quinta-feira, 30 de setembro de 2010

STF: liminar derruba exigência de dois documentos

O Superior Tribunal Federal acaba (17h30m) de proclamar o resultado do julgamento, que avaliou o pedido de liminar do PT, contra a obrigatoriedade de dois documentos no dia das eleições. Com o placar de 8 votos a favor e 2 contra, cai a exigência dos dois documentos para a votação no dia das eleições.

(DOL com informaçoes do Diário Online)

Pará concluirá apuração antes da meia noite


As dificuldades logísticas decorrente das características geográficas do Pará, que tem vários municípios em regiões de difícil acesso, não impedirão que o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PA) conclua as apurações das eleições de domingo (3) antes da meia-noite, disse hoje (30) o presidente do TRE-PA, desembargador João José da Silva Maroja.
“Desde março de 2009 estamos trabalhando a questão da logística para tornar isso possível”, disse o desembargador à Agência Brasil. “Com isso será possível concluir o trabalho antes da meia-noite”, acrescentou.

Segundo Maroja, o TRE conseguiu com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 16 mil novas urnas para o estado. “Essas urnas possuem uma tecnologia mais avançada. Conseguimos também 380 bgan, que é um tipo de laptop, que facilitará as transmissões. Esses equipamentos mais modernos foram enviados às localidades mais remotas. Dessa forma, os trabalhos serão conduzidos de maneira mais rápida e eficiente”.

Nas eleições de 2008, quando foram eleitos os prefeitos dos municípios paraenses, a apuração só foi concluída às 14 horas do dia seguinte. (Agência Brasil)

Jatene faz caminhadas sexta e sábado

AGENDA 45 - DIAS 01 e 02 DE OUTUBRO

DIA 01/10/2010 - SEXTA-FEIRA
8h - CAMINHADA JURUNAS/CONDOR/CREMAÇÃO

- CONCENTRAÇÃO: FEIRA DO PORTO DA PALHA

DIA 02/10/2010 - SÁBADO
08h - GRANDE CAMINHADA - COM SIMÃO JATENE
- CONCENTRAÇÃO: ESCADINHA (AO LADO DA ESTAÇÃO DAS DOCAS)

Italo em São Domingos do Capim e em Igarapé Miri

Italo Mácola sempre trabalhou pelo bem estar da população paraense.

O Deputado Italo Mácola está no interior do Estado abraçando o povo que, durante seu primeiro mandato, nunca desacreditou de seus propósitos. E o parlamentar correspondeu levando melhorias para os municipios, em especial os da região do Baixo Tocantins e Nordeste do Pará. São inúmeras as manifestações de apoio que Italo tem recebido quando chega nestes municipios, onde predomina o reconhecimento pelo trabalho do Deputado em seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa. Nesta quinta feira, 30, Italo faz caminhada de agradecimento em São Domingos do Capím, entre outros municipios próximos, e na sexta feira, dia 1º de Outubro, fará uma grande caminhada em Igarapé Miri, cidade para a qual Italo destinou recursos responsáveis pelo combate à violência no municipio e pela construção ou reformas da delegacia e escolas. Italo tem um grande trabalho em favor do povo miriense.

Curió-Utinga quer crescer de novo junto com Jatene



A caravana Juntos com o Povo foi recebida com muito entusiasmo pelos moradores do bairro.

Jatene levou a onda amarela de esperança aos moradores do Curió-Utinga
A chuva que caiu na tarde desta quarta-feira (29) não tirou o calor da recepção dos moradores do bairro do Curió-Utinga aos candidatos da coligação Juntos com o Povo, Simão Jatene e Flexa Ribeiro. Os candidatos caminharam pelas ruas do bairro recebendo o apoio e o carinho da população.


A população fez questão de manifestações seu apoio e carinho a Jatene
A aposentada Maria de Fátima Miranda, 70 anos, fez questão de abraçar Jatene. “Você é o melhor de todos, merece ser nosso governador novamente”, afirmou. Oscarina Nascimento também foi para a rua cumprimentar Jatene. “Você é o governador dos pobres. Durante seu governo fez obras pra todos, sem discriminação”.
Já Rosa Bandeira da Silva admitiu ao candidato ter votado na governadora atual, mas se arrependeu. “Ela não fez nada. Pior foi ter feito concurso e não ter chamado os aprovados”, reclamou, revelando a Jatene que sua filha foi aprovada no concurso da Seduc e nunca foi chamada. “Nunca mais voto em candidato do PT”, disse, indignada.

Jatene: "meu reconhecimento a vocês será em forma de muito trabalho para colocar o Pará novamente no rumo certo"
Depois de mais de uma hora de caminhada, Simão Jatene agradeceu a presença de todos e o carinho que recebeu dos moradores. “Nossa campanha cresceu nas ruas, com o apoio de todos. Podem ter certeza que meu reconhecimento a vocês será em forma de muito trabalho para colocar o Pará novamente no rumo certo”.
Nesta quinta-feira, Jatene participa de um mini-comício em Outeiro e depois faz caminhada em Icoaraci.
Texto: Equipe Jatene45
Fotos: Antonio Silva

Terra Firme recebe com festa Caravana Juntos com o Povo



Simão Jatene e Flexa Ribeiro levaram a onda amarela da esperança ao bairro.

Caminhando com o povo. Foi assim que nasceu a candidatura de Simão Jatene.
O Hino do Pará tocado pela banda de música que acompanha Simão Jatene nos eventos por Belém marcou o início da caminhada do candidato na Terra Firme, nesta quarta-feira (29). Jatene foi recebido com festa e muito carinho pelos moradores do bairro.

Na Terra Firme, Jatene foi recebido com muito carinho
Acompanhado do candidato ao Senado Flexa Ribeiro, Jatene caminhou por várias ruas do bairro, passando pelo centro comercial e feira da Terra Firme. Em todos os locais, Jatene era chamado por moradores. “O meu voto e da minha família são dele. Não tenho dúvida que ele é o melhor para o Estado”, afirmou a comerciante Luciana Castilho, moradora há dez anos no bairro.
Da mesma motivação compartilha dona Natalia Barros, 66 anos. Ela mora há 50 anos na Terra Firme e acredita que somente Jatene tem condições de melhorar a segurança no Pará, um dos grandes problemas do bairro. “Ele é o melhor. Vai ganhar com certeza e tudo ficará melhor do que está”.

Com Jatene, programas como o Pro-Paz voltarão a beneficiar a população
Durante a caminhada, Simão Jatene conheceu a creche Escola Comunitária do Lago Verde, que atende 120 crianças carentes do bairro. A creche existe há 21 anos e está precisando de uma reforma urgente para melhor atender as crianças.
O candidato se comprometeu a ajudar na reforma quando assumir o governo. “Nosso trabalho é muito importante porque atende a comunidade mais carente do bairro. Ainda bem que ele vai nos ajudar”, comemorou Socorro Fernandes, presidente do Centro Comunitário Lago Verde.
Os moradores do bairro mostraram ao candidato o canal do Lago verde, localizado na área, que deveria estar sendo beneficiado com obras do PAC. “As obras estão paradas e como sempre a população é que fica no prejuízo”, denunciou Socorro Fernandes.
Ao final da caminhada, Jatene foi homenageado por um grupo de crianças que são atendidas pelo projeto social de Hip Hop, existente há 10 anos no bairro. No espaço onde é desenvolvido o projeto – próximo ao canal do Tucunduba – funcionava um pólo do Pro-Paz, programa que será reativado no governo de Jatene.
Veja mais fotos AQUI.

Jatene agradece apoio dos moradores de Outeiro e Icoaraci


Outeiro e Icoaraci recebem caravana Juntos com o Povo
Jatene e Flexa fazem um mini-comício em Outeiro e depois caminham com o povo em Icoaraci.



Na reta final, a campanha do candidato da coligação Juntos com o Povo ao governo, Simão Jatene, e do candidato ao Senado Flexa Ribeiro continua crescendo. Nesta quinta-feira (30), a onda amarela chega a Outeiro e Icoaraci.
A programação começa na ilha do Outeiro, às 8h00. Jatene e Flexa realizam um mini-comício, no estacionamento da Água Boa, onde vão agradecer pelo apoio do povo do Pará à candidatura vitoriosa que vai reconduzir Jatene ao governo, para o Pará voltar a crescer.
Em seguida, às 9h30, Jatene e Flexa caminham com o povo em Icoaraci, levando a onda amarela às ruas da Vila Sorriso. A concentração será na Rua São Roque com a Sexta Rua.
Vista-se de amarelo, mobilize seus amigos e venha participar de mais este evento vitorioso, rumo a um Pará melhor! Domingo, 3 de outubro, é o dia de mudarmos a história do nosso Estado e voltarmos a crescer, governados por alguém que cumpre o que promete, Simão Jatene.
Texto: Equipe Jatene45
Foto: Antonio Silva

Os prazos que se encerram nesta quinta



Veja aí o que o calendário eleitoral reserva para esta quinta-feira:

* Data em que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral sorteará, entre os seus membros, o relator de cada um dos seguintes grupos, ao qual serão distribuídos todos os recursos e documentos da eleição presidencial na respectiva circunscrição para o primeiro e eventual segundo turnos de votação:

Grupo I - Amazonas, Alagoas, São Paulo e Tocantins;

Grupo II - Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul;

Grupo III - Ceará, Sergipe, Maranhão e Goiás;

Grupo IV - Rio de Janeiro, Paraná, Pará e Piauí;

Grupo V - Bahia, Pernambuco, Paraíba e Santa Catarina;

Grupo VI - Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.

* Data a partir da qual o juiz eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.

* Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

* Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 horas e as 24 horas.

* Último dia para a realização de debates.

* Último dia para o juiz eleitoral remeter ao presidente da mesa receptora o material destinado à votação.

* Último dia para os partidos políticos e coligações indicarem, perante os juízos eleitorais, o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados que estarão habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o pleito eleitoral (extraido do Blog espaçoaberto).

Portaria proibe venda de bebida alcoólica na Eleição



Já foi publicada no Diário Oficial do Estado a portaria conhecida popularmente como 'Lei Seca'. A decisão, assinada pelo delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, proíbe a venda e fornecimento, ainda que gratuito, de bebidas alcoólicas, em todo território do Pará, no próximo dia 3 de outubro, dia das eleições, no horário de meia-noite até às 18 horas.A portaria de número nº 286/2010 atinge os chamados estabelecimentos comerciais de diversões públicas, como bares, boates, lanchonetes e restaurantes, e ainda os vendedores informais.De acordo com o delegado Neyvaldo Silva, diretor de Polícia Especializada da Polícia Civil, a Divisão de Polícia Administrativa (DPA), responsável pela emissão de licenças para eventos festivos, já está orientada a fornecer licenças apenas para festas a serem realizadas até a meia-noite de sábado para domingo, e após as 18h de domingo.A fiscalização do cumprimento da portaria será feita pelos órgãos do Sistema de Segurança do Pará. Quem descumprir a medida será, inicialmente, orientado a parar com a venda. Caso contrário, terá o estabelecimento fechado e será conduzido até uma Seccional Urbana ou Delegacia da Polícia Civil, para responder pelo crime de desobediência. A portaria será encaminhada ao Comando Geral da Polícia Militar para conhecimento.

Abuso na nomeação de assessores


Nota da coluna Reporter Diário desta quinta feira, 30, do Jornal Diário do Pará:


"Desigual


Aliás, somente pela enxurrada de nomeações de assessores publicada no Diário Oficial, excetuadas as admissões por concurso público, a Justiça Eleitoral já teria razão de sobra para impugnar os atos da governadora. Pelo inciso V do artigo 50 da Lei 9.504/97, os agentes públicos estão proibidos de "nomear, contratar ou, de qualquer forma, admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens" sob pena de nulidade de pleno direito, por afetar a igualdade de oportunidade entre os candidatos nos pleitos eleitorais", é o que diz a nota.

Ana Júlia burlou a Lei Eleitoral




Notas extraidas da coluna Reporter Diário, edição desta quinta feira, dia 30/09, do jornal Diário do Pará:




"A governadora Ana Júlia confirmou no debate da TV Liberal que assinou 40% para recompor o soldo na Policia Militar. A noticia, embutida num discurso mais geral, passou despercebida. Mas a informação é trabalhada desde a solenidade de aniversário da PM, quando, na ausência da governadora, a cúpula anunciou uma gratificação de 40% para promover isonomia entre militares e policiais civis, com efeitos já a partir de 1º de Outubro e reflexo no contracheque do mês. Pela Lei Eleitoral, sob a capa de qualquer rubrica, o reajuste salarial é conduta vedada, passivel de nulidade."

E mais:

Proibição

Pela Resolução nº 23.191/2010 do TSE, que normatizou a Lei Eleitoral (9.504/97) para as eleições de 2010, os governantes não podem reajustar os salários do funcionalismo a partir do dia 3 de Julho até a nomeação dos eleitos. A Justiça Eleitoral é convocada a agir, provocada ou não. No caso da gratificação à PM paraense, anunciada em plena corrida sucessória, é competência do Procurador-regional, Daniel Avelino Azeredo, provocar o TRE para impugnar a decisão da governadora, se concretizada, por abuso da máquina.




Para Feldman, PF fêz manobra politica


Jatene faz carreata em seis municipíos do Nordeste, nesta sexta

GRANDE CARREATA NO NORDESTE PARAENSE

DIA 01/10/2010 - SEXTA-FEIRA

MUNICÍPIO: IPIXUNA DO PARÁ
14h - CHEGADA AO MUNICÍPIO DE IPIXUNA DO PARÁ
CONCENTRAÇÃO DA CARREATA: BR 010 EM FRENTE AO HOTEL PLAZA
CARREATA PELAS RUAS DO MUNICÍPIO

14h30min - DESLOCAMENTO PARA O MUNICÍPIO DE AURORA DO PARÁ
15h - CHEGADA AO MUNICÍPIO DE AURORA DO PARÁ
CONCENTRAÇÃO DA CARREATA: BR 010 - PRAÇA DA MATRIZ
CARREATA PELAS RUAS DO MUNICÍPIO

15h30min - DESLOCAMENTO PARA O MUNICÍPIO DE MÃE DO RIO
15h45min - CHEGADA AO MUNICÍPIO DE MÃE DO RIO
CONCENTRAÇÃO DA CARREATA: BR 010 - EM FRENTE AO POSTO TEXACO - CARREATA PELAS RUAS DO MUNICÍPIO

16h15min - DESLOCAMENTO PARA O MUNICÍPIO DE IRITUIA
16h35min - CHEGADA AO MUNICÍPIO DE IRITUIA
CONCENTRAÇÃO DA CARREATA: BR 010 - KM 14
CARREATA PELAS RUAS DO MUNICÍPIO

17h40min - DESLOCAMENTO PARA O MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ
18h - CHEGADA AO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ
CONCENTRAÇÃO DA CARREATA: BR 010 - EM FRENTE AO POSTO TEXACO
CARREATA PELAS RUAS DO MUNICÍPIO

18h30min - DESLOCAMENTO PARA O MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO PARÁ
19h - CHEGADA AO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO PARÁ
CONCENTRAÇÃO DA CARREATA: BR 010 - EM FRENTE AO ROTARY
CARREATA PELAS RUAS DO MUNICÍPIO

19h30min - DESLOCAMENTO PARA BELÉM

MOBILIZE SUA REDE E PARTICIPE!

JUNTOS COM O POVO PRO PARÁ CRESCER DE NOVO

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Resultado da pesquisa CNT/Sensus desta 4ª feira


Dilma tem 47,5% contra 25,6% de Serra, aponta CNT/Sensus

Plantão - Publicada em 29/09/2010 às 10h57m

Reuters/Brasil Online

BRASÍLIA (Reuters) - A candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff reduziu a vantagem na disputa eleitoral, mantendo a possibilidade de ser eleita no primeiro turno, mostrou pesquisa do instituto Sensus divulgada nesta quarta-feira.
Segundo o levantamento, encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), Dilma tem 47,5 por cento das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 25,6 por cento, e Marina Silva (PV), com 11,6 por cento.
Na pesquisa Sensus anterior, divulgada em 14 de setembro, Dilma tinha 50,5 por cento das intenções de voto, enquanto Serra aparecia com 26,4 por cento e Marina Silva (PV), com 8,9 por cento.
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. O Sensus realizou duas mil entrevistas entre 26 e 28 de setembro.
(Reportagem de Raymond Colitt)

Italo Mácola vai a Bagre, Oeiras e Igarapé Miri




Na reta final da campanha para reelegê-lo, o deputado estadual Italo Mácola continua suas visitas ao interior do Estado, regiões que tiveram durante seu primeiro mandato, de quatro anos, uma assistência em várias áreas, como na segurança pública, saude, educação, merecendo do parlamentar recursos diversos visando a melhoria da população dos municipios. Nesta quarta feira, 29, Italo estará em Bagre e Oeiras. Na sexta feira, dia 1º de Outubro, vai participar de uma grande caminhada em Igarapé Miri, cidade-berço do candidato, que mais uma vez vai retribuir nas urnas os beneficios que Mácola proporcionou a esta cidade do Baixo Tocantins. Por onde anda, Italo tem recebido expressivo apoio do povo.

Jatene mostra que entregou o Estado com contas equilibradas



E quem confirma isso é a própria Ana Júlia, num decreto assinado em fevereiro de 2007.


O candidato da coligação Juntos com o Povo, Simão Jatene, mostrou mais uma vez que é o mais preparado para governar o Estado, durante o debate (foto) realizado pela TV Liberal, nesta terça-feira (29). Entre os assuntos mais importantes, Jatene esclareceu aos telespectadores que entregou o Governo para sua sucessora com as contas totalmente saneadas, ao contrário do que o atual governo vem afirmando há quatro anos.

Jatene ressaltou que no seu governo o servidor público foi valorizado com a implantação de diversos programas
Jatene revelou que a atual governadora assinou o decreto nº 029, de 28/02/2007, no qual afirmava que encontrou as contas do Estado saneadas, equilibradas. (Leia matéria sobre isso clicando AQUI).
E mais ainda, a governadora encaminhou um documento ao ministro Guido Mantega, em 20 de abril de 2007, onde expressava que o Estado não só suplantou as metas do resultado primário como também honrou seus compromissos. Além disso, Mantega respondeu em 29 de maio de 2007 que reconhecia o Estado como adimplente.
“Essa seria uma oportunidade de a senhora dizer a verdade. Não usar como desculpa que encontrou o Estado sucateado para justificar o que deixou de fazer pelo Estado”, afirmou Jatene.

Na chegada à TV Liberal, Jatene foi recebido com muito entusiasmo por militantes e simpatizantes
Simão Jatene esclareceu também à população que o Pará perdeu muito por não ter sido escolhido para ser uma das sedes da Copa do Mundo. Para Jatene, não basta ser “amiga” do presidente para fazer as coisas acontecerem no Estado, tem que ter competência para governar. “O seu governo não soube nem ao menos aproveitar um projeto que deixamos pronto, que é a urbanização do entorno do Mangueirão, que prevê a transformação da área num grande espaço de esporte e lazer”, revelou.
O candidato disse que retomará esse projeto – denominado Praça da Juventude -, que inclui a construção de um grande ginásio e diversas quadras de esporte, além de piscina. “O Pará perdeu, sim, uma ótima oportunidade de ter aqui investimentos para obras estruturantes importantes. No nosso governo, o Pará conquistou a oportunidade de ser sede de eventos esportivos internacionais e essa condição foi perdida nesse governo que aí está”, ressaltou.
Jatene lembrou que no seu governo o servidor público foi valorizado com a implantação de diversos programas e que, eleito em 2010, vai expandir programas como o cheque-moradia, Banco do Cidadão, computador do professor, cheque livro, entre outros.
Outro fato importante lembrado pelo candidato diz respeito aos servidores públicos: no Governo Jatene, 29 categorias profissionais de servidores tiveram ganho salarial real. “O atual governo diz que melhorou o salário dos servidores, mas o único aumento significativo foi dado em 2007, quando governou com o orçamento da nossa gestão”.
Jatene também falou sobre meio ambiente: o candidato da coligação Juntos com o Povo lembrou a todos que no seu governo foi implantado o macro zoneamento ecológico-econômico, que definiu áreas de preservação e criou a maior área de conservação do planeta. “O importante é que criamos condições objetivas para vencer o desmatamento”, frisou Jatene.

Nos palanques, eles se revelam

O povo vibra com Jatene, onde Jatene chega.


(Do blog espaçoaberto)

Comício em Salinas revela realidade dos politicos

Na quarta-feira da semana passada, foi armado um palanque em Salinas.Em cima dele, entre outros, Sua Excelência o prefeito do município, Vagner Curi, o dr. Vagner, do PT, o deputado federal Wladimir Costa (PMDB), neojatenista, e alguns petistas. Na discurseira geral, Wladimir, a quintessência da coerência (é uma rima, mas não uma solução), soltou o verbo.Pediu abertamente votos para Simão Jatene, antecipando a adesão que seria anunciada publicamente em Belém, em comício no bairro da Pedreira, no último domingo.E dr. Vagner?O blog ouviu algumas versões.Algumas dão conta de que ele pediu votos apenas e tão somente para Wladimir.Nem tocou no nome de Ana Júlia.Outras indicam que dr. Vagner apenas “sugeriu” – muito sutilmente – que os eleitores votassem na petista, mas não com o empenho e o ardor que seriam de se esperar de um petista como o prefeito.Esse é o clima. De debandada geral.

Brasil só tem a ganhar com o 2º turno



É o que afirma o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso


agestado


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse na noite de hoje estar satisfeito com o aumento das chances de haver um segundo turno na disputa à sucessão presidencial. Pesquisa Datafolha divulgada hoje mostra queda de três pontos porcentuais da candidata do PT, Dilma Rousseff, que está com 46% das intenções de voto. José Serra, do PSDB, tem 28% e Marina Silva, do PV, 14%. "O Brasil só tem a ganhar", afirmou.
"Os dados estão mostrando que estamos nos preparando para o segundo turno", disse FHC, em entrevista concedida ao chegar a evento de lançamento do livro "Ruth Cardoso: Fragmentos de uma Vida", biografia escrita por Ignácio de Loyola Brandão. "Isso é muito bom para o Brasil porque mostra a variedade de opiniões. Estou torcendo e confiando que vamos chegar ao segundo turno."
O ex-presidente afirmou que um segundo turno servirá para amadurecer o debate político no País e para que se conheçam melhor os candidatos e suas propostas. O tucano levantou dúvidas sobre Dilma. "É bom para amadurecer mais e até para o Brasil saber um pouco melhor quem é a candidata que está na frente. Quem sabe exatamente o que ela é?", questionou. "Quem sabe no debate do segundo turno apareça com mais franqueza o ponto de vista de cada um. O Brasil só tem a ganhar."

Queda de Dilma acirra disputa



Agora, são elevadas as chances de 2o turno


Por Eduardo Simões


SÃO PAULO (Reuters) - As denúncias de corrupção na Casa Civil parecem estar cobrando seu preço da líder da corrida presidencial. A candidata governista, Dilma Rousseff (PT), registrou queda de 3 pontos percentuais, segundo pesquisa Datafolha publicada nesta terça-feira, tornando agora incerta a definição da eleição já no primeiro turno.
Segundo analistas, o movimento não pode mais ser atribuído apenas a um ajuste natural dos eleitores que ocorre normalmente próximo à eleição, sendo resultado também do desgaste sofrido pela petista em meio ao noticiário recente recheado de denúncias.
Dilma caiu para 46 por cento das intenções de voto, em comparação aos 49 por cento cinco dias antes, segundo o Datafolha. José Serra (PSDB) se manteve em 28 por cento e Marina Silva (PV) oscilou 1 ponto para cima e agora tem 14 por cento. Declararam voto branco ou nulo 4 por cento e 7 por cento afirmaram não saber em quem vão votar.
Analisados somente os votos válidos, que excluem os brancos e os nulos, Dilma caiu para 51 por cento e a soma de seus adversários subiu para 49 por cento. Na prática, isso significa que não é possível afirmar se haverá segundo turno, já que a margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais.
Para Carlos Melo, professor do Insper-Instituto de Ensino e Pesquisa (antigo Ibmec), além da alteração de reta de chegada que tende a acontecer, há um desgaste da candidatura do governo que "há quatro semanas está sob fogo cerrado".
"É como chacoalhar um limoeiro", comparou Melo. "Você sacode ele dez vezes e não cai nenhum limão. Depois volta lá e sacode mais cinco. Caem cinco ou seis limões. Eles caíram porque chacoalhou as cinco vezes ou porque chacoalhou quinze vezes?"
No final do mês passado, Dilma e sua campanha foram atingidas pelas notícias de quebra de sigilos fiscais de pessoas ligadas a Serra, incluindo sua filha. O tema passou a ser recorrente nos ataques de Serra à petista. Vieram então as denúncias de tráfico de influência na Casa Civil, que levaram à demissão de Erenice Guerra, que foi secretária-executiva de Dilma, quando a candidata chefiava a pasta.
Segundo o Datafolha, desde a última pesquisa realizada antes da saída de Erenice, Dilma perdeu cinco pontos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Atraso em ações do PAC revela má gestão do governo Lula


Caminhadas de Jatene no Mangueirão e no Utinga

Jatene e o vice Helenilson Pontes

DIA 28/09/2010 - TERÇA-FEIRA 8h -

CAMINHADA MANGUEIRÃO - CONCENTRAÇÃO: RODOVIA TRANSMANGUEIRÃO - COMPLEXO CATALINA - REFERÊNCIA PONTO DE TÁXI CATALINA.
19h - CONCENTRAÇÃO PARA O DEBATE TV LIBERAL- TRAV. DR. MORAES ENTRE AV. GOV. JOSÉ MALCHER E AV. NAZARÉ
DIA 29/09/2010 - QUARTA-FEIRA 8h - CAMINHADA TERRA FIRME - COM SIMÃO JATENE

CONCENTRAÇÃO: PRAÇA SÃO DOMINGOS GUSMÃO
16h - REUNIÃO COM AS MULHERES DA COLIGAÇÃO - ENTREGA DE DOCUMENTO SOBRE POLÍTICA PARA MULHERES.

LOCAL: COMITÊ - PEDRO ALVARES CABRAL AO LADO DA BELÉM IMPORTADOS
16h30min - CAMINHADA CURIÓ UTINGA - COM SIMÃO JATENE

CONCENTRAÇÃO: RUA DO UTINGA EM FRENTE AO STAND DE TIROS DO EXÉRCITO.
20h - REUNIÃO PASTORES DA UNIÃO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS DE ICOARACY - UNIGREDIR E ASSEMBLÉIA DE DEUS E IGREJA QUADRANGULAR

CONJ. COHAB N. 103 - IGREJA BATISTA EDEN.
MOBILIZE SUA REDE E PARTICIPE!

JUNTOS COM O POVO PRO PARÁ CRESCER DE NOVO.

"Frente" não fêz liga. Houve debandada!


Candidatos há que não concordam bem com a avaliação, feita aqui no blog (Espaçoaberto), de que há um debandada geral nesta reta final até o próximo domingo, 3 de outubro.

Em relação à campanha da governadora Ana Júlia (PT), a percepção geral é de que, na verdade, a “Frente Acelera Pará” não fez liga, não uniu, não ajuntou, não agregou, não reuniu, não cimentou os apoios das 14 legendas em torno do nome da candidata à reeleição. Por essa avaliação, portanto, os candidatos que agora estão anunciando apoio ao tucano Simão Jatene em verdade nunca estiveram apoiando Ana Júlia. Apenas entenderam que esse era o momento de externar publicamente o apoio que, no fundo do fundão, já vinham dando à candidatura tucana.

O Pará explica, em parte, o fenômeno Tiririca




Wladimir Costa, do PMDB, e seus, digamos, correligionários já debandaram.

Na região nordeste do Pará, há vários – para não dizer muitos - prefeitos que na aparência estão com um candidato, mas por baixo dos panos estão com outros, inclusive oferecendo-lhes estrutura para comícios de final de campanha.O tempo de adesões chegou.A cinco dias das eleições, não existem mais partidos.Não existem mais coligações.Não existem mais alianças.Não existe mais essa coisa de “pelo bem do Pará”.Não existe isso de coerência com programa partidário (putz!).Existe apenas uma coisa: o interesse em buscar votos.Custe o que custar.Doa a quem doer. É assim. Mais ou menos assim. É por isso que Tiririca (na foto) vai sair destas eleições como o deputado federal nominalmente mais votado do País.

Visita de Lula não muda o cenário eleitoral

Jatene continua com a mesma vantagem e com a consagração popular.

Entidade de classe das mais tradicionais e respeitadas do Pará já dispõe da mais recente pesquisa de intenções de voto para o governo e para o Senado. Os dados foram consolidados na última sexta-feira, dia 23.Alcançam os efeitos da recente visita do presidente Lula ao Pará. A conclusão é a seguinte: esse evento não alterou em nada, absolutamente nada, o quadro eleitoral no Estado.Tudo continua como dantes nos quartéis d’Abrantes.Com um detalhe – nada desprezível, muito pelo contrário: mudou o quadro relativo a rejeições.Quem tinha altas rejeições agora passa a ostentar rejeições mais altas ainda. O blog (Espaçoaberto) dispõe de todos os números do levantamento.Mas não pode divulgá-los, é óbvio, porque a pesquisa, feita apenas para consumo interno da entidade, não foi registrada nem no TRE, nem tampouco no TSE.

Jatene ressalta a vocação econômica do Pará

Jatene está sempre junto com o povo.


O candidato Simão Jatene (PSDB) destacou a economia em seu programa no horário político de ontem (27). Ressaltou a vocação econômica do Pará e disse ser importante que se identifique corretamente as suas potencialidades. “Um empreendimento sozinho não dá conta de gerar renda e emprego por todo o Estado”. O tucano lembrou que fez o Zoneamento Econômico-Ecológico responsável, segundo ele, por incentivar a preservação ambiental e a geração de riqueza. “Incentivamos 175 empresas que geraram mais de 150 mil empregos diretos”, disse, mostrando empreendimentos incentivados pelo Estado. Fernando Carneiro (PSol) ressaltou que o maior valor do povo paraense é a fé e que é o único candidato capaz de realizar as mudanças que o povo precisa. “Durante dois meses os candidatos foram os protagonistas da campanha eleitoral, mas no dia 3 de outubro o protagonista será você, eleitor”, ressaltou. Cleber Rabelo (PSTU) criticou o fato de uma mulher governar o Pará, mas a situação das trabalhadoras continuar a mesma. Leia mais no Diário do Pará.

Marina Silva chega nesta terça a Belém

A candidata à Presidência da República, Marina Silva (PV) desembarca hoje (28), entre 9h e 9h30, no Aeroporto Internacional de Belém. Os integrantes do partido vão receber a candidata que segue em um cortejo de carros até a Praça do Pescador, próximo à Estação das Docas. Em seguida, Marina Silva vai fazer uma caminhada pelas ruas da cidade, às proximidades do Ver-o-Peso. Até o fechamento desta edição, o PV ainda não tinha definido o local em que Marina Silva falará com a imprensa. (Diário do Pará)

Semana decisiva para os candidatos ao governo



Faltando cinco dias para as eleições, os candidatos ao Governo do Pará intensificam a caça ao voto. A semana vai ser de programação intensa nas campanhas. Debates, comícios e o encerramento do programa eleitoral estão na agenda. A candidata do PT, Ana Júlia Carepa, trabalha para crescer nesta reta final e garantir um segundo turno. O candidato do PSDB, Simão Jatene, cumprirá agenda oficial aumentando o ritmo das caminhadas na cidade e no interior, considerando que mantém larga vantagem sobre a candidata do PT. Leia mais no Diário do Pará (Com informações do blog)

Eleitores assumem a vez dos candidatos




No próximo domingo, dia 3 de outubro, o destino do Estado será decidido nas urnas, com a realização das eleições para o próximo (a) governador do Pará. Com o objetivo de saber a posição dos eleitores sobre as necessidades do Estado, o DIÁRIO foi para as ruas ouvir a população com uma pergunta simples: “Qual a primeira ação que você faria se fosse eleito governador do Estado?”. Entre as pessoas ouvidas pela reportagem, o senso comum era que os bons projetos seriam aqueles que atendem as necessidades básicas da população, como saúde, segurança e educação. Alguns demonstraram uma certa desilusão com os políticos. Outros acabaram refletindo sobre a questão. Mas todos têm a mesma opinião: o governante deve sempre olhar e ouvir quem está nas ruas, no dia a dia. São eles que sabem o que é melhor para todo mundo. Leia mais no Diário do Pará.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Comicio de Jatene mobiliza 30 mil pessoas na Pedreira




“Vamos à vitória. Vamos fazer o Pará crescer de novo”, disse Jatene à multidão na Pedreira.

Ao final de uma grande carreata popular, na avenida Pedro Miranda, Jatene e os demais candidatos participaram de um dos maiores comícios já realizados na campanha
A candidatura de Simão Jatene ao Governo do Estado caminha para a vitória no primeiro turno, no dia 3 de outubro. Neste domingo, um mega comício com a presença de 30 mil pessoas, no bairro da Pedreira, mostrou a força da campanha da coligação Juntos com o Povo.

Wlad, do PMDB, manifestou publicamente seu apoio a Simão Jatene
Ao final de uma grande carreata popular, na avenida Pedro Miranda, Jatene e os demais candidatos participaram de um dos maiores comícios já realizados na campanha.
Durante o comício, o candidato Wladimir Costa manifestou publicamente seu apoio a Simão Jatene. “Estou com Jatene porque ele é o melhor para o povo do Pará”, enfatizou o deputado, que já apoiou Jatene na sua primeira campanha ao governo, em 2002.

"O principal apoio à nossa campanha é o carinho do povo", disse Jatene
Jatene, em seu discurso, agradeceu a participação de todos na carreata e no comício. Disse que não cansa de se emocionar com as inúmeras manifestações de apoio e carinho que vem recebendo ao longo da campanha por parte da população.
“Não tenho dúvidas de que esta campanha está sendo feita por vocês. Não há emoção maior do que ver as pessoas saindo de suas casas para nos cumprimentar, para acenar positivamente nos apoiando”.

O Pará está acima de qualquer partido e qualquer candidato, diz Jatene
O candidato lembrou que, no início da sua campanha, muitos diziam que ele não teria fôlego para chegar ao final. “No entanto, estamos aqui, cada vez mais fortalecidos. Sabe por quê? Porque tenho o principal que é o apoio do meu povo”, afirmou, sendo bastante aplaudido.
Ao final, Jatene convocou todos à vitória no próximo domingo, dia das eleições. “Vamos à vitória. Vamos colocar o Pará no rumo certo”, concluiu.

O deputado Italo Mácola (foto superior) esteve presente, participou da carreata e fêz um discurso no comício que encerrou a grande manifestação, sendo bastante aplaudido.
Veja mais fotos AQUI.

Abaetetuba mostra sua opção por Italo Mácola


O Deputado Italo Mácola é o nome preferido pela população de Abaetetuba para as eleições de Outubro próximo, que vai reconduzir o parlamentar para mais um mandato na Assembléia Legislativa. O povo do municipio, que tem como Prefeita a sra. Francineti Carvalho, considerada a melhor administradora dos últimos tempos na cidade, fêz sua opção para reeleger Italo Mácola porque atestou ao longo de seu primeiro mandato que Italo dedicou boa parte dele ao progresso de Abaetetuba especialmente nas áreas da segurança pública, da saúde, do saneamento e em defesa das manifestações culturais. O povo vai saber retribuir, garante a Prefeita Francineti Carvalho. Na foto, à direita, bandeiras de Italo na gigantesca manifestação popoular ocorrida no último sábado em Abaetetuba.

Novas fotos da carreata e comicio em Abaetetuba







Literalmente, a cidade de Abaetetuba parou na carreata e para ouvir o discurso de Simão Jatene candidato ao Governo do Estado nas eleições do próximo dia 03 de Outubro. Com Jatene, estiveram vários parlamentares como os senadores Mário Couto e Flexa Ribeiro, o deputado federal Zenaldo Coutinho e o Deputado estadual, Italo Mácola, lider politico do municipio, ao lado da Prefeita Francineti Carvalho, a quem o povo conceitua como a melhor administradora que o municipio já teve. Nas fotos, mais aspectos da consagradora presença da comitiva em Abaetetuba.

Site calcula afinidade de suas idéias com as de deputados



Se você quer votar bem, vale a pena acessar o Extrato Parlamentar.Trata-se de um site que calcula a afinidade política de suas ideias com as de deputados do Congresso Nacional.Segundo o site, “o cálculo de afinidade é baseado em modelos matemáticos, sendo isento de qualquer vínculo político ou partidário.”O banco de dados legislativos do Cebrap é parceiro do Extrato Parlamentar no projeto.Vale a pena conferir.

domingo, 26 de setembro de 2010

Italo e Jatene brilham em Abaetetuba


O municipio de Abaetetuba, que tem como principal liderança, a Prefeita (PSDB) Francineti Carvalho, lotou ruas e praças para receber a cavanava 45 que tem Simão Jatene como candidato ao Governo do Estado do Pará nas eleições do próximo dia 3 de Outubro. O povo foi ao delírio dando a Jatene a certeza de que está no caminho certo junto com o povo na retomada do crescimento do estado. O Deputado Italo Mácola, lider politico em Abetetuba, e que conta com integral apoio da Prefeita, muito querida pela população, acompanhou Jatene e sentiu de perto o quanto é estimado pela população de Abaetetuba, cidade, aliás, pela qual o parlamentar paraense prestou inúmeros serviços durante seu primeiro mandato, como, por exemplo, na luta contra a ocupação da praia do Beja. Italo, sem dúvida, terá expressiva votação neste municipio do Baixo Tocantins. Na foto, Italo e Jatene durante a carreata no municipio.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Italo recebe o carinho do povo do interior

Foto histórica que registra o momento em que Italo anunciava ao povo da Colônia a promulgação da Lei.


Depois de marcar seu mandato com presença constante no interior do Estado, em todo o território paraense, o Deputado Italo Mácola, nesta reta final de campanha, volta à região Oeste do Pará, onde reune nesta sexta feira, 24, em Alenquer, cidade que tem uma imensa gratidão pelo parlamentar. Foi para esta cidade que Italo conseguiu a promulgação da Lei da Colônia Paes de Carvalho que estabeleceu os limites desta Colônia que reune mais de 60 povoações, e, finalmente, sua área ficou delimitada como pertencente ao municipio de Alenquer. Antes, os eleitores da Colônia votavam em Monte Alegre.
No domingo, Italo voltará a Santarém reunindo com lideranças locais, estas ao comando do conhecido lider Chiquinho da UMES. Segunda feira, Italo voltará a Belém, seguindo no dia seguinte para Ulianópolis e Bragança, finalizando suas visitas ao interior na quarta feira, quando estará em Oeiras do Pará.

Eleições aumentam busca por RG


45123

Como já foi divulgado pelos tribunais regionais eleitorais, a Lei 12.034/2009, determinou a obrigatoriedade da apresentação do título de eleitor e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições. Como a identidade é o documento oficial mais importante, há uma corrida aos cartórios eleitorais e postos de atendimento na busca do RG, além da 2ª via do título.

Segundo o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) João Maroja, foi pensando nisso que o tribunal fez uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública (Segup) e Polícia Civil (PC) sobre a necessidade de uma ação integrada para a expedição dos dois documentos juntos.

“Fizemos uma parceria para a retirada da carteira nos cartórios eleitorais junto com o título, inclusive no interior”, afirmou. Mas, segundo a Polícia Civil, a parceria é apenas para a capital, na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE). No interior, é possível retirar o RG apenas nos postos informatizados, onde o documento sai na hora. São 17 postos em todo o Estado.
>> Leia mais no Diário do Pará

Data Folha: Dilma em queda. Está explicado o nervosismo de Lula

Fernando Rodrigues - Folha de São Paulo

O que parecia ser apenas uma reação extemporânea e sem conexão com a realidade ficou agora mais fácil de ser entendida. A angustia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser explicada pelos números da pesquisa Datafolha que acaba de ser divulgada (e foi realizada nos dias 21 e 22.set.2010).

Agora, Dilma Rousseff (PT) tem 49% (tinha 51% há uma semana). José Serra (PSDB) está com 28% (tinha 27%) e Marina Silva (PV) registrou 13% (contra 11% no levantamento anterior). Aqui, todas as pesquisas.



Ou seja, há uma semana Dilma liderava com 51% e estava 12 pontos percentuais à frente de seus adversários somados. Agora, ela está com 49% e os adversário com 42%. A vantagem encolheu para 7 pontos.

É evidente que Dilma continua a franco favorita para vencer a disputa do dia 3 de outubro. Mas algum ruído aconteceu. Exatamente após a eclosão do caso de tráfico de influência na Casa Civil. Daí o nervosismo de Lula, da própria candidata e de vários assessores de alto escalão na campanha petista.

Até duas semanas atrás, havia muita convicção de que Dilma venceria no primeiro turno com uma avalanche de votos. Agora, a certeza continua a existir entre petistas, mas todos temendo que possa estar se estabelecendo uma tendência que leve a disputa para o segundo turno.

Dilma se deu mal em quase todos os segmentos da pesquisa Datafolha. Também confirmou-se que a curva de rejeição da petista sobe lentamente desde meados de agosto, quando 19% diziam que não votariam nela de jeito nenhum. No início deste mês, a taxa foi a 21%. Semana passada, era 22%. Agora, 24%.

José Serra, entretanto, continua o mais rejeitado, por 31% –o mesmo percentual do levantamento anterior. Marina tem uma taxa de 17% (era 18% na última pesquisa). Aliás, a verde tem sido a maior beneficiada do embate entre Dilma e Serra e do ambiente beligerante reinante na campanha.

Numa simulação de segundo turno, Dilma teria hoje 55% contra 38% de Serra. Os percentuais eram de 57% e 35% na sondagem passada. Ou seja, a diferença entre os dois candidatos desceu de 22 para de 17 pontos.

Embora esteja com apoio para vencer a eleição no primeiro turno, a petista perdeu pontos de forma marcante entre eleitores com renda mensal de cinco a dez salários mínimos (caiu de 47% para 37%), entre os de 35 a 44 anos (saiu de 54% para 50%), na Bahia (de 65% para 61%), Distrito Federal (de 43% para 36%) e cidade do Rio de Janeiro (47% para 42%).

No Paraná, Dilma confirmou sua queda da semana anterior. Ela tinha 46% entre os paranaenses nos dias 8 e 9 deste mês. Desceu para 41% semana passada. Agora, está com 39%. Serra manteve-se em 35%.

Entre os vários resultados negativos, o Datafolha trouxe um dado amplamente favorável para Dilma: 75% dos eleitores acham que ela vai ganhar no dia 3 de outubro. Na semana anterior essa expectativa de vitória era de 72%.

Fonte: http://www.oparaense.com.br



---
Esta mensagem foi enviada via sistema automático da Rede Pró-Pará.
Leia mais em: http://www.redepropara.com.br

Jatene45 faz a festa popular sábado em Marabá


Simão Jatene estará neste sábado, 25, na cidade de Marabá. O candidato ao Governo do Estado do Pará, nas eleições do próximo dia 03/10, dispara nas pesquisas aumentando sua diferença sobre a candidata petista. Eis a programação a ser cumprida em Marabá.

DIA 25/09/2010 – SÁBADO

MUNICÍPIO: MARABÁ


8h30min - CHEGADA NO AEROPORTO MUNICIPAL DE MARABÁ - RECEPÇÃO E CUMPRIMENTOS - DESLOCAMENTO EM CARRO PARA A MARABÁ PIONEIRA
9h - CAMINHADA NO CENTRO COMERCIAL (AV. ANTONIO MAIA)
INTERVALO PARA O ALMOÇO
14h30min - ENCONTRO COM GRUPOS DE LIDERANÇAS DA REGIÃO


16h20min - DESLOCAMENTO PARA O BAIRRO DA LIBERDADE
16h 30min - CAMINHADA NO BAIRO DA LIBERDADE (AV. PARAISO COM BOA ESPERANÇA)
19h15min - DESLOCAMENTO PARA A IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA
19h30min - CHEGADA NO GINÁSIO DA FL. 16 PARA PARTICIPAÇÃO DE CULTO DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE MADUREIRA.

RETORNO PARA BELÉM
MOBILIZA PARÁ!
JUNTOS COM O POVO PRO PARÁ CRESCER DE NOVO

Nepotismo e corrupção, marcas do governo petista


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CNBB promove debate sem "pegadinhas"


Os quatro principais candidatos à Presidência da República terão raras chances para trocar farpas durante o debate capitaneado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) hoje.

As regras definidas pela entidade “amarram” as possibilidades de confronto entre Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Sampaio (PSol). Ficou acertado que não haverá perguntas sobre escândalos e denúncias. Os presidenciáveis também não poderão fazer perguntas uns para os outros.

Em apenas dois dos cinco blocos, os candidatos poderão “comentar” a resposta do adversário. Nem essa possibilidade de “comentário” estava prevista no formato de debate proposto inicialmente pela CNBB. Mas as equipes dos candidatos acabaram pressionando pela mudança.

“Será um debate sem pegadinha. Os eleitores estão cansados de ataques pessoais e queremos o máximo possível de debate de ideias e propostas”, afirmou Daniel Seidel, secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB. As questões dirigidas aos candidatos serão formuladas por entidades, como a Anec (Associação Nacional de Educação Católica) e a Abruc (Associação Brasileira de Universidades Comunitárias), que promovem o debate junto com a CNBB. O debate ocorrerá das 21h30 às 23h30. Será transmitido pelos sites das entidades que promovem o evento, além de TVs e rádios católicas. (Diário do Pará com Folhapress)

Ana Júlia é recebida com protestos na RBA

Quinta-Feira, 23/09/2010, 13:41:25

A candidata ao governo, Ana Júlia Carepa assim que chegou, por volta das 13 horas, ao prédio do Grupo RBA, onde foi entrevistada para o programa Barra Pesada Especial, foi recebida em meio a protestos por parte dos trabalhadores da Cohab. .

A entrevista foi ao ar, no canal 13 da RBA, às 13h50. (Diário Online)

Os três grandes erros da campanha de Ana Júlia

Petistas – os militantes, os verdadeiros, os históricos, os genuínos – estão preocupados, para não dizer preocupadíssimos, com a performance de campanha da governadora Ana Júlia nesta reta final que leva até 3 de outubro.
O blog conversou com alguns deles.Todos confiáveis.Todos ponderados.Todos torcendo para que Sua Excelência reverta a situação em que se encontra e passe para o segundo turno.
Mas todos convictos de que, para evitar uma derrota para o tucano Simão Jatene já no primeiro turno, é preciso que muita coisa mude.E mude já.E mude da água para o vinho.
O blog pediu a esse punhado de petistas para apontar quais têm sido os principais erros, os mais notáveis e decisivos erros, os crassos erros na área de comunicação da campanha petista para o governo do Estado.
Do que o blog ouviu, os erros podem ser resumidos em três:


1 – Erro de conceito – Ana Júlia teria errado porque insistiu na tese da campanha desenvolvimento, insistiu em bater na tecla do desenvolvimento. O mesmo erro de Oziel Carneiro (“O Pará vai disparar”), quando disputou e perdeu para Jader Barbalho em 1982; o mesmo erra de Sahid Xerfan, quando perdeu para Jader; o mesmo erro de Jarbas Passarinho, quando perdeu para Almir Gabriel; o mesmo erro de Almir Gabriel, quando perdeu para Ana Júlia; e o mesmo erro agora de Ana Júlia. Num Estado como o Pará, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em níveis africanos, falar em desenvolvimento soa ora como escárnio, ora como discurso desprovido de sentido. Não tem outra saída: a campanha de Ana Júlia teria que insistir no social.
2 – Erro de imagem – A imagem da governadora que é mostrada na televisão é muito diferente da guerreira, da lutadora, da mulher destemida, da mulher sintonizada com o povo, da mulher que fez sua trajetória a partir dos movimentos estudantis e sindicais. Ana Júlia, segundo a avaliação ouvida pelo blog, é mostrada quase com uma rainha da Inglaterra, muito produzida, muito arrumada, uma dondoca, praticamente. Entre os que a veem na telinha dessa forma, a tendência é não votarem mesmo nela. Ao contrário, os petistas reconhecem que, na campanha tucana, Simão Jatene vem sendo mostrado como alguém que tem uma grande intimidade com o eleitor, com o telespectador. “Ele passa aquela imagem do teu antigo professor de matemática, do cara bom, do cara que trava logo uma enorme intimidade, uma enorme sintonia contigo”, compara um dos petistas.
3 – Erro de não aceitar o confronto – A campanha de Ana Júlia teria errado por se mostrar passiva, lerda, lenta, tardia demais para reagir aos ataques à imagem da governadora. Um dos petistas lembrou que, em alguns círculos, chamam a isso, jocosamente, de síndrome do corno. É como o sujeito que de manhã passa na casa do vizinho e grita: “Cornoooo”. O vizinho não reage. No segundo dia, a mesma coisa; no terceiro, idem; e no quarto, no quinto... Até que o vizinho corno começa a reagir. Quando reage, além de corno, acham que ele também é agressivo. No caso de Ana Júlia, a avaliação é de que a reação reflexa aos ataques praticamente não houve. E seus adversários conseguiram consolidar uma imagem negativa da governadora.
Os petistas ouvidos pelo blog não concordam, em hipótese alguma, que as poucas obras creditadas à gestão de Ana Júlia representam empecilho de monta para sua baixa performance eleitoral.
Em reforço a essa convicção, lembram Duciomar, o Costa, o huno, Duciomar Costa, o prefeito de Belém, que tinha uma rejeição acima de 70%, não podia nem sair na rua, mas mesmo assim ganhou a eleição do peemedebista José Priante.
Os petistas revelam até a convicção de que os números do governo Ana Júlia seriam muito mais positivos, mais favoráveis do que os relacionados ao governo Jatene, ainda que essa mesma comparação não se sustente quando considerados os 12 anos seguidos de tucanato no Pará.
Mas acham que, independentemente de acharem que Ana Júlia fez um governo melhor que o de Jatene, essa realidade não está chegando ao eleitor.
E o eleitor passa a preferir outros, que não Ana Júlia.
Fonte: http://blogdoespacoaberto.blogspot.com/2010/09/os-tres-grandes-erros-da-campanha-de.html

Um caminhão de propaganda irregular

O caminhão ficou pequeno para a quantidade de placas irregulares de propaganda eleitoral recolhidas na tarde de ontem após uma operação realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), pelas ruas de Belém.Apenas nas avenidas Doca de Souza Franco e Pedro Álvares Cabral, foram retiradas cerca de 250 placas, que prejudicavam a passagem de pedestres, ou seja, estavam instaladas em desacordo com a legislação eleitoral. A oficial da comissão de fiscalização de propaganda do TRE/PA, Kelen Maués, afirmou que desde que a campanha eleitoral iniciou mil placas irregulares já foram retiradas das ruas.
SEM ESPAÇO - Todo o material apreendido é levado para a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE). Lá, já quase não há mais espaço para tanto material irregular. “Estamos apenas cumprindo com uma determinação do Ministério Público Eleitoral. Eles passam a ordem para retirarmos das ruas o material, vamos lá e retiramos”, informou Kelen. A oficial não disse se haverá outra operação, porém, o TRE afirma que os candidatos devem cumprir com a legislação eleitoral, caso contrário, terão o material apreendido.Para os eleitores, a atitude do TRE está correta. “É um absurdo mesmo. Às vezes a gente quer caminhar e não tem espaço porque a calçada está tomada de propaganda. Nosso direito de ir e vir não pode ficar comprometido. Tem que retirar da rua mesmo”, disse a professora Solange Santos. (Diário do Para)

MPE apreende gasolina de filho do vice de Ana Júlia


O crime eleitoral teria sido flagrado em Barcarena


O Ministério Público do Estado apreendeu, na manhã de ontem, em um sítio no município de Barcarena, seis camburões de combustível que seriam doados a quem participasse de uma carreata em apoio ao candidato a deputado federal Lúcio Vale (PR), que é filho de Anivaldo Vale, vice-prefeito de Belém e candidato a vice-governador na coligação que apóia a reeleição de Ana Júlia Carepa.Representantes do MPE foram até a residência após denúncia anônima e constatou o estoque de gasolina no local e vários carros com adesivo do candidato.Segundo a promotora pública Ana Maria Magalhães, no momento em que a fiscalização chegou, algumas pessoas confirmaram que a gasolina seria utilizado pelos carros que estavam no ato a favor da candidatura de Vale. “Isso foi dito informalmente por eles. Mas, como não é da minha jurisdição, encaminharei o caso e as fotos registradas no local ao Ministério Público Eleitoral”, afirmou.Mesmo assim, o dono do sítio, que até o final da tarde de ontem não havia sido localizado, deverá responder, pelo MPE, por crime ambiental, por armazenamento proibido de combustível.

REPRESENTAÇÃO - Já o procurador eleitoral, Daniel Avelino, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que vai aguardar a representação da promotora para investigar possíveis indícios de conduta vedada aos agentes públicos.O procurador reiterou ainda que a simples cessão de combustível pelo candidato, com seus próprios recursos de campanha, nesse caso, não representa crime eleitoral, salvo em casos em que fossem utilizados estrutura e recursos públicos para tal ato.A reportagem do DIÁRIO DO PARÁ tentou contato com o candidato Lúcio Vale, mas até o final da tarde de ontem, não conseguiu localizá-lo. (Diário do Pará)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Jatene vai estar nesta quinta em Abaetetuba

O candidato Simão Jatene, que lidera todas as pesquisas de opinião pública para o Governo do Estado do Pará, tendo ampliado sua vantagem na pesquisa do Ibope em três pontos, em relação à primeira (agora a vantagem é de 13 pontos), estará no municipio de Abaetetuba nesta quinta feira, 23, conforme programação oficial distribuida por sua assessoria:

DIA 23/09/2010 – QUINTA FEIRA

MUNICÍPIOS: ABAETETUBA

15h – CHEGADA AO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA

- RECEPÇÃO

- DESLOCAMENTO, EM CARREATA.

CONCENTRAÇÃO: PRAÇA NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO – BAIRRO ALGODOAL

TÉRMINO DA CARREATA: Av. PRINCIPAL – DOM PEDRO II

- CAMINHADA

19h – COMICÍO

LOCAL: Av. PRINCIPAL – DOM PEDRO II

RETORNO PARA BELÉM

Povo do Jurunas reiterou apoio a Italo







Mais uma vez, o povo do bairro do Jurunas demonstrou seu apoio e carinho ao Deputado Italo Mácola. Esta demonstração de afeto e reconhecimento aconteceu durante a caminhada que o parlamentar fêz pelo bairro na última terça feira, quando foi recebido com abraços e garantia de apoio nas eleições de outubro, ele que concorre à reeleição para deputado estadual, sob o número 45123. Os moradores da Roberto Camelier, envolvendo ruas como a Tambés, Fernando Guilhon, Quintino, até a Estrada Nova, receberam Italo Mácola com alegria e abraços, numa viva demonstração pelo tratamento que o parlamentar dispensou ao bairro do Jurunas no seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa. Nas fotos, Italo é recebido com festas pelos moradores.

"Alan Kardek" é reconhecido a Italo Mácola







Na caminhada que fêz na última terça feira pelo bairro do Jurunas, demorando-se na confluência da Roberto Camelier com a Travessa Tambés, o Deputado Italo Mácola recebeu diversas homenagens dos moradores e de instituições do bairro, notadamente do Centro Comunitário Alan Kardek, para o qual Italo conseguiu Emendas (recursos financeiros) que permitiram os dirigentes do Centro procederem a reformas no prédio, inclusive com a colocação de um novo telhado, acabando com sérios problemas que aconteciam na Associação. Nas fotos, aspectos da caminhada de Italo no bairro do Jurunas.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Confirmação antecipada da adesão a Jatene

Parte do PR, que tem como presidente regional o ex-deputado Anivaldo Vale, começa a debandar da campanha da “Frente Acelera Pará”, reunião de 14 legendas formada para apoiar a reeleição da governadora Ana Júlia (PT), que tem o próprio Anivaldo como vice em sua chapa.O primeiro que anunciou publicamente a decisão de abandonar Ana Júlia para ingressar no ninho da campanha tucana de Simão Jatene é o deputado estadual Adamor Aires (na foto), eleito em 2006 com 23.500 votos e novamente candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado.No último sábado, num comício em Capanema, Adamor subiu ao palanque de Jatene e anunciou que decidira, juntamente com seus aliados na região nordeste do Pará, aderir à candidatura do tucano.



Posição conhecida - Em conversa com o blog por telefone, no início da tarde de ontem, Adamor, que naquele momento estava em Santa Luzia do Pará, não apenas confirmou ter desertado da “Frente Acelera Pará” como revelou que sempre foi contrário a uma aliança do PR com o PT. “Passei a apoiar o Jatene, sim. Essa minha posição já era conhecida anteriormente. Estou apenas exteriorizando agora”, contou o parlamentar ao blog.Adamor informou que já deu conhecimento de sua decisão ao presidente do partido, Anivaldo Vale, a quem se referiu de forma elogiosa, muito embora, a partir de agora, ambos estejam em campos opostos.“Tenho um grande respeito pelo Anivaldo. Tenho por ele um grande carinho, uma grande simpatia. Ele tem o meu reconhecimento por seu trabalho na organização partidária. Ele é um quadro importante da política paraense”, destacou o parlamentar.Adamor Aires, segundo disse ao blog, considera que o governo Ana Júlia nunca honrou compromissos com aliados, tratou com desprezo e consideração, durante este quase quatro anos, a Assembleia Legislativa e, além de tudo isso, não está fazendo uma boa administração.

Elogios a Anivaldo - O parlamentar disse que, na mensagem em que comunicou à direção do partido sua decisão de debandar da campanha de Ana Júlia, deixou claro que o fazia “porque eu não posso me curvar a um projeto de governo que não respeita os aliados, que não respeita o povo paraense, que não respeita mais ainda o Poder Legislativo do Estado. Porque este governo realmente não respeita o Poder Legislativo paraense”.O deputado contou que, internamente, todos no PR sabiam de sua resistência ao apoio à recandidatura de Ana Júlia. “Eu colhi, desde o princípio, o sentimento de que o partido não fizesse uma aliança com o PT. De certa maneira, nós fazíamos esse tipo de explanação aos nossos companheiros, aos nossos dirigentes, inclusive ao deputado Anivaldo. Mesmo assim, a direção partidária resolveu fazer essa coligação com o PT. Mas chega um determinado momento em que você não suporta mais aquilo que está dentro de você. Você quer, na verdade, exteriorizar para os seus amigos, para a sua base eleitoral. Ficaria muito estranho que nós, aqui da base, compactuássemos como este governo”, justificou o parlamentar do PR. Ele acrescentou que não houve uma gota d’água, não houve uma motivação específica para que aderisse a Jatene. “Isso vem se acumulando durante o próprio mandato da governadora. Mas talvez o que mais pesa numa hora dessas é a pressão da nossa base política. São os nossos vereadores. São os nossos prefeitos, é a própria população, que fica próxima da gente aqui no interior e que cobravam, exigiam uma postura, uma posição. E não podemos fugir da raia numa hora dessas”, confirmou.

Prefeitos mudam de barco - Adamor garante que, nas regiões do interior do Pará por onde tem passado, sobretudo a região nordeste, a receptividade ao nome de Jatene em relação à de Ana Júlia é “significativa”, como ele mesmo classificou. O deputado acrescentou que vários prefeitos estão aderindo ao tucano. Mencionou o prefeito de Cachoeira de Piriá, Albenor Pontes, do PMDB, que no último sábado também foi ao comício de Jatene e anunciou publicamente sua adesão ao candidato do PSDB.O deputado contou que a campanha só fez reforçar a sua convicção de que a base partidária do PR sempre esteve incomodada com a aliança do partido com o PT. “Essa minha posição é uma posição isolada, essa exteriorização é isolada. Mas, no fundo no fundo, a nossa militância não está acompanhando a Ana Júlia. Nós estamos notando isso claramente”, reafirmou Adamor Aires.