domingo, 21 de julho de 2013

Governo do Estado e Celpa discutem ações para beneficiar população de baixa renda

Sidney Oliveira/Ag. Pará
Regularização de áreas com redes clandestinas (os chamados “gatos”) e a promoção de ações educativas, visando um consumo mais eficiente e sustentável de energia elétrica, foram ações discutidas pelo governador Simão Jatene e o presidente da concessionária Celpa, Nonato Castro, durante reunião na manhã desta sexta-feira (19), no Comando Geral da Polícia Militar. As ações visam beneficiar famílias de baixa renda.
Para diretores e gerentes da Celpa, que também participaram da reunião, Simão Jatene enfatizou que toda ação no Estado deve priorizar a construção de uma cultura de paz. “Quando se faz um ‘gato’ (furto de energia), comete-se um ato de violência, e combatemos esta postura”, frisou o governador.
A gerente de Comunicação da Celpa, Milla Camargo, informou que a plataforma de responsabilidade social da empresa identificou que os locais onde há mais ligações irregulares, que geram risco à população, já são atendidos por projetos de cidadania vinculados ao governo do Estado. Um deles é o Pro Paz nos Bairros.
“Isso é mais um eixo dentro da necessidade de integração das políticas sociais, para fortalecer todo um trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo governo Estado. Quando a gente para e raciocina, o direito à boa energia com segurança garante cidadania. A partir do momento em que temos a Celpa como parceira neste processo, estimulando a população a conhecer seus direitos, como a tarifa social, melhorando suas estruturas elétricas para prevenir incêndios, e legalizando sua energia, nós temos mais um grande elemento nesse eixo de fortalecimento das políticas sociais no Estado”, ressaltou Izabela Jatene, coordenadora do Programa Pro Paz.
Benefícios – O diálogo entre a presidência da Celpa e a coordenação do Pro Paz deve possibilitar, em breve, o cadastramento dos consumidores na Tarifa Social de Energia Elétrica durante a Caravana Pro Paz Cidadania – que leva serviços gratuitos à população em todas as regiões.
Segundo Milla Camargo, a população de baixa renda, incluída no Cadastro Único do governo federal, não sabe que pode obter até 65% de descontos na conta de energia elétrica, e que para adquirir esse benefício precisa apenas cadastrar o NIS (Número de Inscrição Social) na concessionária. O diretor Comercial da Celpa, Augusto Dantas, informou que no Pará mais de 250 mil pessoas não se inscreveram, por isso não recebem o benefício.
Além do serviço itinerante, a parceria entre governo do Estado e Celpa permitirá à concessionária fornecer orientações, que serão repassadas nas escolas estaduais ou nos centros sociais, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e do projeto Conquistando a Liberdade.
Educar o usuário para o consumo eficiente e reduzir o consumo irregular de energia no Estado são metas da direção da Celpa. Com as ações do Pro Paz, os diretores acreditam que será possível chegar às áreas mais carentes, a partir do Plano de Eficiência Energética da empresa, e assim trocar geladeiras ineficientes por aparelhos novos, e substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes, beneficiando usuários de baixa renda.
As propostas apresentadas serão estruturadas na próxima quarta-feira (24), em nova reunião, que acontecerá na sede do Pro Paz, a partir das 10 h.
Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário