terça-feira, 16 de julho de 2013

Caravana Pro Paz já fez 800 atendimentos em Marapanim


Marapanim, no nordeste paraense, a 152 km de Belém, é o sexto município da Região de Integração do Guamá a receber os serviços da Caravana Oftalmológica do Pro Paz, que oferece, gratuitamente, consultas, exames e procedimentos cirúrgicos à população. As carretas, que abrigam consultórios e o bloco cirúrgico, estão na Praça das Bandeiras, na sede municipal.
Nesta terça-feira (16), desde cedo dezenas de pessoas já se concentravam no local, esperando pelos benefícios da Caravana. Aos 75 anos, Nilza Couto das Neves foi uma das primeiras a chegar ao local, acompanhada de uma filha. Ela fez todos os procedimentos necessários para a operação de catarata. “A minha vista doía muito e derramava uma água. Mas agora, graças a Deus eu vou ficar boa”, declarou Nilza Neves.
O lavrador Francisco Barreto contou que estava “com a vista escura” há quase três anos, o que o impedia de exercer suas atividades. “Saí agora da sala de operação e já posso ver que ali na frente tem uma moto e um rapaz pilotando. Agora, é esperar o repouso pra voltar a fazer o que eu gosto, e não dar trabalho para minha irmã e meu cunhado”, disse ele.
Conceição Monteiro, 80 anos, esperou 35 anos por uma cirurgia de catarata. “Eu sempre me consultava e o médico dizia que eu tinha problema de catarata. Mas não me interessei em operar. Hoje, a minha filha foi em casa cedo e me trouxe aqui. Agora, é seguir as recomendações e voltar a ter uma vista boa de novo”, afirmou.
Tecnologia - O oftalmologista Diogo Garcia Neto acompanha a Caravana desde o início, e tem observado que muitas pessoas atendidas nunca haviam passado por consulta com um especialista, e às vezes ficam temerosos antes da consulta. “Eu digo sempre a todos que vêm aqui que não fiquem com medo. A equipe é muito bem preparada, e a tecnologia que a gente usa aqui é de primeiro mundo. Queremos dar sempre o melhor e atender bem essa população, porque o governo está preocupado com a saúde ocular da população. A catarata é o grande problema da população idosa, e é um problema de saúde pública. Nós estamos aqui para resolver este problema”, ressaltou o médico.
Só na manhã desta terça-feira foram feitos quase 800 atendimentos, entre consultas e cirurgias. A Caravana Oftalmológica Pro Paz vai continuar atendendo a população de Marapanim nesta quarta-feira (17), sempre a partir das 06 h.
Agencia Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário