quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Italo Mácola faz momento Histórico para a Assembleia Legislativa do Estado do Pará



Na sessão ordinária desta manhã, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, foi aprovado por unanimidade a Bandeira (símbolo) que órgão deverá adotar daqui por diante. 

Durante tantos anos, muito foi ventilado sobre a idealização deste projeto, entre tanto, o deputado Italo Mácola tirou do papel e trouxe para a história, a marca da lealdade e compromisso do poder Legislativo com o Estado do Pará. 

A ALEPA, ao contrario da maioria dos Estados da Federação, não possui como símbolo, sua bandeira, fazendo-se necessário a instituição do Símbolo para melhor apresentar civicamente esta Casa de Leis.

Aproveitando a beleza e as características do Brasão do Estado do Pará de autoria do arquiteto José Castro de Figueredo a partir dos argumentos imagéticos sugeridos pelo historiador e geógrafo Henrique Santa Rosa, criado pela Lei nº 912/1903, com as características:

O mote - sub lege progrediamur, latim para " sob a lei progredimos". A estrela solitária - faz menção ao Pará como unanimidade da República Federativa do Brasil - à época da proclamação da República, única unidade federativa cuja capital situava-se acima da linha do Equador, fato esse representado na bandeira nacional por Espiga, figurada acima da linha do azimute. As cores - vermelho faz menção à República e ao sangue derramado dos paraenses nas diversas lutas em defesa pela soberania da Pátria. A faixa - branco faz menção à linha imaginária do Equador, que corta o Estado ao norte. Os ramos - de cacaueiro e seringueira, fazem menção às principais produções agrícolas à época. A águia - guianense faz menção à altivez, nobreza e realeza do povo do Estado.

Para bandeira proposta, além do brasão, foi utilizado uma tríade de cores (verde bandeira, amarelo ouro e branco) em uma organização gráfica que representam a Amazônia, suas riquezas naturais e o branco que significa a índole pacifista e conciliadora de nosso povo. 

Engajados neste serviço de comunicação visual foi expressado de forma prática as intenções da ALEPA e os desejos de todos os paraenses em honrar com a criatividade a bandeira desta Assembleia e contribuir de alguma forma com o desenvolvimento político e social de nosso Estado.

O projeto de arte da bandeira da Assembleia Legislativa do Estado do Pará ora proposta é de autoria de Lucas Dantas de Souza Brandão.



ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário