quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Aniversário do prefeito de São Domingos do Capim Yoiti Nakata

Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário.

Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FEST NATAL ITALO MÁCOLA

Neste domingo, no clube da Big Ben foi comemorado o FEST NATAL ITALO MÁCOLA, com aproximadamente 60 comunidades, o evento contou com o apoio do show do Ary Santos - Tá bonito na TV que animou a tarde com muita música.

Na chegada, o deputado participou e agradeceu ao seu gabinete por ter organizado o evento, desejou a todas as comunidades que se divertissem, e que esperava que com este evento tenha proporcionado um natal para muitos ali presentes. 

Em seguida, houve sorteios, brindes, presentes, feijoada, torneios de futebol, karatê, dança e demais categorias, uma tarde animada e um natal cheio de alegria.  








O deputado Italo Mácola, prestigiou a confraternização da Associação de Carate do Pará.




Durante o mês, houve a inauguração das casas do projeto "MINHA CASA MINHA VIDA"



O trabalho de drenagem com recursos próprios no Conjunto Girassol - Ananindeua juntamente com o prefeito Manoel Pioneiro.


Festa de final de ano dos Defensores do Pará. Deputado Italo Mácola recebe Homenagem do Colar do Mérito da ADPEP-PA.


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ALEPA aprova crédito de R$ - 59.771.179,65 para a construção da ponte sobre o Rio Meruú.





ASCOM

Italo Mácola faz momento Histórico para a Assembleia Legislativa do Estado do Pará



Na sessão ordinária desta manhã, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, foi aprovado por unanimidade a Bandeira (símbolo) que órgão deverá adotar daqui por diante. 

Durante tantos anos, muito foi ventilado sobre a idealização deste projeto, entre tanto, o deputado Italo Mácola tirou do papel e trouxe para a história, a marca da lealdade e compromisso do poder Legislativo com o Estado do Pará. 

A ALEPA, ao contrario da maioria dos Estados da Federação, não possui como símbolo, sua bandeira, fazendo-se necessário a instituição do Símbolo para melhor apresentar civicamente esta Casa de Leis.

Aproveitando a beleza e as características do Brasão do Estado do Pará de autoria do arquiteto José Castro de Figueredo a partir dos argumentos imagéticos sugeridos pelo historiador e geógrafo Henrique Santa Rosa, criado pela Lei nº 912/1903, com as características:

O mote - sub lege progrediamur, latim para " sob a lei progredimos". A estrela solitária - faz menção ao Pará como unanimidade da República Federativa do Brasil - à época da proclamação da República, única unidade federativa cuja capital situava-se acima da linha do Equador, fato esse representado na bandeira nacional por Espiga, figurada acima da linha do azimute. As cores - vermelho faz menção à República e ao sangue derramado dos paraenses nas diversas lutas em defesa pela soberania da Pátria. A faixa - branco faz menção à linha imaginária do Equador, que corta o Estado ao norte. Os ramos - de cacaueiro e seringueira, fazem menção às principais produções agrícolas à época. A águia - guianense faz menção à altivez, nobreza e realeza do povo do Estado.

Para bandeira proposta, além do brasão, foi utilizado uma tríade de cores (verde bandeira, amarelo ouro e branco) em uma organização gráfica que representam a Amazônia, suas riquezas naturais e o branco que significa a índole pacifista e conciliadora de nosso povo. 

Engajados neste serviço de comunicação visual foi expressado de forma prática as intenções da ALEPA e os desejos de todos os paraenses em honrar com a criatividade a bandeira desta Assembleia e contribuir de alguma forma com o desenvolvimento político e social de nosso Estado.

O projeto de arte da bandeira da Assembleia Legislativa do Estado do Pará ora proposta é de autoria de Lucas Dantas de Souza Brandão.



ASCOM

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Nesta terça feira,na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, houve a Sessão Solene em comemoração ao aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na ocasião o Desembargador Manoel Cristo Alves foi homenageado através de Marco Eugênio Martins Pereira, que recebeu do deputado Italo Mácola a Medalha de Direitos Humanos "Paulo Frota". 



Reunião de Lideranças




Nesta segunda feira o deputado Italo Mácola reuniu com as lideranças comunitárias, para a programação do Fest Natal Italo Mácola, dia 15/12 no Clube da Big Ben com Show artísticos do programa do Ary Santos (Tá bonito na TV).  

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pórtico

Já foi criado o Pórtico na entrada da PA 151, atual "Rodovia Jeronimo Rodrigues" execução de Reinaldo Janssen, com a coordenação de João Corrêa Rodrigues e o projeto requerido pelo Deputado Italo Mácola. 


123 de São Domingos do Capim

O deputado Italo Mácola juntamente com o Prefeito Local Yoiti Nakata, estiveram prestigiando o aniversário de 123 anos do Município de São Domingos do Capim, neste Domingo.







O deputado Italo Mácola é relator do projeto de lei complementar da Comissão de Justiça,  a ementa altera e acrescenta dispositivos à Lei Complementar nº054, de fevereiro de 2006, que dispõe sobre a reorganização da Defensoria Pública do Estado do Pará e da Carreira de seus Membros, e dá outras providências. O Relatório, deu como voto favorável.
Autor Defensoria Pública do Estado do Pará.

O deputado Italo Mácola faz denúncia contra a Polícia Militar




Um grupo de policiais, extorquiram uma comunidade quilombola no interior do Acará, na festa do dia 8 de dezembro. Chegando ao local, o policial Cabral do Acará, pretendia fechar o local, logo, a comunidade apresentou o alvará de licença pra fazer a festa. Porém, os policiais não quiseram ver a documentação, rejeitaram e disseram que isso era desacato a autoridade, pediram propina de 300 reais para a liberação do local. 

“Eu sou um, eterno defensor da policia civil, porém concordo com o nosso governador quando ele diz que não aceita corrupção na polícia” diz o deputado Italo Mácola.


A Delegada Silvia e coronel cunha, já estão sabendo do ocorrido, e vão encaminhar a corregedoria, para que possa vir tomar conhecimento. E para servir de exemplo, que a polícia não pode ser manchada por meia dúzia de policiais, que fazem de sua farda, uma arma para o proveito próprio. 


O deputado parabeniza a polícia civil e militar, pelo trabalho no Estado, mas depois de um fato como esse explica que não pode deixar passar em branco, principalmente parlamentares que são os defensores deste Estado. A Denuncia será formalizada.

ASCOM
Assembleia aprova empréstimo NºPL200/2013 para o asfaltamento da PA- 127 que liga São Domingos do Capim a Mãe do Rio.



Detran Itinerante atende municípios do nordeste paraense em dezembro

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) iniciou pelo nordeste paraense os atendimentos itinerantes de habilitação neste mês de dezembro. No último sábado (7), a equipe volante iniciou os trabalhos no município de Santa Izabel do Pará. A iniciativa visa facilitar o acesso da população de municípios do interior do Estado aos serviços de habilitação.
O Detran Itinerante também proporciona aos cidadãos que já dirigem a possibilidade de regularizarem a situação junto ao departamento. “É notório o crescimento da frota de motocicletas no interior do Pará, por exemplo, então proporcionamos a este cidadão que comprou seu veículo a possibilidade de adquirir a habilitação, para que possa conduzir com tranquilidade e não tenha problemas em caso de uma fiscalização”, diz o coordenador das itinerantes, Joelson Gonçalves.
Ao tirar a habilitação, enfatiza ainda o coordenador, o condutor também diminui bastante a possibilidade de se envolver em um acidente, “já que, ao seguir os trâmites do processo, ela terá conhecimentos mais específicos sobre conduzir um veículo”, diz. O atendimento volante do Detran nos municípios consiste em três etapas: na primeira visita são oferecidos os serviços da chamada primeira fase, que são os exames médico e psicotécnico, tanto para quem inicia o processo para obter a primeira habilitação, quanto para a renovação do documento. Após esse atendimento, a equipe retorna com a segunda fase, que abrange o exame de legislação (ou prova teórica); a última visita corresponde à terceira fase, que abrange os exames práticos de trânsito.
“Dependendo da demanda local, marcamos uma nova data para o retorno das fases iniciais. Nosso atendimento ocorre durante todo o dia, de 8 às 17 horas”, informa Joelson Gonçalves.

Confira o calendário dos atendimentos para dezembro:
Santa Izabel do Pará – 7 e 8/12 – prova teórica de legislação
Santa Izabel do Pará – 20 e 21/12 – exame médico e psicotécnico
Santa Izabel do Pará – 21 e 22/12 – exame prático de trânsito
Bragança – 13 e 14/12 – médico e psicotécnico
Bragança – 27 e 28/12 – exame prático de trânsito
Cachoeira do Arari – 12/12 – médico e psicotécnico
Salvaterra – 13/12 – médico e psicotécnico
Soure – 14 e 15/12 – médico e psicotécnico
Portel – 10 e 11/12 – legislação e trânsito
Breves – 13 e 14/12 – legislação e trânsito
Anajás – 16 e 17/12 – legislação e trânsito
Bragança - 14 e 15/12 – prova teórica de legislação
São Miguel do Guamá – 14 e 15/12 – prova teórica de legislação
Xinguara - 12 e 13/12 – médico e psicotécnico
Tucumã – 14 e 15/12 – médico e psicotécnico
São Félix do Xingu – 16 e 17/12 – médico e psicotécnico
Conceição do Araguaia – 19 e 20/12 – médico e psicotécnico

Agencia Pará

sábado, 7 de dezembro de 2013

Falecimento do Dr. Clóvis de Almeida Mácola


Falecimento do Dr. Clóvis de Almeida Mácola:
O corpo está sendo velado no MAXDOMINI (José Bonifácio) e sairá as 9hrs para o cemitério de marituba.
Clóvis de Almeida Mácola, servidor público, brasileiro, casado, bacharel em direito, natural de Igarapé-Miri, nascido em 20.04.1928, com 11 anos veio para Belém para dar continuidade aos seus estudos. Em 1959 torna-se Técnico em Contabilidade. Em 1964 formou-se em Bacharel de Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Pará, agraciado com o prêmio de melhor aluno do curso. Pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Política e Administração Aduaneira da Escola Interamericana de Administração Pública. Ingressou nos quadros do Serviço Público Federal em 1955, após ter sido classificado em 1º lugar, posteriormente nomeado Inspetor da Alfândega de Belém, sendo responsável pela reestruturação daquele órgão em âmbito regional, alcançando o cargo de Superintendente da Receita Federal da 2ª Região Fiscal. Foi Assessor do Ministério da Fazenda; convidado pelo Governo do Estado do Pará para assumir o cargo de Secretário de Estado da Fazenda no Governo Aloysio Chaves (1975 – 1978) e posteriormente no Governo Alacid Nunes (1979 a 1982). Em seguida, assumiu a Diretoria de Obras da Companhia de Desenvolvimento de Barcarena – CODEBAR. Dentre as várias condecorações que recebeu constam a comenda de Ordem do Mérito Grão-Pará; a de Cidadão de Belém pela Câmara Municipal de Belém; a Medalha do Mérito Tiradentes; Medalha de Serviços Relevantes prestada pelo Governo do Estado do Pará; de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Ananindeua; de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Igarapé-Miri e de Honra ao Mérito concedida pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Sessão Especial




Deputado Italo Mácola em debate na sessão especial de autoria do deputado Raimundo Santos, cita a importância do derrocamento do Pedral do Lourenço para o Pará, "estamos cansados de falar e nada mudar". Fala também, sobre todos os impedimentos que o projeto já existente está passando, para que a licitação da obra saia. 
ASCOM