sexta-feira, 23 de abril de 2010
Valeu Ana Júlia - Projeto de monotrilho em Manaus conquista o Governo Federal
Manaus pode fechar o ano de 2009 dando início à implantação de ousado projeto na área de transporte urbano: o monotrilho. Anunciado pelo prefeito Amazonino Mendes como solução para Manaus, o projeto foi apresentado pelo vice-prefeito Carlos Souza ao ministro das Cidades, Marcio Fortes, sendo bem recebido pelo Governo Federal.
Ainda em fase de elaboração, o projeto do monotrilho está orçado em aproximadamente US$ 260 milhões. Seu percurso será de 13,5 quilômetros, ligando as zonas Centro-Sul (bairro Centro) e Norte (bairro Cidade Nova) e atendendo até 30 mil passageiros/dia, uma capacidade de transporte 50% maior em relação a atual demanda no trecho, que é de 20 mil passageiros/dia.
O novo sistema tem uma velocidade média entre 60 e 80 quilômetros e possibilitará a redução de 700 a 800 ônibus que hoje vão ao Centro da cidade.
O monotrilho vai proporcionar maior agilidade e comodidade aos passageiros, desafogar o fluxo de ônibus no Centro e possibilitar que estes ônibus que sairão deste trecho sejam deslocados para outras áreas onde haja demanda”, enfatiza Carlos Souza.
A apresentação do pré-projeto, segundo o vice-prefeito, encantou o ministro Fortes, que convocou técnicos de sua pasta para debater alguns pontos apresentados no estudo, incluindo àqueles que devem atender às necessidades técnicas que a Fifa (sigla em inglês da Federação Internacional de Futebol) impõe às capitais que disputam vagas como subsedes da Copa do Mundo de 2014, na qual Manaus é candidata.
O trajeto do monotrilho passará ao lado do estádio Vivaldo Lima, com uma de suas estações ficando a menos de 100 metros do local. Esse dado, conforme Souza, agradou muito ao ministro.
“O monotrilho é a possível não paralisação do trânsito de Manaus, pois Manaus literalmente está parando em relação a trânsito por falta de infra-estrutura, sistema viário e corredores. O monotrilho vai desafogar o trânsito e dar dignidade a quem precisa de transporte coletivo”, disse Souza, que no encontro com o ministro Fortes esteve acompanhado pelo secretário municipal de Obras, Serviços Básicos e Habitação, Américo Gorayeb.
Fonte - Site da Prefeitura de Manaus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário