quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TRE capacita 63.500 mesários para as eleições


Teve início ontem o treinamento de mesários que trabalharão nas eleições deste ano. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), serão capacitados 63.500 mesários na capital e no interior do Estado até o próximo dia 20. Somente em Belém, serão treinadas 12.500 pessoas.Na tarde de ontem, alguns mesários participaram do treinamento, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), em Belém. Durante pouco mais de duas horas, os mesários foram instruídos com todas as informações necessárias para o dia da votação.
Segundo Sandro Borges, coordenador de educação e desenvolvimento do TRE-PA, foram revisados os procedimentos adotados no dia das eleições, como o manuseio da urna eletrônica, detecção de possíveis problemas e dúvidas que costumam ocorrer no processo de votação.“Além disso, os mesários também foram orientados para o pós-votação, o que devem fazer quando acabar o processo”, disse Sandro, referindo-se à expedição do boletim de urna e à gravação das informações contidas na urna. Durante o treinamento, os mesários também foram informados sobre a função dos integrantes da mesa receptora e sobre a obrigatoriedade dos documentos de identificação para que o eleitor possa votar.O empregado público Manoel Sombra vai ser mesário pela segunda vez e afirma que esta é uma opção própria. “Me inscrevi no site porque quero participar do processo e ajudar meu país”, conta. A estudante Vivian Rocha também já possui experiência nas eleições e se diz satisfeita em ser mesária novamente. “Mesmo não sendo um trabalho remunerado, eu gosto de participar. É sempre tranquilo e ainda tem as vantagens”.

CONVOCADO - O auxiliar de compras Lázaro de Souza foi convocado pela Justiça Eleitoral para ser mesário, mas afirma que a expectativa para o dia da votação é boa. “Da primeira vez participei por opção e agora fui chamado. Não tive dificuldades quando trabalhei e gostei de participar”. Segundo Sandro Borges, a maioria dos mesários vai trabalhar por opção própria. “Este ano, cerca de 52% são voluntários e a maioria é universitário”, disse.O treinamento do TRE também já teve início no interior do Estado, onde serão capacitadas 51 mil pessoas para o pleito deste ano. “No interior, o treinamento acontece na própria zona. Cada zona avalia quando e de que maneira fazer o treinamento a partir da realidade de seu município”, afirma Sandro.

VANTAGENS DE SER MESÁRIO - Dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;- Preferência no desempate em alguns concursos públicos;- Se for universitário, pode utilizar as horas trabalhadas como atividade complementar. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário