segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Urnas já estão sendo preparadas para as eleições


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará iniciou ontem, com a participação de aproximadamente 30 pessoas, entre técnicos, juízes e promotores, o trabalho de preparação das urnas que serão utilizadas em todo o Estado nas eleições 2010.

Até o próximo dia 26, os 18 mil equipamentos eletrônicos usados neste pleito eleitoral serão alimentados com os dados dos candidatos, eleitores e programas oficiais de informação do TRE. Em Belém, a preparação das urnas está sendo feita no depósito do TRE em Ananindeua e começou com as 43ª e a 28ª zonas eleitorais. Somente na capital, são três mil equipamentos, que armazenam entre 32 e 512 megabytes de arquivos, disponibilizados neste pleito eleitoral.


ACOMPANHAMENTO

Todo o trabalho é acompanhado pelos partidos e coligações, representantes do Ministério Público Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB), além dos juízes eleitorais de cada zona.

Esta é a última etapa de adequação dos equipamentos, que serão lacrados e armazenados com a assinatura dos presentes para a utilização no próximo dia 3 de outubro.

“A preparação das urnas está ocorrendo normalmente, mas, como todo equipamento eletrônico, está sujeito a apresentar problemas. Acredito que isso será raro, pois fazemos manutenção nas máquinas de três em três meses”, conta o Supervisor Geral do Depósito das zonas de Belém e Ananindeua, Sidney Ferreira.

Os partidos políticos e coligações podem pedir, a partir desse processo, a auditoria das urnas eletrônicas. Neste caso, o Tribunal Superior Eleitoral (TRE) permite que até 3% das urnas lacradas sejam abertas para verificação. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário