sexta-feira, 12 de março de 2010

Belém tem as piores delegacias do país



Quem já precisou dos serviços públicos em delegacias de Belém sabe que há muito a ser feito para melhorá-los. Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, Belém teve a pior média e as delegacias ficaram próximas de serem consideradas inadequadas para o atendimento ao cidadão. A pesquisa foi realizada em 235 delegacias de noveEstados brasileiros.De acordo com a pesquisa, as delegacias brasileiras receberam uma média de 45,46 em uma escala de zero a 100. Belém recebeu uma média de 38,59, a mais baixa do Brasil. E, por pouco, as delegacias não foram consideradas inadequadas.


Nota do blog - O problema do sistema carcerário no Pará tem sido preocupação constante do Deputado Italo Mácola que, inclusive, já promoveu sessão especial no auditório João Baptista da Alepa, quando reuniu toda a área de segurança pública. Tem lutado, também, pela melhoria salarial dos delegados e de todo o quadro da policia civil, mas esbarra na falta de política pública do governo estadual. O principal objetivo do Deputado é a criação de cadeias públicas, em cada municipio, pois lugar de preso não é em delegacia, defende.
Na foto, o Deputado Italo Mácola presidindo a sessão especial, ladeado pelo secretário de segurança, Geraldo Araujo, e o atual Superintendente da Susipe, Justiniano Neto.



Segundo informou a assessoria de imprensa da Polícia Civil à reportagem, a corporação ainda não recebeu qualquer informação oficial sobre o assunto. Somente um documento foienviado para a Polícia Civil do Pará informando que a Seccional do Comércio é a melhor entre as unidades policiais de Belém.“Nós temos apenas um documento que informa o primeiro lugar da Seccional do Comércio e solicita um representante da seccional para receber a premiação no 4º Fórum Nacional de Segurança Pública, dia 16 de março”, disse Walrimar Santos, assessor de imprensa da Polícia Civil. Durante o 4º Encontro do Fórum Nacional de Segurança Pública, serão premiadas as melhores delegacias de cada um dos nove Estados onde a pesquisa foi realizada.


AS MELHORES

As únicas delegacias consideradas como adequadas são a de Brasília, com uma média de 55,85; e do Rio de Janeiro, com média de 52,82. A pesquisa também destacou, individualmente, as três melhores delegacias do país: a 23ª Delegacia do Rio de Janeiro, no bairro do Méier, em primeiro lugar; a 2ª Delegacia de Porto Alegre, em segundo lugar; e o 37º Distrito Policial de São Paulo, em Campo Limpo, que ocupa o terceiro lugar.


O ESTUDO

Um fator importante destacado pela coordenadora da pesquisa, Ludmila Ribeiro, é a não prestação de contas à comunidade em relação aos serviçosprestados.“As delegacias ainda divulgam muito pouco sobre o que fazem, como número de crimes que elas registram e número de inquéritos que apuram. Também divulgam pouco os órgãos aos quais as pessoas podem recorrer no caso de não terem recebido um bom serviço, como as Ouvidorias ou Corregedorias da Polícia”, disse.A coordenadora destacou ainda a importância de boas condições para o atendimento ao público. “Se as pessoas confiam na polícia, se essas pessoas chegam à delegacia e são bem tratadas, se sentem acolhidas, isso vai certamente fazer com que a comunidade compareça à delegacia para comunicar ocorrências, para comunicar os crimes de que foram vítimas, disse Ludmila.(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário