Uma melhora no atendimento às crianças e adolescentes é uma das prioridades de Abaetetuba (PA). O Município é um dos integrantes do Projeto Fortalecimento de Capacidades para Desenvolvimento Humano Local (CDHL) – parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). De acordo com a prefeita, Francineti Maria Rodrigues Carvalho, outra área delicada é a de tratamento de resíduos sólidos. A expectativa da prefeita é promover melhoras significantes com o projeto.
A CNM esclarece: os Municípios são os responsáveis pelos serviços de limpeza pública, o que compreende coleta, transporte e destinação final do lixo, além do serviço de limpeza dos logradouros, poda de árvores e capina. A entidade entende que não só Abaetetuba, mas diversos Municípios enfrentam problemas no desenvolvimento de um plano de gestão e controle do lixo sólido produzido.
Neste aspecto, o CDHL capacita a gestão municipal para o desenvolvimento e implementação de políticas, programas e projetos com foco em alcance dos objetivos de desenvolvimento do milênio e promoção de desenvolvimento humano local. Uma das metas é a de garantir a sustentabilidade ambiental. Para este objetivo também a partir da coleta e tratamento adequado dos resíduos sólidos.
Além de Abaetetuba, Barbalha (CE), Marliéria (MG) e Jaguarão (RS) também participam do projeto. As atividades são divididas nas seguintes etapas:
Fortalecimento de Capacidades para Desenvolvimento Humano Local I e II;
Participação dos Municípios; e
Gestão do Projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário