sábado, 27 de abril de 2013

Ação Social em Ananindeua









Hoje (27) em Ananindeua, no Ginásio Abacatão, aconteceu um projeto Municipal voltado para ação social e contou o apoio e o prestígio do Deputado Italo Mácola. O evento foi organizado e liderado pelo prefeito Manoel Pioneiro.
A Prefeitura de Ananindeua, juntamente com as Secretarias Municipais; Secretaria Municipal de Cidadania Associação Social e Trabalho (SEMCAT) com a secretária Lenice Silva Antunes, Secretaria de Saneamento (SESAN) com o secretário Osmar Nascimento, Secretaria de Cultura Esporte Lazer e Juventude (SECELJ) com o secretário Alexandre Gomes, Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) com o Secretário Marco Antônio, Secretaria Nacional de Emprego (SINE) com a secretária Ana Karina, como apoio a TV Record, Grupo de Evangelização da Igreja Universal com o espaço Bem – Estar e Secretaria Municipal de Educação  - Projeto Ônibus Biblioteca.
A programação começou às 12h, com o ginásio lotado e o atendimento foi feito com a distribuição prévia de senhas conforme a necessidade de cada um e foram encaminhados aos diversos estandes montados no local.
Foram oferecidos os seguintes serviços:
(SINE) Emissão de 200 CTPS; 100 Agendamentos Seguro Desemprego. 
(Prefeitura Municipal) Orientação Jurídica.
(SESAN) Orientações sobre; Ação Social; Coleta de Lixo; Código de Postura de Ananindeua; Feiras e Mercados; Iluminação Pública.
(SECELJ) Avaliação Física.
(SEMCAT) Orientação CAD Único; Bolsa Família;
(SESAU) Teste de Glicemia; Pressão Arterial; Prevenção; Distribuição de contraceptivos; Orientação Geral.
(PROJOVEM Adolescente/ Projeto Ônibus Biblioteca) Capacitação de professores e alunos; oferecendo atividades escolares; leitura de histórias de Monteiro Lobato; exposição de livros infantis; apresentação de Teatro; Fantoches; entregas de bombons e pipocas.
(Estande Mary Kay) Maquiagens; Cosméticos; Divulgação.
(Estande Grupo de Evangelização da Igreja Universal) Espaço Bem-Estar, Oferecendo Massagens; Manicure; Pedicure.
(TV Record)  Ofereceu Shows as 16 horas; transmissão ao vivo do programa Balanço Geral; Entretenimentos.
O prefeito Manoel Pioneiro e comitiva, visitaram ainda as obras em andamento no Município e coordenou o mutirão da Limpeza.

ASCOM - Deputado Italo Mácola








quinta-feira, 25 de abril de 2013

Planalto sofre revés em lei que barra siglas




BRASÍLIA - O Palácio do Planalto foi duplamente derrotado na noite desta quarta-feira, na tentativa de votar o projeto de lei que cria dificuldades para a criação de novos partidos e asfixia as candidaturas à Presidência da ex-ministra Marina Silva e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a tramitação da proposta logo depois de o Senado ver-se obrigado a encerrar, por falta de quórum, a sessão que decidiria o pedido de urgência para a votação do projeto.
Na liminar, pedida pelo PSB, Mendes afirmou que cabe ao STF analisar questões internas do Congresso em casos de "flagrante desrespeito ao devido processo legislativo ou aos direitos e garantias fundamentais". O ministro suspendeu a tramitação do projeto até que o plenário do Supremo decida se a proposta pode ou não ser votada pelos senadores.
O texto já foi aprovado pela Câmara em votações tumultuadas, nas quais o governo passou o rolo compressor sobre os deputados. Se for aprovado, o projeto impede que novos partidos tenham acesso à maior fatia do Fundo Partidário e do tempo de propaganda na TV.
Gilmar Mendes destacou na liminar que a proposta foi aprovada na Câmara com "extrema velocidade de tramitação". Para ele, está configurada a possibilidade de violação aos princípios democráticos, do pluripartidarismo e da liberdade de criação de legendas.
"A aprovação do projeto de lei em exame significará, assim, o tratamento desigual de parlamentares e partidos políticos em uma mesma legislatura. Essa interferência seria ofensiva à lealdade da concorrência democrática, afigurando-se casuística e direcionada a atores políticos específicos", afirmou na decisão. Segundo ele, o STF já havia decidido, ao julgar o caso da criação do PSD, que o parlamentar pode mudar de partido e levar consigo o tempo de TV e a parcela do Fundo Partidário.
Durante o dia, senadores contrários à aprovação do projeto – do PSDB, PSB e dissidentes do PMDB, PR e até do PT – usaram a tribuna para criticar a presidente Dilma Rousseff, segundo eles empenhada em aprovar o projeto e, com isso, enfraquecer potenciais adversários na disputa eleitoral.
A urgência foi articulada pelo líder do PTB, Gim Argello (DF). "Isso é uma missão. Sou base do governo. Sou Dilma Rousseff. Nunca escondi isso", disse.
Apesar disso, faltou quórum para aprovar o requerimento. Embora 76 senadores estivessem presentes na Casa, só 23 votaram quando foi decidida a urgência, o que derrubou a sessão – era necessária a presença de 41.
Críticas. Os peemedebistas Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE) atacaram o governo. "Isso que está aí é um Pacote de Abril de quinta categoria. Havia uma ditadura, um ato institucional, havia cassações, havia marechais, havia todo mundo", disse Simon, referindo-se ao Pacote de Abril de 1977, imposto pelo então presidente Ernesto Geisel. A medida criou a figura do senador biônico para evitar a vitória do MDB, o único partido de oposição na época.
"Hoje nós estamos numa democracia. O Brasil está livre. O Supremo está livre. A presidente da República está livre. O povo está livre. Podemos fazer o que quisermos dentro da democracia. Nós estamos nos entregando! E nós nos entregarmos é ato de covardia. Talvez tenhamos de nos referir à marechala presidente. Talvez, daqui a pouco, ela tenha de aparecer com um casaco diferente, que pode até continuar sendo vermelho – sua cor preferida –, mas com estrelas. O Pacote de Abril da dona Dilma começou, e o pior é que quem começa não volta para trás e se acostuma", bradou Simon.
Jarbas acrescentou: "Essa senhora Dilma tem a formação muito pior que muitos generais da ditadura. Ela é intolerante, autoritária. O PT não fecha o Congresso porque não tem força. Se tivesse, talvez fechasse".
Para o senador Aécio Neves (MG), provável candidato do PSDB ao Planalto, Dilma já começou a "fazer o diabo" na campanha pela reeleição. "A prova disso é a mobilização do PT no Congresso para tentar aprovar o projeto que derruba a portabilidade do tempo de TV e de recursos do Fundo Partidário para os novos partidos, o que diminui expressamente o interesse de políticos de debandarem para novas legendas, como a Rede Sustentabilidade, de Marina Silva", afirmou. / DÉBORA ÁLVARES, JOÃO DOMINGOS, MARIÂNGELA GALLUCCI e RICARDO BRITO Leia aqui a matéria completa do jornal O Estado de São Paulo.

Prestação de Contas do Governo



Hoje houve a reunião de Prestação de Contas do Governo na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, compondo a mesa o vice-governador Helenilson Pontes, presidente deputado Márcio Miranda e o secretario de planejamento Sério Bacuri. O vice-governador colocou em pauta dois assuntos de extrema importância dos paraenses.

A Assembleia Legislativa sempre esteve a serviço independentemente do projeto, que pode ser do governo, ou pode ser do parlamentar ou da oposição a ALEPA sempre colocou, nesta legislatura especialmente, os interesses do Estado do Pará acima de qualquer outro interesse, seja de partido ou político, é importante dar ênfase para que não cair no pecado de dimensão da importância que nós temos.

“Eu queria agradecer em nome do poder Executivo, a parceria fundamental da Assembleia, inclusive especialmente da oposição que sempre ajudou, apresentando alternativas, soluções e ajudando sempre a construir um marco regulatório com a finalidade de suprir a necessidade da sociedade”  diz o vice-governador Helenilson Pontes.

Divisão de Emendas

O fato que aconteceu ontem (24) no senado federal na comissão de assuntos econômicos, que o governo dopara considera como uma agressão histórica da federação brasileira contra os interesses do Pará e dos paraenses.
O Estado sofreu um grande golpe. O governo Federal tomou a iniciativa de fazer a reforma do ICMS, e a reforma é basicamente a reforma das alíquotas ICMS das operações entre os estados.
O Governo Federal enviou uma medida provisória, estabelecendo um critério, que todas as trocas interestaduais se farão á nível de 4%, e estabeleceu uma exceção, as saídas interestaduais da zona franca de Manaus serão feitas a 12%, por tanto, pela medida provisória, quando o Estado do Pará mandar mercadoria pra Manaus, o Pará ficaria com 4 %, quando Manaus mandar para o Estado do Pará, Manaus ficaria com 12%.
O Governo do Estado já redigiu e apresentou uma emenda provisória, que diz, que nas relações entre os Estados do Amazônia, todos teriam que estar submetidos ao nível de 12%, um tratamento igualitário entre o Amazônia e Manaus. O Estado lutará contra essa descriminação do Pará.  O vice-governador Helenilson Pontes pediu a união dos parlamentares estaduais e federais de todas as bancadas do Pará, para pressionar pela aprovação da emenda apresentada pelo Senador Flexa Ribeiro (PSDB) que inclui o Pará é o único estado da Amazônia que não faz parte da área de livre comércio, o que permite uma cobrança diferenciada de ICMS nas transações entre os Estados.

Prestação de contas
Nota Geral:

O BNDS á um mês atrás enviou uma correspondência suspendendo todos os repasses ao Estado do Pará, enquanto o Estado, não regularizar as prestação de contas da operação de 366. O Banco notificou o Pará, declarando que não receberia nenhum centavo do BNDS enquanto não houver uma nova prestação de contas.
Entendendo a Operação 366:
O governador do Estado, Simão Jatene, anunciou que a Auditoria Geral do Estado (AGE) identificou irregularidades na prestação de contas de operações de empréstimos bancários junto ao Banco do Brasil e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) pela administração de Ana Júlia Carepa. Dezesseis notas fiscais idênticas, que totalizam R$ 77 milhões, foram apresentadas aos dois bancos para justificar financiamentos distintos.
A iniciativa de Simão Jatene é - juntamente com os outros poderes - evitar o engessamento do Estado, que corre o risco de ficar inadimplente caso não retifique a prestação de contas junto aos BNDES, o que inviabilizaria qualquer outra operação de crédito ao Pará no momento.
O empréstimo de R$ 366 milhões tomado junto ao BNDES para repasse em grande parte aos municípios está cheio de falhas, como por exemplo, a não identificação de fonte detalhada de recursos, o que dificultou o rastreamento do dinheiro dentro das contas públicas. “Até o momento, dos R$ 275 milhões repassados ao estado pelo BNDES, apenas R$ 232 mil estão com a rubrica aplicada corretamente. O restante está em fontes de recursos diferentes os quais foram movimentados na conta única do Estado”, disse o governador em uma das entrevistas sobre o assunto.
O BNDES já informou ao Estado que a prestação de contas deve ser retificada sob pena do Estado ser incluído no Cadastro de Devedores. Para não ficar inadimplente, o Governo do Pará usará projetos a partir do início da administração de Simão Jatene com recurso oriundo do tesouro do Estado para comprovar os gastos anteriores. “É uma solução jurídica já aprovada pela entidade financeira, mas isso nos trará dificuldades na nossa prestação de contas futura. O Estado, no entanto, não correrá o risco de ter que devolver imediatamente o dinheiro liberado e muito menos pagar uma multa de 50% sobre o valor transferido até agora”, explicou o governador.
Os presidentes do TCE e da Assembleia Legislativa garantiram ao governador apoio tanto na área de fiscalização dos recursos aplicados como na investigação sobre a emissão dos mesmos documentos fiscais para validar empréstimos diferenciados. O governador informou que, de posse desta análise, o Procurador Geral do Estado, Caio Trindade, deverá ingressar na Justiça com um pedido de improbidade administrativa e até mesmo com infrigências penais contra os autores das irregularidades. O governador Simão Jatene reuniu todos os deputados estaduais, e explicou pessoalmente, as graves irregularidades que envolvem a prestação de contas do empréstimo junto ao BNDES.
Do valor de R$ 366 milhões do BNDES para serem aplicados em obras, R$ 187 milhões deveriam ser repassados aos municípios; R$ 42 milhões serviriam a emendas parlamentares; R$ 16 milhões seriam de uso exclusivo do Estado para livre aplicação em obras e R$ 121 milhões deveriam ser destinados a despesas de capital, especificadas na lei  N° 7.424/2010 que autorizou o empréstimo. No entanto, dos 143 municípios do Estado que deveriam receber recursos da operação 366, 62 não receberam nenhum repasse, outros 62 tiveram valores a menor repassados, apenas 5 tiveram valores iguais ao previsto no anexo I da lei, além de 14 que receberam os privilégios.
Será prestado conta do valor de 235 mi, com investimentos realizados neste Governo, com a autorização da Assembleia Legislativa e a nova lei que já foi aprovada. O governo só receberá o recurso necessário para os projetos e investimentos quando apresentarem a prestação de contas de todos os 275 mi.
No entanto, as obras não estão paradas, porque o Estado esta colocando recursos do Tesouro, com a autorização do BNDS, as obras estão sendo feitas e já tem 100mi de recurso do Tesouro aplicados nelas, 275, 279, Alça Viária, PA 150, estão sendo feitos para avançar as obras independentemente da liberação dos 955mi do PROINVEST, e dos 400mi do Banco do Brasil. O fato do BNDS ter suspendido as liberações, não impediu que o Estado desse continuação aos trabalhos, e estarão sendo feitas pelo Tesouro até o BNDS aceitar a prestação de contas.
Todos os recursos que a Assembleia aprovou, ainda não foram recebidos pelo Estado do Pará, em função da questão de prestação de contas da operação 366. O Governo aguarda uma resposta do BNDS em 60 dias.
A operação da educação está na Secretaria Tesouro do Nacional, depois irá par ao CAI, depois irá para o Senado.

ASCOM - Deputado Italo Mácola 

Feira do Livro no Hangar


A XVII Feira Pan Amazônica do Livro abre no dia 26 de abril, às 19h, no Hangar, com o show “O Pará em Canto”, que reunirá grandes nomes da Música Popular Paraense. “Vamos fazer um passeio pelo nosso repertório mais clássico. Teremos canções de Waldemar Henrique, Mestre Isoca, Chico Senna, Ruy Barata e Nilson Chaves, entre outros, inter- pretados por Camila Honda, Nana Reis, Liah Soares, Olivar Barreto e Paulo André Barata. Será um grande painel musical da nossa música autoral”, diz o músico Luiz Pardal, diretor do show. Além das interpretações de canções de autoria de compositores, que marcam a história da música paraense, a apresentação vai contar ainda com Tony Soares, Almirizinho Gabriel e Ronaldo Silva.

‘’Há muitos nomes, grandes obras que ilustram a história da música paraense. Na Feira Pan Amazônica deste ano, a ideia é fazer uma pequena mostra do que se tem aqui, musicalmente, a oferecer’’, diz Luiz Pardal. Muitos não estarão presentes com suas composições, mas certamente serão lembrados, como Mestre Verequete, Cupijó, Mestre Vieira e tantos outros. Dona Onete ganhará espaço, assim como Mestre Lucindo, ambos ilustres nomes do nosso carimbó, e Nilson Chaves, que encabeça uma outra geração de grandes talentos da nossa música. Mas foi preciso elencar e definir o show, e nele foram inseridas composições de notáveis ex-poentes, sem desmerecer nenhum outro.

O maestro Wilson Fonseca, o Mestre Isoca, por exemplo, completou em 2012, centenário de nascimento, e ganhou inúmeras homenagens. Nascido em novembro de 1912, em Santarém, faleceu em março de 2002, em Belém, deixando uma obra de mais de mil composições, diversificadas em peças sacras, clássicas, populares e folclóricas.

Toda a obra do compositor foi catalogada por ele, enquanto vivia. Fonseca já teve sua obra registrada em CD’s como “Projeto Uirapuru - O Canto da Amazônia - vol. 1”; “A Música e o Pará” (Duo Pianístico da UFPA); “Projeto Pará Instrumental - vol. 3” (Amazônia Jazz Band); “Encontro com Maestro Isoca” (2ª Bienal Internacional de Música de Belém, PMB, 2002); “Sinfonia Amazônica” (vol. 1 e 2), estes últimos gravados pela Orquestra Jovem Wilson Fonseca, de Santarém.

Ruy Paranatinga Barata também nasceu em Santarém, sob o signo de câncer, no dia 25 de junho de 1920, e morreu em São Paulo, em 23 de abril de 1990, quando pesquisava sobre a passagem de Mário de Andrade pela Amazônia. Com seu filho Paulo André Barata compôs, em parceria, um vasto número de canções que se tornaram referência em todo o Estado do Pará. Não se pode falar de música paraense sem que seu nome esteja presente.

Já Chico Sena, é uma figura indissociável da noite belenense durante a década de 1980. Músico e compositor, ele é considerado um dos grandes compositores da música popular do Pará, dono de uma vasta produção autoral, influente até hoje, mas talvez ainda pouco conhecida pelas novas gerações. Nascido no município de Abaetetuba, criado entre artistas e músicos da capital paraense, Chico Sena teve a carreira interrompida de forma precoce, aos 26 anos.

E por fim, Waldemar Henrique da Costa Pereira, que nasceu na cidade de Belém, no dia 15 de fevereiro de 1905. A primeira música de sucesso de Waldemar Henrique foi ‘’Minha Terra’’, composta em 1923. Em 1929 estudou no Conservatório Carlos Gomes. Sua família era contra, e seu pai insistiu para que ele se desviasse de sua vocação empregando-o num banco. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1933, onde estudou piano, composição, orquestração e regência. Suas obras têm principalmente como tema o folclore amazônico, indígena, nortista e brasileiro. Waldemar faleceu em 29 de março de 1995, aos 90 anos.

Rádios, teatros e cassinos do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte foram os locais onde Waldemar Henrique mais atuou. Excursionou também por várias outras cidades do Brasil e pelo exterior, como Argentina, Uruguai, França, Espanha e Portugal. Por mais de dez anos, o compositor dirigiu o Theatro da Paz, em Belém, cidade onde, em setembro de 1979, foi inaugurado um teatro para 220 pessoas, batizado com seu nome.
Serviço
A Feira Pan-Amazônica do Livro, no dia 26 de abril só será aberta às 19h.
A partir do sábado, 27, fica aberta das 10 às 22h, até dia 5 de maio, com entrada franca.
Mais informações sobre toda a programação, no site: www.feiradolivro.pa.gov.br.

Por Secult

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Clipping do dia



Reunião com o Governo na ALEPA

Amanhã, quinta-feira (25), às 9h na Assembeia Legislativa do Estado do Pará, haverá a reunião de representantes do Governo do Estado com os deputados. O Governo vai esclarecer e detalhar os projetos estruturantes que vem tocando com recursos oriundos dos empréstimos autorizados pela ALEPA, com contrapartida do Tesouro Estadual. Dentre essas obras, estão os 9,6 km da Avenida Independência, o prolongamento da João Paulo II, a conclusão PA-150 na parte estadual da rodovia, estrada de Colares, estrada de Monte Alegre, Ponte sobre o rio Curuá (que interliga Alenquer e região), portos, hospitais regionais (construção e ampliação), centros de convenções entre outros.


A importância da eleição na UEPA


A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza eleição hoje para a escolha da lista tríplice que será submetida ao governador Simão Jatene para nomeação dos novos Reitor e Vice-Reitor da instituição, no período de 2013 a 2017Participam da eleição os aproximadamente 1.300 professores, mil funcionários e 15 mil estudantes. Concorrem ao pleito a professora Ana Cláudia Serruya Hage, do Centro de Ciências Sociais e Educação, e os professores Juarez Antônio Simões Quaresma e Moacyr Magno Palmeira, ambos do Centro de Ciências Biológica e Saúde.
Eleicao-reitor
Imagem: Ascom da UEPA
A eleição é importante, uma vez que a A UEPA tem tido um papel de significado crescente ao longo dos últimos anos.
Hoje, a instituição tem uma ação destacada na qualificação de professores para a educação em todo o território estadual, o que é fundamental para o futuro das próximas gerações pareaenses.
A UEPA também é a única instituição a manter um curso de Medicina no interior do Pará – em Santarém, implantado na primeira gestão de Simão Jatene no governo do Estado – e começa este ano o segundo curso de Medicina, no campus de Marabá.
Importante destacar, ainda, que a UEPA tem o maior centro de formação em educação física do Estado.
Assim, boa sorte à UEPA na eleição de hoje. O que se espera é que o processo eleitoral transcorra de forma correta e leal, sem o uso de manipulações ou utilização da máquina do Poder.
Eleição em universidade tem de ser exemplo para as campanhas fora dela.

UEPA/ Blog Nilson Pinto

Infocentros do Navegapará abrem inscrições para cursos gratuitos


Infocentros do Programa Navegapará estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de informática na capital e no interior do estado. No geral, a capacitação ofertada é voltada à informática básica com utilização de software livre, mas o conteúdo pode ser diversificado de acordo com cada centro de inclusão digital.
Os infocentros são resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Empresa de Processamento de Dados (Prodepa), Banpará, Fundação Amazônia Paraense (Fapespa), entidades do terceiro setor, prefeituras e outras instituições. Eles são espaços disponíveis para toda a população, equipados com computadores, internet de banda larga e que visam, prioritariamente, possibilitar o acesso dos cidadãos às tecnologias da informação e comunicação.
Cada infocentro conta com a presença de instrutores bolsistas responsáveis por ministrarem as aulas, sendo que, ao final de cada curso, os alunos capacitados recebem um certificado. Desde 2008, já foram capacitadas, por meio das oficinas ofertadas pelo Navegapará, 21.445 pessoas.
Atualmente, existem 179 centros de acesso livre à internet em todo o estado, sob coordenação geral da Secti. Acesse o endereço eletrônico http://www.infocentros.pa.gov.br/ e saiba qual o infocentro mais próximo de sua comunidade.
Confira alguns infocentros que estão com inscrições abertas para cursos gratuitos:
Infocentro: Associação dos Moradores do Bairro do Aeroporto Velho em Santarém - PA
Período de Inscrição:15/04 a 26/04/2013
Início das aulas: 29 de abril
Horário das turmas: segunda e quarta: 14h às 15:30h / Terça e quinta: 14h às 15h30 e 15h30 às 17h
Contato: (93) 3062-0531 (Maria do Socorro Araújo dos Santos)
Infocentro: Associação dos Moradores do Bairro do Maracanã em Santarém – PA
Período de Inscrição:15/04 a 30/04/2013
Início das aulas: 6 de maio.
Horário das turmas: Manhã: Segunda e quarta: 8 às 10h - Terça e quinta: 8 às 10h / Tarde: segunda e quarta: 14 às 16h / Terça e quinta: 14h às 16h
Contato para informações (93) 91333-3458 (Maria Cristina) (93) 9128-8846 (Maria de Fátima) (93) 9124-5905 (Raimundo Batista)
Infocentro: São Domingos Esporte Clube. Bairro: Jurunas, em Belém – PA
Período de Inscrição: 29/04 a 10/05/2013
Início das aulas: 13 de maio
Horário das turmas: segunda e quarta: 08h30 às 09h30 e 10h às 11h
Terça e quinta: 8h30 às 9h30 e 10h às 11h
Contato: (91) 3272-6469 (Manoel Lima Brito)
Infocentro: Centro Comunitário Allan Kardec, Bairro: Jurunas em Belém - PA
Período de Inscrição:21 a 31/04/2013
Início das aulas: 2 de maio
Horário das turmas: Manhã: 8h15 às 10h15 e 10h15 às 12h / Tarde: 14h15 às 16h e 16h15 às 18h
Contato: (91) 8126-4214/9153-1090 (Odraci da Silva Santos)
Infocentro: Ação Social Integrada  ao Palácio do Governo, Bairro Pedreira (Lomas Valentinas, 1150)
Período de inscrições: 21/04 até preenchimento das vagas
Início do curso: 1/06/2013
Horário das turmas: 8 às 10h e 10h às 12h
Contato para informações: 3344-4202 / 3344-4235
Infocentro São Paulo. Bairro: Icoaraci, Belém
Período de Inscrição:10/04 a 4/05/2013 - 13 vagas.
Início das aulas: 5/5/2013.  
Horário das turmas: segunda e quarta: 15h-17h
Infocentro: Almir Gabriel, município de Marituba
Período de inscrições: de 15/04 a 30/04
Horários das turmas: das 8h às 09h30; das 10h às 11h30; das 14h às 15h30; das 16h às 17h30.
Início das aulas: maio
Infocentro: Associação do Desenvolvimento Sustentável de Palestina do Pará- ADSUSPP, município de Palestina do Pará
Curso ofertado: Informática Básica
Período de inscrições: Sempre há cadastro de pessoas interessadas em ingressar nos cursos.
Início e término do curso: Maio
Dia e horário das turmas: segunda a sexta - 4 turmas: 7h30 às  9h30 e 10h30 às 11h30
Agência Pará

Pará e Mato Grosso elaboram projeto de ferrovia para escoar produção


O Pará e o Mato Grosso deram mais um passo nesta quarta-feira, 24, para consolidar uma parceria que busca a integração logística entre as regiões Norte e Centro-Oeste, por meio de uma ferrovia, que ligará os dois Estados, reduzindo os custos para o escoamento da produção das duas regiões, tanto para o mercado brasileiro quanto para o internacional.

O assunto foi discutido nesta manhã pelo governador Simão Jatene e os presidentes da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda, e do Mato Grosso, José Geraldo Riva. Além dos chefes do Legislativo, também participaram da reunião os titulares das Secretarias do Pará de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, e de Indústria, Comércio e Mineração, David Leal.
Fizeram parte da comitiva liderada pelo deputado Riva, o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia do Mato Grosso, Alan Zanatta, e os assessores parlamentares Nelson Salim Abdala e André Nóbrega, que fazem parte da equipe mato-grossense para viabilizar o projeto.
O encontro, realizado no gabinete do Comando Geral do Polícia Militar, teve como objetivo traçar novos encaminhamentos para o projeto. A proposta inicial, apresentada pela comitiva mato-grossense, é que a ferrovia partisse do município de Água Boa, na região do Araguaia, em Mato Grosso, e chegasse até Barcarena, no nordeste do Pará, com o traçado paralelo às rodovias BR-158, PA-150, BR-222 e BR-010 (aproximadamente 1.600 km). O investimento estimado pela comitiva é de mais de R$ 3 bilhões.
Também foi discutida a possibilidade da ferrovia, em um primeiro momento, partir do Mato Grosso até Marabá, no sudeste paraense. “Essa alternativa reduziria os custos iniciais em cerca de um terço”, contabilizou o governador, para logo em seguida propor a discursão de uma Parceria Público-Privada (PPP), com o Pará e Mato Grosso bancando, se necessário, a maior parte dos recursos. A ligação com o nordeste paraense seria viabilizada com a construção de duas pernas, uma até Barcarena, e outra até o porto de Espadarte, em Curuçá.
Pará e Mato Grosso trabalharão, a partir de agora, para avançar como o estudo de viabilidade, o projeto básico, a discursão do melhor traçado, e a forma de implantá-lo. “Entrarei em contato com governador do Mato Grosso (Sinval Barbosa), que é nosso amigo com experiências positivas de articulação, para discutirmos como será feita essa consultoria. Agora é arregaçarmos as mangas e nos darmos a mãos para avançarmos nesse projeto”, afirmou Simão Jatene.
Ao final do encontro, os parlamentares dos dois Estados avaliaram positivamente reunião e demostraram otimismo em dar continuidade ao projeto. “Acreditava que Mato Grosso estava excessivamente otimista em relação a esse projeto, mas depois de encontrar o governador Simão Jatene e sua equipe nós chegamos à conclusão que não é apenas um sonho e que é sim, um projeto viável e se inicia agora”, afirmou José Geraldo Riva.
Márcio Miranda também informou que agendará uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e que depois o mesmo será feito no Pará. “Precisamos vender essa ideia, não só para os investidores, como também para os demais parlamentares, o setor produtivo e toda a sociedade. Provavelmente isso vai custar, no mínimo, um bilhão de cada Estado”, disse.
O deputado completou afirmando que a ferrovia será um marco no desenvolvimento do Norte do país. “Não é só o escoamento de produção, é uma integração na Amazônia. Não é só levar o que a gente produz no interior do Estado, mas também trazer produtos dos grandes centros do mundo para o Pará e todo o Brasil. É uma via de mão dupla”.
Simão Jatene também avaliou de forma positiva o encontro e destacou que o desenvolvimento propiciado pela integração entre Pará e Mato Grosso será importante para reduzir pobreza e desigualdade. “Só tem um caminho para obtermos sucesso nessa luta, que é através da produção e da geração de emprego e renda. O que nós discutimos hoje foi isso. Uma ferrovia que integre o Pará e o Mato Grosso entre si e com o resto do mundo, é sem dúvida, um projeto que merece toda a nossa atenção”, concluiu.
Agência Pará

Pela Memória, Pela Verdade dos Jornalistas Paraenses.

A Audiência Pública é aberta para todos.
Participe hoje, de um emocionante resgate da História. 

Maternidades no Pará vão ter que se adequar à Lei do Acompanhante


Hospitais e maternidades públicos e particulares do Pará vão ter que se adequar à Lei do Acompanhante. Eles ganharam um prazo de 45 dias para garantir o direito das grávidas no momento do parto.
Por meio do Sistema único de Saúde (SUS), a universitária Renata Aires foi à uma maternidade pública em Belém para dar a luz em 2011. Além de não poder optar pelo parto normal, ela conta que teve que pagar R$ 600 por um quarto, para ficar com acompanhante. Mesmo assim, na sala de cirurgia, enfrentou tudo sozinha.
“Tu te imaginas, nove meses esperando para dar a luz para a primeira filha, de repente tu ta deitada numa cama, numa sala fria, com a porta aberta com as pessoas transitando, com você nua, toda exposta. As pessoas te tratam nem como se fosse um pedaço de carne, como se tu fosses uma incubadora. Tu não tens a menor privacidade, eles não têm o menor respeito por aquele momento. Pra ti, é a tua primeira filha, é uma coisa que tu sonhou, que tu ama, mas pra eles é só mais uma mulher”, afirma Renata Aires.
Fragilizada, na época Renata tinha pouca informação sobre a Lei do Acompanhante, que entrou em vigor em abril de 2005. A Lei proíbe as maternidades de impedir a entrada da pessoa que vai acompanhar a gestante ou de restringir o tempo de permanência e a escolha desse acompanhante por sexo.
Por causa do não cumprimento da Lei em grande parte dos serviços de saúde, o Ministério Público Federal (MPF) deu um prazo de 45 dias para que sete hospitais e maternidades da capital se adequem às normas. De acordo com o MPF, algumas maternidades não têm estrutura para fazer o parto humanizado.
Considerado um bom exemplo de respeito da Lei do Acompanhante, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém, implantou há dois anos salas privativas onde a gestante tem toda estrutura física e apoio do acompanhante desde o trabalho de parto até o nascimento do bebê.
“O acompanhante vai ter um fator importantíssimo no desenrolar desse parto. Ele vai fazer com que ela tenha mais confiança em si mesma, que ela tenha mais coragem de enfrentar o parto sem tanta ansiedade, sem tanto medo. É provado cientificamente que as complicações do parto são menores quando a parturiente se sente segura, se sente confortável e está acompanhada por quem dela cuida, que ela quer que esteja com ela”, explica Layse Braga, médica obstetra do hospital.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Criação da Frente Parlamentar de Navegação de Portos do Estado

Nesta terça feira, 23 de abril, o Deputado Italo Mácola (PSDB) teve a iniciativa de protocolar requerimento na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, pleiteando a criação da Frente Parlamentar de Navegação de Portos no Pará, que tem como finalidade tratar do transporte hidroviário e portos do Estado, principalmente em relação à logística de transporte aquaviários. Já em pauta esperando a aprovação da mesa, com o apoio de todos os deputados estaduais. Como justificativa, Italo Mácola da ênfase, no que diz respeito a infraestrutura hidroviária, que está tendo uma evolução lenta, insatisfatória e marcada por improvisação e controversas ambientais. E, em relação aos portos, executando os terminais graneleiros especializados, construídos pela iniciativa privada, os portos classificados pelo Ministério dos Transportes como organizados, como os de Belém, Santarém e Óbidos, estão em situação precária, com equipamentos obsoletos, de baixa produtividade.




Dia do Livro


O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.

Governador anuncia investimentos para a região do Lago de Tucuruí




Na reunião com os prefeitos da região do Lago de Tucuruí, promovida pelo governo do Estado nesta segunda-feira (22) em favor do pacto “Trabalhando juntos pelo desenvolvimento do Pará”, o governador Simão Jatene anunciou a implantação de uma unidade técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o levantamento de estudos para viabilizar a construção de ginásios poliesportivos em todas as escolas públicas estaduais e o reforço na segurança pública com a entrega, mês que vem, de mil automóveis e 400 motocicletas para todo o Estado.
As demandas apresentadas pelos prefeitos, durante a reunião, fizeram referência aos setores da educação, segurança pública, meio ambiente e infraestrutura. O governador acolheu, junto com secretários de Estado, os pedidos feitos e disse que muito pode ser executado, desde que os gestores sejam parceiros na hora de fiscalizar e cuidar das obras. Pavimentação asfáltica ainda foi o item mais solicitado.
“É incrível como todos os prefeitos solicitam o programa Asfalto na Cidade. Ainda hoje, estivemos em Breu Branco acompanhando a conclusão de dez quilômetros de vias pavimentadas. O Para é cortado por sete mil quilômetros de estradas, e destes, quase quatro mil já foram pavimentados. Nosso trabalho continua no que tange o acesso da população por esses caminhos”, frisou o governador, que entrega a obra de Breu Branco no próximo mês.
 
Educação – Jatene chamou atenção dos gestores municipais para o efetivo compromisso com “Pacto pela Educação”, lançado este ano pelo governo. “Meu sonho é que este programa seja de cada município e da sociedade como um todo. Precisamos fazer do Pacto pela Educação uma prioridade. À medida que a educação se universalizou, se perdeu a qualidade. Temos consciência que podemos minimizar as problemáticas educacionais valorizando os salários dos professores e investindo na infraestrutura das escolas, e este é um esforço conjunto, mas é preciso um projeto de dedicação a compreender que a educação e o único caminho para que possamos reconstruir uma sociedade melhor”, afirmou o governador.
As demandas que atualmente são encaminhadas à Sema, em Belém, poderão, a partir do próximo semestre, ser solucionadas na própria região do Lago de Tucuruí. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, defende que o modelo de descentralização gerencial adotado pelo governo possibilitará que mais de 275 atividades econômicas que chegam a causar impactos locais possam receber a licença ambiental na sede do município, quando necessário.
“Este processo, além de facilitar a atividade dos empreendedores locais, aumenta a geração de renda no município por aumentar também a arrecadação, originada do recolhimento de taxas. A partir dos escritórios regionais, a Sema em Belém terá maior eficiência na resolubilidade de projetos com impactos estaduais”, destacou o secretário.
Os gestores municipais agradeceram ao governador pela iniciativa.  O prefeito de Itupiranga, Benjamin Taste (PT), definiu o encontro e as ações do governo como “democráticas e produtivas”. “Saímos desta mesa satisfeitos, pois nossas reivindicações foram ouvidas e encaminhadas. Chegamos aqui para trazer ao governador tudo de que a população precisa. Agora, voltarei a Itupiranga e direi que futuramente escolas serão reformadas e construídas e que teremos reforço na segurança de nossa cidade. Vamos aguardar esperançosos”, frisou.
Além do chefe do Executivo, participaram da reunião o vice-governador, Helenilson Pontes, secretários de Estado das áreas prioritárias, deputados estaduais e federais e vereadores locais. Até junho deste ano, o governador se reúne com os gestores das regiões de Carajás, Tapajós, Baixo Amazonas, Araguaia e Xingu.

sábado, 20 de abril de 2013

Reunião de Lideranças

As 18 horas do dia 19 de abril, o Deputado Italo Mácola foi a Mosqueiro para uma reunião as com as lideranças da comunidade Baía do Sol, tratar sobre carências da comunidade, e possíveis melhorias.


Agenda PSDB


O Deputado Italo Mácola está se programando para a Convenção Municipal, Estadual e Nacional do partido - PSDB.

No dia 28 de abril de 2013, haverá a Convenção Municipal na Câmara Municipal de 8h às 14h.

No dia 10 maio de 2013, haverá a Convenção Estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Pará de 14h às 19h.

No dia 18 de maio de 2013, haverá a Convenção Nacional em Brasília ( haverá confirmação de local no dia 01/05). 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Credibilidade


O Deputado Italo Mácola havia se comprometido com a comunidade miriense, para a realização da Ponte sobre o Rio Igarapé-Miri, que liga o Município de Igarapé-Miri com; Baião, Cametá e Breu Branco. Sem medir esforços junto com o Governador do Estado do Pará Simão Jatene, conseguiram a liberação da 1ª Ordem Parcial de Serviço, autorizando a construção da mesma. Mais uma vez o Deputado lutando pelo povo.
A Secretaria de Estado e de transportes e a diretoria de transportes terrestres, enviaram a 1ª ordem parcial de serviços, autorizando a proceder com a mobilização para início dos serviços de construção da Ponte de concreto sobre o Rio Igarapé-Miri.

Como fazer senhas seguras (e lembrar-se delas depois)

E-mail, Facebook, banco, site de compra, celular: tudo precisa de senha. Para não ter surpresas com hackers, saiba como criar uma combinação segura - e guardar tanto número depois


Na nuvem 
Não escreva as senhas num papel. Alguns programas gratuitos, como o Keepass.com, guardam as senhas, criptografadas, para você. (Sim, precisa de senha para acessá-las). Mas só use para guardar as menos importantes, como as de documentos de texto. Nível de segurança - Fraco




Estique

Use no mínimo 8 caracteres. Em 2009, um hacker descobriu a senha de 32 milhões de usuários do site de jogos RockYou. 30% dos usuários usavam senhas de até 6 caracteres - foram os mais fáceis de hackear. Nível de segurança - Fraco




Fogo e paixão

Associe a sua música preferida à senha. E aproveite para misturar maiúsculas e minúsculas. Por exemplo, Fogo e Paixão, do Wando, vira FoEPa; o refrão ´você é luz, é raio, estrela e luar´ fica: VoLuRaEsLu. Ou use seus hobbies. Se é fã de fórmula 1 ou astronomia, use as iniciais das equipes ou dos planetas. A dica é separar um pacote mental para cada tipo de senha: relacione sempre redes sociais a músicas, e e-mails a planetas, por exemplo. Nível de segurança - Médio


U5e núm3r0s

Troque letras por números visualmente semelhantes. O E pode ser o 3, o A vira 4, o O vira zero. Ou escolha números com significado, como o tamanho das roupas: 42 (calça) + 39 (sapatos). Fuja de datas de aniversários e do óbvio: a senha mais repetida no site da RockYou era 123456 ou 12345. Nível de segurança - Médio




#&$%!

Adicione símbolos. Use o # (sustenido) se a senha tiver a ver com música; ou cifrão ($) se a senha tiver relação com dinheiro. No Facebook, uma senha com letras e números é considerada de segurança ´mediana´. Com um único símbolo, passa para ´alta´. Nível
de segurança - Seguro




Troca-troca

Senhas devem ser trocadas a cada dois meses. Por isso, mude apenas a ordem dos caracteres. Por exemplo, a senha FoEPa pode passar para PaEFo. Coloque também alguma referência ao serviço utilizado. Wando + Facebook = FoEPaFb. Nível de segurança - Seguro


Super Interessante

Sony lança serviço de internet mais rápido do mundo – e 34 vezes mais barato que a banda larga no Brasil




O serviço, que está sendo lançado no Japão, promete velocidade média de 2 Gbps (download) e 1 Gbps (upload). Para se ter uma ideia do que isso representa, é velocidade suficiente para baixar um filme em alta definição, com 1,4 GB, em menos de seis segundos. O preço também é bastante atraente: o serviço custará o equivalente a US$ 51 mensais. Isso significa que o consumidor estará pagando aproximadamente US$ 0,025 por megabit de velocidade. No Brasil,
a banda larga mais barata custa US$ 0,85 por megabit. Trinta e quatro vezes mais.


Super Interessante

terça-feira, 16 de abril de 2013

Manifestantes protestam na PA-275, no sudoeste do Pará


Nesta segunda-feira (15), manifestantes reuniram-se para protestar na PA-275, no trecho que liga Curionópolis a Eldorado dos Carajás, sudeste do Pará. A rodovia permaneceu interditada durante toda a manhã. Os manifestantes reclamam dos buracos e da falta de sinalização. Nos dois municípios, o comércio fechou às portas durante meia hora. Os comerciantes pedem melhorias para diminuir os prejuízos provocados pelas condições da estrada.
g1

Produção orgânica no Pará terá profissionais capacitados



Curso promovido pela Sagri forma instrutores e certificadores. Programa Boi Orgânico do Pará foi lançado nesta segunda-feira (15).


Um curso iniciado nesta segunda-feira (15), em Belém trata da formação de pessoal para a produção de produtos orgânicos no Pará. A importância da produção orgânica sustentável foi enfatizada também em seminário, ações promovidas pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).
A legislação e a certificação de produtos orgânicos foram temas dos encontros, que reuniram especialistas e produtores de várias regiões do Estado. O seminário sobre legislação e procedimentos da certificação orgânica continua até sábado (20), com o curso de formação de instrutores e certificadores de produtos orgânicos do Pará.
Na abertura do curso sobre certificação orgânica, a secretária adjunta da Sagri, Eliana Zacca, alertou para a exigência cada vez maior de produtos saudáveis, incorporados às boas práticas sustentáveis de qualidade, que abrem um nicho de mercado promissor em todos os continentes. “O boi orgânico é um exemplo que temos condições de atender, com a exportação do boi em pé. É uma forma de agregar valor à produção e renda ao produtor”, enfatizou a secretária adjunta.
O Boi Orgânico do Pará é um programa da Sagri lançado durante o evento. O objetivo é incentivar o uso de tecnologias que reduzam a emissão de gás carbono, de acordo com a legislação brasileira e normas internacionais, e ajudem os pecuaristas no processo de certificação. A prioridade do governo é o Arquipélago do Marajó, onde está o maior rebanho bubalino do Estado, com a finalidade de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região. “Temos que inovar em termos de produto, ou não nos manteremos no mercado”, afirmou Eliana Zacca.
Vilson Schubert, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pará) e vice-presidente da Faepa, informou que vem acompanhando os novos processos de produção agrícola, pecuária e extrativismo vegetal, e reiterou a necessidade de adequar a produção às mudanças do mercado.
Certificação orgânica
Alexandre Harkaly, diretor executivo do Instituto Biodinâmico (IBD), uma das maiores empresas de certificação orgânica do país, ressaltou que o mercado de orgânicos tem crescimento significativo no mundo, em torno de 15%, mas o Brasil não explora o seu potencial - é o 4º país em área certificada, com 1,7 milhão hectares, sem contar com as áreas de extrativismo. O Pará tem o maior número de produtores legalizados, cerca de 3.600, mas perde para o Mato Grosso do Sul em produtos certificados.

Harkaly disse que o Pará tem produtos naturais com importante penetração no mercado externo, e informou que depois do açaí a mandioca vem despertando o interesse internacional por não ser um produto transgênico, como o milho e a soja. “A questão não é vender um simples produto, mas um conceito de qualidade”, frisou.
g1

segunda-feira, 15 de abril de 2013

XV campeonato de surf na pororoca em São Domingos do Capim









No XV Festival da Pororoca em São Domingos do Capim, o Deputado Italo Mácola esteve presente como apoio cultural, Também presentes, Prefeito Yoiti Nakata, Secretario da SEEL Marcos Eiró, Diretora de Eventos da SEEL, Ana Julia Chermont e o Presidente da Associação Brasileira de Surfistas da Pororoca (Abraspo) Noélio Sobrinho.
O 15º Campeonato de Surf na Pororoca aconteceu  nesta quinta-feira, 11, no município de São Domingos do Capim, no nordeste paraense, e reuniu surfistas profissionais e amadores do mundo inteiro. A programação teve apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) com diversas atividades, como o Torneio de Futebol de Areia e Vôlei de Praia masculino e feminino, o Pororoca Figth (MMA) e a grande novidade desta edição: o Surf Noturno. Nesta modalidade os atletas usaram pranchas de surf iluminadas com LED. O equipamento foi fabricado na Espanha.
A vasta programação incluiu torneios esportivos, oficinas, palestras educativas e atendimento na área da saúde. Mais de 100 homens das Polícias Civil, Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e agentes de trânsito do Detran farão a segurança durante o evento. Na sexta-feira, 12, a programação continuou com oficina de Pintura Corporal realizada pelo Instituto de Artes do Pará (IAP). No mesmo dia, a atração principal: o esperado Surf na Pororoca, que aconteceu na Ilha do Tóio e Mirante do Barriga, com a participação do bicampeão mundial de surf, Teco Padaratz.
Um grupo de surfistas ,entraram nas águas do rio Capim em busca de manobras.
No sábado, os surfistas saíram da orla da cidade em direção ao Igarapé dos Paus. A programação ainda contou com o Campeonato de Canoagem de Maratona Livre para os homens ao longo do rio e para as mulheres a competição aconteceu na orla da cidade. Durante a noite a festa é comandada pela banda Cavaleiros do Forró.
O Surf na Pororoca encerrou no domingo, 14, ainda com programações esportivas e culturais. Pela manhã houve passeio ecológico de canoagem que limpou as margens do Rio Capim. Um ônibus da Caravana da Leitura e Filmes, da Fundação Tancredo Neves, levou entretenimento para a população da cidade e os participantes do evento. À noite aconteceu a entrega das premiações, encerrando as atividades com o show da Aparelhagem Búfalo do Marajó, na Arena Pororoca.