br

Nome: Antonio RochaNome Parlamentar: Antonio RochaProfissão: EmpresárioEmail: depantoniorocha@yahoo.com.br

Nome: Arnaldo Jordy FigueiredoNome Parlamentar: Arnaldo JordyProfissão: Não InformadaEmail: depjordy@alepa.pa.gov.br

Nome: Bernadete ten CatenNome Parlamentar: Bernadete ten CatenProfissão: ProfessorEmail: bernadetept@bol.com.br

Nome: Durbiratan de Almeida BarbosaNome Parlamentar: Bira BarbosaProfissão: Médico(a)Email: depbirabarbosa@alepa.pa.gov.br

Nome: João Bosco GabrielNome Parlamentar: Bosco GabrielProfissão: Não InformadaEmail: depboscogabriel@alepa.pa.gov.br

Nome: Carlos Alberto Barros BordaloNome Parlamentar: Carlos BordaloProfissão: AdministradorEmail: bordalo13@yahoo.com.br

Nome: Carlos Eduardo Cardoso MartinsNome Parlamentar: Carlos MartinsProfissão: Médico(a)Email: carlosmartinspt@alepa.pa.gov.br

Nome: Cássio Coelho AndradeNome Parlamentar: Cássio AndradeProfissão: AdvogadoEmail: cassioandrade1@hotmail.com

Nome: Wanderley da Silva SantosNome Parlamentar: Deley SantosProfissão: Não InformadaEmail: depdeleysantos@alepa.pa.gov.br


Nome: Domingos Juvenil Nunes de SouzaNome Parlamentar: Domingos JuvenilProfissão: EngenheiroEmail: domingosjuvenil@alepa.pa.gov.br

Nome: José Eduardo Pereira da CostaNome Parlamentar: Eduardo CostaProfissão: Não InformadaEmail: depeduardocosta@alepa.pa.gov.br

Nome: Manoel Gabriel Siqueira GuerreiroNome Parlamentar: Gabriel GuerreiroProfissão: Não InformadaEmail: depgabrielguerreiro@alepa.pa.gov.br

Nome: Francisco Gualberto da Silva NetoNome Parlamentar: Gualberto NetoProfissão: EngenheiroEmail: deputadogualbertoneto@alepa.pa.gov.br

Nome: Haroldo Martins e SilvaNome Parlamentar: Haroldo MartinsProfissão: Médico(a)Email: depharoldomartins@alepa.pa.gov.br


Nome: Italo de Almeida Mácola JuniorNome Parlamentar: Italo MácolaProfissão: AdvogadoEmail: italo@macola.com.br

Nome: Joaquim Passarinho Pinto de Souza PortoNome Parlamentar: Joaquim PassarinhoProfissão: ArquitetoEmail: deputado@joaquimpassarinho.com

Nome: Josefina Aleluia de Aquino CarmoNome Parlamentar: Josefina CarmoProfissão: Cirurgião(ã) DentistaEmail: dep.josefinacarmo@yahoo.com.br

Nome: João Ferrari JúniorNome Parlamentar: Júnior FerrariProfissão: AdvogadoEmail: depjuniorferrari@alepa.pa.gov.br e nickanna@oi.com.br

Nome: José Alfredo Silva Hage JúniorNome Parlamentar: Júnior HageProfissão: AdvogadoEmail: juniorhage@alepa.pa.gov.br

Nome: Manoel Carlos AntunesNome Parlamentar: Manoel PioneiroProfissão: Não InformadaEmail: depmanoelpioneiro@alepa.pa.gov.br

Nome: Márcio Desidério Teixeira MirandaNome Parlamentar: Márcio MirandaProfissão: Médico(a)Email: marciomiranda@alepa.pa.gov.br

Nome: Martinho Arnaldo Campos CarmonaNome Parlamentar: Martinho CarmonaProfissão: Não InformadaEmail: depmcarmona@alepa.pa.gov.br

Nome: Esmerino Neri Batista FilhoNome Parlamentar: Miriquinho BatistaProfissão: ProfessorEmail: depmiriquinho@alepa.pa.gov.br

Nome: Parsifal de Jesus PontesNome Parlamentar: ParsifalProfissão: Não InformadaEmail: depparsifalpontes@alepa.pa.gov.br

Nome: Regina Lúcia Barata PinheiroNome Parlamentar: Regina BarataProfissão: Defensor PúblicoEmail: reginabarata@yahoo.com.br

Nome: Sebastião Roberto dos SantosNome Parlamentar: Roberto SantosProfissão: Técnico em ContabilidadeEmail: gabinete.robertosantos@gmail.com

Nome: José Robson do NascimentoNome Parlamentar: RobgolProfissão: AtletaEmail: deprobgol@alepa.pa.gov.br

Nome: Simone Maria Morgado FerreiraNome Parlamentar: Simone MorgadoProfissão: EconomistaEmail: depsimonemorgado@alepa.pa.gov.br

Nome: Suleima Fraiha PegadoNome Parlamentar: Suleima PegadoProfissão: Não InformadaEmail: depsuleimapegado@alepa.pa.gov.br

Nome: Valdir GanzerNome Parlamentar: Valdir GanzerProfissão: AgricultorEmail: ganzer@ganzer.com

Nome: José Megale FilhoNome Parlamentar: Zé MegaleProfissão: Não InformadaEmail: dep.megale@alepa.pa.gov.br

Nome: José Rodrigues de Souza NetoNome Parlamentar: Zé NetoProfissão: Não InformadaEmail: depzeneto@alepa.pa.gov.br

Italo reune com lideres de 32 localidades que desejam a emancipação





Uma movimentada reunião que aconteceu nesta quinta feira na sala da Comissão de Constituição e Justiça da Alepa, comandada pelo Deputado Italo Mácola, concentrou representantes e lideres comunitários de várias localidades do Estado, sobretudo do Sul/Sudeste (Marabá e região), discutindo em torno da emancipação destas localidades. O Deputado Italo Mácola lembrou "que não gosto de discurso fácil, mas tambem não gosto de perder parada", aludindo a que o problema das emancipações é muito dificil, mas que não entra numa luta que não seja justa e exequivel, porque pode gerar um movimento que venha a cair no descrédito.

O parlamentar, que é velho batalhador pelas emancipações de localidades no Pará, lembrou que são necessários argumentos básicos para conseguir a emancipação:

"Primeiro, disse, criar a Lei Complementar que daria prerrogativas ao Estado", disse, revelando que o Congresso Nacional perdeu o prazo em março de 2009, dando margem a que os Estados criassem uma Lei Complementar, situação reconhecida pelo próprio Supremo Tribunal Federal.

"O Congresso Nacional está em mora com a Nação, ou seja, não cumpriu a sua missão que era a de editar a Lei para a emancipação dos municipios", revelou Italo.

Um segundo argumento, acrescentou, é a "mobilização, reunindo todos num bloco só, tanto de forma presencial como virtual.

"Compete aos Estados a criação dos municipios", sentenciou o parlamentar.
Ao todo, no estado do Pará, existem 32 localidades desejando a emancipação. Uma comissão foi formada para tentar ser recebida pelo presidente Domingos Juvenil, na próxima terça feira, 29, para que, finalmente, o assunto seja levado ao plenário da Alepa na sessão do dia seguinte, 30, última sessão da atual legislatura.
A necessidade destas localidades serem emancipadas é retratada nas declarações dos presentes que falam do abandono a que são relegados, das dificuldades, da falta de tudo, como asfalto e medicamentos, concluindo pelo depoimento de um lider da região sul/sudeste de que "estamos na região mais rica do Estado, de onde partem diariamente 44 carretas de minério e não temos uma ambulância", revelou.
Nas fotos, aspectos da reunião.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Aprovado Projeto que classifica Igarapé Miri como Estância Turística

O deputado Italo Mácola ao usar da tribuna nesta quarta feira, 23.


Foi finalmente aprovado na sessão desta quarta feira o Projeto de Lei 156/2008 de autoria do Deputado Italo Mácola que classifica como Estância Turística o municipio de Igarapé Miri. Este era um velho sonho de toda a população miriense, agora tornado realidade, na sessão da Assembleia Legislativa, por sinal (e por coincidência) presidida pelo próprio autor do Projeto, o parlamentar que desde o inicio de seu mandato, em 2007, tem lutado e apresentado soluções para os vários e graves problemas de Igarapé Miri, dentre eles, o da segurança pública. As medidas do parlamentar têm proporcionado um mínimo de governabilidade para o municipio e o bem estar que a população busca.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Governadora desrespeita Imprensa de Igarapé Miri

O Editorial do Jornal Miriense


Na edição número 144, ano XXX, do Jornal O Miriense, seu editor Dorival Galvão, publica um Editorial no qual revela o desrespeito da Governadora Ana Julia Carepa pela Imprensa de Igarapé Miri. Diz Galvão que foi "a segunda vez que os repórteres locais (incluo aqui tambem o radialista Carmo Lourinho) foram impedidos de subir no palanque onde um bando de bonecos e bonecas estavam se exibindo e impedindo o trabalho de profissionais que querem tão-somente levar a informação à população do municipio".

Acrescenta o editor que "o Jornal Miriense agradece o empenho do senhor Prefeito (Roberto Pina, PT), embora sem efeito, e espera que o caso não se repita". Finaliza o Editorial: "Sempre que a senhora (governadora) se lembrar de Igarapé Miri, mande-nos estes veículos (estamos necessitados de ambulâncias) que serão com certeza muito bem vindos", arremata Dorival, indignado e profundamente revoltado com o tratamento dispensado à imprensa do municipio.

Casamento reuniu 50 casais em Igarapé Miri




O municipio de Igarapé Miri recebeu mais uma ação de grande alcance, desta feita, um casamento comunitário que reuniu 50 casais e foi realizado na Igreja da Assembleia de Deus, conforme documenta o Jornal Miriense (edição nº 144 de 15/06/2010), em reportagem exclusiva. As fotos mostram justamente a cobertura do jornal de Dorival Pereira Galvão. Na ocasião, o Deputado Italo Mácola, articulador do evento, garantiu que no próximo ano a nova edição do casamento comunitário reunirá 100 casais, de acordo com entendimentos já mantidos com o Pastor Sozinho e com outras autoridades da Igreja, em Igarapé Miri. O deputado compareceu ao evento acompanhado de sua esposa, Esther Mácola.

Vice e Vox

O PSDB do Pará gostaria de ver reeditada a dobradinha vitoriosa Jatene-Valéria para as próximas eleições. Aliás, tem pesquisa nova para o Governo Vox Populi: 40-19-4. Adivinhem para quem?

O problema da Praia do Beja

Nova rodada de negociações na Câmara Municipal de Abaetetuba para desfazer o assentamento que o Governo do Estado faria na praia de Beja. O Governo fez "mea culpa" e prometeu retirar os invasores até o dia 25 do corrente. O Deputado Italo Mácola também exigiu que o governo reparasse os estragos que a trapalhada provocou: danos ao meio ambiente e a depredação das propriedades dos moradores de Beja.

Diário Tucano da Câmara e do Senado


"O Pará que queremos" estará na Estrada do Maguari, quarta feira

O INSTITUTO TEOTÔNIO VILELA, COM O OBJETIVO DE DEBATER COLETIVAMENTE AS DEMANDAS ATUAIS DA POPULAÇÃO E PROPOR ALTERNATIVAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS DO ESTADO, ESTÁ PROMOVENDO ENCONTROS NOS MUNICÍPOS PARAENSES A FIM DE DISCUTIR “O PARÁ QUE QUEREMOS”.


O RESULTADO DESSE GRANDE DEBATE COM OS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE SERÁ UM DOS INDICATIVOS PARA PROPOSIÇÃO DO PROGRAMA DE GOVERNO DO PSDB.
DANDO CONTINUIDADE A ESSE PROCESSO, A CARAVANA “O PARÁ QUE QUEREMOS” ESTARÁ NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA NO PRÓXIMO DIA 23/06 (QUARTA FEIRA):

HORÁRIO: 18h

LOCAL: CLUBE “RECREIO”

ENDEREÇO: ESTRADA DO MAGUARY - ENTRADA PELA BR 316, AO LADO DO MERCADO, NO CENTRO DE ANANINDEUA.

NA OPORTUNIDADE, CONTAREMOS COM AS PRESENÇAS DO PRESIDENTE DO PSDB/PA, SENADOR FLEXA RIBEIRO, DO PRESIDENTE DE HONRA DO ITV, EX GOVERNADOR SIMÃO JATENE; DO DEPUTADO ITALO MACOLA, PRESIDENTE REGIONAL DO ITV; E DO SENADOR MÁRIO COUTO, ENTRE OUTROS NOMES DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA POLÍTICA PARAENSE.
TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA PARTICIPAR DESSE GRANDE ENCONTRO.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Agenda


O Deputado Italo Mácola prestigiou o torneio de futebol do Aurá, em Ananindeua.

Internauta pode discutir plano de governo de Serra


Mais um lance da campanha na internet: o site Proposta Serra (http://www.propostaserra.ning.com/), que recebe propostas de internautas para o Plano de Governo do candidato do PSDB à sucessão de Lula.
Em menos de 48 horas, quase mil pessoas se inscreveram, interessadas em fazer propostas.
Coordenado por Xico Graziano, ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo, o site, em formato de rede social, propõe discutir 40 temas centrais do Programa de Governo de Serra.
Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/06/18/internauta-pode-discutir-plano-de-governo-de-serra-301160.asp
---Esta mensagem foi enviada via sistema automático da Rede Pró-Pará.Leia mais em: http://www.redepropara.com.br/

Deputado prestigiou Convenção que confirmou José Serra


O Deputado Italo Mácola, como convidado do Partido, e na qualidade de presidente regional do Instituto Teotônio Vilela, esteve em Salvador onde prestigiou o lançamento oficial da candidatura de José Serra à presidência da República, atestando o alto grau de popularidade do candidato que está à frente em todas as pesquisas de avaliação ao pleito de Outubro. Na foto, o Deputado acompanhado de sua esposa, Esther Mácola.

Italo faz exposição na Igreja Pentecostal do Guamá


O deputado Italo Mácola esteve na Igreja Pentecostal do Ministério de Deus, no bairro do Guamá, mais precisamente na Passagem Rui Barbosa, onde visitou a comunidade a convite da lider, Nazaré Correa. Na ocasião, Italo fêz uma exposição das atividades parlamentares mostrando o trabalho que desenvolve em benefício de diversos bairros da capital. Na foto, Italo ladeado pela lider Nazaré e pelo pastor da Igreja, José Hilton.

Prefeita de Santarém agradece a Italo Mácola


Em decorrência da Moção 40/2010 de autoria do Deputado Italo Mácola, protocolada na Alepa, a qual solicita a instalação de energia elétrica em várias comunidades na região de Lago Grande, em Santarém, a prefeita do municipio, Maria do Carmo Martins Lima, endereçou ao Deputado um atencioso ofício agradecendo os serviços que Italo tem prestado ao municipio. No documento digitalizado, você pode ler o teor do Oficio enviado pela Prefeita. Basta clicar.

Jornal reconhece trabalho de Italo Mácola


O trabalho desenvolvido pelo Deputado Italo Mácola em favor do municipio de Igarapé Miri tem reconhecimento das autoridades em especial da população miriense que vê, desde o inicio de seu mandato, em 2007, o empenho desenvolvivo pelo parlamentar, notadamente na área de segurança pública, combatendo a violência em Igarapé Miri, como, aliás, divulga uma edição do Jornal da Alepa, conforme cópia autêntica e digilitalizada que você pode conferir. Basta clicar na imagem.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Pesquisa de Santarém

De fonte segura o Jatene está lavando em Santarém, 51 a 23, que tal?

Não tem o que fazer

A Ana Júlia foi a cidade de Alenquer com o Deputado Gabriel Guerreiro e o Prefeito João Piloto, e por não ter nada a falar, devido à ausência total de obras a inaugurar, detiveram-se a falar mal dos dois deputados mais votados naquele município, Italo e Megale. Tenha paciência!!!!!!!!!!!

Justiça bloqueia recursos do Estado



Leio no "O Estado do Tapajós On line" que a juíza da comarca de Santarém, Betânia de Figueiredo Pessoa, determinou bloqueio nas contas do governo do estado até a quantia de um milhão e seiscentos mil reais. O valor foi bloqueado atendendo a requerimento do Ministério Público do Estado, e deverá ser usado na reforma de seis escolas do município de Santarém. Uma das escolas, a Álvaro Adolfo, já foi assunto de postagem aqui,
quando um ventilador de teto veio abaixo, ferindo uma aluna. Há fundamento jurídico para o governo do estado, em grau de apelação, anular o bloqueio: os recursos bloqueados estão dotados à propaganda institucional do governo e somente ato do Poder Executivo poderia remanejá-los para outra finalidade.Mesmo assim, a sentença de bloqueio demonstra o grau de inapetência da administração estadual, que se permite chegar ao ponto de ter verbas bloqueadas para reformar escolas, quando a Secretaria de Educação possui recursos para tal. As escolas de Santarém, que estão os pedaços a cair, são a mais perfeita tradução da precariedade da atual administração que, oxalá, se finda.
Fonte: http://pjpontes.blogspot.com/2010/06/justica-bloqueia-recursos-do-estado.html
---Esta mensagem foi enviada via sistema automático da Rede Pró-Pará.Leia mais em: http://www.redepropara.com.br/

Alunos assistem aulas no "chiqueirão"

Enquanto a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prepara o cronograma de reforma das instituições da rede estadual, estudantes da escola de ensino fundamental e médio Poranga Jucá, em Icoaraci, frenquentam um local com sérios problemas estruturais. Telhado avariado, falta de água e quedas de energia que inviabilizam as aulas...


são alguns dos entraves que os estudantes tem de enfrentar. Em outubro do ano passado, a Seduc chegou a iniciar as obras na escola, mas não deu continuidade, o que trouxe ainda mais dificuldades aos alunos.Os estudantes reforçam a denúncia. Além de não reparar os problemas antigos, o projeto de reforma piorou a situação. O estudante da 8ª série, Cláudio Moraes, 15 anos, conta que como a obra deixou buracos na quadra esportiva, agora as atividades de Educação Física são feitas numa área de terra com lama, apelidada de "Chiqueirão". "Agora a gente não tem onde fazer Educação Física. Agora, a gente faz no ‘chiqueirão’. O governo fez os buracos, mas não fez a obra. Uma criança até caiu lá e quebrou o braço. Ainda tem a biblioteca que tá fechada. Toda desorganizada. Nós não temos acesso lá, mesmo porque ela tá sendo usado pra um outro projeto", complementa o aluno.A escola, que fica no bairro da Campina, tem cerca de 1,7 mil alunos, divididos em três turnos. Segundo a vice-diretora, Elizete Silva Barata, a escola tem 38 anos e nunca passou por uma reforma. Ela ainda explica que a Seduc encerrou o projeto um mês depois de seu início. "Fizeram buracos para cobertura da quadra, assim como uma reforma em toda a escola. Iniciaram a obra em outubro e a gente fez um outro calendário escolar pra comportar a obra. A empresa ficou somente um mês aqui e, segundo eles, não veio o repasse. A Seduc disse que a obra estava suspensa. Eles trouxeram o projeto, conversaram com o conselho escolar, com a comunidade, mas não fizeram a obra", denuncia a vice-diretora.A escola ainda contabiliza outros "buracos" no sistema educacional, como acrescenta a vice-diretora. "Nunca houve uma reforma, só reparos. Estamos com o telhado comprometido, com as salas esburacadas. Falta energia e aí a gente tem que cancelar a aula, principalmente à noite. Enviamos vários ofícios para Seduc, marcamos várias audiências. O pessoal da Seduc veio em março, tirou fotos, mas não retornou. As salas estão com rachaduras. Os bombeiros vieram e condenaram essas salas, faz uns três anos, quando uma parte do telhado desabou", completa.A assessoria da Seduc informou que a Escola Poranga Jucá está incluída no cronograma de reforma das escolas estaduais. A escola deverá receber uma reforma geral, com a construção de um ginásio esportivo. Entretanto, a obra deverá iniciar num prazo de 90 dias, tempo em que se agiliza o processo de licitação.
Fonte: http://www.orm.com.br/oliberal/
---Esta mensagem foi enviada via sistema automático da Rede Pró-Pará.Leia mais em: http://www.redepropara.com.br

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Caravana "O Pará que Queremos" de sexta a domingo


O INSTITUTO TEOTÔNIO VILELA, COM O OBJETIVO DE DEBATER COLETIVAMENTE AS DEMANDAS ATUAIS DA POPULAÇÃO E PROPOR ALTERNATIVAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS DO ESTADO, ESTÁ PROMOVENDO ENCONTROS NOS MUNICÍPOS PARAENSES A FIM DE DISCUTIR “O PARÁ QUE QUEREMOS”.
O RESULTADO DESSE GRANDE DEBATE COM OS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE SERÁ UM DOS INDICATIVOS PARA PROPOSIÇÃO DO PROGRAMA DE GOVERNO DO PSDB.
DANDO CONTINUIDADE A ESSE PROCESSO, A CARAVANA “O PARÁ QUE QUEREMOS” ESTARÁ NOS MUNICÍPIOS ABAIXO RELACIONADOS:



18 / 06 – SEXTA FEIRA:


* 10h, SANTANA DO ARAGUAIA
* 17h, CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA


19 / 06 – SÁBADO:


* 10h, JACUNDÁ


NA OPORTUNIDADE CONTAREMOS COM AS PRESENÇAS DO PRESIDENTE DO PSDB/PA, SENADOR FLEXA RIBEIRO, DO PRESIDENTE DE HONRA DO ITV, EX GOVERNADOR SIMÃO JATENE, DO PRESIDENTE REGIONAL DO ITV, DEPUTADO ITALO MACOLA, E DO SENADOR MÁRIO COUTO, ENTRE OUTROS NOMES DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA POLÍTICA PARAENSE.
TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA PARTICIPAR DESSE GRANDE ENCONTRO.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Convenção do PSDB será dia 30/06

A convenção do PSDB para as eleições deste ano será no próximo dia 30/06 das 14 ás 18 hs no Sesi. Data, hora e local foram decididos em reunião na sede do partido, ontem. Estiveram presentes Simao Jatene, os dois senadores e a bancada estadual do partido.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Folha e Uol sabatinam presidenciáveis



A Folha promove, em parceria com o portal UOL, sabatinas com dois candidatos à Presidência da República, começando com a senadora Marina Silva (PV), na próxima quarta-feira (16), seguida pelo ex-governador José Serra (PSDB), no dia 21.
As sabatinas acontecerão às 11h.
Os eventos terão inovação no formato: pela primeira vez, os internautas também participarão e poderão enviar perguntas em vídeo aos candidatos. Algumas serão exibidas durante as sabatinas e respondidas pelos políticos.
Dilma
A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, cancelou sua participação, marcada para o dia 17. A razão apresentada pela petista foi o agendamento de uma viagem internacional. Ela visitará França, Espanha e Portugal.
O tour será realizado de 14 a 20 de junho. Servirá para que sejam produzidas imagens da ex-ministra ao lado de governantes desses países. Esses registros serão usados nos programas de TV.
A Folha e o UOL argumentaram com a direção da pré-campanha de Dilma que as sabatinas foram agendadas depois de mais de quatro meses de negociações.
Quando se chegou a um acordo, foi realizado um sorteio para fixar a ordem dos sabatinados, com representantes das três campanhas.
Em 13 de maio, todos concordaram assinando um documento no qual cada campanha se comprometia a cumprir o ajustado.
Em nome de Dilma assinou o assessor Marcelo Parada, indicado pelo coordenador de comunicação Rui Falcão (SP).
Falcão disse que Dilma estaria disposta a remarcar a sabatina da Folha e do UOL quando voltar da Europa, mas essa decisão dependerá da aceitação dos outros candidatos, pois a ordem dos eventos foi definida em sorteio, com anuência do PT.
Sabatinas
Durante duas horas, os candidatos responderão a perguntas de quatro entrevistadores, da plateia --que poderá enviar questões por escrito-- e dos internautas, exibidas em vídeo.
Os entrevistadores serão Fernando Rodrigues, colunista da Folha e do UOL, Renata Lo Prete, editora do Painel, Vera Magalhães, editora do caderno Poder, e Rodrigo Flores, gerente geral de Notícias do UOL.
As inscrições estão abertas para assinantes da Folha e do UOL pelo e-mail http://br.mc1133.mail.yahoo.com/mc/compose?to=eventofolha@grupofolha.com.br ou pelo telefone 0/XX/11/3224-3473, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.
As sabatinas serão no Teatro Folha, em São Paulo (avenida Higienópolis, 618, 2º andar).
Para que o assinante da Folha se inscreva, é preciso informar nome completo, código de assinante, telefone, RG e a sabatina a que deseja comparecer. Assinantes do UOL devem informar nome completo, e-mail e CPF.
A programação de eventos da Folha, como sabatinas e debates, pode ser consultada pelo Twitter @Folhadebate.
---Esta mensagem foi enviada via sistema automático da Rede Pró-Pará.Leia mais em: http://www.redepropara.com.br/

