quinta-feira, 20 de maio de 2010

Italo pede linha de ônibus Marambaia-UFPA


Uma nova solicitação para o bairro da Marambaia foi feita pelo Deputado Italo Mácola na Assembleia Legislativa: a criação de uma linha de ônibus (foto) ligando o bairro da Marambaia à Universidade Federal do Pará, atendendo ao anseio de centenas de estudantes universitários moradores naquele bairro. O pedido foi feito através de Moção que, a seguir, você lê na integra:



MOÇÃO Nº 162/10


Dispõe sobre a solicitação de uma linha de ônibus com percurso do Bairro da Marambaia à Universidade Federal do Pará.




Dos meios de transportes coletivos, os ônibus são os mais utilizados pela população brasileira, em especial pela população belenense. A super lotação dos coletivos, é algo comum na vida do povo de Belém, situação que precisa de solução, porém pior do que a super lotação, é o fato de muitas vezes uma grande parcela dessa população necessitar usar de dois ou mais ônibus para chegar até o local desejado.
A grande demanda populacional para poucos ônibus, é fato na grande Belém, mas além desse, há também o fato de que em muitos bairros a população, muitas vezes, necessita usar de mais de uma linha de ônibus para chegar ao local desejado, ocasionando assim, um gasto a mais no orçamento do povo belenense.
Fatos como os descritos acima, fazem parte da vida dos estudantes universitários, em especial os do Bairro da Marambaia, que além de enfrentar essa super lotação dos coletivos, passam pelo constrangimento de usar de mais um ônibus para se locomoverem até a universidade, o que acaba causando um aumento nos gastos mensais desses estudantes, que muitas vezes usam um dinheiro que poderia ser gasto com livros, em passagens para chegar até a Universidade Federal do Pará, além do cansaço, depois, psicológico e físico que ficam esses estudantes, após enfrentar esse trajeto todo, o que acarreta uma certa diminuição no desempenho desses alunos.
O estudante universitário, depois de passar pela guerra que é o vestibular, dentro da universidade, enfrenta a luta por um lugar no mercado de trabalho, são eles, muitas vezes trabalhadores e estudantes ao mesmo tempo, que já passam todos os dias pelas dificuldades naturais da vida, trabalhar e estudar. Ter ainda, que enfrentar um itinerário rodoviário desses todos os dias, é exigir demais de uma parcela da população luta por melhores condições e que, sendo estudantes, fazem parte do desenvolvimento do país. Assim, faz-se necessário a criação de um linha de ônibus que tenha um itinerário, do Bairro da Marambaia, até a Universidade, facilitando assim a chegada dos estudantes até a mesma, o que evitara também , gastos e cansaço, que muitas vezes acabam sendo motivos que levam muitos desses estudantes a abandonarem seus sonhos.

Regimentalmente com fundamento no art. 189, do regimento Interno desta Augusta Casa, encaminho a presente Moção, sugerindo, ao Exmo. Senhor Duciomar Costa, Prefeito Municipal de Belém, com endereço na Praça Dom Pedro II, nº 537, CEP 66020-240, juntamente com a entidade gestora do sistema de transporte e trânsito no Município de Belém, CTBEL, na pessoa do Diretor Superintendente, Sr. Alfredo Sarubby do Nascimento, com endereço na Av. Bernardo Sayão, nº 2072, Jurunas, CEP: 66030-120, que viabilize a implantação de uma linha de ônibus com percurso do Bairro da Marambaia à Universidade Federal do Pará.

E que o inteiro teor desta seja dada conhecimento ao presidente da Associação União e Trabalho da Praça Dom Alberto Ramos, Sra. Graciete Conceição Dias Rodrigues, localizada na Av. Rodolfo Chermont, Marambaia, Belém/Pa.


PALACIO DA CABANAGEM, Plenário Newton Miranda, 18 de maio de 2010.





ITALO MÁCOLA
Deputado Estadual
2º Vice Presidente da ALEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário