sábado, 4 de maio de 2013


IMPRENSA OFICIAL LANÇA OBRA QUE RESGATA MEMÓRIA HISTÓRICA PARAENSE

A história do Pará foi destaque na noite desta sexta-feira, 3, no estande da Imprensa Oficial na Feira Pan-Amazônica do Livro, com o lançamento do primeiro volume da obra “Textos e Fontes do Arquivo Público do Pará”. O livro é fruto do projeto de extensão “O Arquivo vai à Universidade”, da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado por Agenor Pacheco, que também é diretor do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP).
O lançamento da obra coincide com a comemoração pelos 112 anos da instituição, marcada pelo 2º Encontro de História & Arquivos, realizado em entre 16 e 18 de abril na Universidade da Amazônia (Unama). Durante o evento, foram apresentadas pesquisas recentes sobre a história social da Amazônia, bem como palestras e mesas-redondas sobre gestão de documentos.
O encontro, que contou com a participação do presidente de IOE, Cláudio Rocha, e do secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves Fernandes, também abordou o projeto de restauração do prédio histórico do APEP no centro comercial de Belém e a provável transferência do acervo de cerca de quatro milhões de documentos para a sede da Imprensa Oficial.
De acordo com professor Pacheco, convidado a dirigir o APEP em maio do ano passado, o propósito atual é construir uma coleção de livros que possam dar visibilidade às pesquisas que utilizarem o acervo do Arquivo Público, assim como preparar um catálogo de fontes de documentos coloniais. “Este livro é um registro fundamental do patrimônio documental e da memória histórica da Amazônia, que permite ao pesquisador e ao cidadão conhecer melhor os movimentos históricos da região e assim compreender as experiências do presente”, explicou o pesquisador.
Serviço: O Livro "Textos e Fontes do Arquivo Público do Pará” está à venda no estande da IOE na Feira Pan-Amazônica do Livro. Posteriormente, poderá ser adquirido também na sede da Imprensa Oficial do Estado ou do APEP. A tiragem é de 500 exemplares.
AGÊNCIA PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário