Brasil é premiado na defesa e no ataque
© Getty Images
Brasil voltou a fazer história no futebol ao conquistar pela quarta vez a Copa das Confederações da FIFA, a terceira consecutiva. Terminado o torneio e coroado o campeão, é hora de distribuir os tradicionais prêmios individuais. Naturalmente, a Seleção dominou a disputa e faturou a maior parte dos troféus. Neymar recebeu a Bola de Ouro adidas, que celebra o melhor jogador da competição, enquanto Júlio César ficou com a Luva de Ouro adidas. Os anfitriões deixaram para Fernando Torres a Chuteira de Ouro adidas e à Espanha o Prêmio Fair Play da FIFA.
Bola de Ouro adidas: Neymar (Brasil)Tão decisivo quanto espetacular ao longo das duas últimas semanas, Neymar é o merecido dono da Bola de Ouro adidas Brasil 2013. Autor de um gol em cada uma das partidas da Seleção na fase de grupos, o atacante fez as vezes de garçom na vitória por 2 a 1 sobre o Uruguai nas semifinais. Na decisão, ele voltou a balançar as redes adversárias. Além disso, Neymar encantou os torcedores com as suas arrancadas com a bola nos pés, pontuadas de dribles curtos e longos. Os chutes precisos com ambas as pernas, o sangue frio na grande área e o talento para servir os companheiros em espaços reduzidos também foram recursos do seu vasto cardápio. Para completar, o brasileiro foi o único jogador a receber quatro vezes o prêmio Craque do Jogo Budweiser. Enfim, o grande nome da competição com todos os méritos.
Bola de Prata adidas: Andrès Iniesta (Espanha)
Bola de Bronze adidas: Paulinho (Brasil)
Chuteira de Ouro adidas: Fernando Torres (Espanha)
Depois de uma temporada irregular com o Chelsea na Inglaterra, Fernando Torres voltou a mostrar todo o seu talento no Brasil. Vicente Del Bosque, porém, se deu ao luxo de começar com El Niño no banco em dois jogos da Espanha. O atacante apresentou as suas credenciais anotando quatro gols contra o Taiti, antes de marcar mais um diante da Nigéria. A safra Brasil 2013 do camisa 9, no entanto, não deu mais frutos após a fase de grupos. Ele foi anulado pela defesa italiana nas semifinais e pela dupla Thiago Silva e David Luiz no capítulo final da Copa das Confederações da FIFA.
Chuteira de Prata: Fred (Brasil)
Chuteira de Bronze: Neymar (Brasil)
Luva de Ouro adidas: Júlio César (Brasil)
Após dois anos de ausência da Seleção, Júlio César voltou a vestir a camisa amarelinha com o retorno de Luiz Felipe Scolari ao comando técnico. Para corresponder à confiança do treinador, nada melhor do que ganhar a Luva de Ouro adidas Brasil 2013. O goleiro brasileiro, que sofreu apenas três gols nesta Copa das Confederações da FIFA, chamou atenção pela intensa vontade de vencer e pela inabalável concentração nos 90 minutos das partidas. Os companheiros puderam contar com as intervenções do arqueiro de 33 anos em momentos críticos, cujo exemplo mais notável foi a espetacular defesa no pênalti cobrado por Diego Forlán na semifinal contra o Uruguai. Na grande decisão, Júlio César teve mais uma atuação irretocável diante da máquina ofensiva da Espanha, liderada pelo Chuteira de Ouro adidas do torneio, Fernando Torres.
Prêmio Fair Play da FIFA: Espanha
Os campeões mundiais não fizeram bonito apenas com a bola nos pés, mas também sem ela. Na goleada por 10 a 0 sobre o Taiti pela fase de grupos, deram um belo exemplo de espírito esportivo, distribuindo palavras e gestos carinhosos aos amadores polinésios. Derrotada na final, a Espanhatambém mostrou esportividade ao parabenizar calorosamente os vencedores. Três anos após ter faturado o Prêmio Fair Play da FIFA na Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, a seleção espanhola é novamente recompensada pelo seu comportamento irretocável.
Site da FIFA