terça-feira, 22 de outubro de 2013

Clipping

O Liberal  
22/10/2013
Repórter 70 - A3


Dilma acertou: a oposição precisa estudar, por Guilherme Fiuza

Guilherme Fiuza, ÉPOCA

Conforme previsto neste espaço, passada a onda das manifestações de junho/julho, a presidente Dilma Rousseff - que perdera popularidade, teria de dar lugar a Lula etc. - voltou ao conforto nas pesquisas de opinião: hoje, venceria a eleição no primeiro turno. Os indignados que foram às ruas acham que o Brasil não será mais o mesmo depois de sua explosão cívica. O médico mandou não contrariá-los.
Falando baixinho para não incomodar os revolucionários: o grande legado das manifestações foi o surgimento de um bando de débeis mentais de preto que quebram tudo o que veem pela frente, diante de outro bando de débeis mentais que consentem - e eventualmente apoiam - o chilique fascista.
Dilma assiste a tudo isso tão a salvo que até já recuperou a soberba: declarou que seus adversários eleitorais "têm de estudar muito" o país.
E têm mesmo. O que Dilma e sua turma conseguiram fazer com o Brasil não é para leigos. Como arrebentar as finanças públicas com politicagem e trazer de volta a inflação, sem que uma única e miserável passeata identifique seu crime e peça sua cabeça? É coisa de gênio - só estudando muito mesmo.
As tecnologias petistas de sucção e privatização da máquina pública alcançaram tal grau de sofisticação que, é duro dizer, a oposição talvez precise de gerações para estudá-las razoavelmente.
Toda a arquitetura parasitária montada para substituir o mensalão - a fantástica rede de convênios e programas piratas que irrigam a base política nas quatro dezenas de ministérios - é só a parte mais visível do plano. Há um trabalho ainda mais profundo do que esse, como se vê agora com o caso da Bolsa Vereador.
Foram descobertos cerca de 2 mil vereadores eleitos em vários pontos do território nacional com a mesma peculiaridade: todos são beneficiários do Bolsa Família. Estavam inscritos no programa antes de se eleger e continuaram inscritos depois de eleitos. Uma manobra sensacional, de tirar o chapéu.
O pulo do gato é simples: o esquema petista distribui dinheiro de graça para multiplicar sua base eleitoral, depois puxa representantes da própria turma da mesada para ocupar cargos eletivos - numa espécie de Partido da Bolsa.
É genial, porque o sujeito passa de cliente assistencial a militante, daí diretamente para o poder, sem ter de trabalhar na vida. É o modelo Dilma, o mais bem-sucedido do país.
A trajetória dela é a prova incontestável da eficácia dessa fórmula. Dilma foi ser militante na vida - ótima receita para os que não se dão muito bem com trabalho. Como "quadro" partidário, ocupou várias funções na administração pública, sem precisar saber nada, uma das maravilhas do apadrinhamento político.
Como prêmio à sua trajetória irretocável de mediocridade e irrelevância, chegou a ministra-chefe da Casa Civil, e ali ganhou de Lula o apelido consagrador: "Mãe do PAC" - título que, não significando nada, é a sua cara.
Não há dúvida de que a oposição precisa estudar muito o país para entender como alguém assim vira presidente da República.
O que seria a ex-guerrilheira Dilma Rousseff hoje, se não fosse presidente do Brasil? Dona de uma agência de black blocs? Sócia de Erenice Guerra numa Cooperativa de despachantes, especializada em favores de segunda mão? Governanta de José Dirceu - e, portanto, correndo o risco de ficar desempregada se o STF tomar vergonha na cara?
A inclusão social de Dilma é uma obra-prima do petismo, e o Brasil não há de permitir uma derrota da presidente na eleição do ano que vem, que poria tudo a perder. Programas sociais como esse, e como o Bolsa Vereador, vieram acabar com o complexo de vira-latas do brasileiro, frequentemente citado pela própria Dilma.
Hoje, o brasileiro sabe que a falta de perspectivas na vida é um problema apenas daqueles que não se filiaram aos partidos certos. Se você for um militante abnegado, pode até chegar a ministro do PT no Supremo - onde terá sua boquinha vitalícia e ainda poderá proteger as boquinhas da gangue que o colocou lá. Solidariedade é tudo.
Aí aparecem esses candidatos aventureiros da oposição, que não têm a menor ideia de como se vampiriza profissionalmente um país, querendo ser presidentes... Vão estudar, vagabundos!

A charge de Chico Caruso

Blog do Noblat


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Servidores da Sagri recebem Cheque Moradia

Nove servidores da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), entre aposentados e da ativa, receberam na manhã desta segunda-feira, 21, o Cheque Moradia, programa habitacional da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) criado ainda na primeira gestão de Simão Jatene à frente do Governo do Pará. A entrega foi feita pelo titular da Sagri, Hildegardo Nunes, e pela gerente de Serviço Social da secretaria, Elisângela Sousa.
É a primeira vez que os Cheque Moradia são entregues pela Sagri. “Analisamos os pedidos e fomos visitar as casas dos servidores. Verificamos as condições em que as moradias estavam e priorizamos as que tinham risco de sofrer algum desabamento ou rachadura mais séria”, explicou a gerente.
Os cheques variam no valor de R$ 4 mil a R$ 14 mil, sendo que os valores menores são repassados de uma só vez e os de maior valor, em duas parcelas. Foram contemplados seis servidores de Belém e três do município de Terra Alta, no nordeste do Estado. Esses valores serão utilizados para reformas pequenas, como as de telhados, ou para as mais complexas, que incluem até estruturas prediais.
Hildegardo Nunes se mostrou muito feliz de fazer a entrega dos cheques aos servidores, conferiu valores e fez perguntas sobre a destinação dos recursos. “O mais importante é que esses recursos são de vocês, que se mostraram merecedores de recebê-los. Desejo que esses cheques sejam bem empregados e que os ajudem a melhorar o lugar onde vocês moram. E estejam vigilantes com as lojas e sejam, vocês mesmos, fiscalizadores do bom emprego desse dinheiro”, aconselhou o secretário.
Maria da Silva Saraiva, servidora aposentada da Sagri em Terra Alta, comemorou o benefício que recebeu. “Considero a chegada desse cheque como uma grande vitória. Minha casa está precisando muito de uma reforma e o Serviço Social da Sagri viu as condições precárias em que a casa está. Espero que depois da reforma vocês possam ver como a nossa casa vai ficar, e eu sei que ela vai ficar muito bonita”, disse Maria, muito emocionada.
Daniel Reis e Silva, da Sagri Belém, agradeceu a oportunidade. “Quero agradecer muito a cada um de vocês pela atenção e o carinho com que nos trataram. A minha casa precisa de uma reforma urgente no telhado e essa obra vai ser iniciada logo”, afirmou Daniel.
Os servidores da Sagri contemplados com o Cheque Moradia são: Agnaldo dos Santos Rodrigues, Antônio Augusto Gomes Carvalho, Daniel dos Reis e Silva, Humberto de Azevedo Costa, Manoel Messias de Oliveira, Manoel Carvalho da Silva, Maria da Conceição dos Santos, Maria da Silva Saraiva e Raimundo Ferreira da Silva.
O Serviço Social da Sagri continua analisando os pedidos de Cheque Moradia feito pelos servidores. A análise também inclui visitas às residências dos trabalhadores. Após a análise, os pedidos são repassados à Cohab, que acata ou não. A Sagri espera entregar novos Cheque Moradia até o final deste ano aos servidores que fizeram a solicitação.
Agência Pará

Vice-governador ressalta em Curuçá a qualidade do atendimento na Caravana Oftalmológica

A Caravana Oftalmológica Pro Paz encerrou mais uma etapa de atendimentos no município de Curuçá, na Região do Caeté, nesta sexta-feira (18), com cerca de 50 mil procedimentos. Curuçá foi o 38º município visitado pela Caravana, que oferece gratuitamente consultas, exames, cirurgias para retirada de catarata e pterígio (carne crescida), e yag laser (tratamento de opacidade capsular no pós-cirúrgico de catarata).
O vice-governador Helenilson Pontes acompanhou os trabalhos dos profissionais da Caravana na manhã de sexta-feira, e destacou a qualidade dos serviços oftalmológicos oferecidos à população dos municípios atendidos.
Para a coordenadora de campo da Caravana Oftalmológica Pro Paz, Cláudia Vinagre, nos 38 municípios visitados até hoje os profissionais foram muito bem recebidos, e realizaram cerca de 16 mil cirurgias de catarata e 32 consultas oftalmológicas, com a qualidade oferecida em centros cirúrgicos dos maiores centros do país.
"Toda a qualidade dos serviços é oferecida em um tempo máximo de 1 hora e meia", informou Cláudia Vinagre. O fato de a cirurgia de catarata não levar ponto é uma característica do atendimento que agrada muito o paciente atendido pela Caravana. "Há pacientes que chegam aqui sem poder enxergar e saem com a visão recuperada. Isso é muito gratificante", ressaltou a coordenadora.
Estrutura - A Caravana Oftalmológica Pro Paz é formada por uma carreta com consultórios e outra com toda a estrutura de um centro cirúrgico, além de um caminhão que transporta a estrutura logística. Cerca de 50 pessoas, entre servidores públicos, voluntários e pessoal de montagem, fazem parte desta Caravana. Após a Região do Caeté, o atendimento será interrompido para que seja feita a manutenção dos equipamentos. Em novembro, a Caravana voltará a atender a população do interior do Estado. 
Segundo Helenilson Pontes, a Caravana Pro Paz é um resgate fundamental da cidadania do paraense. "São mais de 16 mil pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos e voltaram a enxergar. É o governo do Pará levando alta tecnologia à população que mais precisa destes serviços", reiterou.
Um dos beneficiados é o lavrador Alcides Rodrigues, 57 anos, que trabalha na roça e estava com a visão bastante afetada. Após sair do centro cirúrgico, ele falou sobre o resultado do procedimento. "Voltei a ver de novo, e já posso voltar a trabalhar", contou.
Já a aposentada Lúcia Oliveira, 82 anos, disse que mesmo sem sentir nenhum sintoma da doença procurou o atendimento, e acabou sabendo que estava com catarata bastante avançada. Ela passou pela cirurgia, e disse ter ficado feliz em ter descoberto a doença. "Agora não corro mais risco”, declarou.
A catarata é uma patologia que acomete os olhos, provocando a opacidade parcial ou total do cristalino. Pode ser desencadeada por vários fatores, e deixa a visão embaçada progressivamente, o que pode levar à cegueira. A cirurgia de catarata remove o cristalino opaco, com um corte menor e sem necessidade de pontos.
Após a cirurgia, os pacientes recebem o cuidado necessário e as orientações para o pós-operatório. Todos recebem um kit com óculos protetor e medicamentos, que utilizarão até a total recuperação.
A Caravana Oftalmológica tem como principal objetivo ajudar a prevenir casos de cegueira, já que 48% dos casos são causados por catarata. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 17,5 milhões pessoas no planeta têm a doença.
Agencia Pará

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Deputado a favor da colônia dos pescadores - Abaetetuba

Hoje (16), houve uma reunião na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter)  com o secretario Rodivan Nogueira,deputado Italo Mácola, representantes e secretários da colônia dos pescadores de Abaetetuba, para tratar sobre as exigências pra a documentação necessária dos pescadores, carência da recepção do SINE, exigência de declaração da delegacia ou a tela do título, o que para os pescadores é muito difícil conseguir no Município. Já existe uma organização documental, se for o caso de  uma readequação, que seja feito ano que vem. O secretario marcará uma nova reunião com o SINE e com os representantes dos pescadores.






Cultura Paraense é aplaudida

No inicio da semana, o deputado Italo Mácola apoiou o lançamento do DVD do apresentador Ary Santos, ao vivo no programa tá bonito na TV, que contou com apresentações de vários nomes da musica paraense e novos talentos que animaram a segunda-feira do botequim.
Italo esteve apreciando a cultura paraense com sua esposa Esther Mácola.





domingo, 13 de outubro de 2013

SuperNorte 2013 reúne segmento supermercadista em Belém

A 16ª edição da SuperNorte chega ao Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, a partir da próxima segunda-feira (14), e espera receber cerca de 30 mil pessoas, que devem conhecer as novidades do setor supermercadista.
Expositores de todos os estados brasileiros são esperados para a programação, que também tem espaço para palestras, cursos e visitas técnicas.
De acordo com a organização do evento, uma das atividades mais procuradas pelo público são as palestras. O consultor de empresas Carlos Hilsdorf, o doutor em Administração Samy Dana, e o técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, irão conversar com os participantes sobre varejo, consumo e motivação no trabalho.
O tema da edição deste ano é “Supermercado em transformação: Do consumo consciente à inclusão social”. A feira é considerada um dos maiores eventos do segmento da região Norte do país e é organizada pela Associação Paraense de Supermercados (Aspas).
Para participar da SuperNorte é necessário fazer inscrição na sede da Aspas localizada na avenida Magalhães Barata, 695. O acesso aos três dias de evento custa R$100. O valor permite participar de toda a programação.
Serviço: "16° Super Norte", a partir desta segunda-feira (14), de 18h às 23h no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Mais informações: (91) 3249-0024.
g1

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

FELIZ CÍRIO DE NAZARÉ!!!!



Reunião em Abaetetuba

Nesta manhã, o deputado Italo Mácola esteve reunindo com o vice-prefeito de Abaetetuba, comandante geral da polícia militar da região, representante do deputado em Brasília, presidente do PSDB em Igarapé-miri Jeferson Mácola juntamente com os representantes das bases das ilhas, na sede da colonia dos pescadores Z- 14 de Abaetetuba.


Sessão solene de Homenagem à Padroeira dos Paraenses







A sessão solene de homenagem à padroeira dos paraenses, na manhã desta quinta-feira (10/10), foi marcada pela entrega da Comenda do Mérito Nossa Senhora de Nazaré. O título foi criado em outubro de 2011 com o Decreto Legislativo 36, para reconhecer e homenagear pessoas que prestam importantes serviços ao Estado do Pará. Este ano, 39 personalidades foram agraciadas, entre elas, o padre Fábio de Mello; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski; e o ex-presidente do Poder Legislativo e atual prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro.
A presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Luzia Nadja Nascimento, falou em nome de todos os agraciados. “Todas as homenagens tem natureza cristã. Ao louvarmos Nossa Senhora, louvamos também o Deus da Vida”, ressaltou a desembargadora. “Neste momento, ao olharmos para a imagem da santa, é impossível ver apenas o trabalho do escultor, vemos Maria nos apresentando seu filho, Jesus”, avaliou.

O deputado José Megale em nome do deputado Italo Mácola, homenageou entregando a comenda para Sr. Raul de Santa Helena Couto


Agraciados com a Comenda do Mérito Legislativo N. Sra. de Nazaré:
Desembargadora Luzia Nádja do Nascimento (Dep. Márcio Miranda)
Srª Ana ângela Fialho Félix (Dep. Luiz Rebelo)
Srª Deputada Ana Cunha (Dep. Márcio Miranda)
Sr. Ântonio Carlos Gonçalvez dos Santos (Dep. Cássio Andrade)
Srº Deeny Helem Batista Costa (Dep. Junior Hage)
Srª Elisabete Fátima Talarico Astorino (Mesa Diretora)
Sr. Emanuel Conceição Resque Oliveira (Dep. Haroldo Martins)
Ministro Enrique Ricardo Lewandowski (Dep. Ana Cunha)
Padre Fábio José de Melo Silva (Dep. Ana Cunha)
Srª Fernanda Conceição Soares Souza Marques (Mesa Diretora)
Diácono Francisco das Chagas Teixeira (Dep. Carlos Bordalo)
Sr. Padre Geffisson Silva (Dep. Cilene Couto)
Padre Gelcimar Sousa Santos (Dep. Chicão)
Srª Gislaine Gonçalvez Tapparo (Dep. Márcio Miranda)
Sr Coronel Hilton Celson Benigno de Souza (Dep. Haroldo Martins)
Srª Ione Sólon Mitre (Dep. Luzineide Farias)
Srª Iracema Arbage (Mesa Diretora)
Sr. Joaquim de Oliveira Figueiredo (Dep. Eduardo Costa)
Irmão José Ricardo Kinsman (Dep. Nélio Aguiar)
Cel. José Roberto Pereira Damasceno (Dep. Ana Cunha)
Sr. Capitão Luiz Octávio Lima Rayol (Dep. Edílson Moura)
Sr. Manoel Carlos Antunes (Dep. Márcio Miranda)
Srª Maria da Conceição Santos Abdon (Dep. Simone Morgado)
Srª Maria de Jesus Amaral Damasceno
Srª Maria Silva Mekdece (Dep. Márcio Miranda)
Srª Marlene Gordo Nery (Dep. Nilma Lima)
Sr. Miguel Jorge de Amorim Pinto (Dep. Zé Maria)
Srª Vereadora Núbia Maria Angelino Nogueira (Dep. Antônio Rocha)
Sr. Raul de Santa Helena Couto (Dep. Ìtalo Mácola)
Sr. Padre Raul Tavares de Sousa (Dep. José Megale)
Sr. Renato Roldem Furtado Freire (Dep. Márcio Miranda)
Srª Rita de Jesus Silva Portela (Dep. Airton Faleiro)
Sr. Roberto Barbosa Silva Reis (Dep. Nélio Aguiar)
Santa Casa de Misericórdia do Pará (Dep. Tetê Santos)
 Srª Simone Peixoto dos Santos (Dep. Josefina Carmo)
Sr. Tito Eduardo Valente do Couto (Dep. Edmilson Rodrigues)
Srª Wania Shujeli Marinho Velasco (Dep. Márcio Miranda)
Desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca (Dep. Raimundo Santos)
Sr. Dom Vital Corbellini (Dep. Bernadete Ten Caten). 


(ASCOM/ ALEPA)

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

CPI do DETRAN chega ao resultado final de suas investigações



A última reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar uso do departamento de transito do Estado do Pará com finalidade de custear as atividades politico desportivo foi realizada nesta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará no anexo da sala dos ex-presidentes.

A finalidade especificamente foi apresentado e discutido pelo relator Fernando Coimbra, o relatório final da comissão CPI do DETRAN, para apreciação dos demais deputados.

No Relatório o deputado alega que não se concedeu em reiteração ao acordado que haja pratica da ilicitude da forma como foi veiculado na imprensa e suas contestações nem muito menos os valores repassados aos salários a associação atlética do Santa Cruz de Cuiarana. De forma espontânea e decente houve quebra de sigilo bancário de todas as entrevistadas e por expor o sigilo, confirma que certamente há uma segurança nos seus atos, deixando ser investigadas a fundo, as servidoras foram severamente diminuídas pela imprensa, foi comprovado que as quatro trabalhavam no órgão e ganhavam o jus a suas remunerações e não há vínculos de que repassem para o Santa Cruz de Cuiarana, portanto, no relatório final, consta que não há uso político desportivo dentro do órgão e a CPI opta pelo arquivamento dos autos por total ausências de provas.

Deputado Chicão aprova o relatório e menciona que Mesmo que a base do governo atinja a maioria da CPI, o presidente foi íntegro durante todas as reuniões e que a comissão foi conduzida com muita serenidade e respeito, por votos, foi feita de uma forma democrática e correta, independente de partido.

Deputado Bordalo parabeniza o relator por seu relatório, porém votou contrario por achar que a CPI não cumpriu seu papel investigativo, porque não tiveram o sigilo telefônico e bancário quebrados, não foi realizada a oitiva que foi considerada fundamental de convocação do presidente do Santa Cruz de Cuiarana, os demais diretores que passaram pelo órgão na época da investigação deste caso, não ter ouvido os próprios jogadores e por não ter as oitivas sobre fornecedores e prestadores de serviços. Bordalo afirma que ter limitado a CPI, acabou não permitindo que ela fosse investigada a fundo.

Deputado Tião Miranda aprova o relatório e explica que houve duas comissões que ambas investigaram a mesma causa, por isso foi preciso limitar a CPI em alguns pontos, porém os outros foram submetidos para a outra CPI. Explica que o dever do gerente é saber tudo o que acontece com os funcionários e não necessariamente saber tudo dobre o órgão.

O presidente Italo Mácola terminou a CPI de uma forma democrática, com o relatório final claramente explicando não ter uso de atividades politico desportivo no órgão do DETRAN.  

Acervo histórico patrimonial e iconográfico do Poder Legislativo foi lançado



Nesta terça feira (08), às 14 horas, a sessão especial de lançamento do Acervo Histórico Patrimonial e Iconográfico do Poder Legislativo do Pará, desde a constituição da Assembleia Provincial, em 1824, até os dias atuais.

O acervo reuniu documentos como atas e anais que registram as atividades do parlamento, bem como o levantamento patrimonial de móveis e obras de arte e o registro fotográfico.

Uma comissão foi formada para fazer o levantamento, localizar documentos e objetos e reunir o acervo.

O trabalho foi iniciado no dia 1º de julho e tem prazo de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses.

Uma das curiosidades descobertas pela comissão é sobre os registros do parlamento na década de 50. 

Na época, a Assembleia Legislativa funcionava no prédio do Palacete Azul, onde é hoje a prefeitura de Belém.

Um incêndio teria destruído toda a documentação oficial.

Mas a comissão conseguiu resgatar os registros, que na verdade estavam espalhados em arquivos de outras instituições, como o Grêmio Literário Português, Arquivo Público do Estado e até em arquivos pessoais de famílias de ex-deputados da época.

Um exemplo disso é a galeria de quadros de ex-presidentes da Alepa, que está incompleta.

Alguns quadros foram levados da sede da Assembleia ao final da legislatura.

O mesmo aconteceu com o registro fotográfico de momentos importantes da história do Poder Legislativo.

Pelo menos seis ex-presidentes da Casa chegaram a ocupar também o cargo de governador do Estado. Esta parte da história será resgatada.

A proposta é que além de reunir todo esse acervo, a Assembleia Legislativa publique um livro álbum, que também poderá ser disponibilizado no site da instituição.

A comissão é coordenada pela chefe do Departamento Legislativo (DL), Dilma Antunes, e é formada pelos servidores Ednelson Figueira (DL), Luíza Monteiro (DL), Elias Benone (DL), Eduardo Bezerra (Seção de Anais), Sílvia Guerreiro (Seção de Anais), Hélio Leite (Escola do Legislativo) e Ana Marialva (Taquigrafia). Contou com a consultoria externa de Tyago Vianna.

Dr. Zeno Veloso contou histórias antigas para relembrar um pouco da antiga ALEPA, com os que hoje ainda estão na casa e os que assumiram agora. 

Em pronunciamento, o deputado Italo Mácola se diz satisfeito por estar vivenciando um momento único e histórico. E em nome de todos os deputados parabenizou o presidente Márcio Miranda por sua brilhante iniciativa de resgatar a História de grandes vitórias, e que os erros antigos não sejam cometidos novamente.

Mácola colocou a disposição do presidente as fotos que possui da antiga ALEPA.


(Fonte: Ascom/Alepa/ Ascom/ Mácola)

terça-feira, 1 de outubro de 2013

I Fórum da Frente Parlamentar de Navegação e Portos no Pará um sucesso

Presidente da Assembléia Legislativa Marcio Miranda, juntamente com Presidente da Comissão Externa Italo Mácola, Presidente da FIEPA Conrado e outras entidades como, ASSEMB, FENAVEGA, ATOC, SINDOPAR e SINDARPA. Realizaram em setembro o evento de glória para debater sobre a tão necessária Hidrovia de Tocantis, aberto ao público para tirar dúvidas com o Professor Hito da UFPA, logo após apresentação de seu projeto do Pedral do Lourenço. 

Parabéns a equipe.