O candidato do PSTU, Cleber Rabelo, será o primeiro a aparecer na propaganda eleitoral gratuita, destinada aos candidatos a governador do Estado do Pará e que começará a ser veiculada a partir de terça-feira, dia 17.Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) realizou o sorteio da ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita na presença de representantes das emissoras e dos partidos, sob a presidência das juízas Maria do Céo Coutinho e Ezilda Pastana, que atuam nas ações de propaganda no tribunal.O procurador regional eleitoral, Daniel Avelino também participou da cerimônia. O segundo candidato ao governo, que vai mostrar sua plataforma de governo será Simão Jatene da coligação Juntos com o Povo (PSDB, PPS, DEM, PMN, PRP, PSDC e PRTB).
O candidato do PMDB, Domingos Juvenil, será o terceiro na ordem da propaganda eleitoral, seguido de Fernando Carneiro, candidato do PSol e encerra a ordem com a candidata da Frente Acelera Pará (PT, PTB, PR, PP, PSC, PHS, PTN, PTdoB, PTC, PDT, PSB, PCdoB e PV) Ana Júlia Carepa.
A ordem serve apenas para o primeiro dia de veiculação da propaganda eleitoral gratuita. No dia seguinte, o partido que apresentou a propaganda eleitoral por último será o primeiro, assim segue a ordem para os demais candidatos. No total, serão 45 minutos de propagada eleitoral por cada turno e mais quatro blocos de inserções diárias.O PSTU também será o primeiro a mostrar a propaganda eleitoral de seu candidato Abel Ribeiro no primeiro dia do horário gratuito para o Senado. Em seguida será a vez do candidato da coligação Juntos com o Povo, Fernando Flexa Ribeiro. Paulo Rocha da coligação Acelera Pará será o terceiro; Jader Barbalho do PMDB será o quarto e a candidata do PSol, Marinor Brito fecha o primeiro dia de apresentação da propaganda eleitoral gratuita.Para a propaganda de deputado estadual, pela ordem do sorteio o primeiro partido a apresentar a propaganda será o PCdoB, seguindo de PSTU, PSol, PSB, coligação (PSDB /DEM), PTB, PDT, PRB, coligação PPS/PSDC/MN /PRTB/PRP), PMDB, coligação (PTN/PSC /PTC/PTdoB), coligação Acelera Pará (PT), PR e o último será o PV.A ordem de veiculação de candidatos a deputado federal será: PSTU, Acelera Pará, PSOL, Cresce Pará( PRB,PV,PSB e PCdoB), Juntos com o Povo, PMDB e PTN.De acordo com a Lei Eleitoral 9.504, a propaganda eleitoral gratuita será veiculada no primeiro turno das eleições de segunda-feira a sábado. O domingo fica destinado apenas às inserções de quatro blocos de 30 segundos, cada. Às segundas, quartas e sextas-feiras será veiculada a propaganda dos cargos de deputado estadual, senador e governador. Às terças, quintas e sábado será a vez dos candidatos a deputado federal e presidente da República. Também houve sorteio das inserções, que serão veiculadas todos os dias da semana, inclusive, aos domingos. Serão quatro blocos diários de inserções de 30 segundos, cada, do horário de 8 às 24 horas.
ORDEM DE VEICULAÇÃO PARA O DIA 17 - 1º - CLEBER RABELO - TEMPO: 1 minuto e 12 segundos,2º - SIMÃO JATENE - TEMPO: 4 minutos e 50 segundos,3º - DOMINGOS JUVENIL - TEMPO: 3 minutos e 16 segundos,4º - FERNANDO CARNEIRO: 1 minuto e 16 segundos, 5º - ANA JÚLIA: 7 minutos e 23 segundos.
ROTATIVIDADE - A ordem serve apenas para o primeiro dia de veiculação da propaganda eleitoral gratuita. No dia seguinte, o partido que apresentou a propaganda eleitoral por último será o primeiro, assim segue a ordem para os demais candidatos.
MATEMÁTICA DO TEMPO - O tempo de cada candidato é calculado de acordo com a legislação eleitoral. O sistema de informática do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza a equação. Um terço do tempo é distribuído igualitariamente por todos os partidos. Os outros dois terços são divididos proporcionalmente entre os partidos e coligações, levando em consideração o número de representantes de cada partido na Câmara Federal, com base na eleição anterior.Na prática é o seguinte: a Câmara de Deputados tem 513 parlamentares. Os partidos com maior representação são: PMDB, que possui 89, PT (83), PSDB (66), DEM (65), PP (41), PSB (27), PR ( 25), PDT (24) e PTB (23). A equação considera a reunião dos partidos por coligações e quem conseguiu maior tempo na propaganda eleitoral do rádio e TV é porque uniu o maior número de partidos para concorrer a eleição e têm representação relevante na Câmara Federal. (Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário