terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Igarapé Miri e a incompetência do Governo

No ano de 2007 a delegacia de polícia do município de Igarapé Miri, muito antiga, já não comportava mais a demanda e não mais se adequava à realidade atual, muito velha desgastada e decadente.
Muito se falou durante anos da necessidade de uma outra delegacia de polícia, entretanto, nunca havia orçamento no estado para tal. Eleito deputado, no primeiro ano de mandato, aprovei uma emenda para reforma da delegacia no valor de R$363.000,00 Naquele ano, a situação da criminalidade no município se agravou e a situação ficou insustentável o que levou à mobilização da cidade a trancar a rodovia PA 151 para chamar a atenção das autoridades.
Em seguida, realizou-se uma reunião na SEGUP (Secretaria de Segurança Pública), com a presença deste deputado, uma imensa representação do município, alem do Secretário de Segurança onde foi revelada a falta de recursos e de contingente, tendo interpelado o secretário e mostrado a ele a emenda aprovada, portanto, recursos alocados ao orçamento para a construção da delegacia. Aí, então,naquele momento o secretário resolveu fazer a obra.
Após a decisão, estive tratando do assunto na Delegacia Geral desde o projeto até o inicio da obra. No momento de definir em que local seria construida, foram apresentadas várias alternativas, ou seja, outras áreas e não mais no local da Delegacia de Polícia de então. Outros terrenos foram oferecidos pela ex Prefeita do município, entretanto o Delegado Geral resolveu fazer no mesmo lugar tendo demolido a delegacia anterior, alugando uma casa para servir de Delegacia de Polícia.
A obra parou pela metade, e é claro que a casinha alugada era inadequada para a instituição e, com a crescente criminalidade, o delegado não tinha aonde colocar os presos e nem podia soltá-los. Por outro lado, o governo irresponsavelmente não dava a menor bola ao que acontecia e não recomeçava a construção da delegacia que já exibia sinais de degradação.
No mês de outubro do ano passado, em somente um final de semana, houve seis mortes, o que levou à revolta da população. Recebi um telefonema da vereadora Carmozina que no desespero pediu para que tomasse providências "pelo amor de Deus". Telefonei para o Secretário de Segurança marcando uma audiência apartidária e ecumênica com todos os segmentos da sociedade, quando novamente ouvimos a velha ladainha de que não "temos recursos". Na reunião, novamente cobrei a conclusão da delegacia, (o Delegado do município, que não conhecia pessoalmente, estava presente), e, na ocasião, disse o delegado diretor do interior que tinha autorização de afirmar que até o final do ano terminaria a construção da penosa obra.
Enfim, acredito que o delegado do municipio também nao aguentou a inércia do Governo e denunciou o que estava acontecendo pela falta de delegacia.
Tenho dito publicamente que a lei de execuções penais impede a manutenção de presos em delegacias, para isto deve existir a Cadeia Pública, mas isto é assunto para outro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário