terça-feira, 12 de março de 2013

Belém sedia o primeiro curso de Operações Fluviais da região Norte



Um curso inédito na região Norte iniciou na manhã desta terça-feira, 12, na sede do Comando Geral da Polícia Militar do Pará, em Belém. Trata-se do primeiro Curso de Operações Fluviais, que servirá como principal forma de combate aos narcotraficantes, contrabandistas e diversas modalidades criminosas, que se utilizam das vias fluviais para a prática de ilícitos.
Fazem parte do curso 35 homens, de diversos órgãos da segurança, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Fuzileiros Navais, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Guarda Municipal. “Um dos principais objetivos deste curso é promover a integração entre os órgãos do sistema de segurança”, afirmou o coronel Daniel Borges Mendes, Comandante Geral da Polícia Militar do Pará.
Ele ressaltou também que o Governo do Estado tem investido cada vez mais em todas as áreas de atuação da segurança, seja por mar, ar ou terra. Recentemente, foram entregues para a Polícia Militar 29 lanchas para o patrulhamento fluvial e cinco helicópteros. “O homem bem preparado com material disponível é capaz de superar as dificuldades naturais de sua região”, enfatizou.
O curso terá duração de 30 dias, com aulas teóricas de manhã e de tarde e operações durante a noite. As aulas serão ministradas por instrutores das áreas operacionais do Comando de Missões Especiais (CME). Para fazer parte deste grupo, todos passaram por um processo seletivo bem rigoroso. “Temos uma imensa quantidade de rios no Pará e atualmente uma das nossas dificuldades tem sido o combate à pirataria. Com certeza, depois deste curso, os nossos homens estarão muito mais preparados para combater este tipo de crime”, afirmou o capitão Kleverton Firmino, comandante da Companhia Independente de Polícia Fluvial.
O diretor de Ensino da Polícia Militar do Pará, tenente coronel Heyder Calderano, enfatizou que dentre os objetivos do curso está o de desenvolver habilidades técnicas e táticas relevantes à atuação do agente de segurança pública no meio aquaviário e em áreas ribeirinhas, contribuindo para a defesa social destas comunidades.
A Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFLU) foi criada em caráter provisório em 29 de dezembro de 1999. Em virtude de uma reestruturação geral que ocorreu na corporação, passou a integrar definitivamente a estrutura organizacional da Polícia Militar em 27 de março de 2001, subordinando-se ao Comando de Missões Especiais (CME).

Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário