sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Belém é a capital nacional da inflação, diz IBGE

 
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (7) os números da inflação oficial, calculada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), e mostrou que Belém é a capital nacional da inflação.

A capital paraense registrou um aumento de 6,86% durante todo o ano de 2010, deixando a cidade acima da média nacional, que fechou o ano em 5,91%. Essa foi a maior alta dos últimos dez anos, segundo dados do IBGE. Em 2009, o índice havia ficado em 4,31%

Leia mais: Inflação oficial fecha 2010 em 5,91%, mostra IBGE

De acordo com o IBGE, O aumento aconteceu em virtude principalmente da variação da energia elétrica (17,58%) e dos alimentos (10,38%).

'O Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) vem colocando todo mês os aumentos nos preços dos alimentos que compõem a nossa cesta básica. A alimentação está muito cara devido a dois fatores principais. Primeiro porque 80% do que os paraenses consomem é importado de outros estados e países e, segundo, quase tudo o que nós produzimos é exportado. Essa situação é preocupante', explica o economista Roberto Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário