quinta-feira, 28 de novembro de 2013

SINDOPAR lançará o Anuário dos Operadores Portuários 2013/2014

O deputado Italo Mácola e o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários (SINDOPAR) Alexandre Carvalho, entregam em mãos ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará Márcio Miranda, o convite do coquetel de lançamento do " Anuário dos Operadores Portuários do Estado 2013/2014" que será no dia 05/12, no Chateau Classique.


sábado, 23 de novembro de 2013

Inauguração da iluminação do estádio em Abaetetuba


No Município de Abaetetuba, o estádio já possui iluminação pública por intermédio do seu deputado Estadual Italo Mácola!

Caravana da Produção no Baixo Tocantins











 O deputado esteve participando da caravana da produção nos Municípios de Igarapé-miri e Abaetetuba, juntamente com os secretários e participantes, Sidney Rosa (SEDIP), Teresinha Costa (SEDIP), André Pontes (SEPAQ), Diretor Tecnico Pedroso ( SAGRI), Ednaldo Ramos (SEPAQ), Andreos Leite (OCB), Michelle Sena (SETUR), Rodolfo Oliveira (SECOM), Elza queiroz (CREDCIDADÃO), Angela Silva (SEBRAE), Bruna Rocha (SEBRAE), Ivanildo (EMATER), Antônio Carlos (PARÁ RURAL) e Ariely (EMATER). A região do baixo Tocantins precisa saber como atender suas necessidades e quais são suas potencialidades. O objetivo da caravana é apresentar para a sociedade o que cada secretaria faz, e de que forma pode ajudar o cidadão, e as micro e pequenas empresas, nas reuniões foram discutidos temas polêmicos, e que foram abertos a qualquer tipo de dúvidas dos que se encontravam presentes. 

Durante as visitas avaliou-se a necessidade da diversificação da base econômica, com ações voltadas à intensificação da agricultura familiar a partir da capacitação do produtor rural, à pesca e à expansão da fecularia de mandioca, da produção da pimenta-do-reino, do cacau, do açaí, e outras atividades presentes na maioria dos municípios. “Tivemos a oportunidade de demandar diretamente ao Governo os investimentos necessários para aumento da produção agrícola na nossa região”, declarou o produtor Rui Guilherme Souza, de Igarapé-Miri, que há mais de dez anos trabalha com a cultura da mandioca e cacau. Liderada pela Secretaria Estadual de Incentivo à Produção (Sedip), a Caravana percorreu as cidades de Limoeiro do Ajuru, Cametá, Baião, Mocajuba, Igarapé-Miri e Abaetetuba, onde ouviu as demandas da classe produtiva e conheceu o trabalho desenvolvido em cada localidade. “Não é só visita, temos tarefas e vamos ter que responder. Queremos resgatar a agricultura que já foi forte na região e potencializar outras”, reiterou Sidney Rosa, titular da Sedip.
O secretário informou que o governo já atua em atividades voltadas para diversificação da produção no meio rural, com ações direcionadas à agricultura familiar. Entre elas, a qualificação do produtor, por meio de cursos de capacitação, e atividades que contribuem para o desenvolvimento da piscicultura na região, como o levantamento do potencial de tanques produtores na criação de peixes e a implantação de uma estação de alevinagem no município de Igarapé- Miri, em janeiro de 2014.
Nas andanças pela região, foi possível identificar também necessidades referentes a outros setores, como a construção de pontes sobre os rios Muruú e Igarapé-Miri, onde a travessia é feita por balsas. Hoje, o morador de Mocajuba leva até duas horas para chegar à Igarapé-Miri. Com a construção das pontes, o percurso cai para, no máximo, 40 minutos. 
“Sabendo da importância da obra para a região, o Governo já iniciou os trabalhos de construção da ponte sobre o Rio Muruú, e agora está em busca de recursos para a outra. As pontes vão permitir interligar o Baixo Tocantins, além de contribuir com o escoamento da produção e facilitar a vida da população” disse o deputado Italo Mpacola
O roteiro inclui, ainda, assinatura do convênio do programa CredCidadão - de microcréditos, voltado ao pequeno e micro empreendedor -, visitas aos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e em lugares onde são desenvolvidas ações direcionadas ao setor produtivo. A Caravana da Produção contou também com representantes das Secretarias Estaduais de Agricultura (Sagri), Pesca e Aquicultura (Sepaq), Turismo (Setur), Programa Pará Rural, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).
“A visita foi muito positiva. Identificamos os gargalos existentes dentro das cadeias de produção das mais diversas culturas, como a mandioca e o açaí, e agora teremos melhores condições de ajudar, estabelecendo parcerias com o poder público local e a sociedade civil”, analisou Paulo Pedroso, diretor de desenvolvimento agroflorestal da Sagri.  Logo após o evento de Igarapé Miri, houve o almoço no sítio do deputado Italo Mácola, em seguida a caravana partiu para o Município de Abaetetuba. 
Agencia Pará / ASCOM- Italo Mácola

Ação Italo Mácola

O Deputado Italo Mácola promoveu uma ação social semana passada na comunidade Riacho doce, e esta semana chegou até a comunidade boa conquista - Mangueirão. 

" Fazer o bem renova as forças e revoluciona a alma " Deputado Italo.






quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia da consciência negra



Desejo toda felicidades para meu amigo Chiquinho da Umes , por este dia tão especial que é o seu aniversário.
Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.



terça-feira, 19 de novembro de 2013

Operadora sem noção

Operadora de telefonia cobra mensagem de voz e a partir de então, acelera o alerta da cobrança criando dificuldade a pessoas idosas ou portadores de deficiência, para que desliguem antes do sinal.
O deputado Italo Mácola, relator da CPI da telefonia, já foi alertado sobre a estratégia.

sábado, 16 de novembro de 2013

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Deputado luta por melhorias na infraestrutura do Município de Baião

Nesta semana o deputado Italo Mácola deu entrada em um ofício na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, solicitando a melhora da infraestrutura do Município de Baião, como a reforma da Delegacia do mesmo.  Estará ainda sendo construída uma Unidade Integrada Pro-Páz no município, onde a Policia Militar e Civil compartilharão o mesmo espaço físico e atuarão juntas e coesas no combate à criminalidade naquela circunscrição. 



Derrocamento do Pedral do Lourenço avançando

Nesta semana o deputado Italo Mácola deu entrada na assembleia legislativa do estado, a moção que dispõe sobre os procedimentos para licitação dos serviços do derrocamento do Pedral do Lourenço na Hidrovia Araguaia/Tocantins – trecho: Marabá/ Porto de Vilado Conde, em Barcarena/Pa. Realizados pelo DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT, encomenda um terceiro projeto de derrocamento do pedral (UFPA, VALE e UFPR) com promessa de lançar o edital no dia 20 de dezembro.




terça-feira, 12 de novembro de 2013

Apenas 7% das cargas brasileiras são transportadas por hidrovias

Veja a reportagem do programa Fantástico, sobre as Hidrovias Brasileiras no Link abaixo.

http://g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/apenas-7-das-cargas-brasileiras-sao-transportadas-por-hidrovias/2946509/

I Seminário de Logística da Amazônia


A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, em parceria com a Federação das Indústrias do Pará, realizam o I Seminário de Logística da Amazônia no Hangar. A programação ocorre entre os dias 12 e 13 de novembro e discute “Investimentos Portuários no Pará”, “O Setor de Construção Naval” e “Projetos Logísticos Estratégicos no Pará” e outros assuntos.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Vila Maiauatá ja tem água



Pronunciamento do Deputado Italo Mácola sobre o derrocamento do Pedral do Lourenço



No dia 12 de novembro, o Deputado Italo Mácola, Presidente da Frente Parlamentar de Navegação e Portos no Pará - FPNP, usou da tribuna no grande expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, para falar da necessidade do país mudar a matriz de transporte, com a finalidade de buscar a minimização no custo Brasil/transporte, tornando-nos mais competitivos no mercado internacional.
Ele iniciou seu pronunciamento comentando sobre as matérias  publicadas recentemente na Folha de São Paulo, que teve como titulo: "Abertura da China para milho esbarra em logística" e outra matéria veiculada no "Fantástico", sobre as dificuldades do Governo Federal em realizar as obras hidroviárias e portuárias no Brasil.
Ele discorreu sobre a produção de milho no Mato Grosso, que utilizando 40% da área destinada à soja, os produtores conseguiram uma safra de 22 milhões de toneladas de milho ao ano, produto que está em falta na China e os EUA, e que devido a seca, estão em dificuldades para atender o mercado asiático.
O que falta? Ora, "a saca de milho no centro-oeste custa 9 reais, o transporte rodoviário para os portos do sul do país custa o dobro do produto, 18 reais, se este produto fosse escoado por hidrovias para os portos do Pará, este transporte custaria menos de R$1,00 por saca, ou seja, seria a minimização do custo Brasil/transporte", enfatizou o deputado Italo. 
Em seguida ele falou sobre a missão da FPNP, da qual é presidente, quando no dia 9 de novembro apresentaram ao DNIT o posicionamento da Frente sobre a otimização do projeto de derrocamento do "Pedral do Lourenço".Ele esteve  em comitiva juntamente com o Presidente da ALEPA Deputado Márcio Miranda - DEM, os Deputados Valdir Ganzer - PT e Edmilson Rodrigues - PSOL, e ainda o Deputado Federal Zé Geraldo e o Senador da República Flexa Ribeiro, Eduardo Carvalho vice presidente da FENAVEGA e presidente do SINDARPA e Paul Stevens presidente da ATOC.Eles foram surpreendidos quando souberam que o Diretor Geral General Jorge Fraxe estaria viajando e a comitiva seria recebida pelo coordenador geral de Portos Marítimos do DNIT Valter Silveira, que repetiu o que havia sido dito em outra ocasião pelo Ministro dos Transportes César Borges: "o projeto está sendo realizado pela UFPR (Paraná), será entregue em 29/11 e a licitação terá seu edital publicado dia 20 de dezembro. Descartando, sumariamente a proposta apresentada pela comitiva da FPNP, resultado de seu I Fórum de Trabalho, realizado em 30/09/2013, que seria o aproveitamento do projeto da Universidade Federal do Pará, aprovado com louvor pelo DNIT em 2010, com licença ambiental, orçamento do PAC, licitado com um vencedor no valor de aproximados 364 milhões de reais, quase 30 % abaixo do preço do DNIT, projeto que atende aos empresários da Navegação e a demanda existente em curto e médio prazo, podendo iniciar o derrocamento imediatamente, sem correr o risco de conflitar com os impedimentos que a legislação eleitoral impõem es 2014, e ainda, quando a demanda de grãos e minérios assim o exigir, este projeto poderia ser ampliado, sem danos ao que estaria executado.
Após todo o exposto, considerando ainda, ser este o 3º projeto encomendado pelo DNIT (UFPA, VALE e UFPR), não ter consultado o Governo do Estado, nem as Entidades de Classe e muito menos a sociedade, e somente ter consultado a empresa Vale, concorrente do corredor hidroviário Marabá/Vila do Conde no Pará com a sua ferrovia Marabá/Porto de Itaqui no Maranhão, as inúmeras postergações de data do edital, a escolha desta nova data 20/12, 6ª feira, praticamente o último dia útil deste ano, não ter o projeto da Universidade do Paraná pronto, obviamente sem licença ambiental, sem orçamento e com restrições na legislação eleitoral no ano que vem, o Deputado Italo Mácola concluiu: "QUEM NÃO QUER FAZER INVENTA FATO NOVO, AFIRMO QUE ESTA OBRA NÃO SAIRÁ DO PAPEL E NEM SERÁ INICIADA PELO DNIT NESTE GOVERNO"

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Informativo do deputado Italo Mácola

Clique no link abaixo para ver o Jornal do deputado digital.

Na noite do dia (08), o Prefeito de Alenquer FLAVIO MARREIRO, volta a sua origem depois de seu mandato ter sido injustamente cassado, a Ministra Carmem Lúcia repôs a verdade dos fatos e o povo da cidade está em festa.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Prefeito de Marabá é cassado pelo TRE do Pará


Tribunal considerou que João Salame comprou votos na eleição de 2010.
Prefeito cassado deve recorrer no TSE, em Brasília.


O prefeito de Marabá, João Salame (PROS) foi cassado nesta terça-feira (5) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Ele recebeu dois votos a favor e dois contra a cassação, que foi decidida pelo voto de minerva.

Salame foi eleito em 2012 pelo PPS com mais de 56 mil votos, que correspondem a 56,71% dos votos válidos. Ele foi julgado por um processo de 2010, quando acusado de comprar votos com vales de combustível durante a campanha eleitoral para deputado. De acordo com a acusação, notas assinadas pelo prefeito foram encontradas em um posto de combustível.
O atual vice-prefeito, Luiz Carlos (PT) assume a prefeitura de Marabá. João Salame informou que irá recorrer no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
Globo.com

Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia


Na manhã desta terça feira (05), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito, com a finalidade de investigar a real situação da telefonia do Estado do Pará.

Composição dos membros titulares com Eduardo Costa (PTB), Martinho Carmona (PMDB), Edilson Moura (PT) Italo Mpacola (PSDB) e Fernando Coimbra (PSD). Membros Suplentes, Hilton Aguiar (PSC), Parsifal Pontes (PMDB), Carlos Bordalo (PT) Cilene Couto (PSDB) e Nélio Aguiar (DEM).

O deputado Italo Mácola ressalva um problema que aflige o cidadão paraense, como o mau funcionamento da telefonia móvel, à procura conclusões, a CPI estará disposta a fazer um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com as operadoras, em busca de que a sociedade tenha uma melhoria na qualidade da telefonia no Pará.

A CPI almeja algo que possa servir ao Estado e aos consumidores, principalmente aqueles que já estão acostumados a utilizar em seu dia a dia o telefone celular. Com pretensão de levantar, investigar e relatar a verdadeira situação da mesma. A Operação acontecerá parceria da OAB, Defensoria Pública, PROCONS, Ministério Público e o Poder Judiciário, todos darão sua contribuição.

Os trabalhos da comissão terão a duração de 90 dias, na reunião foi definido que seriam feitas a cada 15 (quinze) dias na sala dos ex-presidentes após a Sessão, começando nessa quarta feira (6).

O Deputado Eduardo Costa foi eleito presidente e o Deputado Italo Mácola o relator da Comissão da Telefonia. 


ASCON dep. Italo Mácola / Nicolle Amazonas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Helenilson Pontes inspeciona obras em Brejo Grande do Araguaia e Marabá

O município de Brejo Grande do Araguaia, localizado na região sudeste do Pará, a cerca de 472 km da capital, recebeu na última sexta-feira, 01, a visita do vice-governador Helenilson Pontes, que inspecionou as obras que vem sendo executadas pelo Governo do Estado na região, entre elas a pavimentação asfáltica de 8 quilômetros de vias públicas, reforma da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Lício Solheiro e a construção de uma Unidade Integrada Pro Paz (UIPP). A visita foi acompanhada também pelo titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Joaquim Passarinho. Ao todo, os investimentos no município somam quase R$ 2,5 milhões.
 A primeira obra visitada pela comitiva do Governo do Estado foi a de pavimentação asfáltica no município, realizada por meio do Programa Asfalto na Cidade. O trabalho nos oito quilômetros de vias que estão sendo beneficiadas incluem base, sub base e cobertura asfáltica. A instalação de meio fio ficará a cargo da prefeitura local, como prevê o programa Asfalto da Cidade. "O governo entrega o asfalto com material de qualidade e as prefeitiras fazem o restante, dessa forma o poder público garante mais qualidade de vida, saúde e dignidade para a população", explicou.
 Somente as obras de infraestrutura viária receberam um investimento de R$ 1,5 mil e serão entregues à população em meio a uma grande festa programada para o dia 30 deste mês. Brejo Grande é um dos onze municípios contemplados com a parceria firmada entre o governo estadual e a Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (Amat), que garantiu a recuperação e pavimentação de vias urbanas com TST (Tratamento Superficial Triplo). Os outros municípios beneficiados são Cumaru do Norte, Sapucaia, Banach, Santana do Araguaia, Breu Branco, São Geraldo do Araguaia, Água Azul do Norte, Abel Figueiredo, Rio Maria e Alenquer. O valor dessas obras chega a cerca de RS 10 milhões, com previsão para asfaltamento de 61 quilômetros de vias.
 A moradora Izabel Macedo da Silva, 63 anos, comentou que antes do asfalto a vida era muito difícil no local por causa da lama e da poeira. "Quando chovia alagava tudo, aqui era ruim demais, agora tá bonito e tomara que melhore mais ainda", comentou. Outra moradora que elogiou as mudanças foi a dona de casa Raimunda Costa Duarte, 55. "No verão era muita poeira e no inverno muita lama. Agora dá até para arrumar melhor a casa", disse.
 Helenilson Pontes lembrou que os investimentos feitos no Brejo Grande refletem o esforço que o Governo do Estado vem fazendo para estar presente em todos os municípios paraenses, indistintamente. "Estamos aqui para verificar o andamento de obras que são importantes não apenas sob o ponto de vista estrututural, mas humano, afinal elas trazem a essas milhares de pessoas que vivem na região mais dignidade, segurança e saúde", declarou.
 Educação - O Governo do Estado também vem atuando em outras frentes de trabalho, como na reforma e construção de escolas da rede pública. Em Brejo Grande, quase 400 alunos que estudam na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Licio Solheiro passaram a dispor de melhores instalações físicas desde outubro, com a revitalização do prédio da instituição. Segundo o diretor da escola, Valter Vieira, o Governo do Estado garantiu a aplicação de cerca de R$ 80 mil para a recuperação do teto, forro, banheiros e sistema de ventilação. " Isso aumentou a auto-estima tanto dos professores quanto dos alunos, dando a todos que usufruem desse espaço melhores condições de trabalho e de estudo", comentou.
 Segurança - O vice-governador também visitou as obras de construção da Unidade Integrada do Pro Paz no município. As UIPPs foram criadas pelo Governo do Estado com a finalidade de integrar os serviços oferecidos por várias esferas públicas em um único local. Segundo Helenilson, este é um novo modelo de gestão de segurança pública adotado pelo atual governo, com o intuito de reduzir os índices de criminalidade no estado, aproximação a comunidade do poder público e garantindo a implantação de políticas sociais", comentou.
 As obras da UIPP de Brejo Grande estão orçadas em R$ 1,1 mil e devem ser entregues no prazo de 210 dias. Para o Prefeito de Brejo Grande do Araguaia, Marcos Nascimento, "a presença do Governo do Estado no município trouxe uma nova esperança para os habitantes de Brejo Grande " O asfalto era uma reivindicação antiga nossa e hoje o Governo, por meio desta parceria, torna esse desejo uma realidade", declarou.
 Marabá - Helenilson Pontes também visitou, em Marabá, sudeste do estado, as obras da Escola Estadual de Ensino Médio Anísio Teixeira, que já estão 60% efetivadas e devem ser finalizadas no final deste ano. A reconstrução do prédio resulta de um investimento de cerca de R$ 5 milhões. A diretora da URE 4 de Marabá, professora Elainde Cristina Destefani, explicou que as obras na escola vão beneficiar cerca de 1.500 alunos. Ela conta que a Anísio Teixeira foi construída na década de 90 e com decorrer do tempo começou a apresentar alguns problemas na estrutura, por conta da instabilidade do terreno em que foi erguida. Em 2010 o prédio foi demolido para ser reconstruído em um terreno drenado.
 A nova Escola terá 15 salas de aula, laboratório, auditório, bloco administrativo, quadra coberta e área de recreio. Para que as obras iniciassem, os alunos foram remanejados para outros estabelecimentos próximos e o andamento das aulas não foi prejudicado. " No próximo ano letivo os alunos já vão contar com uma escola moderna, bonita e confortável", garantiu a diretora.
Agencia Pará