quinta-feira, 4 de abril de 2013

Eleitores de Ananindeua, PA, fazem recadastramento biométrico

Sistema deve estar disponível em 299 cidades de 24 estados brasileiros (Foto: Reprodução/TV TEM)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará iniciou nesta quarta-feira (3), o recadastramento eleitoral biométrico da população de Ananindeua, na Grande Belém. De acordo com o órgão, o recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, incluindo os que possuem votos facultados.
A iniciativa visa dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Na ocasião, serão coletadas assinatura, foto e impressões digitais do cidadão. Além disso, o recadastramento emite um novo título eleitoral.
Segundo o TRE, todos os eleitores do município devem comparecer para o recadastramento, inclusive os analfabetos, idosos e jovens com idade menor que 18 anos. O não comparecimento poderá ocasionar no cancelamento do título.
Para se recadastrar, é obrigatório que o eleitor apresente um documento oficial com foto e o comprovante de residência atualizado.
Ainda de acordo com o Tribunal Eleitoral do Pará, a identificação biométrica iniciou em 2009, com os eleitores de Capanema e Peixe-Boi. Atualmente, são mais de 50 mil eleitores identificados com foto e digital no Pará. O TRE estima ainda que, em 2013 e 2014, mais 600 mil eleitores sejam recadastrados, o que corresponde a 10% do eleitorado do Pará.
Para consultar a agenda com as datas de recadastramento para os demais municípios do estado clique aqui.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário