domingo, 31 de janeiro de 2010

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA




Estive no Memorial da Resistência em São Paulo, muito bem construído por um grupo de técnicos em museologia e historiadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O Memorial relata as lutas contra a ditadura militar, localizado exatamente onde funcionou a carceragem do DOPS em São Paulo, expõe a vida de vários personagens dos anos de chumbo, como a do baiano Carlos Marighella, Luís Carlos Prestes e outros. Mostra, também, o cárcere dos presos políticos contendo depoimentos e documentos inclusive audiovisuais.
Isto é história pura, gostei do que vi, e remeti à memória os tempos de universidade quando participei do movimento estudantil nas lutas pelas liberdades democráticas, e na época o ambiente era de uma diversidade de ideologias e tendências políticas. Para quem os viveu, teve que aprender a conviver com as diferenças, para mim valeu muito e me deu experiência para exercitar a tolerância.
Parabéns aos idealizadores do Memorial e ao governador de São Paulo pela decisão política de fazê-lo.

INTERESSANTE

Recebemos um email da Tety testei o último e deu certo, vamos testar o restante e dividir esta curiosidade com vocês, que poderá ser útil.


CONHEÇA AS TRÊS UTILIDADES QUE ESTÃO ESCONDIDAS EM SEU CELULAR.
Três coisas que você nunca soube sobre seu celular. Será útil manter essas informações com você. Existem algumas coisas que podem ser feitas em caso de emergência. Seu celular é uma ferramenta que pode salvar sua vida. Veja o que ele pode fazer por você:

Emergência I O número universal de emergência para celular é 112 Se você estiver fora da área de cobertura de sua operadora e tiver alguma emergência, disque 112 e o celular irá procurar conexão com qualquer operadora possível para enviar o número de emergência para você, e o mais interessante é que o número 112 pode ser digitado mesmo se o teclado estiver travado. Experimente!

Emergência II *3370# Vamos imaginar que a bateria do seu celular esteja fraca. Para ativar, pressione as teclas: *3370# Seu celular irá acionar a reserva e você terá de volta 50% de sua bateria. Essa reserva será recarregada na próxima vez que você carregar a bateria.


Emergência III *#06# Para conhecer o número de série do seu celular, pressione os seguintes dígitos: *#06# Um código de 15 dígitos aparecerá. Este número é único. Anote e guarde em algum lugar seguro. Se seu celular for roubado, ligue para sua operadora e dê esse código. Assim eles conseguirão bloquear seu celular e o ladrão não conseguirá usá-lo de forma alguma. Talvez você fique sem o seu celular, mas pelo menos saberá que ninguém mais poderá usá-lo. Se todos fizerem isso, não haverá mais roubos de celular.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Postagem feita no blog na ocasião da polêmica da falta da delegacia no município de Igarapé Miri.

Anne Monteiro Escritora
Certo estava o Deputado Parcifal Pontes... A equipe do governo Ana Júlia são mesmo "moleques" que brincam com a sociedade como se todos fóssemos brinquedos. Até quando teremos que assitir aos desmandos deste governo que nada entende de administração pública, de respeito, de direitos e de obras. um governo que usa a mídia para mostrar uma realidade que não conseguimos enxergar. Talvez estejamos cegos... A grande verdade é que o Governo Ana Júlia é uma UTOPIA do PT no Pará... Acho que está na hora, Sra. Governadora, de sair dessa "Terra de direitos" imaginário em que tudo está organizado de uma forma superior, perfeita e voltar a realidade. O verdadeiro hipócrita não é o que dissimula, mas o que tenta persuadir os outros daquilo em que ele mesmo não acredita. Parabéns Deputado Ítalo por nos dar a oportunidade de voz,de desabafo, já que são raros os momentos em que podemos ter nossos clamores ouvidos nessa "terra de direitos". Anne Monteiro.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Início de 2010


Dia dois de Fevereiro inicia o ano legislativo com um tema polémico: o empréstimo de trezentos e sessenta e seis milhões de reais que o governo quer que a Assembléia Legislativa aprove no último ano de governo. Será interessante a governadora provar que aplicou bem os dois bilhões já aprovados pela ALEPA. Nós, Deputados, deveríamos consultar aqueles que nos elegeram, para perguntar quais obras foram construídas nos municípios ou bairros com o dinheiro já emprestado, se não, como pode o deputado não questionar o que é feito com o volumoso recurso público?
Na audiência pública realizada na Alepa para esclarecer o empréstimo, os secretários não conseguiram detalhar a realidade concreta, usaram um economês generalista, o que nos leva a crer que seja para esconder as reais intenções do governo.
Naquela ocasião, me pronunciei colocando-me no lugar daqueles que me elegeram, enumerando uma quantidade de obras necessárias aos municípios, obras que pararam ou não começaram, ou seja, preste conta do que fora feito e o que fará para depois pedir voto.
Italo é vice presidente da Mesa Diretora da Alepa (foto).

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Muitos amigos no velório de Luiz Rebelo Neto


Milhares de amigos, parentes e pessoas do povo, foram à Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro da Cidade Velha, dar o adeus ao empresário Luiz Rebelo Neto, vitima de um acidente de aviação na última segunda feira, 25. O velório, que começou no final da tarde de terça feira, 26, prolongou-se até às 16 horas desta quarta feira, quando o corpo foi trasladado para o Cemitério Recanto da Saudade, em Marituba.

Nas fotos, a homenagem da Assembléia Legislativa, entre as mais de 150 coroas de flores, e um aspecto geral do velório.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Acidente mata empresário Luiz Rebelo. Bombeiros resgatam corpos


Notícia do Portal ORM

Uma equipe de oito homens do grupo de operações especiais de Altamira, seguiu, na manhã desta terça-feira (26), para o município de Senador José Profírio, para fazer o resgate dos dois corpos das vítimas da queda de um avião dentro de uma fazenda, ocorrido na tarde de segunda feira. Oito feridos do acidente, sendo dois em estado grave, ainda estão internados no Hospital Municipal de Altamira.
A equipe do Corpo de Bombeiros, segundo informou o Tenente Coronel Almir Gouveia, vai ajudar na remoção dos corpos do piloto e do empresário Luís Rebelo Neto, do Grupo Reicon (Rebelo Indústria Comércio e Navegação), além de auxiliar a Aeronáutica, com a perícia no local do acidente. Os corpos devem ser trazidos para Belém para perícia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.
Oito pessoas ainda estão internadas no hospital regional de Altamira, sendo que duas delas têm estado grave, com várias fraturas pelo corpo, em consequência da queda.
O acidente aconteceu por volta das 14 horas na fazenda do grupo Reicom, localizada no município de Senador José Porfírio, a 17 km de Altamira. Foi na hora do pouso, quando a aeronave, segundo informações do Corpo de Bombeiros, chegou a capotar. O piloto e o empresário da Reicom, que estava sentado a seu lado na cabine, morreram na hora.
Outros oito passageiros ficaram feridos. Entre eles há funcionários da empresa e empresários amigos do presidente da Reicom.

Nota do Blog - O corpo do empresário Luiz Rebelo deverá ser velado na Capela da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Jurunas (Rua Cesário Alvim com a travessa de Breves), da qual o empresário era um grande colaborador. Luiz Rebelo tinha 58 anos (nasceu em 23/06/1951) e deixa viúva Maria Alice e três filhos.

Juiz proibe veículos de carga no centro de Belém

Jornal Amazônia
26/01/2010

O juiz Marco Antônio Lobo Castelo Branco, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Belém, assinou ontem o despacho favorável à ação civil pública que proíbe a circulação de veículos de carga com capacidade superior a quatro toneladas entre 6h e 21h no centro da capital. A decisão do magistrado se baseia na denúncia do promotor Benedito Wilson, responsável pela ação. Conforme o despacho do juiz, cabe ao município, através da Câmara Municipal e da Companhia de Transportes do Município de Belém o cumprimento da fiscalização e controle do trânsito.
Segundo a denúncia, a população vem sofrendo inúmeros problemas ante a omissão da Ctbel, em face da não aplicação de multa e das punições cabíveis para as infrações cometidas pelos condutores de veículos de carga pesada que circulam e estacionam no centro da cidade.

O juiz relata, no despacho, um recente estudo feito pelo pesquisador Valério Medeiros, da Universidade de Brasília, que mostra de que maneira as cidades condicionam sua mobilidade a partir da identificação de rotas em que é possível o tráfego de veículos. 'No estudo, Belém foi a 14ª pior cidade brasileira em relação à mobilidade, ficando atrás de cidades como Fortaleza e Brasília em matéria de trânsito organizado'.
O magistrado pede eficiência da Ctbel: 'Ao invés de investir em educação no trânsito, prefere investir naquilo que produz resultado mais rápido e menos trabalhoso, como as multas infundadas em portas de colégio e a remoção desnecessária de automóveis em locais que a simples multa resolveria o problema'.
A determinação começa a valer a partir do 30º dia após a assinatura do despacho. Ou seja, em 25 de fevereiro. Caso a Ctbel e o município não cumpram a fiscalização eficazmente e procedam a colocação de placas de sinalização de trânsito, principalmente na entrada da cidade, bem como a sinalização de asfalto no prazo de 15 dias a contar da intimação, será aplicada multa diária e individual no valor de R$ 5 mil, que serão cobrados diretamente do presidente da Ctbel e do prefeito Duciomar Costa.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dep. Italo Mácola cumpre compromisso em Santarém

O Deputado Italo Mácola esteve no bairro Vitória Régia em Santarém em companhia do Dep. Nilson Pinto e o futuro vereador Chiquinho da Umes, para saldar um compromisso assumido com a Associação do Bairro, tendo à frente o seu Presidente Marcos que, em breve, após assinatura de um convênio com a ALEPA, ira inaugurar o projeto que visa oferecer aos habitantes do bairro da periferia da cidade aulas de informática qualificando os jovens para o mercado de trabalho. Serão 10 computadores, sendo um plugado a uma televisão para o monitor do curso poder ministrar a aula. Todos devidamente conectados à internet. A procura já é grande. Parabéns Santarém.



Nas fotos, aspectos da reunião.








Prefeita de Abaetetuba homenageia os rabeteiros em confraternização




No sábado, dia 23 do corrente, a prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, reuniu um grande número de rabeteiros em confraternização, após uma reunião com sua equipe de governo em que estava presente o Deputado Italo Mácola, prevalecendo um clima de cordialidade e brincadeiras em que vários membros da Secretaria de Educação, tendo à frente o diligente secretário, professor Jefferson, que em regime de mutirão serviram uma gostosa feijoada aos presentes. As fotos mostram aspectos do encontro.

Mojuí dos Campos



Neste domingo conforme calendário eleitoral, realizaram-se as convenções no recem criado município de Mojuí dos Campos que será desmembrado de Santarém, com instalação e posse dos eleitos no dia 30 de abril e eleição dia 28 de março. Foi intensa a movimentação dos partidos políticos durante todo o domingo. Participei da convenção do PSDC juntamente com o dep. fed. Nilson Pinto e após fomos em caminhada para a convenção do PSDB onde aguardava uma multidão para consagrar o nome do vereador Jailsom para Prefeito presente também o Ex Governador Simão Jatene, senador Flexa Ribeiro, deputados federais: Nilson Pinto, Wandelkolk Gonçalves, Lira Maia do Democratas, Deputados Estaduais Alexandre Von, José Megale e eu, alem do Nicias Ribeiro.

Muitos discursos inflamados, foguetes faixas entusiasmo e descontração, todas as informações davam conta de que a nossa convenção era de longe a maior, assim como as pesquisas eleitorais também mostravam que o único representante do PSDB na câmara de Santarém é o franco favorito. No final da tarde, o segundo colocado nas pesquisas, o Juvenal do PP, resolveu aceitar compor a chapa do PSDB como vice juntamente com 31 candidatos a vereador sendo 14 do PSDB, 8 do Democratas, 5 do PP, 3 do PSDC e um do PMN.



Ao todo serão três candidatos a prefeito: com a chancela do dep Antonio Rocha, o PMDB apresentou a Prof. Maria do Carmo e o vice do PT apoiados pelo PTB, mais seis partidos menores, e o PDT sai com chapa pura encabeçada pelo pedetista Gelson.



Pessoalmente, estou confiante na vitória pelo que percebi nas enquetes que chegavam a nós, alem do que o Jailsom é o vereador historicamente mais votado em Mojui dos Campos.
Nas fotos, aspectos das Convenções do PSDC e PSDB.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

VILA MAIUATA - FESTIVIDADE DE SÃO SEBASTIÃO




O Deputado Italo Mácola participou das festividades de São Sebastião, padroeiro da Vila Maiuata em Igarapé Miri, na quarta feira, 20.
Juntamente com os Vereadores Fuxico e Carmozina, Italo esteve na missa na Igreja da Vila e depois percorreu as ruas da comunidade, sendo bastante cumprimentado.
Italo Mácola ficou sensibilizado pela emoção dos mirienses residentes e visitantes pelo padroeiro da vila.
Nas fotos, detalhes da festa

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Petrobrás destina 8 milhões para 6 pessoas, entre elas Dilma

E-MAIL QUE CIRCULA NA INTERNET:

Por estas e outras que a dona DILMA pode ostentar aquelas Bolsas HERMES.... e nós, óoooooooo....

Eu com um emprego desses...

O QUE A TRANSPARÊNCIA FAZ !

Conselho de Administração da Petrobras - Remuneração

PETROBRAS

O site é oficial e não tem como desmentir.
E isto que é função basicamente honorífica, não executiva, e ainda sem considerar os demais salários das outras funções.


ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, REALIZADA EM 8 DE ABRIL DE 2009

(Lavrada sob a forma de sumário, conforme facultado pelo parágrafo primeiro do artigo 130 da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976).

DIA, HORA E LOCAL: Assembléia realizada às 15 horas do dia 8 de abril de 2009, na sede social, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, na Avenida República do Chile, no 65.

Item IV:Foram reeleitos como membros do Conselho de Administração da Companhia , na forma do voto da União, com mandato de 1 (um) ano, permitida a reeleição, a Senhora Dilma Vana Rousseff, brasileira, natural da cidade de Belo Horizonte (MG), divorciada, economista, com domicílio na Casa Civil da Presidência da República - Praça dos Três Poderes - Palácio do Planalto - 4º andar - salas 57 e 58, Brasília (DF), CEP: 70150-900, portadora da carteira de identidade nº 9017158222, expedida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul - SSP/RS, e do CIC/CPF nº 133267246-91 e os Senhores Guido Mantega, brasileiro, natural de Gênova, Itália, casado, economista, com domicílio no Ministério da Fazenda - Esplanada dos Ministérios - Bloco P - 5º andar - Brasília (DF), CEP: 70048-900, portador da carteira de identidade nº 4135647-0, expedida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo - SSP/SP, e do CIC/CPF nº 676840768-68;Silas RondeauCavalcante Silva, brasileiro, natural da cidade de Barra da Corda (MA), casado , engenheiro, com domicílio na S...A.U.S. - quadra 3 - lote 2 - Bloco C - Ed. Business Point - salas 308/309, Brasília (DF), CEP: 70070-934, portador da carteira de identidade nº 2040478, expedida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Pernambuco - SSP/PE, e do CIC/CPF nº 044.004.963-68;José Sergio Gabriellide Azevedo, brasileiro, natural da cidade de Salvador (BA), divorciado, economista, com domicílio na Av. República do Chile, 65, 23º andar - Rio de Janeiro (RJ), CEP: 20031-912, portador da carteira de identidade nº 00693342-42, expedida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia - SSP/BA, e do CIC/CPF nº ;Francisco Roberto de Albuquerque, brasileiro, natural da cidade de São Paulo, casado, General de Exército Reformado, com domicílio na Alameda Carolina nº 594, Itu (SP), CEP: 13306-410, portador da carteira de identidade nº 022954940-7, expedida pelo Ministério do Exército e do CIC/CPF nº 351786808-63; eLuciano Galvão Coutinho,brasileiro, natural da cidade de Recife (PE), divorciado, economista, com domicílio na Av. República do Chil e nº 100, 19º anda r, Rio de Janeiro (RJ), CEP 20031-917, portador da carteira de identidade nº 8925795, expedida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo - SSP/SP, e do CIC/CPF nº 636831808-20.
.................
Item VII: Pelo voto da maioria dos acionistas presentes, em conformidade com o voto da representante da União,foi aprovadaa fixação da remuneração global a ser paga aos administradores da Petrobras emR$8266.600,00 (oito milhões, duzentos e sessenta e seis mil e seiscentos reais) ,no período compreendido entre abrilde 2009 e março de 2010, aí incluídos: honorários mensais, gratificação de férias, gratificação natalina (13º salário), participação nos lucros eresultados; passagens aéreas, previdência privada complementar, e auxílio moradia, nos termos do Decreto nº 3.255, de 19.11.1999, mantendo-se os honorários no mesmo valor nominal praticado no mês precedente à AGO de 2009, vedado expressamente o repasse aos respectivos honorários de quaisquer benefícios que, eventualmente, vierem a ser concedidos aos empregados da empresa, por ocasião da formalização do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT na sua respectiva dat a-base de 2009;


São SEIS PESSOAS para dividir mais de 8 MILHÕES no ano.

Dá mais de CEM MIL REAIS POR MÊS para cada um!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Roberto Carlos ataca Galvão Bueno

RODRIGO BUENO
da Folha de S.Paulo, enviado a Itu

"A melhor forma de ele não atacar é ele me marcar. E é isso que vou tentar fazer", diz, sem muita modéstia, o badalado lateral.
Roberto Carlos, atração corintiana no jogo de quarta-feira contra o Bragantino no Pacaembu, que se cuide. O autor da frase é Diego Macedo, ala do Bragantino, que segundo sua assessoria, foi "especulado por muitos clubes" após a Série B do Brasileiro.
"Vou ser sincero, não conheço nenhum jogador do Bragantino, mas, na preleção, vou ver quem eu vou marcar", falou em Itu o lateral mais famoso, na segunda.
Quem Roberto Carlos nunca vai tirar da memória é Galvão Bueno, locutor da TV Globo que foi muito lembrado na coletiva do ex-atleta da seleção.
"Ele não é profissional, fez minha mãe chorar por muito tempo", disse ele, que terminou a entrevista com um sorriso e um pedido aos jornalistas: "Manda o Galvão para a..."
Roberto Carlos disse que está ansioso pela estreia. "Parece que o tempo demora a passar. Para dormir é complicado, você pensa no que vai fazer no jogo", desabafou Roberto Carlos. E isso sem saber ainda que Diego Macedo estará do outro lado.

Igarapé Miri e a incompetência do Governo

No ano de 2007 a delegacia de polícia do município de Igarapé Miri, muito antiga, já não comportava mais a demanda e não mais se adequava à realidade atual, muito velha desgastada e decadente.
Muito se falou durante anos da necessidade de uma outra delegacia de polícia, entretanto, nunca havia orçamento no estado para tal. Eleito deputado, no primeiro ano de mandato, aprovei uma emenda para reforma da delegacia no valor de R$363.000,00 Naquele ano, a situação da criminalidade no município se agravou e a situação ficou insustentável o que levou à mobilização da cidade a trancar a rodovia PA 151 para chamar a atenção das autoridades.
Em seguida, realizou-se uma reunião na SEGUP (Secretaria de Segurança Pública), com a presença deste deputado, uma imensa representação do município, alem do Secretário de Segurança onde foi revelada a falta de recursos e de contingente, tendo interpelado o secretário e mostrado a ele a emenda aprovada, portanto, recursos alocados ao orçamento para a construção da delegacia. Aí, então,naquele momento o secretário resolveu fazer a obra.
Após a decisão, estive tratando do assunto na Delegacia Geral desde o projeto até o inicio da obra. No momento de definir em que local seria construida, foram apresentadas várias alternativas, ou seja, outras áreas e não mais no local da Delegacia de Polícia de então. Outros terrenos foram oferecidos pela ex Prefeita do município, entretanto o Delegado Geral resolveu fazer no mesmo lugar tendo demolido a delegacia anterior, alugando uma casa para servir de Delegacia de Polícia.
A obra parou pela metade, e é claro que a casinha alugada era inadequada para a instituição e, com a crescente criminalidade, o delegado não tinha aonde colocar os presos e nem podia soltá-los. Por outro lado, o governo irresponsavelmente não dava a menor bola ao que acontecia e não recomeçava a construção da delegacia que já exibia sinais de degradação.
No mês de outubro do ano passado, em somente um final de semana, houve seis mortes, o que levou à revolta da população. Recebi um telefonema da vereadora Carmozina que no desespero pediu para que tomasse providências "pelo amor de Deus". Telefonei para o Secretário de Segurança marcando uma audiência apartidária e ecumênica com todos os segmentos da sociedade, quando novamente ouvimos a velha ladainha de que não "temos recursos". Na reunião, novamente cobrei a conclusão da delegacia, (o Delegado do município, que não conhecia pessoalmente, estava presente), e, na ocasião, disse o delegado diretor do interior que tinha autorização de afirmar que até o final do ano terminaria a construção da penosa obra.
Enfim, acredito que o delegado do municipio também nao aguentou a inércia do Governo e denunciou o que estava acontecendo pela falta de delegacia.
Tenho dito publicamente que a lei de execuções penais impede a manutenção de presos em delegacias, para isto deve existir a Cadeia Pública, mas isto é assunto para outro momento.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PORTAL SÃO MIGUEL REGISTRA ANIVERSÁRIO DO VEREADOR CHAGAS

"
Extraido do"Portal São Miguel".
Considerado um dos politicos mais conhecidos da população guamaense, o Vereador Chagas, reuniu na noite de ontem (sábado), inúmeras pessoas para a realização da comemoração do seu aniversario.
O Vereador Chagas promoveu um jantar em sua residência, com a presença ilustre do Deputado Ítalo Macola, que fez questão de prestigiar o amigo vereador.
O Deputado Ítalo, bem antes do jantar, atendeu a inúmeras pessoas, dentre elas representantes da Banda Energia Positiva, que foi considerada a revelação do carnaval do ano passado.
Logo após o jantar, os parlamentares e assessores se dirigiram ao Clube Sedução para a comemoração oficial do aniversario do vereador Chagas.
Nosso site registrou com exclusividade a chegada dos parlamentares, no Clube Sedução, onde foram recebidos pelo público presente, com muitas palmas e apertos de mão.

IGARAPÉ MIRI - DEPUTADO VAI A TV E FALA SOBRE DELEGACIA DO MUNICÍPIO.

Italo Mácola foi à emissora de TV em Igarapé Miri falar sobre a polêmica em torno da delegacia de polícia do município.
Em entrevista ao reporter Ratinho, o Deputado explicou que tudo estaria resolvido se o Governo do Estado aplicasse corretamente a emenda parlamentar de sua autoria que alocou recursos ainda em 2007 para a construção da delegacia.
Infelizmente, a governadora não tem dado ao Municipio de Igarapé Miri a importância que a população merece, disse o parlamentar.

ABAETETUBA - DEPUTADO E PREFEITA PARTICIPAM DE COLAÇÃO DE GRAU.

Italo Mácola esteve em Abaetetuba na noite de sexta feira onde participou da colação de grau dos alunos da Escola Vicente Maues Carvalho. Como tem feito, o deputado e a prefeita Francinete Carvalho vem prestigiando a educação do Município que já apresenta um salto de qualidade na administração tucana de Abaetetuba.

IGARAPÉ MIRI - DEPUTADO OUVE VEREADOR FUXICO E LIDERANÇAS DA VILA MAIUATA.

Italo Mácola esteve em Igarapé Miri em 15 de janeiro onde se reuniu com lideranças da Vila Maiuata onde traçou estratégias para atuação do deputado no ano que se inicia.
No encontro o deputado ouviu do vereador Fuxico os problemas que enfrenta a população da localidade, pricipalmente na área de segurança pública.
O deputado irá a Vila Maiuata na próxima quarta-feira, onde reunirá com a população.

IGARAPÉ MIRI - DEPUTADO REUNE COM BLOCOS DE CARNAVAL


Na sexta-feira dia 15 de janeiro o Dep. Italo mácola esteve em Igarapé onde reuniu com os blocos de carnaval do Município.
Na oportunidade o deputado informou a todos que disponibilizará uma emenda parlamentar para apoiar o desfile dos blocos no carnaval miriense.
Estiveram presentes a maioria dos representantes dos blocos do município que ficaram satisfeitos com o empenho do deputado em possibilitar um grande carnaval no município.
Nas fotos detalhes do encontro


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Imprensa ressalta Emenda de Italo para a delegacia de Igarapé Miri

Diante do farto noticiário das redes de televisão, mostrando "in loco" a situação dos presos em Igarapé Miri, algemados às grades, cadeiras e mesas, repercutindo na midia impressa, a Imprensa de modo geral lembrou que, em 2007, o Deputado Italo Mácola apresentou uma Emenda (número 38) que alocou recursos para a construção de uma nova Delegacia, inclusive, a prefeita de então, Dilza Pantoja, colocou à disposição do Governo nada menos do que três terrenos para erguer a nova Delegacia. O Governo preferiu utilizar a mesma área, derrubando a delegacia antiga para construir a nova. Só que começou a obra e a paralisou.
O fato teve repercussão na Imprensa, como a seguir se reproduz:

Jornal O Liberal
Edição 15/01/2010

Coluna Reporter 70

Em poucas linhas

"Mesmo com verba no orçamento, por uma Emenda do Deputado Italo Mácoloa em 2008, as obras da delegacia de Igarapé Miri foram paralisadas por seis meses.
Aliás, a cúpula da policia civil não abre mão de punir o delegado daquele municipio, que manteve os presos algemados em grades e amarrados em móveisa da delegacias"

Coluna Adenirson Lage

Jornal Amazônia
Edição de 15/01/2010

Policia

 O ano começa no Pará com nova polêmica no segmento penitenciário, com presos algemados em cadeiras e mesas no município de Igarapé Miri. Para a população, o ocorrido poderia ter sido evitado se o prédio da nova delegacia de polícia estivesse concluído.
 Lembre-se que desde 2007 o deputado Ítalo Mácola obteve recursos para a construção da delegacia, através de uma emenda (número 38) de sua autoria na AL. Se passaram três anos e a obra continua paralisada, só no esqueleto.

Ameaça

 No assunto: a Polícia Civil agora ameaça abrir inquérito administrativo contra os delegados por tomarem uma iniciativa para amenizar problemas dos quais não têm culpa.
 Por sinal, está havendo uma confusão de nomes: o delegado de Igarapé Miri é Gilvandro Barbosa e não Gilvandro Furtado, como chegou a ser noticiado.

Rotina

Em roda de papo comentavam, ontem, que está virando rotina delegados serem punidos por não aceitarem os desmandos do atual governo.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Verba para nova Delegacia há desde 2007


Esta polêmica causada pelos presos algemados em cadeiras e mesas em Igarapé Miri teria sido evitada se o prédio da nova Delegacia de Policia estivesse concluido. A bem da verdade, desde 2007 o Deputado Italo Mácola, através do Projeto de Lei 265/2007, obteve recursos para a construção da Delegacia, através de Emenda (número 38) de sua autoria, na Assembléia Legislativa. E já se passaram três anos e a obra continua paralisada. Só no esqueleto.

A Policia Civil, agora, ameaça abrir inquérito administrativo contra os delegados destes locais por tomarem a iniciativa para amenizar problemas desta ordem. O delegado atual de Igarapé Miri é Gilvandro Barbosa. Está virando rotina delegados serem punidos por não aceitarem os desmandos do atual governo. Até Nov/2009, lideres comunitários e a totalidade dos 10 vereadores do municipio já haviam participado de 19 (dezenove) audiências públicas na Segup, desde a primeira secretária, a dra. Vera Tavares, e muito pouco foi resolvido em favor de Igarapé Miri. Na mais recente audiência pública, no dia 26/11/2009, houve a garantia de que até o final do ano as obras seriam reiniciadas, e não as foram. Presidiu esta audiência o secretário adjunto, José Salles.

Em 2007, o deputado Italo Mácola apresentou Emenda para a construção de uma nova delegacia em Igarapé Miri, obra que foi iniciada em 2008, mas paralisada no ano seguinte, tanto que hoje está inacabada, um esqueleto, provocando toda esta situação:


"Está mais do que claro que a única responsável por este caos é a Governadora Ana Júlia. A Delegacia já deveria estar concluida há muito tempo", destacou o Deputado Italo Mácola, inconformado com o descaso do atual Governo para com o municipio de Igarapé Miri.

Na foto, o Deputado participando da última reunião na Segup, em Novembro/2009.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Entre 17 capitais, Belém foi a única que teve alta na cesta básica

da Folha Online
Segunda feira, 11/01/10

O valor da cesta básica caiu em 16 das 17 capitais pesquisadas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em 2009, na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados nesta segunda-feira. A variação negativa ficou entre 14,92% e 3,71%. A alta ocorreu apenas em Belém (2,65%).
Preços pelo IGP-DI fecham 2009 com primeira deflação desde 2ª GuerraPreços em SP abrem 2010 em alta de 0,48%, diz Fipe

As maiores quedas foram em João Pessoa (14,92%), Natal (12,57%) e Aracaju (3,71%). Já as menores ocorreram em Vitória (3,71%) e Manaus (4,38%). Em São Paulo, a retração ficou em 4,72%.
No mês de dezembro de 2009 em comparação com novembro, houve alta em Brasília (2,77%), Aracaju (0,78%) e Belém (0,37%). Nas outras 14 cidades o preço caiu entre 1,39%, em Manaus, e 8,63%, em Salvador.
O Dieese estima em R$ 1.995,91 o salário mínimo adequado, com base no maior valor apurado para a cesta e levando em consideração a determinação constitucional que estabelece que o piso deveria suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência. Esse valor representa 4,29 vezes o mínimo em vigor em dezembro (R$ 465).
Em novembro, o mínimo necessário era R$ 2.139,06, ou R$ 143,15 a mais do que no mês seguinte.
Preço da cesta
No ano passado, a compra do conjunto de itens básicos custou R$ 237,58 em Porto Alegre, o maior valor entre as localidades, com redução de 6,78% em relação a dezembro de 2008. A segunda capital mais cara foi São Paulo (R$ 228,19), seguida por Brasília R$ 222,22 e Vitória (R$ 219,09).
Já o menor custo da cesta foi encontrado em Aracaju (R$ 169,18), João Pessoa (R$ 170,63) e Recife (R$ 171,31).
O trabalhador precisou cumprir jornada menor em dezembro para comprar o conjunto de produtos básicos nas 17 capitais, gastando 95 horas e 20 minutos. Em novembro, eram exigidas 98 horas e 58 minutos e, em dezembro de 2008, 115 horas e 44 minutos.
Produtos
O arroz e o feijão ficaram mais baratos nas 17 capitais entre dezembro de 2008 e 2009. O arroz caiu 30,14% em Aracaju, 22,30% em Belém e 20,59% em Vitória. Já o custo do feijão teve retração máxima de 50,48% em Goiânia e 26,69% em Natal.
Segundo o Dieese, os dois produtos foram beneficiados pelas chuvas e foram cultivados em todo o ano porque praticamente não ocorreu estiagem em várias regiões do país.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mulheres indignadas com a "mãe de 7,5 milhões"

Postagem extraida do blog Espaço Aberto de uma leitora de nome Bia indignada com a afirmação da Governadora Ana Júlia de que é "mãe de 7,5 milhões" e que representa as mulheres paraenses. A repulsa foi geral. Leiam abaixo:


“Me incluam fora dessa”

Da leitora Bia, sobre a postagem Ana Júlia, a "mãe" de 7,5 milhões. Você acredita?:

O cinismo, a hipocrisia e a convicção da Excelência estadual, de que o povo é mesmo desconectado da realidade e babaca, só têm parâmetro nas mesmas qualidades da Excelência municipal.Assim, domingo cedinho, café coado, contei filhos, nora, neta, nossos amigos, colegas de trabalho, vizinhos e conhecidos. Somos cerca de 200. E lembrei de um samba maravilhoso, antigo, que dizia "... é preciso muito amor para suportar essa mulher..." e não resisti à paródia: "... é preciso muito HUMOR para suportar essa mulher..."Daí que, a partir da minha contabilidade, solicito que a Excelência corrija suas contas. Deve excluir-nos da sua "boutade". Nós nos cuidamos sem ela. Não porque sejamos ricos ou soberbos. Precisamos da saúde pública e de escola de qualidade. Precisamos de segurança pública. Mas, não as temos.Assim, solicito que ela passe a dizer que cuida de 7.499.800pessoas. Além da justiça cívica e da correção estatística de nos excluir, esse número aliviaria a contumaz hipocrisia, a renomada leviandade e a baixíssima inteligência que a caracterizam.Isso me fez lembrar que toda vez que ela diz representar as mulheres, penso em contratar um advogado para que me exclua dessa representação. Acredito que as leis devam dar o direito à exclusão, assim como garantem o da inclusão, né? Não perdi a esperança. Até o final de janeiro ainda estou aqui e topo ser objeto desta ação judicial!
Postado por Poster às 1/06/2010 11:15:00 AM 8 comentários

Emocão e consternação no adeus a Costa Pereira


Falecido na madrugada de quarta feira, na UTI do Hospital Porto Dias, em Belém, o empresário Joaquim da Costa Pereira (foto) teve seu corpo trasladado para Santarém na tarde de quarta feira, chegando ao municipio sob forte emoção recebido pelo povo santareno, que sempre reconheceu em Joaquim um grande empreendedor. Ele foi o fundador do Sistema Tapajós de Comunicação e era o diretor-presidente da TV Tapajós. Seu corpo está sendo velado até às 16 horas desta quinta feira, 7, quando será sepultado no cemitério Nossa Senhora dos Mártires. Antes, na Igreja de São Sebastião, onde acontece o velório, será celebrada missa de corpo presente.

O Deputado Italo Mácola, que se encontra fora do Estado, externou seus sentimentos à familia do empresário através de mensagem de pesar encaminhada à TV Tapajós. Joaquim tinha 80 anos de idade.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

G-8 não votará empréstimos do Executivo

Nota do Reporter 70, de O Liberal.
Edição de 06/01/2010

Em poucas linhas

O G-8 (formado por deputados estaduais) passou dois dias na casa do deputado Márcio Miranda, em Salinas, discutindo 2010. Decidiu: não votar os empréstimos para o Estado e votar em Junior Hage para o TCE.

Governo adota medidas para acabar com o furto de celulares

Do Portal ORM
06/01/2010 - 7h38m

A Secretaria de Direito Econômico e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça firmam nesta quarta-feira (6) nota técnica para inibir o furto de telefones celulares. Será às 10h30 no ministério.
Na prática, quem tiver o celular furtado, vai poder bloquear o aparelho, que se tornaria inútil na mão de quem furtou, mesmo trocando chip ou desbloqueando.

Pará lidera ranking do trabalho escravo

Do Portal ORM

O Pará mais uma vez é líder de uma triste estatística: a chamada lista suja do trabalho escravo. Das 164 pessoas físicas e jurídicas citadas na relação de empregadores que contratam trabalhadores em situação análoga à escravidão, 46 estão no Pará. Em segundo lugar está o Maranhão, com 22 pessoas físicas e/ou jurídicas. Juntas, os Estados concentram 40% do total da lista seja. O ranking foi atualizado esta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A lista também registra empregadores de Mato Grosso do Sul (18), Tocantins (16), Goiás (16), Mato Grosso (12), Bahia (11), Piauí (4), Paraná (3), Ceará (3), Santa Catarina (3), Minas Gerais (3), Rondônia (2) e Amazonas, Rio Grande do Norte, São Paulo e Espírito Santo, com um registro cada.

A atualização da lista suja incluiu 12 empregadores flagrados pela exploração ilegal de trabalhadores. No total, de acordo com a lista, 314 trabalhadores foram libertados nas propriedades que passaram a integrar a nova versão do documento. Quem tem o nome incluído na lista suja fica impossibilitado de obter financiamento em instituições públicas ou privadas.
O cadastro é atualizado semestralmente e são incluídos na lista os nomes dos empregadores que não têm mais como recorrer na Justiça. São mantidos no cadastro aqueles que não quitam as multas de infração, casos de reincidência entre outros. Na relação, há propriedades incluídas desde 2004.
Para que empregador tenha o seu nome excluído do cadastro, é necessário que por dois anos, contando a partir da da inclusão, ele tenha corrigido irregularidades identificadas durante inspeção. Consulte aqui a lista suja do trabalho escravo (atualizada em 4 de janeiro de 2010).

Morre o diretor-presidente da TV Tapajós

Joaquim da Costa Pereira
Do Portal ORM


Morreu, na madrugada desta quarta-feira (6), Joaquim da Costa Pereira, diretor presidente do Sistema Tapajós de Comunicação. Joaquim não resistiu a uma parada cardiorespiratória e faleceu por volta de 4h da manhã, no Hospital Porto Dias, em Belém.
Aos 80 anos, Joaquim estava internado desde o último dia 22 de dezembro. Ele foi transferido para a capital no dia 27, após agravamento de seu quadro clínico. O corpo do empresário será levado para Santarém na tarde de hoje e deve ser velado durante todo o dia. O sepultamento deve ocorrer na manhã desta quinta-feira (7).

Joaquim da Costa Pereira deixa seis filhos: Joaquim Cardoso, Vera Ilma Pereira Leal, Nivaldo Soares Pereira, Joaquim da Costa Pereira Filho, Vânia Pereira Maia e Donaldo Soares Pereira.
História - Joaquim da Costa Pereira nasceu em Santarém, no dia 30 de outubro de 1929. Ele era o filho mais novo de uma família de oito irmãos. Sua vida de trabalho começou cedo. Aos 12 anos, ele já ajudava o pai, ferreiro mecânico, nos serviços leves da oficina. Aos 15 anos, percebeu sua vocação para o comércio e investiu em um pequeno negócio de couro. No ano de 1946 montou sua primeira empresa varejista, a Costa Pereira e Cia, que comercializava estivas em geral.
Suas relações comerciais evoluíram culminando com a criação das firmas J. Costa Pereira e Bar e Fábrica de Gelo São Joaquim, ambas visavam o abastecimento dos moradores das áreas ribeirinhas de Santarém. A garra e o espírito empreendedor tornaram-se marcas registradas de Joaquim Pereira, que com o passar dos anos investiu nos mais diversos setores do comércio e no ramo das comunicações.
Ele chegou a presidir um grupo de 15 empresas compostas de concessionárias de veículos, locadoras de carros, lojas de ferragens, material elétrico e construção, material de garimpo, gráfica, construtora, presentes finos, jornal, rádio e televisão. Boa parte da juventude de Joaquim Pereira foi dedicada ao trabalho.
Em diversos momentos trocou o lazer pelo ofício. Aproveitou um dos ciclos mais importantes da economia da região, o do ouro, para formar um patrimônio que lhe permitisse tranquilidade no futuro. 'Aprendi desde cedo que a lei da prosperidade é ganhar muito e gastar apenas o necessário. Sempre pratiquei essa filosofia', dizia.
O primeiro jornal impresso em Santarém, 'O Tapajós', que funcionou de 1986 a 1994, também foi fundado por Joaquim Pereira. Dentre seus investimentos destaca-se o Sistema Tapajós de Comunicação, composto pela TV Tapajós, emissora geradora afiliada a Rede Globo, a Rádio Tapajós/94 FM e o Portal Notapajos.com, afiliado a Globo.com. Nos negócios, contou com o apoio dos filhos e, principalmente, de sua esposa, Vera Pereira.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Técnica gera vacina de gripe suina três vezes mais rápido

05/01/2010 - 10h13

REINALDO JOSÉ LOPES
da Folha de S. Paulo

Em vez de serem cultivadas em ovos de galinha, como acontece hoje, as vacinas de gripe do futuro poderão ser obtidas a partir de células de mariposas, num processo bem mais rápido do que o disponível atualmente.
Pesquisadores austríacos demonstraram a viabilidade da ideia ao obter uma imunização contra o vírus da gripe suína com as células de insetos.

A equipe liderada por Florian Krammer, da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida Aplicadas de Viena, testou com sucesso a vacina obtida em camundongos, constatando que os roedores tinham o sistema imune (de defesa) de seu organismo ativado pelo produto.
O avanço é importante quando se leva em conta a metodologia quase arcaica que predomina na fabricação das vacinas contra os vírus da gripe mundo afora. O processo de cultivo em embriões de galinha é complicado e relativamente lento, levando a um ciclo de produção que dura cerca de seis meses.
Já o grupo austríaco, em artigo na revista científica "Biotechnology Journal", afirma ser capaz de chegar ao mesmo resultado em cerca de dois meses. O tempo mais curto de produção poderia fazer grande diferença no número de vidas salvas durante uma pandemia (epidemia mundial) causada por um vírus muito agressivo.
Vírus contra vírus
Krammer e seus colegas se aproveitaram das propriedades de outro agente patogênico, do grupo dos baculovírus, para realizar seus experimentos.
Os baculovírus infectam invertebrados -até onde se sabe, não são capazes de fazer o mesmo com mamíferos como o homem. Como muitos outros vírus, eles "convencem" as células de seus hospedeiros a produzirem seus componentes.
O grupo austríaco, portanto, modificou geneticamente os baculovírus para que eles carregassem a receita genética de dois componentes essenciais dos vírus da gripe.
Depois, usaram esses vírus alterados para infectar, em laboratório, células de duas espécies de mariposas, bem conhecidas dos cientistas porque, na fase de lagarta, elas são pragas da agricultura.
O truque deu certo: os vírus modificados fizeram com que as células produzissem os componentes da gripe, que não chegavam perto de ter as propriedades do vírus verdadeiro.
Mesmo assim, eles eram suficientes para alertar o sistema de defesa do organismo a ponto de ele produzir anticorpos contra o vírus H1N1 que andou aterrorizando o mundo no ano passado. Um desses componentes é a hemaglutinina, uma espécie de "pé-de-cabra" molecular que o vírus da gripe usa para se grudar à membrana das células e então invadi-las.
Os dados obtidos em camundongos de laboratório sugerem que a estratégia é promissora.
Antes, porém, é preciso garantir, por exemplo, que o baculovírus não contrabandeie nada de indesejável para as células dos vacinados.
Um sinal de que isso é possível é que uma vacina contra o vírus HPV, causador do câncer de colo do útero, é fabricada utilizando a mesma abordagem e já está disponível no mercado da Europa.

Os momentos dramáticos do fim do jornal "Última Hora"


05/01/2010 - 10h45
Jornalista relata em livro momentos dramáticos do fim do jornal "Última Hora"
da Folha Online
Divulgação

Relata momentos dramáticos do fim do jornal dirigido por Samuel Wainer
Fundador de um império que durou 20 anos, Samuel Wainer era um populista apaixonado pelo trabalho. À frente do jornal carioca "Última Hora", ele chegou a reunir pesos-pesados em seu time de colunistas, como Nelson Rodrigues, Stanislaw Ponte Preta, Antonio Maria e outros. Mas, no início dos anos 70, sua "grande aventura" --como ele denominava a criação e direção do veículo-- chegou ao fim.
O jornalista Benicio Medeiros, que trabalhou durante um ano e meio com Wainer e viu de perto o jornal ser vendido e mudar de rumo, relata os lances mais dramáticos do "Última Hora" em "A Rotativa Parou!", lançado no fim de novembro pela Civilização Brasileira, selo da Editora Record.
O autor conta, entre outras históruas, que, com o golpe de 1964, Wainer teve seus direitos cassados. Exilado em Paris, ele conseguiu manter o "Última Hora" até 1971, quando vendeu o jornal para saldar dívidas. De patrão a empregado, acabou num conjugado, batucando uma máquina de escrever e com uma única cadeira em seu apartamento. Morreu aos 70 anos, sozinho, no corredor de um hospital.
Confira abaixo um trecho do livro.

A grande aventura
O fim de a Última Hora - a Última Hora criada e dirigida por Samuel Wainer, e não a Última Hora que a sucedeu - foi um dos acontecimentos mais tristes da minha vida profissional. Esse desfecho infeliz não deveria ter provocado muita surpresa. Todo mundo sabia que a empresa enfrentava sérios problemas financeiros e que, a não ser por um milagre, não duraria muito. Mesmo assim, quando se anunciou a venda do jornal, em abril de 1971, e a rotativa da UH parou de vez, o impacto foi geral entre os funcionários. É que, no fundo de cada consciência, subsistia a esperança de que Samuel, comsua decantada esperteza, pudesse contornar a grande crise, que não fora a primeira na sua vida de empresário.
Desta vez, no entanto, não houve jeito.
Relembro o clima sombrio que tomou conta da redação. Repórteres esvaziando as gavetas. Despedidas chorosas. Empregados antigos, sentados, com o olhar perdido. Terminava assim, melancolicamente, aquilo que Samuel Wainer chamou de sua "grande aventura". E a UH foi realmente uma aventura, cheia de lances heroicos, quase épicos, e outros nem tanto, mas que deixou uma marca profunda não só na memória daqueles que participaram daquele empreendimento como na própria vida cultural e política do país.
Muito já se falou dos efeitos renovadores da UH sobre a imprensa brasileira e creio que muitos conhecem sua proposta. Um vigoroso jornal popular - "populista, segundo os detratores -, no entanto fora dos modelos sensacionalistas em voga cujo objetivo era mais emocionar e provocar emoções baratas do que manter o leitor informado. Uma publicação de tendência socialista, ou mais propriamente trabalhista, que devia representar, na fase inicial, um canal aberto entre Getúlio Vargas e um segmento social mais ou menos abstrato da população, a que se chamaria hoje de "povão". Inclua-se, nessa categoria, a classe proletária e largas faixas da classe média urbana, desassistidas quanto a algumas necessidades básicas - faltava água, faltava luz, faltava leite, faltava carne - e à espera de um veículo que as compreendesse e abrisse espaço às suas aflições do dia a dia.
Em que pesem os perigos do modelo, hoje possivelmente não realizável - refiro-me à associação entre um jornalista-empresário e um governante -, o esquema expressava bem os costumes da época. Da mesma forma que a UH expressava a mente aberta do seu proprietário. Acredito que Samuel tenha conquistado com seu jornal aquele tipo de interação com o leitor que buscava acima de tudo.
Ele abriu espaço às causa populares, deu voz à Zona Norte e aos subúrbios do Rio. Uma das primeiras reportagens da UH versou sobre o estabelecimento de um júri popular, organizado na sede do Social Ramos Clube pelo próprio jornal, para julgar um açougueiro local acusado de roubar no peso. Saíram reportagens também sobre o leite que vinha misturado com água e urina, ameaçando a saúde da população, e outros assuntos relacionados ao interesse do consumidor, um termo que nem existia, naquela época, com o sentido atual.
*
"A Rotativa Parou!"
Autor: Benicio Medeiros
Editora: Civilização Brasileira
Páginas: 216
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

E ele com isso?


Coluna Claudio Humberto

05/01/2010 00:00

Lula viu de helicóptero, por breve instantes, a tragédia da chuva em Santa Catarina, ano passado. A deste início de ano no Rio, nem isso. Contribuinte só vê autoridade em ano de eleição. E agora, nem isso.
Na foto, obtida pelo Blog junto à Agência A Tarde, Lula (esq)brinca com um dos netos na praia de Inema (BA)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Paraense de Castanhal vence Copa América




Deu no AMAZÔNIA

O ciclista castanhalense Geraldo Souza, de 29 anos, da equipe de Americana, SP, venceu a X Copa América de Ciclismo, realizada domingo, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Geraldo fez uma arrancada sensacional nos metros finais da disputa, deixando pra trás o argentino Edgardo Simon, favorito, que ficou em segundo, e Raphael Serpa, em terceiro lugar.O Autódromo de Interlagos já recebeu alguns dos veículos mais velozes do mundo, mas no primeiro domingo de 2010 foram as bicicletas que correram no asfalto paulistano.Geraldo de Souza, da equipe de Americana, superou 124 atletas e 80 quilômetros de pista para vencer, de forma brilhante, a tradicional Copa América de Ciclismo, que neste ano chegou à décima edição. Edgardo Simon, da Argentina, e o brasileiro Raphael Serpa completaram o pódio.
Em 2009, por problemas musculares, Geraldo não correu. Mas no ano anterior terminou a prova no 17º lugar.No feminino, Luciene Ferreira superou a campeã de 2009, Janilde Fernandes, e foi a mais rápida na primeira prova internacional do ano. A gaúcha Debora Cristina Gerhard terminou na terceira colocação. Nesta categoria, o Pará teve duas representantes, Michele Costa e Tácia RibeiroReação - Os ciclistas impuseram um ritmo forte desde a largada, chegando a superar em mais de um segundo a expectativa de tempo durante as primeiras voltas. Repetindo o script da edição de 2009, José Rodrigues liderou boa parte da primeira metade da prova. Mas nas últimas voltas, Roberto Pinheiro e Pedro Nicácio, da equipe de Pindamonhangaba, destacaram-se do pelotão de trás e junto com o argentino Francisco Chamorro travaram uma bela disputa. Sabendo da eficácia do hermano em chegadas, Pedro Nicácio ficou na frente dos três, para preservar o companheiro de equipe da resistência do vento e impedir uma possível arrancada do adversário. Só que na volta final os líderes diminuíram a intensidade das pedaladas e o segundo pelotão conseguiu os alcançar.Foi então que a estrela de Geraldo Souza brilhou. Faltando menos de 600 metros para a chegada, o paraense da equipe de Americana, que até aquele momento não ameaçava os líderes, disparou pela esquerda na Subida do Café, e surpreendeu com uma vitória impressionante.
O Blog parabeniza o ciclista Geraldo Souza na certeza de que ele virá a Castanhal para receber justas homenagens. Nas fotos, a vibração do paraense Geraldo Souza e aspecto da prova de domingo em Interlagos.