segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Vice-governador ressalta em Curuçá a qualidade do atendimento na Caravana Oftalmológica

A Caravana Oftalmológica Pro Paz encerrou mais uma etapa de atendimentos no município de Curuçá, na Região do Caeté, nesta sexta-feira (18), com cerca de 50 mil procedimentos. Curuçá foi o 38º município visitado pela Caravana, que oferece gratuitamente consultas, exames, cirurgias para retirada de catarata e pterígio (carne crescida), e yag laser (tratamento de opacidade capsular no pós-cirúrgico de catarata).
O vice-governador Helenilson Pontes acompanhou os trabalhos dos profissionais da Caravana na manhã de sexta-feira, e destacou a qualidade dos serviços oftalmológicos oferecidos à população dos municípios atendidos.
Para a coordenadora de campo da Caravana Oftalmológica Pro Paz, Cláudia Vinagre, nos 38 municípios visitados até hoje os profissionais foram muito bem recebidos, e realizaram cerca de 16 mil cirurgias de catarata e 32 consultas oftalmológicas, com a qualidade oferecida em centros cirúrgicos dos maiores centros do país.
"Toda a qualidade dos serviços é oferecida em um tempo máximo de 1 hora e meia", informou Cláudia Vinagre. O fato de a cirurgia de catarata não levar ponto é uma característica do atendimento que agrada muito o paciente atendido pela Caravana. "Há pacientes que chegam aqui sem poder enxergar e saem com a visão recuperada. Isso é muito gratificante", ressaltou a coordenadora.
Estrutura - A Caravana Oftalmológica Pro Paz é formada por uma carreta com consultórios e outra com toda a estrutura de um centro cirúrgico, além de um caminhão que transporta a estrutura logística. Cerca de 50 pessoas, entre servidores públicos, voluntários e pessoal de montagem, fazem parte desta Caravana. Após a Região do Caeté, o atendimento será interrompido para que seja feita a manutenção dos equipamentos. Em novembro, a Caravana voltará a atender a população do interior do Estado. 
Segundo Helenilson Pontes, a Caravana Pro Paz é um resgate fundamental da cidadania do paraense. "São mais de 16 mil pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos e voltaram a enxergar. É o governo do Pará levando alta tecnologia à população que mais precisa destes serviços", reiterou.
Um dos beneficiados é o lavrador Alcides Rodrigues, 57 anos, que trabalha na roça e estava com a visão bastante afetada. Após sair do centro cirúrgico, ele falou sobre o resultado do procedimento. "Voltei a ver de novo, e já posso voltar a trabalhar", contou.
Já a aposentada Lúcia Oliveira, 82 anos, disse que mesmo sem sentir nenhum sintoma da doença procurou o atendimento, e acabou sabendo que estava com catarata bastante avançada. Ela passou pela cirurgia, e disse ter ficado feliz em ter descoberto a doença. "Agora não corro mais risco”, declarou.
A catarata é uma patologia que acomete os olhos, provocando a opacidade parcial ou total do cristalino. Pode ser desencadeada por vários fatores, e deixa a visão embaçada progressivamente, o que pode levar à cegueira. A cirurgia de catarata remove o cristalino opaco, com um corte menor e sem necessidade de pontos.
Após a cirurgia, os pacientes recebem o cuidado necessário e as orientações para o pós-operatório. Todos recebem um kit com óculos protetor e medicamentos, que utilizarão até a total recuperação.
A Caravana Oftalmológica tem como principal objetivo ajudar a prevenir casos de cegueira, já que 48% dos casos são causados por catarata. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 17,5 milhões pessoas no planeta têm a doença.
Agencia Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário