quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CPI do DETRAN consegue novas informações



A Comissão parlamentar de inquérito, que tem como objetivo principal, a investigação de alguns esquemas denunciados, de que o Departamento de Transito do Estado do Pará patrocinava a prática de atividades desportivas, foi iniciada no dia 29 de maio de 2013 e tem como presidente o deputado Italo Mácola (PSDB). No dia 28 de agosto, aconteceu outra reunião onde estiveram presente, além do presidente, o relator deputado Fernando Coimbra (PSD), o membro da CPI deputado Carlos Bordalo (PT), o deputado Tião Miranda (PTB) e deputado Parsifal Pontes (PMDB). 
A reunião recebeu a oitiva da gerente do CIRETRAN de Salinópolis Elisabeth Thamires de Souza Cordovil, esposa do jogador Santa Cruz de Cuiarana Esmael Santos. O Presidente Italo Mácola procurou saber, a identidade da servidora, atuação no órgão, como foi a admissão, de quem foi a indicação, quem a entrevistou e o valor do seu salário. Thamires explicou que foram enviados 10 currículos para 5 vagas, e todas foram preenchidas coincidentemente com as esposas de jogadores, o CIRETRAN estava precisando de servidores atuantes. A servidora diz não ter conhecimento de muitas das dúvidas da CPI, e falou ser incapaz de responder algumas perguntas e concluiu ao dizer que o DETRAN não tem fundo bancário para o CIRETRAN.  
Encerrando o presidente, transferiu a palavra aos demais membros da comissão, para que tirassem suas dúvidas e solicitassem requerimentos. O relator Fernando Coimbra, ao conversar com a servidora, solicitou o requerimento de documentos da vida funcional, folhas de ponto, memorandos, acesso funcional ao sistema, desempenho e horário. A CPI solicitou também a oitiva do ex-diretor do DETRAN Álvaro Ayres, o qual entrevistou as esposas dos jogares e as escolheu para ocupar o cargo. 
O deputado Carlos Bordalo, advertiu a servidora a respeito do compromisso de falar a verdade, sob pena de responder por crime de falso testemunho. Ela trabalha no DETRAN desde 15 de fevereiro de 2012, gerencia a CIRETRAN de Salinópolis, com uma equipe de 4 temporários e 2 concursados. Thamires não possui conhecimento, das finanças do órgão que gerencia a mais de um ano e meio, nem sabe o valor do salario de seu marido. Ainda avaliou as instalações do clube do Santa Cruz de Cuiarana melhores do que Baenão e Curuzú. O deputado quer saber quais os critérios que utilizaram para escolher alguém para o maior cargo do CIRETRAN, já que Elisabeth não possui experiência ou conhecimento algum da área. 
  “Meu marido perguntou se eu queria trabalhar, como estava sem emprego disse que sim, e ele disse que era só eu entregar meu currículo no DETRAN de Belém, eu fiz, me chamaram pra entrevista e fui escolhida.” Explicou Elisabeth.

Na próxima sessão 4 de setembro, serão entrevistadas Jane Kelly e Viviane Freitas Leão.

Parabéns!!


Parabéns Valdinéia Nakata, que você tenha muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados. Deus esteja a sua frente em sua caminhada.

Visita do dia


Em 27 de agosto de 2013, o Deputado Italo Mácola recebeu a visita do Presidente da ADEPOL, Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Pará,  Dr. Fernando Flávio Lopes Silva, onde foram tratados assuntos relacionados a Projetos de Lei de interesse da classe em tramitação nesta Casa.

Dentre as demandas dos Delegados esta o Projeto de Lei nº 001/2013 de autoria do Deputado Carlos Bordalo que dispõe sobre alterações na Lei Complementar nº 22 de 15/03/1994 que estabelece normas, direitos e deveres da Policia Civil.

A proposta criaria uma Gratificação de Representação de Carreira Jurídica, acrescentando inciso ao Artigo 69 da Lei Complementar nº 22/1994.
Na oportunidade  Mácola explicou ao Presidente da ADEPOL que o Projeto de Lei, do qual foi relator,  em razão das flagrantes inconstitucionalidades deveria, como foi sugerido, ser transformado em Projeto de Indicação, norma prevista no Artigo 195 do Regimento Interno.


O Deputado Italo  nunca se utilizou de seu mandato parlamentar para, visando angariar simpatia e apoio, propor ou apresentar propostas sabidamente inconstitucionais com a clara intenção de confundir qualquer classe ou categoria.

Italo Mácola colocou seu gabinete a disposição da Adepol, como já o fez na gestão passada da associação, para encaminhamento de questões relacionadas a classe. 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mosqueiro Iluminado

GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ SIMÃO JATENE, PREFEITO DE BELÉM ZENALDO COUTINHO E DEPUTADO ESTADUAL ITALO MÁCOLA, LEVANDO ENERGIA ELÉTRICA PARA VÁRIOS BAIRROS DE MOSQUEIRO.



quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CPI do DETRAN avança na busca de provas

 Votação de requerimentos

 Sessão da CPI do DETRAN

Presidente deputado Italo Mácola

A Comissão parlamentar de inquérito, que tem como objetivo principal, a investigação de alguns esquemas denunciados, de que o Departamento de Transito do Estado do Pará patrocinava a prática de atividades desportivas, foi iniciada no dia 29 de maio de 2013 e tem como presidente o deputado Italo Mácola.No dia 21 de agosto, aconteceu outra reunião onde estiveram presentes , além do presidente , o relator deputado Fernando Coimbra (PSD), o membro da CPI deputado Carlos Bordalo (PT), o deputado Tião Miranda (PTB) e a deputada Cilene Couto (PSDB).  
Durante a reunião, o Presidente Italo Mácola (PSDB) passou a palavra aos demais deputados e membros da comissão, para que apresentassem os requerimentos a serem votados e colocou à disposição dos membros da CPI, as folhas de pagamentos dos últimos dez anos do DETRAN. Foi identificado que alguns documentos solicitados não foram atendidos, porém foi formulado outro pedido, que o novo Diretor Geral do DETRAN encaminhe a CPI para ser avaliada. 
O relator deputado Fernando Coimbra entrou com um requerimento que solicita a oitiva da gerente do CIRETRAN de Salinas, Elizabeth Thamires de Souza Cordovil e que traga folha de ponto, memorandos solicitações de sua vida funcional. Na mesma hora foi feito também a convocação das funcionárias Jane Kelly, Tuana Floriano de Souza e Viviane Freitas Leão.
O Presidente solicitou a memória histórica da contratação de valores totais ano a ano, dos contratos feitos pelo DETRAN nos últimos 10 anos, para ver se há alguma variação e o porquê agora está acima da normalidade.
Os requerimentos da oitiva e memória histórica já foram aprovados e agendados para a próxima quarta-feira 28 de agosto de 2013.
“No processo licitatório existe uma demanda judicial, nos queremos saber que demandas judiciais são essas, e quais são as sentenças”, disse o presidente.
A denúncia partiu de 4  funcionárias que prestavam serviço no CIRETRAN de Salinas e custeavam atividades políticas desportivas.
O que é de extrema importância para a CPI é que as funcionárias sejam ouvidas, até porque na denúncia, foi relatado de que elas não trabalhavam no órgão e só recebiam e é esse fato que a CPI vai apurar. É necessário também saber da forma que foi feita a contratação, se o clube recebe ou não recurso público.
Na próxima Sessão Administrativa, serão votados os requerimentos que solicitam a convocação da oitiva do presidente da associação atlética Santa Cruz, presidente do Sindicato dos trabalhadores do DETRAN e a convocação da diretora da ARC digital e CLIMEPT, de autoria do deputado Carlos Bordalo.
ASCOM - Italo MácolaNicolle Amazonas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Criação de Comissão Temporária Externa para investigar o Ministério de Transportes sobre a situação da BR-316


Nesta terça-feira 20, o deputado Italo Mácola deu entrada no requerimento que trata sobre a criação de Comissão Temporária Externa, para tratar das providências necessárias a obter informações do Ministério dos Transportes sobre a situação da BR-316 e das Rodovias Federais do Estado do Pará. 

No dia 5 de agosto de 2013, houve a Sessão Especial sobre a Duplicação da BR316 e criação de passarelas, foi explicada sua importância para a sociedade e principalmente para o cidadão que mora no nordeste paraense.

O superintendente do CNIT, explicou que não há projetos prontos para nenhuma solução de trafegabilidade da BR-316, nem mesmo em relação à construção de passarelas e duplicação do “trecho da morte”, Castanhal – Santa Maria.

Como a maior autoridade do órgão do Estado não tem conhecimento de projetos sobre o assunto, faz-se necessária a criação de Comissão Temporária Externa para que procure as autoridades do Ministério dos Transportes em Brasília e que encontra as informações que a sociedade paraense tanto clama.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Aniversariante do dia


Felicidades pelo aniversário do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará Marcio Miranda ( DEM).

Médico graduado pela Universidade Federal do Pará, Márcio Miranda é capitão reformado da PM/PA e tem dedicado seu mandato principalmente às causa da saúde e segurança pública. Eleito para o primeiro mandato em 2002, Márcio Miranda obteve 23.996 votos. Em 2006, sua votação aumentou para 60.390, sendo eleito como o terceiro deputado estadual mais votado no Pará e o mais votado no interior do estado (recebeu votos em 134 municípios).


           A base eleitoral do deputado está em Castanhal, onde reside e tem atuado na área médica desde 1982. Cirurgião renomado na região,  Márcio foi também  presidente da Feira Agropecuária de Castanhal (1994 a 1997), presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Castanhal (1994 e 1997), presidente da Associação Paraense dos Profissionais em Controle de Infecção Hospitalar e diretor da Comissão de Controle Hospitalar do Hospital Francisco Magalhães. Na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Márcio Miranda é presidente da Comissão de Educação e Cultura,  vice-presidente da Comissão de Segurança e membro da Comissão de Constituição e Justiça.


        Filiado ao DEM  desde 2003, Márcio Miranda é presidente do Instituto Tancredo Neves no Estado do Pará, no qual realiza atividades político-educacionais. Em 2004, Márcio Miranda fundou e é o mantenedor do Instituto de Capacitação Profissional e Valorização Humana Mercina Miranda (IMM), que em seu primeiro ano de atuação, formou mais de 800 profissionais, através de cursos de capacitação, leva extensão rural a famílias de produtores de Castanhal, oferece inclusão digital a alunos da escola pública e leva ainda atendimento médico a mais de 1.000 pessoas por mês, através do programa “Vida Longa Mulher”.



Parabéns!
Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.

No feriado o deputado Italo Mácola, participou na quinta feira 15, da abertura oficial dos festejos comemorativos aos 118 anos da cidade de Abaetetuba e da XXXII Semana de Arte e Folclore do Município.


Na tarde da sexta feira 16, ainda presenciou a inauguração da tão esperada Escola Nossa Senhora de Nazaré no Ramal Moju-miri.


Sábado 17 de agosto, o deputado não parou! Visitou o posto de saúde do Ramal Caeté e a Escola Padre Hilário no Arienga.


Por fim no domingo 18, Italo foi à reinauguração do CRAS em São Sebastião.

Assembléia Itinerante aprova nove projetos


Nos dias 12, 13 e 14 de agosto, o deputado Italo Mácola esteve presente na Assembleia itinerante, que se instalou nas cidades, Santarém, Itaituba e Oriximiná, aprovou nove projetos durante a sessão, houve certa entre os deputados. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, defendeu a recontratação de militares aposentados.


O encontro entre os deputados do Pará, no segundo dia de Assembleia itinerante foi bastante movimentado, em Santarém, oeste do Pará. Houve troca de farpas entre os próprios deputados. Houve discordância em relação ao tempo de pronunciamento de cada deputado. Foi estipulado pela presidência, representada pelo deputado estadual Junior Ferrari, em 5 minutos, mas muitos deputados falaram mais de 20 minutos.

Dos nove projetos de lei apresentados pelos deputados durante a Assembleia itinerante, todos foram aprovados. Quatro tratam sobre a mudança de nomes de estradas e de entidades, um trata-se da reestruturação da COSANPA no município, e a mais relevante, segundo eles, a recontratação dos militares aposentados.

Já o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Márcio Miranda, pronunciou que as propostas são muito importantes, não apenas para Santarém, mas para todos os municípios do oeste do Pará. Entre as propostas mais relevantes, de acordo o presidente, está aquela que aprova a recontratação dos militares aposentados, chamados de militares da reserva. De acordo com ele isso vai ajudar 20% no reforço da segurança do estado do Pará.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sessão Solene em Santarém nessa quarta feira

Na manhã dessa quarta feira 14, a Assembleia legislativa do Estado do Pará realizará sessão solene de entrega de títulos oriundos de Santarém. Será entregue título pós mortem, em homenagem ao advogado Tito Viana, de autoria do deputado Italo Mácola.
                       
Tito José Viana da Silva, de 61 anos, chegou a ser nomeado pelo prefeito Alexandre Von como Procurador Geral do Município de Santarém, mas devido à enfermidade que enfrentara, estava licenciado do cargo.

Tito foi Conselheiro Subsecional e Presidente da Comissão "Pró-criação do Estado do Tapajós”, advogado e ex-presidente do PSDB em Santarém. Estava se tratando de um câncer no pâncreas desde o ano passado. Nos últimos dias seu estado de saúde se agravou e foi internado no Hospital Guadalupe. No domingo seu estado piorou e faleceu por volta das 18 horas.

O Dr. era casado com a Sra. Elci Viana e não tinha filhos. O falecimento do advogado pegou de surpresa seus familiares e amigos, principalmente da classe jurídica, já que atuava há mais de 20 anos na área do direito, sendo que nos últimos anos ele trabalhava em seu escritório, na AFA Consultoria Jurídica. Dr. Tito também era ligado à área cultural de Santarém, onde tinha familiares e amigos.


domingo, 11 de agosto de 2013


  • Feliz dia dos pais

    Ser pai é: sorrir, chorar, sofrer, gargalhar. Ser filho é: agradecer todos os dia a oportunidade de ter um pai como você.
  • Uma homenagem à todos os pais.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Feliz aniversário ao deputado Italo Mácola


Feliz aniversário

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. 
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. 
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. 
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. 
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido. 
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; 
Parabéns a você nesse dia tão grandioso. ( autor desconhecido)

Uma homenagem de seus familiares, gabinete, amigos e amigas eleitores.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sessão Especial de Duplicação da BR 316


No dia 5 de agosto, aconteceu a Sessão Especial de Duplicação da BR316 e as autoridades que compuseram a mesa com excelência foram o Deputado Italo Mácola presidindo, o Superintendente do DNIT David Bessa, a Diretora Executiva do Núcleo Gestor de Transporte Metropolitano Marilena Marques, o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal Franklin Santos, o Diretor Geral da ARCON Antônio Bentes Neto, o Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos Raimundo Nonato Brito, p Presidente da Associação dos Feirantes de Belém Fernando Gomes e o Representante do Secretário de Transporte do Município de Santa Isabel Gilberto Pessoa.   

O deputado Italo apresentou os problemas encontrados na BR 316, agravado com as obras do BRT, informou também que o Prefeito Zenaldo quando assumiu o cargo, identificou que toda cobertura de concreto que fora feito, não estão nos padrões técnicos e terão que ser retiradas e refeitas.

“Acho que somente a pressão popular é que vai fazer com que todos os órgãos responsáveis procurem uma solução. Esta sessão foi feita para que população saiba o que está acontecendo no Pará” explicou o deputado Italo.

A população busca saber sobre os projetos e recursos destinados pela presidente Dilma Roussef para o sistema viário e mobilidade urbana e as dúvidas são grandes quanto a existência de projetos para captar recurso, se são adequados, e caso haja passarelas, como elas serão feitas, se há possibilidade de ter elevadores, precisa ter uma justificativa e um projeto que seja adequado, que envolva a lógica.A duplicação até o município de Santa Maria é fundamental, porque logo a cidade irá expandir para lá, e a quantidade de veículos vai dobrar, e a construção das passarelas para travessia de pedestres ao longo da BR316  também será necessário para que possa fazer os dois corredores de tráfego fluirem. 

A Diretora Executiva do Núcleo Gestor de Transporte Metropolitano Marilena Marques, explicou as ações  que o NGTM do Governo do Estado vêm desenvolvendo nessa região, por conta da preocupação da mobilidade urbana, como a Av. João Paulo II, que iniciou os serviços de ações mitigadoras ao impacto ambiental e iniciará as obras propriamente ditas, devendo concluí-las em outubro de 2014, até sua interligação com a Rodovia Mário Covas, também a execução do BRT até Marituba, com inauguração prevista para 2016, e já em estudo a possibilidade de ampliação até Benevides, além da conclusão da Av. Independência até a BR-316/ Alça Viária, esta, de Gestão da SEIDURB. Acredita-se que quando esses projetos forem concluídos com a implantação do do novo sistema de transportes, estarão resolvidos muitos dos problemas apresentados.

Na sessão, foi colocada a necessidade das Prefeituras e o Estado terem projetos prontos e adequados para serem incluídos no orçamento, pois o Governo Federal afirma disponibilizar de recursos, e o Governo do Estado se preparou através do Núcleo de gerenciamento e também de demais órgãos. O que o Estado está fazendo na região para solucionar a questão da mobilidade, partindo do pressuposto que o uso do solo vem se desenvolvendo de uma forma acelerada e o plano de vias e de sistemas de transporte não acompanha tal crescimento, o que demonstra a necessidade de adequação do Plano de Mobilidade Urbana ao de Uso do Solo, pois hoje a Br-316 em seu trecho metropolitano tem todas as características de uma avenida. O DNIT está mais preocupado com a segurança do pedestre, e a solução mais rápida foi a lombada eletrônica, a qual é aparentemente mais segura, mas atravanca o fluxo de veículos acarretando um prejuízo de enorme volume de combustível, manutenção de veículos, manutenção de pavimentos, perda de tempos para todos que se utilizam de quaisquer tipo de transporte, além de onerar o valor das cargas que entram e saem da RMB. As passarelas com rampas de 70 metros de extensão ou escadas não são soluções para a população, em especial os que têm dificuldades de locomoção, e com este argumento, o Deputado Italo Mácola propôs que as passarelas de pedestres tenham escadas rolantes ou elevadores controlados, e que sejam cobertas, com fiscalização e controle permanente, “afinal recursos há, só para São Paulo foram 9 bilhões de reais”, arrematou o deputado. 

O Superintendente do DNIT David Bessa afirmou que a necessidade da duplicação e de construção de passarelas, independente da mobilidade urbana e a dificuldade de se transitar Belém e na área metropolitana, é um “retrato da falta de planejamento e medidas, que resolvam esse problema” Explicou Bessa. 
Apontou também a importância do uso do solo, por mais que  venhamos perder as necessidades da pista, na evolução que há hoje e a aquisição de veículo na explosão imobiliária ao longo da rodovia, é praticamente impossível atender, mesmo com a questão do BRT, e com o aumento de uma faixa, o DNIT trabalha para e atender e resolver os problemas. Bessa diz que na troca do governo, as obras não podem parar, são ritos longos porque precisam de planejamento, não se pode colocar o coletivo em segundo plano. 
Bessa respondendo às críticas do deputado Italo quanto ao estado do pavimento, disse que só ainda não foi realizado por que estava no mês das férias e ficaria um caos. O DNIT procura resolver os problemas da duplicação da BR 316, que hoje já existe um projeto em processo de reavaliação em Brasília, e está previsto a licitação dessa obra agora, os trabalhos dentro do órgão de certa forma passam por uma greve, desde 25 de junho. O Superintendente também demonstrou preocupação de a empresa contratada não mobilizar e executar os serviços por entender que haja atrasos de pagamentos das faturas desses serviços. 
 Mesmo em greve o Superintendente considera positivo o trabalho em parceria com a PRF durante o mês de julho e parabenizou os servidores que atenderam ao chamado para o cumprimento dessa missão.   

O deputado Italo explicou a importância da duplicação da BR316, para a sociedade e principalmente para o cidadão que mora do nordeste paraense, baixo Tocantins e na região metropolitana de Belém, todos precisam do acesso. “Com a BR-316 nas características de Avenida urbana teremos que nos próximos vinte anos construir uma “Linha Amarela”, como a existente no Rio de Janeiro, como projeto de entrada e saída das regiões de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides, portanto há uma necessidade em achar uma solução com os órgãos responsáveis, sendo de fundamental importância a estadualização do trecho metropolitano da BR-316”, concluiu o deputado Italo Mácola.
 



terça-feira, 6 de agosto de 2013

Inauguração Escola Dom Elizeu Maria Corolli

O deputado Italo Mácola protocolou hoje um requerimento de votos de aplausos e congratulações ao prefeito de São Domingos do Capim Alberto Yoiti Nakata, pela inauguração da Escola Dom Elizeu Maria Corolli na comunidade Nova Aliança, com 12 salas de aula e dependências completas para o alunado.






CPI do DETRAN será transferida

Nessa quarta feira (7), o deputado Italo Mácola estará presente na reunião da CPI das telefonias na UNALE, em Brasília (BSB), como representante da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, tratará sobre o balanço das atividades das CPIs da telefonia no Estado. Ainda informa que a reunião da CPI do DETRAN do dia 7 de agosto de 2013 será transferida para dia 21 de agosto de 2013, quando apresentará um requerimento convocando a diretora do CIRETRAN de Salinópolis.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Sessão Especial de Duplicação da BR316 trecho Belém/ Santa Maria

Hoje (5) de agosto, houve a Sessão Especial de Duplicação da BR316 e as autoridades do Estado que compuseram a mesa com excelência foram o Deputado Italo Mácola presidindo, Superintendente do DNIT David Bessa, Diretora Executiva do Núcleo de Transporte Metropolitano Marilena Marques, Superintendente da Polícia Rodoviária Franklin Santos, Diretor Geral da ARCON Antônio Bentes Neto, Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos Raimundo Nonato Brito, Presidente da Associação dos Feirantes do Entroncamento Fernando Gomes e Representante do Secretário de Transporte de Santa Maria Gilberto Pessoa.   

Foi explicado a importância da duplicação da BR316, para a sociedade e principalmente para o cidadão que mora do nordeste paraense, baixo Tocantins e na região metropolitana de Belém todos precisam da mobilização da região e de todos os municípios envolvidos. Se não houver um projeto de entrada e saída das regiões de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides, possivelmente daqui a cinco ou dez anos, não terá condições de entrar na capital do Estado, portanto o assunto em voga seria encontrar alternativas que resolvam o problema da mobilidade da BR316.

Na Sessão, foi discutido a criação de novas passarelas e como adequá-las as condições e necessidades do povo. A duplicação da BR316 estende-se até Santa Maria, o DNIT espera que seja apresentado um projeto que leve em consideração à ocupação do solo urbano no decorrer da BR, é este fato que esta impactando a mobilidade de hoje, além de evidentemente o projeto BRT Belém, se esse não for o maior problema que o Estado do Pará possui, com certeza é um dos maiores.  

O processo Licitatório da duplicação deverá finalizar neste semestre, será solicitado ao Estado uma nova jurisdição, projeto e custo das passarelas e será solicitado do DNIT ao Estado o estudo de viabilidade econômica.







ASCOM / Deputado Italo Mácola
Nicolle Amazonas

5º Encontro Cultural Comunitário no Tapanã

Neste domingo (4), o deputado Italo Mácola apoiou e participou do 5 encontro cultural comunitário de Belém, no clube da big bem (Tapanã),onde teve cantores, bandas, sorteios e competições de dança. Italo Mácola foi surpreendido com um bolo em homenagem ao seu aniversário, a nova idade chegará no dia (9) de agosto.



ASCOM/ Deputado Italo Mácola
Nicolle Amazonas

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A Sessão Especial de Duplicação BR-316 trecho Belém/ Santa Maria de autoria do deputado Italo Mácola, contará com a presença do superintendente do DNIT David Wilkerson Bessa.