Um dos ícones de Belém, o mercado do Ver-o-Peso completou 386 anos nesta quarta-feira (27) com direito à festa, música e bolo. Considerado um dos mercados públicos mais antigos do país, o Ver-o-Peso reúne os principais elementos da cultura amazônica, oferecendo a turistas e paraenses uma rica mostra da culinária, ervas tradicionais até o artesanato confeccionado na região.
A comemoração começou no início da manhã, com a queima de fogos de artifício. Bandas de fanfarra, DJs e a apresentação dos cantores Edilson Moreno e Pinduca fizeram a trilha sonora, farta de carimbó, brega e ritmos dançantes, para feirantes e consumidores. Os "parabéns" vieram acompanhados de um bolo de cinco metros, que foi distribuído entre os trabalhadores da feira.
O nome curioso remonta à época em que os portugueses instalaram um posto de fiscalização e tributos dos gêneros trazidos para a sede das capitanias, em Belém. Este posto foi denominado Casa de Haver o Peso, que também tinha como atividade o controle do peso dos produtos comercializados. No início do século XIX, o igarapé Piri foi aterrado e, na sua foz, foi construída a doca do Ver-o-Peso.
fonte: G1 Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário