quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sessão Especial de Duplicação da BR 316


No dia 5 de agosto, aconteceu a Sessão Especial de Duplicação da BR316 e as autoridades que compuseram a mesa com excelência foram o Deputado Italo Mácola presidindo, o Superintendente do DNIT David Bessa, a Diretora Executiva do Núcleo Gestor de Transporte Metropolitano Marilena Marques, o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal Franklin Santos, o Diretor Geral da ARCON Antônio Bentes Neto, o Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos Raimundo Nonato Brito, p Presidente da Associação dos Feirantes de Belém Fernando Gomes e o Representante do Secretário de Transporte do Município de Santa Isabel Gilberto Pessoa.   

O deputado Italo apresentou os problemas encontrados na BR 316, agravado com as obras do BRT, informou também que o Prefeito Zenaldo quando assumiu o cargo, identificou que toda cobertura de concreto que fora feito, não estão nos padrões técnicos e terão que ser retiradas e refeitas.

“Acho que somente a pressão popular é que vai fazer com que todos os órgãos responsáveis procurem uma solução. Esta sessão foi feita para que população saiba o que está acontecendo no Pará” explicou o deputado Italo.

A população busca saber sobre os projetos e recursos destinados pela presidente Dilma Roussef para o sistema viário e mobilidade urbana e as dúvidas são grandes quanto a existência de projetos para captar recurso, se são adequados, e caso haja passarelas, como elas serão feitas, se há possibilidade de ter elevadores, precisa ter uma justificativa e um projeto que seja adequado, que envolva a lógica.A duplicação até o município de Santa Maria é fundamental, porque logo a cidade irá expandir para lá, e a quantidade de veículos vai dobrar, e a construção das passarelas para travessia de pedestres ao longo da BR316  também será necessário para que possa fazer os dois corredores de tráfego fluirem. 

A Diretora Executiva do Núcleo Gestor de Transporte Metropolitano Marilena Marques, explicou as ações  que o NGTM do Governo do Estado vêm desenvolvendo nessa região, por conta da preocupação da mobilidade urbana, como a Av. João Paulo II, que iniciou os serviços de ações mitigadoras ao impacto ambiental e iniciará as obras propriamente ditas, devendo concluí-las em outubro de 2014, até sua interligação com a Rodovia Mário Covas, também a execução do BRT até Marituba, com inauguração prevista para 2016, e já em estudo a possibilidade de ampliação até Benevides, além da conclusão da Av. Independência até a BR-316/ Alça Viária, esta, de Gestão da SEIDURB. Acredita-se que quando esses projetos forem concluídos com a implantação do do novo sistema de transportes, estarão resolvidos muitos dos problemas apresentados.

Na sessão, foi colocada a necessidade das Prefeituras e o Estado terem projetos prontos e adequados para serem incluídos no orçamento, pois o Governo Federal afirma disponibilizar de recursos, e o Governo do Estado se preparou através do Núcleo de gerenciamento e também de demais órgãos. O que o Estado está fazendo na região para solucionar a questão da mobilidade, partindo do pressuposto que o uso do solo vem se desenvolvendo de uma forma acelerada e o plano de vias e de sistemas de transporte não acompanha tal crescimento, o que demonstra a necessidade de adequação do Plano de Mobilidade Urbana ao de Uso do Solo, pois hoje a Br-316 em seu trecho metropolitano tem todas as características de uma avenida. O DNIT está mais preocupado com a segurança do pedestre, e a solução mais rápida foi a lombada eletrônica, a qual é aparentemente mais segura, mas atravanca o fluxo de veículos acarretando um prejuízo de enorme volume de combustível, manutenção de veículos, manutenção de pavimentos, perda de tempos para todos que se utilizam de quaisquer tipo de transporte, além de onerar o valor das cargas que entram e saem da RMB. As passarelas com rampas de 70 metros de extensão ou escadas não são soluções para a população, em especial os que têm dificuldades de locomoção, e com este argumento, o Deputado Italo Mácola propôs que as passarelas de pedestres tenham escadas rolantes ou elevadores controlados, e que sejam cobertas, com fiscalização e controle permanente, “afinal recursos há, só para São Paulo foram 9 bilhões de reais”, arrematou o deputado. 

O Superintendente do DNIT David Bessa afirmou que a necessidade da duplicação e de construção de passarelas, independente da mobilidade urbana e a dificuldade de se transitar Belém e na área metropolitana, é um “retrato da falta de planejamento e medidas, que resolvam esse problema” Explicou Bessa. 
Apontou também a importância do uso do solo, por mais que  venhamos perder as necessidades da pista, na evolução que há hoje e a aquisição de veículo na explosão imobiliária ao longo da rodovia, é praticamente impossível atender, mesmo com a questão do BRT, e com o aumento de uma faixa, o DNIT trabalha para e atender e resolver os problemas. Bessa diz que na troca do governo, as obras não podem parar, são ritos longos porque precisam de planejamento, não se pode colocar o coletivo em segundo plano. 
Bessa respondendo às críticas do deputado Italo quanto ao estado do pavimento, disse que só ainda não foi realizado por que estava no mês das férias e ficaria um caos. O DNIT procura resolver os problemas da duplicação da BR 316, que hoje já existe um projeto em processo de reavaliação em Brasília, e está previsto a licitação dessa obra agora, os trabalhos dentro do órgão de certa forma passam por uma greve, desde 25 de junho. O Superintendente também demonstrou preocupação de a empresa contratada não mobilizar e executar os serviços por entender que haja atrasos de pagamentos das faturas desses serviços. 
 Mesmo em greve o Superintendente considera positivo o trabalho em parceria com a PRF durante o mês de julho e parabenizou os servidores que atenderam ao chamado para o cumprimento dessa missão.   

O deputado Italo explicou a importância da duplicação da BR316, para a sociedade e principalmente para o cidadão que mora do nordeste paraense, baixo Tocantins e na região metropolitana de Belém, todos precisam do acesso. “Com a BR-316 nas características de Avenida urbana teremos que nos próximos vinte anos construir uma “Linha Amarela”, como a existente no Rio de Janeiro, como projeto de entrada e saída das regiões de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides, portanto há uma necessidade em achar uma solução com os órgãos responsáveis, sendo de fundamental importância a estadualização do trecho metropolitano da BR-316”, concluiu o deputado Italo Mácola.
 



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