Diário Tucano da Câmara e do Senado


IBOPE - Jatene 48, Ana Júlia 36

Postado por Ronaldo Brasiliense


O IBOPE disponibilizou finalmente em seu site a íntegra da pesquisa realizada no estado do Pará, entre os dias 26 e 28 de maio, com 700 entrevistas e margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa mostra que, na hipótese de haver segundo turno entre Simão Jatene, do PSDB, e Ana Júlia Carepa, do PT, Jatene venceria com muita facilidade: 48 a 36.
A pesquisa IBOPE, que foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 6812/2010, mostra que Simão Jatene vence entre os homens (49 a 37) e entre as mulheres (46 a 34). Jatene também ganha em todas as faixas de escolaridade: 45 a 37 entre os que tem até a quarta série; 54 a 37 entre os que estudam da 5a a 8a séries, 45 a 37 entre os que têm o ensino médio e 53 a 27 entre os que têm curso superior.Quanto à faixa etária, o IBOPE revela que o candidato do PSDB ganha de Ana Júlia por 47 a 43 entre os eleitores com idade entre 16 a 24 anos; vence com mais facilidade - 51 a 31 - entre os eleitores com idade entre 30 e 39 anos, ganha de 50 a 30 entre os eleitores com idade entre 40 e 49 anos e tem 48% contra 29% entre os eleitores com mais de 50 anos.Talvez esteja aí, nesses números da pesquisa IBOPE, a razão do desespero do PT paraense.
Fonte: http://www.oparaense.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=345:ibope-jatene-48-ana-julia-36&catid=10:politica&Itemid=11

---Esta mensagem foi enviada via sistema automático da Rede Pró-Pará.Leia mais em: http://www.redepropara.com.br

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Igarapé Miri: Prefeito agradece ao deputado Italo Mácola

O prefeito Roberto Pina Oliveira, de Igarapé Miri, endereçou Oficio 116/2010-GAB ao Deputado Italo Mácola agradecendo o "seu empenho pelo desenvolvimento de nosso municipio", diz Pina, conforme íntegra do documento, digitalizado abaixo. Clique para ler.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Petróleo: nova partilha dos royalties poderá destinar R$ 1,5 bi ao Pará por ano

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO SENADOR FERNANDO FLEXA RIBEIRO (PSDB

Senado aprova criação do Fundo Social do Pré-sal e distribuição dos 'royalties' a todos os Estados.
Projeto segue ainda para tramitação na Câmara dos Deputados.



Após mais de 11 horas de discussão, o Senado aprovou, na madrugada desta quinta-feira (10), o projeto de lei do Executivo que cria o Fundo Social do Pré-Sal (PLC 7/10). Também foi garantida a aprovação de uma emenda que redistribui os recursos da exploração de petróleo no mar, inclusive fora do pré-sal, pelos critérios dos fundos de participação dos Estados e Municípios. Segundo o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a nova distribuição beneficia estados mais pobres, para que os recursos sejam divididos e cheguem a todos os brasileiros. De acordo com o novo critério aprovado, o Pará deverá saltar dos atuais R$26,7 milhões para R$1,5 bilhão por ano. Fonte:http://blogdareporter.blogspot.com/2010/06/petroleo-nova-partilha-dos-royalties.html

---
Esta mensagem foi enviada via sistema automático da Rede Pró-Pará.
Leia mais em: http://www.redepropara.com.br

PT usa aliados para minar vantagem de Serra na TV

Plínio Fraga:

O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, terá maior exposição nacional na TV em junho, mas a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, contará com grande número de inserções regionais no vídeo para se contrapor à maior presença tucana. Serra terá neste mês, quando ocorre a oficialização das candidaturas, 40 minutos em inserções nacionais e 631 minutos em inserções regionais na TV -sendo 301 minutos do PSDB e 330 dos demais partidos aliados. Dilma não tem mais inserções nacionais neste mês, mas pode ser beneficiada por 680,5 minutos em inserções regionais, sendo 259,5 minutos do PT e 421 minutos de partidos aliados.



A campanha tem registrado variações na intenção de voto de acordo com a exposição na televisão e no rádio. Em maio, depois de o PT usar 15 minutos da propaganda partidária em inserções nacionais na TV para promover Dilma, a petista cresceu sete pontos e foi a 37%, empatando com Serra, que antes tinha 42%. O DEM fez o mesmo em favor do tucano, nas inserções televisivas que foram ao ar entre 18 e 25 de maio, mas, com a pesquisa Datafolha concluída em 21 de maio, o efeito foi pouco sentido. Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

---
Esta mensagem foi enviada via sistema automático da Rede Pró-Pará.
Leia mais em: http://www.redepropara.com.br

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Italo Mácola participa de Fórum na Unama



O Deputado Italo Mácola, atendendo ao convite formulado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), participou na última segunda feira, 7, do Fórum Acadêmico - Psicologia e o Direito, promovido pelos alunos das turmas 2DIV2 e outras turmas dos turnos vespertino e noturno, e respondeu ao tema central "Como o Legislativo tem trabalhado com a violência na Amazônia?". O parlamentar, acostumado à tribuna e a este contato com estudantes, deixou-os à vontade para interagir e a participação foi numerosa, lembrando antes de que estava ali como Defensor Público, que "é a minha carreira" - eu estou Deputado, lembrou - manifestando a naturalidade de como participaria do encontro. Italo relatou os mecanismos que a Alepa destina ao assunto, preocupada com a proliferação da insegurança pública, citando, como exemplo, dados recententemente publicados de que o Pará é o estado cuja população tem o maior índice de medo da violência.
O Fórum tem por finalidade fazer uma leitura das faces da violência na Amazônia e também contou com a participação do professor de Psicologia Juridica, da Unama, Carlos Prado, além dos coordenadores do evento, os estudantes Anne Veloso e Danilo Maciel, da turma 2DIV2.
O exemplo que o Fórum pretende dissiminar é deixar claro que a maior violência não se restringe aos atos fisicos, mas se configura na omissão dos mais poderosos quando em defesa dos mais fracos em seus Direitos à moradia, salários justos, liberdade, saúde, educação e dignidade.
Nas fotos, o Deputado ao proferir sua palestra e a platéia de estudantes da Unama. O encontro foi realizado no Auditório Dom Alberto Ramos.

Igarapé Miri reúne comerciantes preocupados com a cultura do açai


O açai é um dos produtos de maior renda no municipio de Igarapé Miri, o que levou comerciantes locais a promoverem uma reunião com o Deputado Italo Mácola para traçar planos entre os vários segmentos visando o desenvolvimento econômico do municipio. A reunião foi bastante concorrida, discutindo-se a montagem de um projeto amplo que traga os benefícios esperados. A unanimidade dos empresários pediu o apoio de Italo Mácola para a formação do bloco que organizará o processo de desenvolvimento.

Participaram da reunião os srs. Tadeu, representante comercial; Danda, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Igarapé Miri; Marquinho, representante comercial; Radamés, agricultor; e mais os seguintes comerciantes: Rose, Leonardo, Baiano, Pinto, Durval, Basiléu, Nenca e Rosivaldo.

Deputado elabora Projeto para integração do Sistema Rodoviário no Estado do Pará

Uma velha aspiração e uma necessidade que se impõe constam de uma Moção do Deputado Italo Mácola protocolada nesta terça feira, 7, da Alepa, visando a criação do Projeto de Integração do Sistema Rodoviário no Estado do Pará. Leia a Moção em sua íntegra:






MOÇÃO Nº /10


Dispõe da solicitação de criação do Projeto de Integração do Sistema Rodoviário no Estado do Pará.

Para o projeto de interligação do sistema rodoviário que serve os municípios da Calha Norte e a malha rodoviária estadual existente ao sul do rio amazonas. Inicialmente essa interligação poderá ser feita mediante o emprego de Ferry Boat para a travessia estimada em 20 minutos de duração, entre a cidade de Almerim e um terminal rodofluvial, a ser construído na margem direita do rio Amazonas em frente à referida cidade, que será ligado à cidade de Vitória do Xingu por uma rodovia, a ser constituída, com aproximadamente 160 km de extensão.

Além dos benefícios econômicos e sociais facilmente previsíveis que resultarão da iniciativa, essa conexão completará a ligação rodoviária de todas as capitais estaduais com capital federal do país efetivando-se, desse modo, um dos chamados “Objetivos Nacionais Permanentes”. Basta que para isso se implantem algumas conexões rodoviárias entre as rodovias já existentes para Macapá, Manaus e Boa Vista sejam integradas ao sistema rodoviário nacional.

Acrescente-se ainda que a interligação constituíra um importante elo de integração física de uma área de mais de um milhão de Km² (superior à área da Alemanha e França juntas¹), separadas do resto do país pelo caudaloso rio amazonas fortalecendo-se, com isso, a blindagem da região contra as pretensões explicitas ou veladas de sua internacionalização.

Pelos anexos próprios se vê que o Município de Macapá está juridicamente vinculado à zona Franca de Manaus com a possibilidade de no futuro o prefeito daquele município e o governador do Amapá tomarem acento, com voz e voto, no conselho de administração da SUFRAMA. Por outro lado está prevista a implantação de uma linha de transmissão de energia elétrica de Tucuruí entre Macapá e Manaus (ver anexo). A ligação rodoviária ora proposta irá, juntamente com aquelas iniciativas, acelerar o processo de desenvolvimento e social daqueles centros urbanos e respectivos Estados.

Iguais benefícios terão os municípios da Calha Norte paraense, onde vive uma população estimada pelo IBGE de 350 mil habitantes, que além de ficarem ligados, por rodovia de boa qualidade, as capitais de Amazonas e do Amapá e com a travessia (inicialmente por Ferry Boat) do rio Amazonas, e a construção do trecho rodoviário rio Amazonas/ Vitória do Xingú, à capital paraense – disporão de facilidade de transporte não apenas para as pessoas como também para os produtos do seu agronegócio e da biodiversidade da região, da incipiente industria local e seu artesanato, e outras atividades econômica, destinadas ao mercado interno e à exportação, inclusive pelos portos de Santana no Amapá e de Manaus e ainda internacional da capital amazonense.

Três são os seguimentos rodoviários que farão as conexões do sistema rodoviário paraense da Calha Norte e os sistemas rodoviários do Amazonas, do Amapá e do Pará, este ao sul do ria Amazonas, como mostra o mapa anexo. Com o do Amazonas entre a PA-254 na altura de Oriximiná e a AM- 010 próximo à Itacoatiara; com o do Amapá a conexão se da na ponte, em construção sobre o Rio Jarí e com o sistema rodoviário paraense ao sul do rio Amazonas, na cidade de Vitória do Xingú.

Cada um desses seguimentos inclui uma ponte de porte médio. A ponte sobre o rio Jari deverá ser concluída ainda este ano caso seja liberada a verba de que trata o recorte anexo. As outras duas são, uma sobre o rio Nhamundá, na divisa com Amazonas (10,5m de largura e 15m de altura, comprimento não informados), custo ainda não estimado; a outra sobre o rio Trombetas (10,5m de largura, porém comprimento, altura e custo ainda não foram informados).

A travessia do rio Amazonas a partir de Almerim, como indicado anteriormente, será feita por Ferry Boat, e oportunamente será desenvolvido estudo de viabilidade para construção de uma ponte que ligará aquela cidade a um terminal rodofluvial, a ser construído na margem oposta do rio Amazonas de onde partirá um seguimento rodoviário com cerca de 160 km até a cidade de Vitória do Xingú onde se conectará com o sistema rodoviário geral paraense.

Tais razões evidenciam a importância estratégica que a proposta tem para o processo de desenvolvimento econômico e social, não apenas para o Estado do Pará como de certo modo para os estados situados, no todo ou em parte, ao norte do rio Amazonas, sem esquecer que estabeleci, por via rodoviária, a integração de todas as unidades da Federação.

Desta forma, o Ministério da Integração Nacional (MI), instituição pública competente para dirimir assuntos que diz respeito à:
· Formulação e condução da política de desenvolvimento nacional integrada; formulação dos planos e programas regionais de desenvolvimento; estabelecimento de estratégias de integração das economias regionais;
· Estabelecimento das diretrizes e prioridades na aplicação dos recursos dos programas de financiamento de que trata a alínea “c” do inciso I do art. 159 da Constituição Federal;
· Estabelecimento das diretrizes e prioridades na aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia e do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia e do Fundo do Desenvolvimento do Noroeste;
· Estabelecimento de normas para cumprimento dos programas de financiamento dos fundos constitucionais e das programações orçamentárias dos fundos de investimento regionais;
· Acompanhamento e avaliação dos programas integrados de desenvolvimento nacional;
· Defesa civil;
· Obras contra as secas e de infra-estrutura hídrica;
· Formulação e condução da política nacional de irrigação;
· Ordenação territorial e obras públicas em faixas de fronteiras.

Tem por diretriz maior de sua atuação a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), instrumento que orienta os programas e ações do Ministério. Nesse sentido a PNDR orienta a formulação e implementação de grandes projetos estruturantes macrorregionais, que resultam, na prática, em resultados positivos para a construção de relações federativas entre os três entes de Governo - Federal, Estadual e Municipal - e de participação social ampla dos atores sub-regionais.

Neste sentido, com fundamento no art. 189, do regimento Interno desta Augusta Casa Legislativa, encaminho a presente Moção, sugerindo, ao Exmo. Sr. Geddel Vieira Lima, Ministro da Integração Nacional, com o endereço na Esplanada dos Ministérios, Bloco “E”, CEP. 70067-901 Brasília/DF‎, estudar a proposta de criação do Projeto de Integração Rodoviária no Estado do Pará.

E o inteiro teor desta, seja dado conhecimento as Camaras Municipais e às Prefeituras de:

Vitória do Xingú, localizada na Av. Manuel Felix de Farias, Centro, Cep: 68383000.
Senador José Porfírio, localizada na Av. Mal. Assunção, 514, Centro Cep: 68360000.
Altamira, localizada na Rua Otaviano Santos, 2288, Sudam 1 Cep: 68371250.
Almeirim, localizada na Rod. Almeirim Panaicá,510, Centro Cep: 68230000.
Prainha, localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 55, Centro Cep: 68130000.
Monte Alegre, localizada na Pça. Tiradentes, 100, Cidade Baixa Cep: 68220000.
Alenquer, localizada na Pça. Eloy Simões s/n, Centro Cep: 68200000.
Santarém, localizada na Rua Dr. Anysio Chaves, 853, Aeroporto Velho Cep: 68030290.
Óbidos, localizada na Rua Deputado Raimundo Chaves, 338, Centro Cep: 68250000.
Oriximiná, localizada na R. Barão do Rio Branco, 2336, Centro Cep: 68270000.

Faro, localizada na Rua Dr. Dionísio Bentes, S/N, Centro Cep: 68280000.
Marabá, localizada na Folha 31, passo municipal, Nova Marabá Cep: 68508970.

PALÁCIO DA CABANAGEM, Plenário Newton Miranda, 8 de junho de 2010.




ITALO MACOLA
Deputado Estadual
2º Vice Presidente da ALEPA

Italo pede recuperação das pontes que levam à praia do Beja

A bela praia do Beja cujo acesso está comprometido.


Diante do precário estado em que se encontram e diante da proximidade das férias do mês de Julho, o deputado Italo Mácola pediu a imediata recuperação, em regime de urgência, das pontes que levam à praia do Beja, em Abaetetuba. Esta praia, aliás, através de denúncia do Deputado, está ocupada por manifestantes, posseiros de toda ordem, estando no aguardo de providências por parte do Iterpa e da Governadora.
A Moção das pontes para a praia do Beja, protocolada na Alepa na última terça feira, 8, tem o seguinte teor.




URGENTE

MOÇÃO Nº /10



Dispõe sobre a solicitação de recuperação das pontes que dão acesso ao distrito de Beja no Município de Abaetetuba.


Abaetetuba representa uma encantadora surpresa para quem a visita pela primeira vez. Simples em seu traçado e nas construções urbanas, a cidade cresceu às margens do Rio Maratauíra (ou Meruú), um dos afluentes do Rio Tocantins. Seu povo é alegre, hospitaleiro e, sobretudo, apaixonado por sua terra.
Com população estimada de 140.000 habitantes, é a sexta maior cidade do estado e atualmente passa por um momento de crescimento econômico acelerado devido a excelente logística que a cidade proporciona, com fácil acesso aos Portos de Belém, Vila do Conde e ao sul do Pará, além da proximidade do Pólo Industrial na Vila dos Cabanos que fica a 30 km. Diversas empresas estão se instalando no município aproveitando também a grande rede de serviços da cidade, fato refletido no PIB municipal, que triplicou em quatro anos.
A atividade econômica predominante no município é o terceiro setor (comércio e serviços), que conta com uma ampla rede de estabelecimentos das mais diversas atividades.
O distrito de Beja foi o berço da colonização de Abaetetuba. Por volta de 1635, padres capuchos vindos do Convento do Una em Belém, após percorrerem os rios da região, juntaram-se a uma aldeia de tribos nômades.O aglomerado foi chamado de Samaúma e depois batizado de Beja por Francisco Xavier de Mendonça Furtado.
A Praia de BEJA às margens do rio Pará, encanta os visitantes pela beleza natural é o atrativo no mês de julho, além de receber turistas dos municípios límitrofes como Barcarena, Igarapé-Miri e Moju, está incluida das mais procuradas do veraneio paraense, atraindo mais de 60 mil pessoas por fim de semana.
Todavia, as Pontes que dão acesso ao distrito de Beja estão em condições precárias de uso, intensificadas com o período de chuvas que castigam alguns municípios do Estado. Condição que deixa o sucesso da atravessia a merce da sorte e da perícia dos condutores de veículos auto-motores.
Portanto, com a chegada do veraneio paraense, como já aludido ao norte, há um aumento na circulação de pessoas para o distrito e dada a fragilidade que as pontes se encontram é facil prevê, acidentes, ocasionando danos irreversíveis e irreparaveis aos atingidos, sendo de total responsabilidade o Governo do Estado.
O Governo do Estado do Pará se faz omisso na recuperação destas pontes, por saber deste problema e por ter recursos estatais para a execução destas obras, como homologados no Orçamento Geral do Estado, através do programa “CAMINHOS DA PARCERIA” que disponibiliza recursos para as melhorias do Transporte Rodoviário em Abaetetuba que correspode o valor total de R$ 2.692.245,00 (dois milhões, seiscentos e noventa e dois mil e duzentos e quarenta e cinco reais) com o objetivo de manter as rodovias em boas condições de tráfego, garantindo a mobilidade da população, proporcionando segurança, qualidade e rapidez no transporte de cargas e passageiros.
Diante do Exposto, amparado Regimentalmente fundamentado no art. 189, do Regimento Interno desta Auguta Casa Legislativa, encaminho a presente Moção, sugerindo a Exma. Sra. Ana Julia de Vasconcelos Carepa, Governadora do Estado do Pará, como também a Secretária de Estado de Transportes, na pessoa do Sr. secretário Moisés Moreira dos Santos, a imediata recuperação das pontes que dão acesso ao distrito de Beja em Abaetetuba juntamente com a revitalização das rodovias do Município.
E que o interior teor desta seja dada conhecimento à Exma Sra. Francinete de Moura Carvalho, Prefeita do Município de Abaetetuba e a Camara Municipal de Abaetetuba.

PALÁCIO DA CABANAGEM, Plenário Newton Miranda, 08 de junho de 2010.




ITALO MÁCOLA
Deputado Estadual
2º Vice Presidente ALEPA

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Praia do Beja hoje é um barril de pólvora, denuncia Italo



O Deputado Italo Mácola foi à tribuna da Alepa na sessão ordinária da última terça feira, 01/06, para denunciar (foto) um caso escabroso que está acontecendo no municipio de Abaetetuba:
"Aproveito para falar de um problema que está ocorrendo em Abaetetuba que tem uma praia, uma das mais belas do Baixo Tocantins, que é a Praia do Beja, mas não temos muito a comemorar, porque as pontes que levam à praia estão quebradas. Nesta época, véspera do mês de Julho, vivemos o perigo da população de Abaetetuba não ter acesso à praia, diante do estado precário das pontes", enfatizou.
Mas, Italo revelou uma situação ainda mais grave:
"Quero saber, disse ele, qual foi a cabeça iluminada que fêz um assentamento na praia do Beja, onde desembarcaram dois ônibus exatamente num local onde há uma reserva ambiental. O Iterpa escolheu a praia do Beja para fazer um assentamento com milicia, inclusive, para proteger os assentados. Isto é um absurdo, uma irresponsabilidade de quem não conhece o estado.

Beja hoje é um barril de pólvora!
Tivemos uma audiência no Iterpa e seu presidente, José Benatti, nos garantiu que isto é um erro e nos disse que iria tomar providências... Três dias depois, chegaram mais três ônibus. A população de Abaetetuba está em polvorosa porque se dirige em julho à praia e depara com este problema. Não é possivel que a Governadora não saiba o que representa um assentamento, por isso, é que as estatisticas (o jornal Liberal publicou domingo) mostram que a população do Pará, em todo o Brasil, é a que tem maior medo da violência.

Estou anunciando desde agora que poderá haver morte!

Mando um recado para a Governadora. Se acontecer algum problema, voltarei ao assunto de novo e de maneira mais forte. Ainda há tempo para resolver. Este problema tem motivação politica, pois foi um vereador do PT quem fêz toda a articulação", finalizou.
JURUTI - Ainda na sessão desta terça feira, 01/06, foi aprovado o Projeto de Lei 156/2009 que declara o Círio do municipio de Juruti integrante do patrimônio cultural imaterial do estado do Pará, proposto pelo deputado Junior Ferrari. Coube ao deputado Italo Mácola encaminhar a discussão do Projeto afirmando que "Juruti é uma cidade de muito futuro, agora, com os projetos que ali serão alocados. Toda cidade do interior tem condição de oferecer o bem estar à população, todos nós sabemos", garantiu.

Números da primeira pesquisa do Ibope no Pará


O Ibope promoveu a primeira pesquisa de intenção de votos para o Governo do Pará, fazendo diversas simulações, panorama que é divulgado nos principais blogs da Internet.

Nos resultados em cada uma das consultas, Simão Jatene (foto) aparece em primeiro lugar, com boa margem de diferença.



quinta-feira, 3 de junho de 2010

Qual a cara, afinal, do governo Ana Júlia

O blog da Professora Edilza Fontes traz uma interessantíssima abordagem sobre o processo de criação de uma marca, de uma imagem do governo do Estado.

A postagem ampara-se em informações que lhe foram passadas por um aluno do sétimo semestre do curso de Publicidade e Propaganda.

Diz lá a professora, com base nas informações do estudante.


A identidade é como o produto é, e a imagem é como o produto que ser percebido e que elas precisam estar em sinergia. Não adianta a imagem ser diferente da identidade do produto, pois a campanha não se sustenta muito tempo, ou seja, é necessário primeiro saber de fato qual a identidade do governo, para depois se trabalhar a imagem, pois senão, a mensagem será truncada e difusa.

Prossegue a professora:

Este aluno acredita que a imagem do governo hoje é muito confusa, ele lembrou que até para se definir a logomarca (no início do governo) foi uma novela. Pela primeira vez na vida, ele viu um governo com uma marca provisória, até a definição da logomarca oficial. Outro ponto que ele me disse é que o slogan do governo, “Pará Terra de Direitos”, já é excludente, na mensagem subliminar. Na faculdade em que ele estuda, a turma dele tirava “a maior onda”, dizendo que os canhotos eram excluídos. Quando se cria um slogan ou uma marca, será necessário testá-la, levando-a a aprovação com grupos sociais previamente escolhidos e levantar todos os prós e contras.

Sem dúvida.
Criar uma imagem para um governo é algo dificílimo.
É coisa para marqueteiros profissionais.
Profissionalíssimos.
E marqueteiros – tanto os profissionais como os profissionalíssimos – sabem muito bem o seguinte: a cara do governo não é a cara do governante – seja ele governador, seja ela governadora.
Isso seria personalismo, é claro.
E propaganda com dinheiro público não pode ser personalista.
O essencial, portanto, é que o produto seja bom.
É preciso que o produto possa ser trabalhado em dimensões que se sintonizem exatamente com a imagem que o governo pretende ter.
O governo Ana Júlia, ao que parece, deu-se conta disso apenas de um ano pra cá.
E agora tem que correr.
Tem que correr muitíssimo para firmar uma imagem, um conceito, uma cara.
Qual a cara, afinal, do governo Ana Júlia?

Fonte: http://blogdoespacoaberto.blogspot.com

---
Esta mensagem foi enviada via sistema automático da Rede Pró-Pará.
Leia mais em: http://www.redepropara.com.br