quinta-feira, 20 de maio de 2010

Juiz de Vizeu ganha Votos de Aplausos


Através de Requerimento, o Deputado Italo Mácola solicitou que sejam consignados Votos de Aplausos e Congratulações ao juiz Lauro Alexandrino Santos (foto), da Comarca de Vizeu, que realizou um casamento comunitário reunindo 82 casais de Fernandes Belo. Eis a integra do Requerimento:


REQUERIMENTO 107/2010


Com base no que preceitua o art. 186, V, da resolução n° 02, de 14/12/2004 do regimento interno deste poder legislativo, e com a devida vênia, REQUEIRO, que seja consignado na ata dos trabalhos de hoje VOTOS DE APLAUSO e CONGRATULAÇÕES, ao JUIZ LAURO ALEXANDRINO SANTOS, juiz da vara única da comarca de Viseu, pela realização do casamento comunitário que beneficiou 82 casais no dia 24/04/2010, no distrito de Fernandes Belo, localizado a 65 km do Município de Viseu.

JUSTIFICATIVA
A união e a família fazem parte de uma realidade social, construída junto com a evolução da humanidade. Durante séculos, as pessoas passavam por rituais de corte, com um parceiro, e então partiam diretamente para casamentos que deveriam ser para toda a vida. Uma união que pretendia a procriação, passou também por questões ligadas ao valor da propriedade, à conquista das terras e aos acordos políticos entre a nobreza.
O casamento antes era tido com ato de aquisição, onde o noivo adquiria a noiva por meio de moedas de prata, ou então, como negocio, onde os pais decidiam o futuro dos noivos com intuído de unir patrimônios. O casamento hoje, apesar de alta a demanda de divórcios, é, ou ainda é, conhecido como um ato de amor, e o sonho de casar e construir uma família, ainda faz parte dos planos de muitos brasileiros. O fato é que, muitos são os casais que pretendem se unir matrimonialmente e/ou legalmente, porém tal ato, para alguns, torna-se um tanto que fora de seus padrões, por questões econômicas.
Observando tal fato, é que o poder judiciário, com a intenção de transformar esse sonho em realidade, organiza hoje, em varias localidades, o ato bastante conhecido pela população brasileira, denominado de “casamento comunitário”, que trouxe consigo muitos casais felizes, melhor organização e estruturação familiar. Estruturação esta, que evita muitos transtornos psicológicos que podem aferir à muitas crianças, filhos de pais separados.
O “casamento comunitário”, é realizado hoje em varias partes do Brasil, por muitos juízes. E é parabenizando tal ato, que parabenizo o Excelentíssimo Juiz Lauro Alexandrino Santos, juiz da vara única da comarca de Viseu, por realizar em sua comarca, o sonho de 82 casais, no dia 24/04/2010, no distrito de Fernandes Belo, localizado a 65 km de Viseu.
REQUEIRO ainda, após anuência e despacho da Mesa Diretora, que esta Augusta Casa de Leis, encaminhe atencioso oficio, dando conhecimento do inteiro teor deste, ao Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito Lauro Alexandrino Santos, na sede do Poder Judiciário da comarca de Viseu, “FORUM JUIZ FRANCISCO SEVERIANO DUARTE” na rua Major Olímpio s/n, Centro, Cep. 68620-000.

PALACIO DA CABANAGEM, Plenário Newton Miranda, 18 de maio de 2010.


ITALO MÁCOLA
Deputado Estadual
2º Vice Presidente da ALEPA

3 comentários:

  1. Parabenizo o Sr. Deputado Italo Mácola pelo reconhecimento da tão honrosa e gratificante ação do Excelentíssimo Juiz Lauro Alexandrino Santos. É de Juizes assim que nosso Brasil precisa, que olhe por todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Deputado, muito oportuno o requerimento de aplauso ao Dr. Lauro Alexandrino Santos, da Comarca de Viseu. Os moradores da vila de Fernandes Belo sentiram-se honrados com a presença do magistrado presidindo a cerimônia de casamento comunutário realizada em 24/04/2010. Convém ressaltar que a presença do Dr. Lauro em nossa comunidade só foi possível graças a parceria entre o nobre deputado e a diretoria da Associação do Movimento Emancipalista de Fernandes Belo.

    ResponderExcluir
  3. Raro são os políticos com tamanha sensibilidade, a ponto reconhecer real valor de um cidadão 'em vida'!
    Dr. Lauro Alexandrino Santos (mestre), é gratificante ver o seu árduo trabalho reconhecido...

    ResponderExcluir