terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Descanse em paz Dr. Almir Gabriel




Na manhã desta terça-feira (19), faleceu Almir Gabriel, 80 anos, no HGU (Hospital Geral da Unimed) onde estava internado em estado grave. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado. O Corpo será velado no Palácio Louro Sodré e será enterrado em castanhal no Jazigo da família.

Almir José de Oliveira Gabriel filho de Ignácio Cury Gabriel Palmira de Oliveira Gabriel. Nasceu no dia 18 de agosto de 1932 e se formou em medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como secretário interino da Secretaria Nacional de Programas Especiais de Saúde, diretor do Hospital Universitário Barros Barreto, além de trabalhar na Divisão Nacional de Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde.

Na política, Almir Gabriel foi Secretário de Saúde e depois de Segurança, entre os anos 1979 e 1983, no segundo governo de Alacid Nunes, Almir também foi Prefeito de Belém entre os anos 1983 e 1986, senador da República de 1987 a 1994, eleito governador do Pará em 1994 e reeleito ao cargo no ano de 1998.

Como prefeito de Belém, entre os anos 1983 e 1986, Almir Gabriel realizou obras importantes para a cidade, entre elas a primeira grande reforma no Mercado do Ver-o-Peso, em 1985, quando o Mercado de Ferro também foi restaurado. Durante seu mandato, o então prefeito também realizou mudanças no Solar da Beira, construção em estilo neoclássico que passou por reformas e foi transformado em restaurante e espaço cultural da cidade. A Praça do Pescador e a feira livre também ganharam melhorias, assim como a construção da Praça dos Velames e a padronização das barracas na área, Belém continuou sendo beneficiada durante toda a vida política de Almir Gabriel.

Consumada a coligação PMDB-PDS visando o pleito de 1986 foi eleito Senador apto a participar da Assembléia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira de 1988, tendo atuado como relator da ordem social.

Após deixar o PMDB-PDS foi um dos fundadores do PSDB as vésperas das eleições municipais de 1989.

Em 1994 foi eleito governador do Pará ao vencer Jarbas Passarinho no segundo turno, sendo reeleito em 1998 nas mesmas condições. Em 2002 elegeu Simão Jatene como seu sucessor.

Mais recentemente, já como Governador do Estado entre os anos de 1994 e 2002, ele investiu em infraestrutura e iniciou a revitalização da capital paraense, incentivando o turismo na cidade. Dentre seus feitos à frente do novo cargo estão a macrodrenagem da bacia do Una, o novo aeroporto internacional de Belém e a conclusão do Hospital das Clínicas. Além disso, foi responsável pela conclusão do Estádio Mangueirão que em seu governo foi transformado em Estádio Olímpico do Pará. São marcos da sua administração também o Planetário do Pará, o complexo Feliz Luzitânia, a Estação das Docas e a recuperação do Forte do Presépio e do Hospital da Santa Casa.

Depois de 4 anos afastado da vida pública, voltou à cena política novamente como candidato ao governo do Pará nas eleições de 2006 pela coligação "União pelo Pará". Apurados os votos teve, cerca de 44% dos sufrágios.
Seus dois mandatos à frente do governo do Estado foram marcados pelo investimento em infraestrutura, iniciou a revitalização da capital paraense, incentivando o turismo na cidade, como o Tramoeste, o novo Estádio Olímpico, a Macrodrenagem da bacia do Una, a Alça Viária, o porto de Vila do Conde, o novo Aeroporto de Belém, concluiu o Hospital das Clínicas, reformulou a orla do Maçarico, em Salinópolis e revitalizou diversos pontos turísticos da capital. Sob seu governo, foram reformados o Forte do Castelo de Belém, a Casa das Onze Janelas, a Igreja de Santo Alexandre e o Mangal das Garças. Ainda na área turística, o tucano investiu em revitalizações. Transformou o então presídio São José num pólo joalheiro, enviando os presos para penitenciárias do interior. Parte do antigo porto de Belém foi transformada na Estação das Docas, considerado por muitos o cartão postal da cidade.

Com pesar, lamento o falecimento de um dos maiores líderes da política, descanse em paz, no seu Pará, todos, estamos de luto. A sua abençoada família, os meus sentimentos, orações e gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário