segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O deputado Italo Mácola estará presente como secretário no Seminário Nacional do Instituto Teotônio Vilela, que tem como tema Mobilidade Urbana: Realidade e Futuro nas Cidades Brasileiras o evento será realizado em Brasilia no dia (18), e contará com a presença de nosso prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB)

sexta-feira, 13 de setembro de 2013


CPI encerra primeira etapa

Durante a semana na reunião da CPI do DETRAN estiveram presentes, presidente Italo Mácola, relator Fernando Coimbra, deputado Carlos Bordalo, deputado Tião Miranda e deputado Chicão representando o deputado Parsifal Pontes.
Houve a votação do requerimento de autoria do deputado Parsifal Pontes que solicita o término da CPI, por ter compreendido após a oitiva da senhora Elisabeth Thamires, que há uso político desportivo dentro do DETRAN.
Os deputados votaram a favor do requerimento de encerramento da CPI, apenas o deputado Carlos Bordalo votou contra, sugerindo que seja solicitado ainda a oitiva ainda da ARC DIGITAL e as Auto Escolas para prestar depoimento e serem investigadas também.
O relatório será entregue após 30 dias, pelo relator e outros membros da CPI.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Bom dia! 
Hoje o deputado Italo Mácola estará em reunião às 12hrs na COSANPA com o presidente Antônio Braga.

domingo, 8 de setembro de 2013

Audiência com o Dr Paulo Sérgio Presidente Da Junta Comercial. Assunto: expansão para o interior.

Deputado Italo Mácola participou do desfile Escolar em Igarapé Miri 



Durante a semana o deputado Italo Mácola esteve em reunindo com o comandante da Aeronáutica do Pará Major Brigadeiro Carlos Eurico e com o vereador de santarém Chiquinho da Umes, para negociar a parceria com a prefeitura para a doação do avião histórico C47 visando a criação do memorial da pista de pouso a ser construído na cidade de Santarém, como parte de grande complexo de lazer.


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CPI do DETRAN avança nas investigações

A Comissão parlamentar de inquérito, que tem como objetivo principal, a investigação de alguns esquemas denunciados, de que o Departamento de Transito do Estado do Pará patrocinava a prática de atividades desportivas, foi iniciada no dia 29 de maio de 2013 e tem como presidente o deputado Italo Mácola.
No dia 5 de setembro, aconteceu outra reunião onde estiveram presentes , além do presidente , o relator deputado Fernando Coimbra (PSD), o membro da CPI deputado Carlos Bordalo (PT), o deputado Tião Miranda (PTB) e deputado Chicão (PMDB)
Durante a reunião, a CPI analisou a oitiva de Luiza Elaine e Viviane Freitas Leão. As duas são servidoras do DETRAN, desde 2012 e haviam sido entrevistadas pelo Diretor Geral da época Walter Pena, logo após serem admitidas no órgão por intermédio de Tamires Elisabeth, gerente do Detran de Salinas. Luiza está como assistente administrativa no DETRAN Belém há mais de ano e não tem muito conhecimento do que se passa no órgão de Salinópolis, os maridos das servidoras não trabalham mais no clube do Santa Cruz de Cuiarana. Quando elas ingressaram no cargo, eles já não estavam mais com nenhuma ligação ao clube. Confirmaram que a carência em Salinópolis era muito grande e a gerente indicou as duas para trabalharem com ela.
 Houve uma injustiça no órgão, erro no setor RH, Luiza foi injustiçada por ganhar diárias de motorista e só descobriu após a publicação no Diário Oficial, porém ela não trabalha nesta área, explicou ter devolvido o dinheiro e ter reclamado para a gerente do setor, a qual não quis citar o nome. 
O Presidente solicitou que a próxima reunião, que será no próximo dia 11, seja administrativa para aprovar requerimentos e debater sobre as oitivas dos últimos dias

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

I Fórum da Frente Parlamentar de Navegação e Portos no Pará

Deputado Italo Mácola vai à tribuna para defender a Navegação essencial no Pará, elogiar o trabalho da ANTAQ e ao projeto do professor da UFPA Hito Braga, aproveitou a oportunidade para convidar todos os parlamentares e público para o I FÓRUM DA FRENTE DE NAVEGAÇÃO E PORTOS NO PARÁ, o evento será no dia 30 de setembro ás 18hs no auditório Albano Franco (FIEPA).


A mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, nomeou para comporem, como membros da Comissão, os senhores deputados, como titulares, Hilton Aguiar (PSC), Tião Miranda (PTB), Parsifal Pontes (PMDB), Valdir Ganzer (PT) e Italo Mácola (PSDB), como suplentes Luís Rebelo (PP), Antônio Rocha (PMDB), Ana Cunha (PSDB), Nélio Aguiar (PMN) e Gabriel Guerreiro (PV).

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Seminário na ANTAQ sobre Transporte Fluvial de Passageiros na Amazônia

O deputado Italo Mácola em pronunciamento hoje (3), na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, estendeu o convite da ANTAQ para o Seminário sobre Transporte Fluvial de Passageiros na Amazônia, a todos os parlamentares. 


 

Bujaru com Italo Mácola

Hoje esteve em meu gabinete, o vereador de Bujaru Denilson Jordão, tratando sobre assuntos relacionados ao seu município.


ALEPA em defesa aos Defensores Públicos do Estado

Hoje (3) no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, recebeu o defensor público geral Luis Carlos Portela, que veio atrás de defender os interesses da Defensoria Pública junto a ALEPA.



Sonho realizado na comunidade do Murutinga

O deputado Italo Mácola esteve na inauguração da Escola Estadual Benedita Lima Araújo, na comunidade do Murutinga (Abaetetuba), juntamente com o governador Simão Jatene, prefeita local Francinete, prefeito de Igarapé-miri Pé de Boto e vereador Toninho do Murutinga. Amigos e a comunidade prestigiaram este grande evento. 



Visita à Jacareacanga

O deputado Italo Mácola esteve neste domingo (1), em Jacareacanga, atendendo as necessidades das escolas na aldeias de Sai Cinza na margem esquerda do rio Tapajós e Missão Sao Francisco no rio Cururu, dos Índios Mundurucus, (duas escolas de três salas de aula cada) e escola Haroldo Veloso uma quadra coberta. 


Na segunda (26) de agosto, no aniversário de 157 anos do Município de Moju, o prefeito municipal Ieié, recebeu de coração aberto o deputado estadual Italo Mácola.

Transporte fluvial na Região Amazônica deve crescer 12% em dez anos

 Transporte fluvial na Região Amazônica deve crescer 12% em dez anos

A demanda pelo transporte fluvial de passageiros na região Amazônica deve aumentar aproximadamente 12% nos próximos dez anos – a demanda total projetada vai subir de 8,9 milhões em 2012 para 9,9 milhões de passageiros em 2022. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq) nesta quinta-feira (20).

Esta e outras informações estão presentes no relatório "Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros na Região Amazônica", lançado pela Antaq durante um evento realizado na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília.

Segundo a Agência, o objetivo é contribuir com a formulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da navegação fluvial de passageiros, além de oferecer subsídios à elaboração de novos estudos e ao planejamento e desenvolvimento sustentável da Amazônia. Outra meta é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros.

O superintendente de Navegação Interior da Antaq, Adalberto Tokarski, falou sobre a importância do relatório. “É um diagnóstico das principais linhas de transporte fluvial de passageiros e cargas na Amazônia. Cerca de 80% das vias navegáveis do Brasil estão na região. Verificamos se há linhas ociosas ou que precisam de mais embarcações”, disse.

O levantamento traça um perfil dos passageiros que utilizam o transporte fluvial nas 317 linhas avaliadas. Os usuários têm, em média, entre 18 a 30 anos de idade, com nível de escolaridade que oscila entre o 1° e 2° graus. A maioria (73,2%) está inserida no mercado de trabalho com rendimento mensal que vai até três salários mínimos. A proporção entre homens e mulheres é equilibrada – 50,9% e 49,1%, respectivamente.

O diretor interino da Antaq, Mário Povia, disse que o estudo reforça o trabalho de cunho social da Agência. “Detectamos que algumas medidas devem ser asseguradas para garantir condições de serviços razoáveis e que levem em conta a dignidade da pessoa humana. Os estudos e diagnósticos vão contribuir para a Antaq atingir este objetivo”, afirmou.

Entre as dificuldades, a Agência identificou que a maioria das linhas ainda é servida por embarcações de tecnologia ultrapassada. Também foi identificada a falta de subsídios do governo federal para incentivar o uso de tecnologias mais modernas, proporcionando um transporte mais rápido, seguro e dinâmico à população.

O estudo destaca que a baixa qualidade dos serviços – conforto, segurança e higiene, por exemplo – é justificada pela necessidade de cobrança de tarifas de baixo valor, uma vez que os usuários têm renda baixa. Os terminais também foram considerados inadequados e não possuem os equipamentos necessários para a operação do transporte com passageiros.

Sobre estes problemas, o gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior da Antaq, José Renato Ribas Fialho, comentou que o órgão estuda a criação de parâmetros mínimos para as embarcações, que deverão ser respeitados, em relação a itens como conforto, higiene e acessibilidade. “Queremos que os navios operem com os serviços adequados”, explicou.

O diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, afirmou que o estudo é um marco importante para avaliar a questão do transporte de passageiros na região Amazônica. “Os problemas do transporte são múltiplos e a CNT tem preocupação em identificá-los. É importante saber que existe uma estrutura consolidada sobre a produção de informações relativas ao setor aquaviário no Brasil”, avaliou.
Agência CNT de Notícias