Depois de muita discussão foi, finalmente, aprovado na sessão desta quarta feira da Alepa o Projeto 15/2010 que devolvia a prerrogativa às Assembleias estaduais para decidirem sobre a emancipação de localidades e distritos. Centenas de pessoas das 38 localidades que lutam pela emancipação estiveram nas galerias da Casa e assistiram, sob euforia e festejos, a vitória de seus interesses. Por unanimidade, a Alepa aprovou o projeto que, agora, só depende da sanção governamental. O projeto de Lei foi aprovado em primeiro e segundo turnos, e em redação final, sempre à unanimidade dos 33 parlamentares presentes.
Italo voltou à tribuna para fazer um breve histórico da luta de todos pela emancipação, desde as audiências públicas até à reunião com o presidente da Casa, Domingos Juvenil, em Junho, quando conseguiu marcar a histórica sessão desta quarta feira. E por uma questão de justiça frisou, citou o nome de todos aqueles que participaram do movimento e estiveram na aludida reunião.
Um dos parlamentares que mais lutou pelas emancipações foi o Deputado Italo Mácola que, ainda na abertura dos trabalhos, foi à tribuna defender aquilo que, mais tarde, seria aprovado.
O parlamentar voltou a abordar o polêmico e desastroso caso dos 450 veiculos alocados pelo Governo do Estado para servir à PM, e adiantou que 14 parlamentares (número suficiente) já assinaram o pedido para instaurar uma CPI.
Parabéns Deputado Itálo Mácola!
ResponderExcluirEssa é uma luta antiga de várias localidades e pessoas que não aguentam mais tanto descaso com as comunidades que se sentem alijadas de processos de decisão que interferem no dia a dia das pessoas.
Sou mosqueirense e lutarei com toda a garra e força para conseguirmos nos tornar um município.
Ricardo Brito
Agente de Desenvolvimento Local