terça-feira, 31 de agosto de 2010

TRE nega suspensão da pesquisa do Ibope


No final da manhã desta terça-feira (31) o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) negou o pedido da Frente Acelera Pará, que queria a suspensão da pesquisa de intenção de voto realizada pelo Ibope e divulgada na última segunda-feira (30).

A Frente Acelera Pará alegou que houve irregularidades na data da pesquisa, o que poderia gerar algum erro no resultado do balanço. Para o TRE-PA, a pesquisa não violou a legislação eleitoral.

Segundo o juiz Osmane Antonio dos Santos, relator da ação, o erro na data não interferiu no resultado do levantamento de votos e diz que não há por quê suspender a pesquisa. (Diário Online)

Jatene faz caminhada no bairro do Jurunas

Jatene é recebido com carinho pelo povo, por onde passa.

Está prevista para esta quarta feira, dia primneiro de setembro, uma nova caminhada do candidato Simão Jatene, lider disparado nas pesquisas para o governo do Estado. O deputado Italo Mácola confirmou que participará desta caminhada, pois é muito querido no bairro do Jurunas para quem destinou inúmeros recursos transformados em benefícios para a população. Italo faz parte de projetos do Rancho Não Posso Me Amofiná. A programação oficial é a seguinte:



DATA: 01/09/2010 - QUARTA FEIRA

MUNICÍPIO: BELÉM - BAIRRO JURUNAS

8h30min - CAMINHADA NO BAIRRO DO JURUNAS
CONCENTRAÇÃO: COMPLEXO DA FEIRA DO JURUNAS
Local: Rua Fernando Guilhon - entre Av. Bernardo Sayão e Rua de Breves

Bandeiras pavimentam o caminho da vitória




A campanha do Deputado Italo Mácola, centrada em especial no interior, com destaque para a região do Baixo Tocantins, Nordeste e o Oeste do Pará, já ganhou as ruas de Belém, como mostram as fotos em que as bandeiras de Italo Mácola são exibidas na Doca de Sousa Franco, com plena aceitação da população. Italo tem uma boa infraestrutura, montada com muita dificuldade e apoio de amigos correlegionários, pavimentando o caminho que vai reconduzí-lo a mais um mandato de deputado estadual.

Pesquisa do Ibope tem aprovação na Alepa


Em aparte à deputada Bernadete Ten Caten, o deputado Italo Mácola concordou plenamente com a pesquisa do Ibope, anunciada na última segunda feira pela Imprensa paraense, que colocou Simão Jatene em primeiro lugar com 43% seguido da atual Governadora com 33%.
Licitação - Em outro momento da reunião desta terça feira, o deputado Italo Mácola usou da tribuna para falar sobre a licitação (se houve ou não) do fardamento escolar, afirmando que "quero uma resposta da Governadora se mais uma vez o comércio e a indústria do nosso Estado foram postos no canto em favor de uma empresa de fora, como foi o caso dos 450 veículos alocados para a PM, o problema dos kits escolares, enfim, acho que o Governo está sofrendo de um mal ao considerar que no Pará não tem gente competente. Ela (Ana Júlia) tem feito um bem muito grande para os outros estados, menos para o nosso, o Pará", destacou.

Maioria esmagadora rejeita vetos da Governadora: 24x8

Italo Mácola chegou a presidir a sessão desta terça feira, que fulminou mais uma vez a Governadora.


Por maioria esmagadora de votos, na sessão desta terça feira da Alepa, os vetos da Governadora Ana Júlia que pretendiam tornar de seu livre dispor os 33% do montante de 366 de milhões do empréstimo contraido junto ao BNDES, foi finalmente decidida a matéria que estava há mais de 30 dias para ser votada. A votação final emplacou 24 votos contrários ao veto, ou seja, pela rejeição, contra apenas oito votos a favor dos vetos, num total de 33 deputados votantes, pois um se absteve de votar.
O resultado foi festejado pela oposição ao Governo comandada pelos deputados do PSDB que, assim, impõe uma nova derrota clamorosa da Governadora na Casa de Leis. No final, o Deputado Domingos Juvenil, que presidia a sessão, sentenciou: para "se publicar a Lei como aprovada nesta Casa". O deputado Italo Mácola, que foi um dos que comandaram as estratégias pela rejeição aos votos de Ana Júlia, disse que não esperava outro resultado, afinal "dinheiro é coisa séria".

Ana Júlia tenta impedir uso de dados do Ibope

Por onde passa e onde aparece, Jatene recebe a carinho do povo.

A “Frente Popular Acelera Pará”, coligação da candidata Ana Júlia Carepa à reeleição entrou na Justiça mais uma vez contra a divulgação da pesquisa Ibope/TV Liberal, cujos números vieram a público ontem.

O objetivo dessa nova ação é impedir que outros veículos de comunicação repercutam os dados e, principalmente, evitar que os resultados sejam utilizados no horário eleitoral gratuito.


Na pesquisa, Ana Júlia aprece em segundo lugar com 33% das intenções de voto. O candidato tucano, Simão Jatene, é o primeiro colocado com 43%. Domingos Juvenil do PMDB viria em terceiro com 6%. Cleber Rabelo do PSTU e Fernando Carneiro do Psol estariam empatados com 2%.

Em nota distribuída ontem à imprensa, a Acelera Pará, elencou uma série de itens que, segundo os assessores de Ana Júlia, poderiam comprometer os resultados da pesquisa.

DESVIO

“Pelas avaliações técnicas que recebemos, há fortes indícios de um desvio da mostra de 812 eleitores ouvidos pelo Ibope. Aparentemente, a pesquisa se concentrou na Região Metropolitana de Belém, desrespeitou proporcionalidades em algumas cidades e praticamente excluiu a área rural do estado, onde Ana Júlia tem desempenho maior”, diz o coordenador executivo da campanha de Ana Júlia, André Farias, para quem “a divulgação da pesquisa pode induzir o eleitor a erros de avaliação acerca da real situação eleitoral no Pará”.

Responsável pelo marketing da campanha de Simão Jatene, o publicitário Orly Bezerra diz que a boa posição do tucano já era espera pelas sondagens internas feitas pela equipe do candidato. Para ele, a diferença em favor de Jatene em relação a Ana Júlia não pode ser inferior a 12 pontos.

Ele afirma que os números não irão provocar alterações nos rumos da campanha. A ideia, afirma, é comparar os quatro anos do governo de Jatene ao período em que Ana Júlia esteve à frente do governo.

Alexandre Marins, coordenador da campanha do candidato Domingos Juvenil recebeu com ceticismo os números do Ibope. Para ele, o Instituto “já começou errando no Pará”. A avaliação de Marins é de que o candidato do PMDB já tinha em torno de 15% das intenções de voto. Marins informa que o candidato já pediu cópias dos questionários ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O material será avaliado e o PMDB não descarta ação judicial contra a pesquisa. “É meio complicado ficar contestando pesquisa. Se houver erros, o melhor é ir à Justiça”. (Diário do Pará)

As eleições e os excluidos pela sociedade



Eles perderam tudo na vida: família, amigos, casa, dignidade. Não são contabilizados em pesquisas de opinião. Não entram em estatísticas eleitorais. Os políticos não os abraçam em campanha. Estão espalhados pelas ruas de Belém, diariamente, invisíveis aos olhos da maior parte da população.

Mas que tudo, os moradores de rua, apesar de muitas vezes não terem noção disso, jamais deixam de ser cidadãos e, como tais, de terem seus direitos à saúde, educação, habitação e acesso à cultura. Enquanto uns apenas lutam diariamente pela sobrevivência, em uma paisagem cada vez mais urbanizada e insensível aos seus problemas, outros decidem ir à luta e reivindicar seu papel junto à democracia, onde o voto é a ferramenta mais importante.


Celso Pantoja dos Santos, 55 anos, não lembra muito bem da idade. Ele hesita em confirmar em que ano nasceu. “Tenho 56 anos. Não, tenho 55. Ah, nasci em 1955, faz as contas aí”, diz. Mas tem uma coisa que ele não esquece. O tempo em que morou nas ruas, por dez anos. Natural do município de Chaves, no Marajó, veio para Belém trabalhando como ajudante em um barco, em 1993. Quando chegou aqui trabalhou como feirante, mas a bebida o levou ao “fundo do poço”. “Foi a cachaça que comecei a tomar e me levou tudo”, confessa.

Na entrevista, contando um pouco da triste experiência, ele confirma que já não entendia direito a vida. Era um ser invisível, sem documentos e sem direitos. “Na rua não tem nada de bom. A pessoa não sabe nada. Não tem amigos, não sabe nem que dia é do mês”, relembra. “Não sabia nada de eleição. Lembro só de ver os carros, comícios, carreatas. Mas, nada daquilo me interessava”.

Em 2003 Celso conheceu o abrigo João de Deus, uma entidade mantida por uma ordem de freiras criada em 1980 e que hoje atende a 29 moradores de rua, que chegam muitas vezes doentes e sem nenhum tipo de amparo. Foi ali que o nosso personagem finalmente pôde se sentir como um membro da sociedade novamente, mesmo sem um endereço fixo e sem perspectiva de futuro. “Ai tirei minha identidade e depois meu título”, fala mostrando o documento, orgulhoso. Para um andarilho das ruas, um simples papel significa muito.

SEM NOÇÃO

Uma das diretoras da entidade, irmã Emília Santos, que trabalha há 30 anos no abrigo João de Deus, desde a sua fundação, afirma que todos aqueles que procuram ajuda ali não têm essa compreensão. “Eles não têm mais noção de que são pessoas que vivem em uma comunidade, onde existe cidadania e ajuda do próximo”, reitera. “Eles chegam sem nada. A gente providencia os documentos deles. Normalmente eles querem a identidade. Títulos são poucos que querem. Eles não se interessam muito em votar”.

Muitos ainda estão nas ruas, praças, calçadas, viadutos, casarões abandonados e continuam assim, abandonados por tudo e todos. Uns sofrem de problemas mentais. Outros são crianças obrigadas a se tornar adultos precoces. Na praça Dom Pedro II, na Cidade Velha, a reportagem do DIÁRIO encontra mais um desses personagens.

Nada amistoso, ele não se permite fotografar, só à distância. E lá vamos nós tentar uma abordagem. Calado, olhando para a frente, diz apenas o primeiro nome, José. Ele está incomodado com nossa presença e apenas diz que não tem documento nem nada. Nos afastamos, melhor deixar ele como quer, sozinho no seu mundo particular.

Assim vivia também Romualdo Sousa, 64 anos, que hoje é um falante ex-morador de rua. “Já voto há quatro eleições. Já elegi o Lula duas vezes”, contabiliza. Mas esse súbito interesse pela política nacional nem sempre foi assim. Em 1992, Romualdo era só mais um pedinte maltrapilhos das calçadas da cidade. “Hoje eu me sinto melhor, como cidadão. Tanto que tirei todos os meus documentos”, diz, espalhando todos eles em cima da mesa.

Hoje, Romualdo trabalha na portaria do abrigo, onde conseguiu amparo em 1993 e desde então não saiu mais de lá. Para ele, a vida mudou completamente e ele não guarda boas recordações daquela época. “Na rua, o cara tem que se virar. Ele se preocupa só em sobreviver, fazer bico, arranjar o almoço, e não com outras coisas. Mas quando que ele sabe o que é política”. (Diário do Pará)


Disputa judicial aumentou em 20% no TRE



A aparente tranquilidade da campanha deste ano não se confirma no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Dados levantados ontem pelo Tribunal, a pedido do DIÁRIO, revelam que, neste ano, aumentou em 20% o número de ações de candidatos contra os concorrentes, comparado com 2006, quando também houve eleições para presidente da República, governador, senador e deputados estadual e federal.

Entre janeiro e agosto de 2006, o TRE recebeu 126 ações por propaganda irregular, pedidos de direito de resposta e outros crimes eleitorais. Neste ano já foram 151. Em agosto foram impetrados 20 pedidos de direito de resposta contra veículos de comunicação e também contra os programas eleitorais. A campeã em autoria de ações é a coligação “Frente Popular Acelera Pará”, da candidata à reeleição Ana Júlia Carepa. Ela já protocolou 17 ações. Oito foram contra o candidato tucano Simão Jatene e a coligação dele, “Juntos com o Povo”.


Ana Júlia entrou com ações também contra veículos de comunicação como as rádios Tabajara e Clube. Especialistas afirmam que não surpreende o fato da candidata governista ser campeã na autoria de ações. Isso porque é comum que quem está no governo sofra mais críticas e acabe acionando mais a Justiça.

Para os servidores do TRE, contudo, o pior ainda está por vir. Tradicionalmente é em setembro que as disputas judiciais entre os candidatos se acirram. Nas últimas eleições gerais foram 288 ações apenas nos 30 dias de setembro. Os técnicos se preparam para receber em torno de 300 ações no mês que começa amanhã. “Setembro é o último mês da propaganda eleitoral. É quando a disputa fica mais dura e o número de ações costuma ser maior que ao longo de todo o ano”, diz o chefe da secretaria de controle e distribuição de processos do TRE, Gilbert Bastos.

Ou seja, a partir de amanhã, juízes, promotores eleitorais e advogados de campanha vão ter dias cada vez mais movimentados. (Diário do Pará)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ibope aponta Simão Jatene na frente para Governador


O candidato Simão Jatene (PSDB) aparece na frente na corrida pelo Governo do Estado, segundo a primeira pesquisa Ibope de intenção de voto no Pará. Na avaliação estimulada, o tucano aparece com 43% das intenções de voto, contra 33% da adversária Ana Júlia Carepa (PT).
Em terceiro lugar está Domingos Juvenil (PMDB), com 6%. Os candidatos Fernando Carneiro (PSOL) e Cleber Rabelo (PSTU) aparecem empatados na quarta colocação, com 2% da preferência do eleitorado paraense. Os votos brancos, nulos ou indecisos somam 14%. A margem de erro máxima estimada da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos. Isso indica que Jatene pode ter entre 40% e 46% e Ana Júlia, entre 30% e 36%.


A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal. O Ibope ouviu 812 eleitores com mais de 16 anos entre os dias 24 e 26 de agosto nas regiões Nordeste, Baixo Amazonas, Marajó, Sudoeste, Metropolitana e Sudeste do Pará. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará, sob o protocolo nº 14954/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 26140/2010.
Entre os pesquisados estavam eleitores com grau de escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental; 5ª a 8ª do ensino fundamental; ensino médio e superior. Participaram pessoas de ambos os sexos, com renda de até um salário mínimo; entre um e dois salários mínimos; e superior a dois salários mínimos.




No caso da pesquisa espontânea, em que não são apresentados ao entrevistado os nomes dos candidatos, Simão Jatene conta com 29% das intenções de votos, contra 18% de Ana Júlia. O candidato Domingos Juvenil tem 4% e os demais têm 1% da preferência entre os paraenses. Os votos brancos, nulos ou indecisos totalizam 47%. Se contabilizados apenas os votos válidos, o candidato tucano seria eleito no primeiro turno, com 51% das intenções de votos, contra 38% da candidata petista.
A pesquisa feita pelo Ibope mostra ainda o índice de rejeição dos candidatos. Um total de 41% dos pesquisados apontou que não votaria em Ana Júlia de jeito nenhum. No caso de Simão Jatene, 21% reprovam o candidato. Já Domingos Juvenil possui uma rejeição de 14%, seguida de 11% para Cleber Rabelo e 10% para Fernando Carneiro.
Segundo o Ibope, a maior rejeição de Ana Júlia foi registrada em Belém (47%).
O levantamento foi feito através do modelo de amostragem, utilizando conglomerados em três estágios. No primeiro deles, os municípios foram selecionados probabilisticamente através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), com base na população de votantes de cada município. Já no segundo estágio são selecionados os conglomerados com PPT sistemática, conforme a população de 16 anos ou mais, residentes nos setores. Por último, em cada conglomerado foi selecionado um número fixo de eleitores.

Presidência - A pesquisa Ibope também avaliou a opinião dos eleitores paraenses em relação à Presidência da República. No Pará, a presidenciável Dilma Rousseff (PT) detém 52% das intenções de voto, contra 31% de José Serra (PSDB). A candidata Marina Silva (PV) está em terceiro, com 9% da preferência. Zé Maria (PSTU) foi apontado por 1% dos eleitores do Estado. Os candidatos Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Plínio de Arruda (PSOL) e Rui Pimenta (PCO) não foram indicados. Os votos brancos, nulos ou indecisos totalizaram 6% entre o eleitorado paraense.
Os números do Ibope mostram que 79% dos eleitores de Ana Júlia devem também votar em Dilma, assim como 40% dos eleitores de Simão Jatene querem ver a candidata petista na Presidência da República. No caso de José Serra, 14% dos eleitores de Ana Júlia e 49% dos eleitores de Jatene preferem o presidenciável tucano. A candidata Marina Silva detém 4% dos eleitores da candidata petista ao governo do Estado e 9% dos eleitores de Simão Jatene.
FONTE: Portal ORM

sábado, 28 de agosto de 2010

Jatene é recebido calorosamente em Santarém

Um dia após o debate na TV RBA, que ficou entre os assuntos mais comentados nacionalmente pelo Twiter, o candidato do PSol ao Governo do Estado, Fernando Carneiro, fez uma caminhada no bairro do Tapanã, em Belém. Acompanhado pelo candidato a deputado estadual Edmilson Rodrigues, Carneiro recebeu muitos comentários sobre o desempenho dele no debate. Na noite de ontem, Fernando Carneiro fez o lançamento de seu programa de governo, durante um evento no Clube Monte Líbano, no bairro de São Brás, em Belém. Além da militância do PSol, o evento contou, também, com a participação de diversos pesquisadores, professores universitários e lideranças sociais que contribuíram na elaboração das propostas programáticas.



Força eleitoral

O candidato Simão Jatene (PSDB), que disputa o Governo do Estado pela coligação “Juntos com o Povo”, foi recebido ontem à tarde no aeroporto de Santarém, onde desembarcou por volta de 15 horas. Uma grande carreata, realizada logo depois pela orla do rio Tapajós e que percorreu as principais vias da área central da cidade, assinalou o que foi considerado por lideranças locais como sendo “uma demonstração da força eleitoral” de sua candidatura. Santarém é o principal polo econômico da região Oeste do Pará e terceiro maior colégio eleitoral do Estado, ficando atrás somente da capital e do município de Ananindeua.

Ontem à noite, Simão Jatene e os candidatos Helenilson Cunha Pontes (a vice-governador) e Fernando Flexa Ribeiro (a senador) participaram, no espaço Arena Show, de um encontro com lideranças políticas, empresários e pessoas da comunidade. Hoje, os candidatos farão pela manhã uma caminhada pelo centro comercial da cidade e participarão, às 11 horas, de mais um encontro político. Depois do almoço eles seguirão para Oriximiná, dando continuidade à programação de campanha que se estenderá ainda a outros dois municípios da região – Alenquer e Monte Alegre. A comitiva de Jatene só voltará a Belém na segunda-feira.

Em conversa com assessores e correligionários, durante a viagem para Santarém, Jatene disse ter gostado do debate realizado na quinta-feira pela TV RBA, tanto pela organização quanto pelo conteúdo. “Foi um debate muito esclarecedor para a sociedade paraense”, comentou o candidato(Diario do Pará on line).

Nota do Blog: O deputado Italo Mácola participa da caravana de Simão Jatene e também foi muito cumprimentado na Pérola do Tapajós, porque Italo destinou grande parte de seu mandato atual às melhorias das cidades do Oestre, notadamente Santarém e Alenquer,onde desfrutra de reconhecida simpatia, gratidão e credibilidade.
O subtitulo "força eleitoral", desta matéria, também foi incluido pelo blog.

Liminar proibe divulgação da pesquisa do Ibope, a pedido de Ana Júlia

Eleições 2010
Sábado, 28/08/2010, 07h33

Fica no ar, sintomas com todas as letras, que há algo de podre no "reino" petista


Uma pesquisa IBOPE sobre as intenções de voto para o Governo do Estado do Pará, encomendada por uma emissora de televisão, que deveria ser publicada neste final de semana, não deve ser divulgada. É que o juiz federal Osmane Antônio dos Santos, que atua como juiz auxiliar de propaganda no Tribunal Regional Eleitoral, concedeu liminar contra a divulgação da pesquisa contratada por uma emissora de TV junto ao Ibope, após ação de impugnação impetrada pela Coligação “Acelera Pará” da candidata Ana Júlia Carepa.




No pedido de suspensão, a assessoria jurídica da coligação declarou que a referida pesquisa tinha inconsistência nas informações sobre a amostragem, apresentadas pelo Ibope no momento em que a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, e a ausência de documentos obrigatórios, ferindo o artigo 33 da Lei Eleitoral 9.504/97.

Osmane teria observado que o registro da mesma não observou os dispostos nos incisos III (metodologia e período de realização da pesquisa) e VI (questionário) completo aplicado ou a ser aplicado do artigo. Estariam faltando a lista dos municípios referendados pelos questionários e outros problemas.

Na representação, o juiz determina que, pela iminência de ser divulgada, seja suspensa a veiculação do resultado, até “ulterior deliberação”,e nova manifestação do juízo, que se dará após apresentação da defesa e parecer do Ministério Público Eleitoral. Após a notificação, o prazo para defesa é de 48 horas. Ontem mesmo, o TRE oficiou o instituto responsável pela pesquisa da decisão do juiz. (Diário do Pará)


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Candidatos fazem avaliação positiva do debate




Os candidatos ao governo estadual que participaram nesta quinta-feira (26) do debate da RBA avaliaram como positivo o primeiro debate eleitoral da TV paraense. O debate foi mediado pelo jornalista Sandro Barbosa (foto). Nas fotos acima, adeptos esperam a chegada de Simão Jatene.
Simão Jatene (PSDB) afirmou que o debate serviu para que os eleitores pudessem conhecer e comparar as propostas de cada candidato, além de esclarecer dúvidas, como a rede de hospitais, tema de saúde citado ao longo do debate. Ainda segundo o candidato, os telespectadores tiveram a oportunidade de avaliar o atual governo.
Ao Diário Online, Simão Jatene ressaltou a importância de colocar os principais candidatos ao governo do estado frente a frente. Ele foi enfático ao afirmar que "ao atual governo faltou apenas uma coisa: governo", considerando o debate imprescindível no sentido de pedir esclarecimentos sobre a atual gestão.

Para Fernando Carneiro (PSol), todas as críticas surgidas durante o debate foram respeitosas. Para o candidato, são revoltantes os indicadores divulgados sobre o estado. Ele pediu para que os eleitores votassem com consciência e não repetissem erros passados.
O candidato do PSol mostrou-se satisfeito com o resultado do debate, lamentando apenas a falta de mais oportunidades para questionar a posição dos demais candidatos em relação à educação, tema considerado por ele fundamental, porém pouco debatido.
Ana Júlia (PT) afirmou ter feito de tudo, em seu governo, para dar melhores condições à população em todas as áreas, com a ampliação de recursos. Ana Júlia também citou os números de empregos criados na região Norte.
De acordo com Domingos Juvenil (PMDB), o debate permitiu que os eleitores conhecessem melhor as propostas dos candidatos. Para Juvenil, outros candidatos que já tiveram oportunidade de governar o estado e não tiveram sucesso não devem receber uma nova chance. (Diário Online)






O que pensam os jovens eleitores?



Os jovens demonstram ao mesmo tempo descrença e esperança


Desencanto e descrença nos políticos. Preocupação com o futuro e esperanças são os sentimentos que parecem mover os jovens paraenses neste período de plena campanha eleitoral.No Pará, os eleitores com idade entre 16 e 18 anos somam cerca de 2,3 milhões. Eles não são obrigados a votar e muitos confessam ter tirado o título de eleitor apenas como mais um documento. Para entender o que se passa com esses jovens eleitores que exercerão o direito de escolha pela primeira vez, o DIÁRIO reuniu, num debate, estudantes da escola estadual de ensino médio Orlando Bitar no centro de Belém. A escolha não foi por acaso. Estudantes de escolas públicas, eles são usuários também de outros serviços públicos como a saúde e estão mais vulneráveis a problemas como a violência. Elison Soares, 18; Luan Mendes, 16; Thayana da Silva, 17, Raíra Barros, 17; Marcos Melo, 18 anos, Luciane Oliveira, Leonardo Cordeiro, 21 anos e a caçula da turma, Maria Naiane Santos, 15 anos (que ainda não tem título, mas quis participar) conversaram com a reportagem sobre sonhos, medos e, principalmente, sobre expectativas e falta de encanto com os políticos.
Todos, à exceção de Naiane, vão votar, mesmo que alguns ainda não sejam obrigados. Elison confessa que tirou o título por obrigação, mas afirma que agora, com o documento em mãos quer “exercer o direito de votar”, embora afirme que não gosta de política. Sente-se apenas obrigado a acompanhar o processo porque sabe que é importante.Os colegas fazem coro. Todos dizem que detestam falar de política, mas acham que são obrigados a buscar informações sobre o assunto. Nenhum deles se encantou com o horário eleitoral gratuito. Preferem acompanhar o processo pelos telejornais. Dos oito entrevistados, só metade tem acesso à Internet de casa. Os demais acessam a rede da escola. O site mais popular entre eles é o orkut, mas dizem que vez ou outra procuram também notícias.Apesar disso, nenhum dos jovens entrevistados escolheu o candidato ao governo. Acham que só vão ter condições de fazê-lo após os debates eleitorais. “No programa (eleitoral gratuito) os candidatos mostram só coisas boas, no debate dá para saber como eles respondem, ver a postura”, afirma Raíra, resumindo a opinião dos colegas.Além do debate, eles admitem que a opinião da família influencia na hora de escolha. Raíra por exemplo já sabe que votará nos pastores da igreja que frequenta para deputados estadual e federal. Ainda não decidiu os outros votos. Elison tem um parente que é candidato e decidiu que votará nele também.Jovens, estudantes de escola pública, sem plano de saúde, eles elegem a educação e saúde como as prioridades do próximo governador. “Um dia por acidente caiu álcool nos meus olhos. Esperei 12 horas para o médico me receitar um colírio”, conta Elison, um dos mais falantes da turma. Raíra faz coro: “Meu irmão tomou uma injeção errada no Pronto-Socorro e quase morreu”.Há preocupação também com a geração de emprego e violência, mas na opinião deles, tudo poderia ser melhor se houvesse mais investimentos em educação. Indagados sobre o que diriam para o futuro governador ou governadora do Pará, foram unânimes em pedir projetos que ajudem a qualificá-los para o mercado de trabalho.“Se o governo cuidasse 50% mais da educação já estaria bom”, diz Luan. “Existem empregos, mas não tem gente capacitada. Eu pediria projetos que ajudassem a qualificar o jovem”, afirma Elison.“Educação é o primordial. A pessoa que tiver acesso a uma boa educação ela não vai procurar outras coisas”, afirma Leonardo. “Tendo educação, cultura, algo a mais, não tem por que procurar outro caminho”, concorda Luan.Dos oito jovens no debate, quatro já foram assaltados. Por essa razão também querem mais segurança. Acham, por exemplo, que o Pará perdeu a Copa por causa da falta de segurança no Estado. Todos reclamam da falta de lazer para os jovens no Pará.Marcos sugere que as escolas fossem também polos incentivadores das artes e dos esportes. “Isso seria bom para tirar as pessoas das drogas, do crime”, ensina.
DESENCANTO - “Eu até entendo: eles fazem tanta promessa que isso deve cansar tanto que depois eles esquecem o que prometeram”. A frase irônica é do jovem Luan, de 16 anos, que votará pela primeira vez, mas já carrega todo o desencanto com os políticos.Os jovens não acreditam que os candidatos possam cumprir as promessas e todos afirmam que os políticos roubam. “Eu vi no jornal o caso daquele cara que tem um castelo. Me diz se com um salário dele dava para comprar um castelo daquele porte?”, indaga Elison, referindo-se ao escândalo envolvendo o deputado Edmar Moreira do DEM de Minas Gerais, que ficou famoso por ter um castelo avaliado em mais de R$ 20 milhões.Apesar do desencanto com os políticos, sobraram críticas também para a mídia. “A gente cansa de ver tanta coisa errada, apesar de a mídia mexer com a imagem das pessoas. Se quiser colocar alguém como mocinho, coloca, e se quiser colocar como bandido, coloca. Vai da gente procurar a resposta certa”, sentencia um desconfiado Luan.Leonardo acha que o mundo pode melhorar, mas também assume que os jovens podem ajudar. “A gente tem que fazer a nossa parte. Como no caso do lixo, não dá para pensar que porque todo mundo joga eu vou jogar”Indagados sobre as esperanças para o futuro, os jovens alunos do Orlando Bitar revelam uma mistura de otimismo e incredulidade. “Eu sou brasileiro e não desisto nunca (risos)”, brinca Elison.“Eu acredito que vai chegar um dia em que vai mudar, mas precisa ter a pessoa certa que queira mudar a nossa situação. A nossa esperança é de mudar” pondera Raíra.“Tenho esperança sim. Um dia vamos ser um país desenvolvido”, emenda Marcos, o único da turma que diz estar entusiasmado com a eleição. (Diário do Pará)

Escolaridade dos politicos é menor na região Norte




Segundo o TSE, a região Norte tem o menor número de candidatos graduados e o maior de analfabetos.


Nota do blog: o deputado Italo Mácola é advogado, formado pela UFPa, e Defensor Público, tendo sido Procurador Geral da Defensoria.




Para quem vai tentar uma vaga de emprego ou contratar alguém, ter uma boa escolaridade é importante? E na hora de escolher os políticos?. As perguntas referem-se à pesquisa disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que revela o nível de escolaridade dos candidatos nestas eleições. Os números mostram que, quanto mais alto o cargo desejado, maior o nível intelectual dos políticos.A pesquisa apresenta que entre os presidenciáveis, os que são formados representam 77,7% dos candidatos. Apenas um candidato tem ensino médio e outro o superior incompleto. Já entre os que pleiteiam uma vaga como governador, em todo o país, o patamar é parecido: 77% são graduados, enquanto que 2,3% têm o ensino fundamental incompleto. Nenhum é analfabeto.


Mas, quando se trata dos cargos proporcionais o panorama varia bastante. Entre os candidatos a deputado federal, 49,6% são formados e 11,3% cursam curso superior. Outros 24, 3% têm ensino médio, 7,2% o fundamental completo e 0,1% nunca estudou na vida. Já no nível estadual, os que concorrem são 43,2% formados e 29,9% fizeram o ensino médio. Aqui, os analfabetos somam 0,3% e aqueles que somente lêem e escrevem são 0,5%.Os dados indicam ainda que a diferença de formação também varia de acordo com a região. O Sul do país, por exemplo, tem o maior percentual de políticos graduados, com 51%. Por outro lado, a região Norte é representada por apenas 42,7% de candidatos formados, o menor percentual do Brasil. A mesma região Sul não tem nenhum analfabeto. Em compensação, os nortistas entram com um percentual de 0,8% de quem não frequentou a escola, o maior do Brasil. Entre os paraenses, do total de 822 candidatos (deferidos, indeferidos e impugnados), um apenas lê e escreve e 29 têm o ensino fundamental incompleto. A maioria possui o ensino médio (259) e o superior completo (379).

Diário Tucano na Câmara e no Senado


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Multidão recepciona Simão Jatene







Centenas de pessoas compareceram à inauguração na quarta feira, 25/08, do Comitê de campanha de Simão Jatene ao Governo do Estado nas eleições do próximo mês de Outubro. O espaçoso prédio de dois andares, várias salas e um auditório, avarandado. foi pequeno para a multidão que compareceu. Os corredores, o auditório, as sacadas e a avenida foram ocupadas por uma enorme legião de admiradores de Simão Jatene, que o ovacionaram na chegada e o acompanharam com gestos de carinho e aceitação durante o resto da noite na Avenida Pedro Álvares Cabral. As fotos mostram a maciça presença do povo que transformou a inauguração numa grande festa de apoio popular à candidatura de Jatene ao Governo do Estado.

Jatene inaugura Comitê na Pedro Alvares Cabral





A inauguração do Comitê de campanha de Simão Jatene, na Avenida Pedro Alvares Cabral, na noite da quarta feira, 25/08, foi uma viva demonstração da popularidade e do carinho que o candidato desperta no eleitor. Desde o final da tarde, o povo começou a chegar a o número foi aumentando até que as redondezas ficaram literalmente tomadas, com o confortável e espaçoso prédio completamente tomado e centenas de pessoas na avenida, esperando a chegada de Simão Jatene. O candidato chegou e elevou a temperatura. Era tanta gente que Jatene pediu calma e paciência à multidão. Depois cortou a fita simbólica dando por inaugurado o Comitê. Por fim, discursou e agradeceu a presença de todos. As fotos mostram Jatene chegando ao Comitê e a alegria contagiante de centenas de pessoas.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Oeste do Pará vai receber Jatene, em festa


A partir desta sexta feira, 27, o candidato Simão Jatene estará na região oeste do Pará e o povo de quatro cidades prepara uma grande recepção. Eis a programação oficial:



DATA: 27/08/2010 - SEXTA FEIRA

MUNICÍPIO: SANTARÉM

17h - GRANDE CARREATA PELAS RUAS DE SANTARÉM

Concentração: Praça São Sebastião

19h - REUNIÃO AMPLIADA
Local: Arena Esporte Show
JANTAR/ PERNOITE

DATA: 28/08/2010 - SÁBADO
MUNICÍPIO: SANTARÉM
07h30min - CAMINHADA PELO MERCADÃO 2000, FEIRA, GARAPEIRA IPIRANGA E CENTRO COMERCIAL DE SANTARÉM
Concentração: Mercadão 2000
11h- REUNIÕES COM DIVERSOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE LOCAL E MUNICÍPIOS DO ENTORNO
ALMOÇO

16h - DESLOCAMENTO PARA O MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ
DATA: 28/08/2010 - SÁBADO
MUNICÍPIO: ORIXIMINÁ
16h30min - CHEGADA AO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ
- Recepção
- Carreata
- Reunião Ampliada

JANTAR/ PERNOITE

DATA: 29/08/2010 - DOMINGO

MUNICÍPIO: ALENQUER

08h30min - DESLOCAMENTO PARA O MUNICÍPIO DE ALENQUER
09h - CHEGADA AO MUNICÍPIO DE ALENQUER

- Recepção
- Carreata
- Caminhada
- Reunião Ampliada

ALMOÇO
13h - DESLOCAMENTO, EM CARRO, PARA O MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE

DATA: 29/08/2010 - DOMINGO

MUNICÍPIO: MONTE ALEGRE

16h - CHEGADA AO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE
- Recepção
- Carreata
- Reunião Ampliada

18h - DESLOCAMENTO PARA O MUNICÍPIO DE SANTARÉM
20h - CHEGADA AO MUNICÍPIO DE SANTARÉM

JANTAR/ PERNOITE
RETORNO PARA BELÉM NA SEGUNDA FEIRA, DIA 30, PELA MANHÃ

Rancho reconhece trabalho e apoia Italo Mácola


Por Jorge Mesquita, do Correio Jurunense.

Apesar das benesses ofertadas à comunidade totalmente gratuita, existe uma grande preocupação do presidente do Rancho, Jango Vidal, com o futuro de todos os projetos hoje, em andamento na Escola, caso os seus parceiros políticos, que vão da Assembléia Legislativa, com o deputado Ítalo Mácola, da Câmara Federal, com o deputado Nilson Pinto e do Senado Federal, com o senador Flexa Ribeiro, não forem reeleitos, tudo isso pode acabar como por um encanto.
Os projetos em andamento no Rancho são: além da Inclusão Digital, que vem ocorrendo em ritmo acelerado, e em breve (se não ocorrer paralisação nos apoios), chegará ao milésimo aluno sendo preparado para o campo de trabalho. Na cerimônia de entrega dos certificados, o Deputado Italo Mácola foi representado por sua esposa, Ester Mácola, que agradeceu a deferência e falou à comunidade ranchista.


O curso de violão, a aeróbica para a melhor idade, o balé infantil, que já formou bailarinas excepcionais, com apresentações não só no Theatro da Paz, mas em vários locais de Belém. A dança de salão também é um dos projetos bem concorrido no Rancho, onde a comunidade independente da idade, cor ou raça, encontram a oportunidade de melhorar a seu desempenho para os finais de semana, fazerem bonito em suas festas.
O judô é outra atividade de projetos do Rancho, que já descobriu atletas valores nesta comunidade tão carente de apoio, e com o professor Gilberto, de nível internacional, faixa preta, já gerou atletas a um passo de se tornar campeão.
Hip Hop, também é um projeto que reúne uma grande quantidade de jovens que antes não tinham espaço para suas atividades, e hoje no Rancho, encontram carinho e apoio do seu presidente Jango Vidal.
O boxe também vem sendo praticado pela comunidade ranchista e com possibilidade de em breve estar disputando torneios e até campeonatos.
Um projeto que já existe há mais de uma década na Escola, é o odontológico, que depois de uma revitalização feita pelo presidente Jango Vidal e uma injeção financeira por parte do Governo do Estado, houve um aumento de 10 pacientes semanal, que ainda pagavam pelo tratamento, para mais de trinta pacientes semanal, só que totalmente grátis.
A distribuição do sopão, que já acontece também há mais de uma década, e que acontecia uma vez por semana, passou a ser feita três vezes por semana, chegando a seis mil pratos mensais.
Os mutirões da saúde, que já beneficiou centenas de pessoas carentes, com exames gratuitos que vão desde medição de pressão, até operações de cataratas.
O trio de políticos ‘pé quente’ do Rancho, Ítalo Mácola, Nilson Pinto e Flexa Ribeiro, também colaboram com os shows de artistas da terra e artistas nacionais no Rancho. Suas participações, ajudaram o presidente do Rancho, Jango Vidal, a mudar a trajetória da Escola, que tem como objetivo, o desfile do Carnaval, onde a Escola ostenta o maior número de títulos conquistados em relação as co-irmãs.
Todas estas atividades colocadas em prática nos dois mandatos de Jango Vidal, já fazem parte do calendário de atividades do Rancho, mas ele não esconde a preocupação com o futuro, pois se ocorrer um atropelo nas próximas eleições, dos políticos como Ítalo Mácola, Nilson Pinto e Flexa Ribeiro, que realmente são comprometidos com as causas sociais, e na bandeira defendida pelo Rancho, tudo isso pode sofrer uma brusca paralisação, que a própria comunidade será a mais prejudicada.
“Toda a minha administração em dois mandatos, foram dedicados à Escola, que foi totalmente revitalizada e estamos a um passo de climatizá-la, caso a trajetória de apoio que estamos recebendo, não mude o seu curso. Portando, o futuro dos projetos do Rancho e do Rancho para a comunidade, está nas mãos da própria comunidade. Não se esqueça de valorizar seu voto, não se deixando vender por falsas promessas. Custou, mas hoje o jurunense já sabe bem que são os políticos que estão comprometidos com nosso Bairro. Eles não estão aqui só em épocas de campanha, mas durante os 365 dias do ano”, finalizou Jango Vidal.


Diário Tucano na Câmara e no Senado


Saúde e segurança são os temas mais abordados


Segurança e educação tem sido, até agora, os dois principais temas abordados pelos candidatos a deputado federal no horário eleitoral da televisão. Com pequenas diferenças de abordagem, e incluindo um listagem de outras propostas, os candidatos têm batido nessa tecla com insistência até aqui, embora a maioria não apresente soluções. Na maioria das vezes, apenas dizem que vão lutar por educação e segurança.
Zenaldo Coutinho, do PSDB, afirmou que pretende ampliar o Bolsa-Família. Nilson Pinto, o Sistema Nacional de Segurança Pública. Jordy, do PPS, repetiu que é ficha-limpa. A surpresa do dia foi o candidato Tocha, também do PPS, que se autodenominou ‘o caçador de corruptos’.

Nota do Blog: Em sua aparição na TV, o Deputado Italo Mácola mostrou seu incansável trabalho contra a violência no Estado, notadamente, na região do Baixo Tocantins, luta que manteve durante todo o seu mandato (desde 2007) reunindo com autoridades da segurança pública e exigindo providências para reduzir, pelo menos, o alto indice de criminalidade. Italo, na qualidade de 2º vice presidente, não cansou de subir à tribuna da Alepa (foto) denunciando a violência e mostrando dados assustadores da ação indiscriminada dos bandidos. Conseguiu muita coisa, como reforço policial para vários municipios, e a construção de Delegacias, como a de Igarapé Miri.

TSE: termina o prazo para julgar recursos


Até o dia 25, quarta feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá julgar todas as ações referentes a registros de candidatura. Até a última sexta-feira, o TSE tinha recebido 361 recursos ordinários e especiais referentes a registros dos candidatos, por diversos motivos: documentação incompleta, impugnações baseadas na Lei Complementar 135/010 (Ficha Limpa), dupla filiação e falta de quitação eleitoral das eleições anteriores. Após a decisão dos tribunais regionais, os candidatos têm três dias para recorrer ao TSE.

No Pará, muitos candidatos a deputado estadual, federal e até a senador tiveram os registros indeferidos, mas recorreram ao TSE e por conta e risco estão com as campanhas nas ruas. São casos como dos ex-prefeitos de Marituba, Antônio Armando (PSDB), e de Breves, Luiz Furtado Rebelo (PR), que não conseguiram registro no TRE para concorrer a deputado estadual, mas estão fazendo propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e TV, além de manter cartazes, cavaletes e carros-som nas ruas da capital e interior.

Outros nomes conhecidos do eleitorado paraense também recorreram ao TSE, como o ex-deputado Mário Cardoso (PT), para concorrer a deputado federal; o vereador de Belém Nadir Neves (PTB), que busca uma vaga na Assembleia Legislativa; André Lobato, o Kaveira, ex-vereador de Belém, filiado ao PV, que também pretende ser deputado estadual.

Ao todo, o TRE paraense indeferiu quatro candidatos a senador; 17 candidatos a deputado federal e 105 candidatos a deputado estadual. Ainda há candidaturas que conseguiram o deferimento do registro, mas o Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou recurso ao TSE, requerendo a suspensão. (Diário do Pará)

Mesmo presos, eles fazem questão de votar



É em uma sala simples, com uma televisão pequena, que diariamente 30 detentos se reúnem sempre ao meio-dia, para assistir ao horário eleitoral gratuito. Essa é a única forma que eles têm para conhecer as propostas dos nossos futuros governantes.

“Muita gente deve achar um saco assistir a propaganda política mas, para quem tá preso aqui, é uma oportunidade muito boa”, diz o presidiário Marcos Antônio Silva, de 40 anos, que passará os próximos 24 anos e oito meses na prisão e, mesmo assim, faz questão de votar. Assim como ele, ouros 29 presos do Presídio Estadual Metropolitano (PEM II), em Marituba, também votarão nestas eleições.


E o que eles querem? “Melhorias para dentro da prisão. Quero que alguém que sente naquela cadeira, faça alguma coisa pela gente que vai passar o resto dos dias aqui dentro”, diz Marcos. Preso há um ano e cinco dias, o detento sabe que irá demorar a votar fora da prisão. “Se eu for esperar sair daqui para escolher meus candidatos, estarei velho. Por isso vou aproveitar essa oportunidade”.

Com apenas 20 anos, o presidiário Michel Menezes, irá usar o seu título eleitoral pela primeira vez. O jovem também afirma que irá votar nos candidatos que apresentarem melhorias para a população carcerária. “Estou aqui há um ano e um mês e ainda nem sei qual vai ser minha sentença, porque ainda não houve julgamento. Mesmo assim, pelo pouco que eu convivi aqui, sei que muita coisa precisa ser melhorada”(Diário do Pará).

Horário eleitoral aumenta batalha juridica



O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) recebeu mais uma sequência de representações de partidos por causa do horário eleitoral gratuito de ontem. Foram protocoladas cinco ações de duas coligações destinadas uma contra a outra: A Juntos com o Povo e a Acelera Pará.

A coligação Juntos com o Povo deu entrada no TRE contra o Acelera Pará com pedido de liminar para a aplicação de multa de R$ 10 mil por inserção de propaganda do presidente Lula. O documento alega que a gravação invadiu o horário reservado à veiculação de inserções dos candidatos a deputado federal, além de ter imagens externas de campanha, o que é proibido por lei. Outros dois pedidos foram protocolados com o mesmo teor, só que referente à veiculação em rádio.


Já a coligação Acelera Pará deu entrada também com pedido de aplicação de multa contra a Juntos com o Povo no valor de R$ 10 mil pelo fato do candidato a deputado federal André Dias ter citado Simão Jatene no seu texto. Outro recurso da mesma coligação foi de pedido de direito de resposta contra Jatene, por ter, segundo a ação, difamado Ana Júlia. (Diário do Pará)

Pará pode pedir reforço policial de outros estados




O esquema de segurança para as eleições no Pará ainda não foi totalmente definido, mas há a possibilidade de serem requisitados militares de outros Estados para reforçar a segurança pública, se o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) achar necessário, como foi admitido ontem pelo presidente do órgão, desembargador João Maroja.
Ontem, foi realizada a primeira reunião entre os representantes da segurança pública do Estado, forças armadas, além de Guarda Municipal de Belém e Companhia de Transportes de Belém (CTBel) e Corpo de Bombeiros com o presidente do TRE/PA, visando preparar o esquema de segurança pública para o período da eleição. Nem os representantes do Exército e Aeronáutica e nem da Secretaria Estadual de Segurança Pública quiseram informar quais os números de militares que serão destinados para o Estado e os equipamentos que serão disponibilizados. Apenas o representante da Marinha, capitão-de-corveta Sérgio Ventura, informou que serão destinadas 12 embarcações para transporte de técnicos e de urnas para localidades distantes dos centros urbanos, com acesso apenas por água. Também afirmou que se o TRE pedir, a Marinha vai disponibilizar a seção de fuzileiros navais para ajudar no reforço de segurança durante o pleito eleitoral.INDEFINIÇÃOO Pará é o Estado que mais requisitou pedido de reforço de segurança para garantir o voto com tranquilidade. No total, 106 dos 143 municípios pediram tropa federal para o período eleitoral. Ainda não foi definida pelo TSE se em todos esses municípios haverá reforço mas, de acordo com o secretário de Segurança Pública, Geraldo Araújo, o tamanho do efetivo, tanto da PM quanto a tropa federal ainda está sendo avaliado, baseado na necessidade da eleição anterior e em situações de risco eminente em alguns municípios com histórico de violência neste período de eleições. O plano de segurança para as eleições, afirma Araújo, é justamente para prevenir situações de violência tanto contra eleitores quanto para resguardar os prédios públicos, como fóruns, delegacias, entre outros. João Maroja afirma que onde houver necessidade de homens para reforçar a segurança, o TRE requisitará. Mas ele acredita que não haverá necessidade de grande reforço em todos os municípios, onde os juízes eleitorais requereram.Maroja também descartou a possibilidade de reforçar a sua segurança, após o atentando sofrido pelo presidente do TRE/SE, na semana passada. Ele afirma que tem porte de arma e que vai continuar com a segurança que mantinha anteriormente, que é um cabo da Polícia Militar. “O Pará não é o único Estado que pede força federal nas eleições. Muitos pedem, mas aqui temos que considerar que geograficamente somos diferenciados”, justifica João Maroja. Outras reuniões para definir o plano de segurança para a eleição 2010 no Pará serão realizadas em setembro. (Diário do Pará)

Saiba como vai ser a logística do debate da RBA



Os quatro candidatos ao governo estadual que participarão, nesta quarta feira, 25, do debate da RBA, terão três blocos para fazer perguntas entre si. Este será o primeiro debate entre os candidatos ao governo estadual e promete esquentar a corrida eleitoral no Pará.
O programa será exibido ao vivo, às 22h, pela TV RBA (em Belém, pelo canais 13 e 35 HD). Internautas do Brasil e do mundo também poderão assistir pela internet, no site da emissora (www.tvrba.com.br). O debate contará com a participação dos candidatos Simão Jatene (PSDB), Ana Júlia Carepa (PT), Domingos Juvenil (PMDB) e Fernando Carneiro (PSol). Por critérios previstos na legislação eleitoral, Cleber Rabelo (PSTU) não participará do debate.
O debate terá cinco blocos. No primeiro, os candidatos respondem a uma única pergunta elaborada pelo departamento de jornalismo da TV. A partir do segundo até o quarto bloco, os candidatos fazem perguntas entre si. As perguntas, assim como a ordem para perguntas e respostas dos candidatos, serão definidas em sorteio. O último bloco será dedicado às considerações finais dos candidatos. Cada um terá dois minutos para encerrar sua participação.
O programa terá duração de aproximadamente uma hora e meia. A mediação será feita pelo jornalista Sandro Barboza, da da Rede Bandeirantes. Os veículos interessados em fazer o credenciamento para acompanhar o debate podem se inscrever até a tarde desta quarta-feira (25) no departamento de jornalismo da TV RBA.

---
Esta mensagem foi enviada via sistema automático da Rede Pró-Pará.
Leia mais em: http://www.redepropara.com.br

O PT e o terrorismo de Estado

Do blog Perereca da vizinha

Burrice, aparelhamento do Estado, violento atentado à Democracia. São essas as características que saltam aos olhos, nesse triste episódio do fechamento da Rádio Tabajara.
Como vocês todos sabem, estou trabalhando na campanha de Simão Jatene ao Governo do Estado.
Por isso, me “desincompatibilizei” deste blog. Em respeito a vocês, em respeito às regras do jogo democrático. Em respeito até a mim mesma.
Mas o fechamento da Rádio Tabajara é de uma violência tamanha, que não vejo como não me manifestar.

Até porque este espaço é meu – e não de qualquer partido ou candidato. E a minha convicção é de que a Democracia é maior – infinitamente maior – do que qualquer um de nós. Ela é um bem inestimável que deixaremos aos nossos filhos e netos. Daí que não podemos titubear na defesa dela.
A Democracia sangra no estado do Pará.
Não, não é simplesmente o Carlos Mendes, o Francisco Sidou ou eu ou você: quem sangra é a Democracia.
O que aconteceu com a Rádio Tabajara foi, sim, censura. A mesma censura imoral, ilegal, opressiva e vagabunda que afligiu a todos nós, durante a ditadura militar.
Porque pouco importa a convicção, a ideologia de quem realiza a censura: ela sempre será imoral, ilegal, opressiva e vagabunda.
Nunca imaginei ver os companheiros petistas – os companheiros petistas com a sua longa história de luta pela Democracia – baterem no fundo do poço no que diz respeito à liberdade de expressão.
É uma coisa que choca, dói. Porque não estamos a falar de cidadãos descomprometidos com o Brasil. Mas de companheiros que muitas vezes arriscaram a própria vida pela construção de um País mais justo e democrático.
Sempre disse neste blog, que nunca vi grande diferença entre o PT e o PSDB – ou entre o PSDB e o PT, como vocês preferirem.
No fundo, queremos a mesma coisa: um Brasil de 200 milhões de cidadãos.
Mas hoje eu vejo que há, sim, pelo menos uma diferença entre tucanos e petistas: nós, os tucanos, “padecemos” – se é que se pode chamar assim – de aversão profunda ao autoritarismo.
“Sofremos” de tolerância zero à intolerância.
Acreditamos sinceramente – e não apenas nos discursos de palanque – nos princípios e instituições democráticas.
E Democracia ou é para todos, ou não é para ninguém.
A Frente Acelera Pará, da minha xará, a governadora Ana Júlia Carepa, sentiu-se ofendida por comentários dos jornalistas Carlos Mendes e Francisco Sidou.
É um direito da Frente Acelera Pará se sentir ofendida. Assim como é um direito dela buscar os meios que a Democracia admite, para evitar ser novamente “ofendida”.
A Frente poderia, por exemplo, enviar um pedido de direito de resposta à Rádio Tabajara. Ou poderia mandar um assessor de imprensa à emissora, para dizer, em entrevista: “não, a coisa não foi assim. Vocês estão enganados”.
A Frente poderia até mesmo protocolar um pedido para que o TRE advertisse e multasse a Rádio Tabajara, se ela estivesse, de fato, a extrapolar os limites da legislação eleitoral. Eis que todos nós – jornalistas, médicos, advogados, políticos – temos, sim, de abaixar a cabeça diante das regras do jogo democrático.
O que não pode é fechar a rádio – porque aí a coisa toda se transforma em terrorismo de Estado.
Ora, a Frente Acelera Pará protocolou denúncia ao TRE contra a Rádio Tabajara. No dia seguinte, agentes da Polícia Federal e funcionários da Anatel fecharam a emissora.
Certamente que o PT tentará nos convencer de que tudo não passou de “mera coincidência”.
E nós poderíamos até conceder o benefício da dúvida aos companheiros petistas, se tal não equivalesse a acreditarmos em mula sem cabeça. Até porque é pública e notória essa mania petista de aparelhar o Estado; de sujeitar o Estado ao partido.
Não dá para rifarmos princípios por causa de uma campanha eleitoral – a Democracia vale muito mais do que isso!
Não dá para simplesmente usar a polícia, o aparato repressivo do Estado, contra a liberdade de expressão.
O que o PT suprimiu não foi simplesmente a Rádio Tabajara. O que o PT calou não foi simplesmente a voz do Carlos Mendes ou do Francisco Sidou.
O que o PT fez – por sua arrogância, por sua incapacidade de conviver com a crítica – foi espancar, pisotear a Democracia brasileira. A Democracia que custou até as vidas de milhares de companheiros.
O fechamento da Rádio Tabajara não é “uma coisa menor”: é um atentado terrorista de Estado contra a liberdade de expressão.
O Brasil e o Pará não merecem isso. O PT e os petistas não merecem isso.
O PT, com a sua bela história desde o nascedouro: a luta do movimento popular por Democracia e Justiça Social.
A luta pela liberdade de expressão; a luta contra o monopólio dos meios de comunicação; a luta para que veículos como a Rádio Tabajara pudessem, afinal, existir.
Minha xará e a sua DS perderam o rumo e a compostura. E se alguma vez tiveram compromisso com a Democracia, acabaram de rompê-lo.
Lamento que o PT e os companheiros petistas, com o seu silêncio obsequioso, acabem por referendar esse atentado terrorista contra a liberdade de expressão.
No caso do PT, fechar uma rádio por causa de crítica a esse ou aquele governante, a esse ou aquele candidato é rifar os próprios ideais.
E eu só lamento é ter chegado este dia em que sou obrigada a dizer: até que ponto pode ir o PT pela simples manutenção do poder.
FUUUIIIIIIIII!!!!!!!
---Esta mensagem foi enviada via sistema automático da Rede Pró-Pará.Leia mais em: http://www.redepropara.com.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Governo do PT vai distribuir gêneros alimentícios em seis municipios


Por Ronaldo Brasiliense

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb) está gastando R$ 558 mil para adquirir "material de consumo" para distribuição nos municípios de Capitão Poço, Nova Esperança do Piriá, Bragança, Tailândia, Breve e Abaetetuba.
O Diário Oficial de hoje, 23 de agosto, não especifica o que é "material de consumo", mas a compra da Sedurb é feita na MA Bonfim, Comércio de Gêneros Alimentícios, localizada na Passagem São Sebastião, 17, em Belém.

Como na semana passada o governo de Ana Júlia Carepa (PT), candidata à reeleição, tentou distribuir cinco mil cestas básicas, através da Ação Social Integrada, em plena campanhha eleitoral, é provável que o "material de consumo" seja, na realidade, "gêneros alimentícios".
Cabe ao Ministério Público Eleitoral mandar investigar se o governo do PT mais uma vez não quer abusar do poder econômico e usar a máquina do Estado na campanha eleitoral, comprando votos do eleitor do interior com feijão e arroz.

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31736 de 23/08/2010
SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E REGIONAL
Número de Publicação: 147116
Contrato: 36/2010

Objeto: Aquisição de material de consumo, equipamentos e material permanente (LOTE I, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX) para atender as ações previstas no Projeto de Trabalho Técnico Social – PTTS, nos municípios de Capitão Poço (Contrato n° 237.790-66/OGU/CEF), Nova Esperança do Piriá (Contrato n° 190.355-83/FGTS/CEF), Bragança (Contrato nº 237.799-53/OGU/CEF), Tailândia (Contrato nº 237.793-98/OGU/CEF), Breves (Contrato nº 237.798-48/OGU/CEF) e Abaetetuba (Contrato nº 237.801-97/OGU/CEF), Estado do Pará.

Valor Total: 558.446,26
Data Assinatura: 18/08/2010
Vigência: 18/08/2010 a 18/08/2010
Pregão Eletrônico: 8/2010
Orçamento:

Programa de Trabalho Natureza da Despesa Fonte do Recurso Origem do Recurso

17512122718710000 449030 0106000000 Estadual

Contratado: MA BONFIM COMÉRCIO DE GENEROS ALIMENTICIOS EPP
Endereço: Psg S Sebastião, 17
CEP. 66110-260 - Belém/PA
Ordenador: José de Andrade Raiol

---
Esta mensagem foi enviada via sistema automático da Rede Pró-Pará.
Leia mais em: http://www.redepropara.com.br

Jatene inaugura Comitê na Pedro Alvares Cabral

Jatene, cada vez mais perto do povo.

Nesta quarta feira, 25, a partir das 19 horas, está programada a inauguração de um comitê politico do candidato Simão Jatene, localizado na Avenida Pedro Alvares Cabral, para atendimento da população em especial aos moradores dos bairros próximos. O Comitê fica próximo da Belém Importados, conforme indicação oficial a seguir transcrita:


DATA: 25/08/2010 - QUARTA- FEIRA

MUNICÍPIO: BELÉM
19h - INAUGURAÇÃO DO COMITÊ - JATENE 45
Local: Av. Pedro Alvares Cabral ao lado da Belém Importados

Jatene reune com lideranças de bairros









O candidato Simão Jatene reuniu na última segunda feira, 23, com lideranças dos bairros do Guamá, Jurunas e Cremação em proveitoso contato político onde centenas de pessoas compareceram para saudar o futuro governador do Estado, como, aliás, se manfestaram todas as lideranças presentes na Casa Portal Show, na Bernardo Saião. Mais uma vez, Jatene pôde comprovar a popularidade de que desfruta e o desejo que o povo revela de tê-lo de volta ao Palácio dos Despachos, nas eleições do dia 3 de Outubro. Jatene foi recebido com festas e ouviu todas as lideranças. As fotos mostram a sede lotada e Simão Jatene recebido com carinho, ao chegar ao local.

Milhares de carros acompanham Simão Jatene


Com a avenida Doca de Sousa inteiramente tomada por veículos particulares, exibindo faixas e cartazes da campanha de Simão Jatene, e centenas de pessoas, mesmo à pé, acompanhando o candidato, o domingo na Doca de Sousa Franco reviveu momentos de intensa festividade, reunindo adeptos de Jatene em memorável jornada que percorreu várias avenidas da cidade durante toda a manhã, terminando já no meio da tarde na Praça Eneida de Mores, na Pedreira.

Equipe de Italo Mácola esteve presente na carreata de Jatene




A equipe de assessores de campanha do deputado Italo Mácola esteve presente na carreata do último domingo, 22, na Doca de Sousa Franco e percorreu a cidade, várias avenidas como a Presidente Vargas, Mundurucus, João Paulo, Mauriti e Pedro Miranda, atestando a grande simpatia que o candidato tem recebido da população. Foi uma verdadeira consagração. As ilustrações acima detalham a participação de Italo Mácola na carreata, com destaque para o bugre do assessor Saulo Aflalo, que atraiu atenção dos participantes e da mídia que publicou fotos em sua edição de segunda feira, no Diário eletrônico.

Eleitor tem um mês para pedir a 2ª via do título



Para votar em 3 de outubro, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado têm até o dia 23 de setembro para pedir uma segunda via (reimpressão) do documento, em qualquer cartório eleitoral do país. Com o objetivo de garantir o direito do voto de todos os cidadãos, em junho deste ano o Tribunal Superior Eleitoral autorizou a reimpressão até esta data, mesmo daqueles eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral. A legislação anterior previa que quem estivesse fora do seu local de votação tinha somente até o último 4 de agosto para pedir a segunda via do título.
Só podem pedir a reimpressão os eleitores que já tinham ou pediram o título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.
Dois documentos
Na mesma sessão em que o TSE decidiu estender o prazo para pedido de reimpressão do título, o tribunal reiterou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições. A exigência da apresentação dos dois documentos foi introduzida na Lei das Eleições por meio da Lei 12.034/09.

Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.
Estão aptos a votar nessas eleições 135.804.433 brasileiros. No dia 3 de outubro, serão escolhidos o novo presidente da República (e seu vice), 27 governadores, 54 senadores (renovação de 2/3 do Senado Federal), 513 deputados federais e 1.069 deputados estaduais/distritais. Caso nenhum candidato a presidente ou a governador alcance a maioria dos votos válidos neste dia, haverá segundo turno no dia 31 do mesmo mês. (Com informações do TSE)

Ana Júlia: a reboque da economia

O vôo dos tucanos.

Isto é Dinheiro


Não é só na esfera federal que o crescimento está garantindo votos. O bom desempenho econômico também contribui para o desempenho de vários governadores. No Pará, por exemplo, a Governadora Ana Júlia foi considerada pelas pesquisas como a pior governadora do Brasil.

Por Guilherme Queiroz.

A mais recente pesquisa do instituto Datafolha mediu a popularidade de diversos governadores em campanha pela reeleição. No topo da lista, desponta o de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, à frente de uma gestão avaliada como ótima ou boa por 62% dos pernambucanos, o que o torna franco favorito para vencer a disputa no primeiro turno.Pernambuco: Eduardo Campos 62% das intenções de voto. Investimentos no Porto de Suape, no estaleiro Atlântico Sul e na refinaria Abreu e Lima superam R$ 20 bilhões.
Sua plataforma eleitoral?
A economia. E com resultados para ostentar. Nos últimos anos, Pernambuco recebeu três dos maiores investimentos em curso no país. Na terça-feira 17, o presidente Lula inaugurou no Estado a fábrica de dormentes para a ferrovia Transnordestina.
Campos não compareceu, por conta das restrições da lei eleitoral, mas foi citado no palanque. Somados, o Porto de Suape, a refinaria Abreu e Lima e o Estaleiro Atlântico Sul trouxeram um aporte de R$ 20 bilhões para a segunda maior economia do Nordeste, com previsão de 78 mil novos empregos diretos e indiretos com carteira assinada.

Rio de Janeiro: Sérgio Cabral 53% das intenções. Com as contas públicas saneadas, o Rio tem R$ 118 bilhões em investimentos no PAC e obras para sediar a Olimpíada de 2016 Isso equivale à metade dos postos formais criados no Estado desde 2007 e impacta diretamente na sensação de bem-estar da população. Como mostra o desempenho do governador na campanha ao Palácio das Princesas, cifras e números de uma economia pujante têm um alto poder de atração de votos para o 3 de outubro. Uma análise do quadro econômico dos Estados onde governadores disputam a reeleição comprova a influência da economia no voto do eleitor. “Existe uma clara sincronia entre a renda e o desempenho eleitoral. No Nordeste, a renda média cresceu dois pontos acima do restante do Brasil”, diz o economista Marcelo Neri, diretor do Centro de Políticas Sociais da FGV.

A exemplo de Eduardo Campos, os governadores Jaques Wagner, do PT, da Bahia, e Cid Gomes, do PSB, do Ceará, lideram as corridas em seus Estados, com 45% e 49% das intenções de voto. Importantes destinos turísticos, Ceará e Bahia vivem um boom imobiliário sem precedentes. A expansão da construção civil transformou a Bahia no maior polo empregador da região, com 71 mil empregos criados em 2009, um recorde nordestino.

Ceará: Cid Gomes 49% das intenções de voto. O Estado vive um boom imobiliário e o Porto de Pecém recebe R$ 571 milhões para ampliação Os três governadores se beneficiam ainda da aliança com o presidente Lula. Entre 2008 e 2010, o governo empenhou R$ 3,5 bilhões para a Bahia, R$ 2,9 bilhões para Pernambuco e R$ 2,2 bilhões para o Ceará. Só perdem para os volumes repassados a São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os mais populosos do País. Os governadores também mostraram habilidade para atrair empreendimentos de vulto. Eduardo Campos viu a Petrobras encomendar a construção de 15 navios petroleiros ao Estaleiro Atlântico Sul, em Suape. O Ceará irá receber uma das três novas refinarias da empresa. Outro destino de investimentos bilionários é o Rio de Janeiro, onde o governador Sérgio Cabral, do PMDB, lidera a corrida com 53% das intenções. Com R$ 118 bilhões do PAC, Cabral foi beneficiado pela conquista da Olimpíada de 2016, que deve garantir melhoras na infraestrutura e no setor de serviços.

São Paulo: Geraldo Alckmin 54% das intenções de voto. Além da inauguração do Rodoanel e da expansão do Metrô, a Nota Fiscal Paulista aumentou a arrecadação do ICMS em R$ 1,5 bilhão Se o desempenho da economia pode impulsionar uma candidatura, a estagnação pode sepultá-la. Caso mais emblemático é o da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, do PSDB. Ao assumir o mandato, em 2007, ela reestruturou a dívida e viu a GM anunciar um investimento de R$ 2 bilhões em Gravataí. Mas passou seu mandato fustigada por denúncias de corrupção. Hoje tem apenas 16% das intenções de voto, num amargo terceiro lugar. “Talvez, com o tempo, ela consiga recuperar sua imagem e reivindicar a herança que deixa”, avalia o cientista político Valeriano Ferreira Costa, da Unicamp.
O mesmo pode não ocorrer para a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, que comprou brigas com o agronegócio, um dos setores mais importantes da economia local, e chega à campanha com sua rejeição beirando os 60%. Ou para o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, do PSDB, impedido de investir por uma dívida pública que consome 15% das receitas do Estado.

Pará: Ana Júlia Carepa 23% das intenções, em terceiro lugar. Considerada a pior governadora do País, em 2008, Carepa tem taxa de rejeição de 59% e conflitos com o setor agropecuário. Há ainda os candidatos que tentam se beneficiar da boa herança deixada pelos antecessores. São os casos do tucano Geraldo Alckmin, em São Paulo, e do peemedebista Omar Aziz, líderes nas corridas em São Paulo e no Amazonas. Alckmin já foi governador paulista, tem 54% das intenções de voto, e pode vencer já no primeiro turno. Ele concorre representando a continuidade de um governo que tem como legado o Rodoanel – um investimento de R$ 5 bilhões – e a expansão do Metrô. Se eleito, assumirá um governo marcado pelo aumento na arrecadação, puxada em parte pela Nota Fiscal Paulista, iniciativa que caiu no gosto do contribuinte e somou R$ 1,5 bilhão em tributos desde 2007.

Rio Grande do Sul: Yeda Crusius 16% das intenções, em terceiro lugar. Zerou o maior déficit estadual do País e atraiu investimentos, mas viu seu governo acuado por denúncias de corrupção e falta de apoio político. “O paulista está acomodado. Quer um governo conservador, que não traga grandes mudanças”, analisa Valeriano Ferreira Costa. Vice do ex-governador Eduardo Braga, Aziz foi parte do governo em que a Zona Franca de Manaus se tornou um gigante que emprega 106 mil pessoas e deve faturar US$ 30 bilhões este ano. “O eleitor quer claramente um voto de continuísmo em 2010”, diz o economista Marx Alexandre Gabriel, sócio da MB Consultoria.
Fonte: Isto é Dinheiro.

PSDB pode emplacar o maior número de governadores


Abnor Gondim


BRASÍLIA - Apesar da queda do candidato José Serra nas pesquisas eleitorais, o PSDB pode emplacar a maior quantidade de candidatos a governador nas eleições deste ano. Sete tucanos lideram levantamentos de intenção de voto registrados na Justiça Eleitoral, inclusive no maior colégio eleitoral do País, São Paulo.
O partido tem um líder a mais do total de candidatos do PMDB à frente nas pesquisas, que deve conquistar o segundo colégio eleitoral, Minas Gerais, e se manter no terceiro, Rio de Janeiro. O PT e o PSB vêm atrás, cada um com quatro líderes nas pesquisas.

Ao todo, os aliados da candidata petista Dilma Rousseff lideram as pesquisas em 17 estados, incluído o adversário vencedor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1989, o senador Fernando Collor (AL-PTB), cujo partido está aliado a Serra, mas ele se diz candidato apoiado pelo PT. Os aliados de Serra lideram em dez estados. Marina Silva está apoiada apenas no PV, que não tem candidatos a liderar pesquisas estaduais. Nem os demais candidatos à Presidência.
O levantamento envolve as pesquisas registradas por institutos nacionais, como Vox Populi, Sensus, Ibope, Datafolha, e outros menos renomados. Em São Paulo, o DataFolha aponta larga vantagem de Geraldo Alckmin. Exatos 33 pontos percentuais o afastam de Aloizio Mercadante, do PT, de acordo com pesquisa realizada entre 9 e 12 de agosto. O tucano tem hoje 54% das intenções de voto; Mercadante, 16%, e Celso Russomanno, do PP, 11%.
É a terceira maior diferença entre os primeiros colocados nas disputas estaduais. Fica atrás da folga arrasadora que vem impondo o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), aliado do PT, contra o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), aliado de Serra. E também está atrás do governador Sérgio Cabral (PMDB), que tem 57% das intenções de voto, contra 18% do deputado Fernando Gabeira (PV). Campos, Cabral e Alckmin têm grandes chances de vencer no primeiro turno. É o que também pretende Hélio Costa (PMDB) em Minas, que tem 43% das intenções de voto. O atual governador, Antonio Anastasia (PSDB), tem 17%.
Além de São Paulo, o PSDB lidera em Goiás, Paraná, Rondônia, Tocantins, Pará e Roraima. Apenas o Pará apresenta como levantamento mais recente uma consulta realizada entre 26 e 27 de maio pelo Ibope. Nela há um empate técnico entre Simão Jatene (PSDB), com 25%, e a governadora Ana Júlia Carepa, com 23%.
Pesquisa informal recente realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), que não chegou a ser divulgada, apontou 44% das intenções de voto para Jatene, seguido pelo atual governador, com 29%, e em terceiro lugar o candidato Domingos Juvenil, do PMDB, com 13%.
Pesquisa encomendada pelo PT nacional em maio dava 27% de intenções de voto à petista Ana Júlia, Jader Barbalho (PMDB) registrava 23% e Simão Jatene (PSDB), 22%. Isso indicava a necessidade de a governador se aproximar do PMDB para tentar vencer em segundo turno.
Em Roraima, o PSDB divide a liderança com o PP. Se emplacar os sete favoritos, os tucanos farão um estado a mais do que o atual número de governadores (AL, MG, RS, RR, SP E SC). Seu principal parceiro, o DEM, lidera no Rio Grande do Norte. E o PTB lidera no Amapá.
As pesquisas dizem que os presidenciáveis nem sempre conseguem transferir votos a seus candidatos. Serra lidera as pesquisas na Região Sul, mas só um de seus candidatos a governador lidera as pesquisas. É no Paraná, com Beto Richa, do PSDB. No Sudeste, onde se concentram os maiores colégios eleitorais, vantagem de José Serra em São Paulo com Alckmin. Mas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, estão na frente candidatos ligados à petista Dilma.
Além de Minas Gerais, candidatos peemedebistas lideram as pesquisas em Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba e Rio de Janeiro. Um deles, o governador André Puccinelli (MS), é aliado de Serra. Atualmente, o maior partido do país tem 9 governadores (DF, ES, MA, MT, MS, PB, PR, RJ e TO).
Segundo as pesquisas, o PSB lidera no Ceará, no Espírito Santo, em Pernambuco e no Piauí. E o próprio PT de Dilma lidera no Acre, na Bahia, no Rio Grande do Sul e em Sergipe. A se confirmar a tendência, PT e PSB vão ficar com o mesmo número.
O PMN lidera no Amazonas. Há Collor em Alagoas. E o PP, embora não tenha formalizado apoio a Dilma, o faz informalmente. E lidera as pesquisas em Santa Catarina e Roraima. Em Roraima, a última pesquisa Ibope aponta um empate em 41% entre Neudo Campos, do PP, e José Anchieta, do PSDB.
O PSDB pode emplacar a maior quantidade de candidatos a governador nas eleições deste ano. Sete tucanos lideram levantamentos de intenção de voto registrados na Justiça Eleitoral, inclusive no maior colégio eleitoral do País, São Paulo.
O partido tem um candidato a mais que o PMDB nas pesquisas, partido que deve conquistar o segundo colégio eleitoral, Minas Gerais, e se manter no terceiro, Rio de Janeiro. O PT e o PSB vêm atrás, cada um com quatro líderes nas pesquisas.
Ao todo, os aliados da candidata petista Dilma Rousseff lideram as pesquisas em 17 estados. Os aliados de José Serra lideram em dez estados.
Fonte: DCI

Rede Própará

Somos uma rede de cidadãos unidos em prol do desenvolvimento do Estado do Pará.Se você é paraense - de nascimento ou de coração - e ama a nossa terra, participe dessa corrente Pró-Pará. Monte a sua rede e ajude a reerguer o nosso estado.