No
dia 5 de agosto, aconteceu a Sessão Especial de Duplicação da BR316 e as
autoridades que compuseram a mesa com excelência foram o Deputado Italo Mácola
presidindo, o Superintendente do DNIT David Bessa, a Diretora
Executiva do Núcleo Gestor de Transporte Metropolitano Marilena Marques, o
Superintendente da Polícia Rodoviária Federal Franklin Santos, o Diretor Geral
da ARCON Antônio Bentes Neto, o Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos
Raimundo Nonato Brito, p Presidente da Associação dos Feirantes de Belém
Fernando Gomes e o Representante do Secretário de Transporte do Município de
Santa Isabel Gilberto Pessoa.
O
deputado Italo apresentou os problemas encontrados na BR 316, agravado com
as obras do BRT, informou também que o Prefeito Zenaldo quando assumiu
o cargo, identificou que toda cobertura de concreto que fora feito, não estão
nos padrões técnicos e terão que ser retiradas e refeitas.
“Acho
que somente a pressão popular é que vai fazer com que todos os órgãos
responsáveis procurem uma solução. Esta sessão foi feita para que população
saiba o que está acontecendo no Pará” explicou o deputado
Italo.
A
população busca saber sobre os projetos e recursos destinados pela
presidente Dilma Roussef para o sistema viário e mobilidade urbana e as
dúvidas são grandes quanto a existência de projetos para captar recurso, se são
adequados, e caso haja passarelas, como elas serão feitas, se há possibilidade
de ter elevadores, precisa ter uma justificativa e um projeto que seja adequado,
que envolva a lógica.A duplicação até o município de Santa Maria é fundamental,
porque logo a cidade irá expandir para lá, e a quantidade de veículos vai
dobrar, e a construção das passarelas para travessia de pedestres ao longo da
BR316 também será necessário para
que possa fazer os dois corredores de tráfego fluirem.
A
Diretora Executiva do Núcleo Gestor de Transporte Metropolitano Marilena
Marques, explicou as ações que o
NGTM do Governo do Estado vêm desenvolvendo nessa região, por conta da
preocupação da mobilidade urbana, como a Av. João Paulo II, que iniciou os
serviços de ações mitigadoras ao impacto ambiental e iniciará as obras
propriamente ditas, devendo concluí-las em outubro de 2014, até sua interligação
com a Rodovia Mário Covas, também a execução do BRT até Marituba, com
inauguração prevista para 2016, e já em estudo a possibilidade de ampliação até
Benevides, além da conclusão da Av. Independência até a BR-316/ Alça Viária,
esta, de Gestão da SEIDURB. Acredita-se que quando esses projetos forem
concluídos com a implantação do do novo sistema de transportes, estarão
resolvidos muitos dos problemas apresentados.
Na
sessão, foi colocada a necessidade das Prefeituras e o Estado terem projetos
prontos e adequados para serem incluídos no orçamento, pois o Governo Federal
afirma disponibilizar de recursos, e o Governo do Estado se preparou através do
Núcleo de gerenciamento e também de demais órgãos. O que o Estado está fazendo
na região para solucionar a questão da mobilidade, partindo do pressuposto que o
uso do solo vem se desenvolvendo de uma forma acelerada e o plano de vias e de
sistemas de transporte não acompanha tal crescimento, o que demonstra a
necessidade de adequação do Plano de Mobilidade Urbana ao de Uso do Solo, pois
hoje a Br-316 em seu trecho metropolitano tem todas as características de uma
avenida. O DNIT está mais preocupado com a segurança do pedestre, e a solução
mais rápida foi a lombada eletrônica, a qual é aparentemente mais segura, mas
atravanca o fluxo de veículos acarretando um prejuízo de enorme volume de
combustível, manutenção de veículos, manutenção de pavimentos, perda de tempos
para todos que se utilizam de quaisquer tipo de transporte, além de onerar o
valor das cargas que entram e saem da RMB. As passarelas com rampas de 70 metros
de extensão ou escadas não são soluções para a população, em especial os que têm
dificuldades de locomoção, e com este argumento, o Deputado Italo Mácola propôs
que as passarelas de pedestres tenham escadas rolantes ou elevadores
controlados, e que sejam cobertas, com fiscalização e controle permanente,
“afinal recursos há, só para São Paulo foram 9 bilhões de reais”, arrematou o
deputado.
O
Superintendente do DNIT David Bessa afirmou que a necessidade da duplicação e de
construção de passarelas, independente da mobilidade urbana e a dificuldade de
se transitar Belém e na área metropolitana, é um “retrato da falta de
planejamento e medidas, que resolvam esse problema” Explicou Bessa.
Apontou
também a importância do uso do solo, por mais que venhamos perder as necessidades da pista,
na evolução que há hoje e a aquisição de veículo na explosão imobiliária ao
longo da rodovia, é praticamente impossível atender, mesmo com a questão do BRT,
e com o aumento de uma faixa, o DNIT trabalha para e atender e resolver os
problemas. Bessa diz que na troca do governo, as obras não podem parar, são
ritos longos porque precisam de planejamento, não se pode colocar o coletivo em
segundo plano.
Bessa
respondendo às críticas do deputado Italo quanto ao estado do pavimento, disse
que só ainda não foi realizado por que estava no mês das férias e ficaria um
caos. O DNIT procura resolver os problemas da duplicação da BR 316, que hoje já
existe um projeto em processo de reavaliação em Brasília, e está previsto a
licitação dessa obra agora, os trabalhos dentro do órgão de certa forma passam
por uma greve, desde 25 de junho. O Superintendente também demonstrou
preocupação de a empresa contratada não mobilizar e executar os serviços por
entender que haja atrasos de pagamentos das faturas desses serviços.
Mesmo em greve o Superintendente
considera positivo o trabalho em parceria com a PRF durante o mês de julho e
parabenizou os servidores que atenderam ao chamado para o cumprimento dessa
missão.
O
deputado Italo explicou a importância da duplicação da BR316, para a sociedade e
principalmente para o cidadão que mora do nordeste paraense, baixo Tocantins e
na região metropolitana de Belém, todos precisam do acesso. “Com a BR-316
nas características de Avenida urbana teremos que nos próximos vinte anos
construir uma “Linha Amarela”, como a existente no Rio de Janeiro, como projeto
de entrada e saída das regiões de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides,
portanto há uma necessidade em achar uma solução com os órgãos responsáveis,
sendo de fundamental importância a estadualização do trecho metropolitano da
BR-316”, concluiu o deputado Italo Mácola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário