quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dep. Italo Macola pede patrulha mecanizada para Igarapé Miri

Moção nº 567/2009

"Moção ao Governo do Estado. Patrulhas mecanizadas para atender o Município de Igarapé-Miri. Necessidade da população rural. Ação necessária com o fim de garantir uma vida digna e evitar o êxodo rural e o aumento da violência urbana."
Esta Moção tem como objetivo a aquisição para o Município de Igarapé-Miri de patrulha mecanizada, que consiste num conjunto de máquinas, equipamentos e implementos para atenderem serviços de recuperação de solos, preparo de áreas para plantio, tratos culturais, colheita, construção, recuperação e conservação de estradas vicinais, dragagem, obras de drenagem e irrigação.
As patrulhas mecanizadas irão contribuir no aumento da produção e no desenvolvimento da população urbana e rural do referido município, oferecendo melhores condições de trabalho e moradia a todos, evitando o êxodo rural, desemprego e consequentemente o aumento da violência urbana.
O Município de Igarapé-Miri tem sofrido inúmeros casos de violência nos últimos tempos. A população local vive um momento de total insegurança. E sabemos que no mundo moderno, parte da violência ainda é ocasionada pelo êxodo rural. A saída do campo para a cidade é constante quando a família não possui uma infra-estrutura para garantir a sua subsistência.
Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as cidades são busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc), entre outros.
Além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população urbana.
Tal fato é plenamente visível no Município de Igarapé-Miri, onde a população rural migra constantemente para o centro da cidade, o que vem contribuindo cada vez mais para o aumento da criminalidade na região.
As pessoas migram do campo para a cidade com a perspectiva de encontrar uma vida melhor. Ocorre que na maioria das vezes isso não acontece, não restando alternativa para as pessoas senão partir para o crime.
De bom alvitre ressaltar, ainda, que o município de Igarapé-miri é conhecido como a Capital Mundial do Açaí, fruta típica e cultural da região e de todo o Estado do Pará. O açaí é a grande fonte de renda da população local. É preciso, portanto, o Poder Público oferecer condições necessárias para a comercialização do produto.
A situação precária das estradas, a falta de estrutura para colheita do produto, entre outros fatores, é um entrave para o crescimento econômico da região.
É preciso o Poder Público estar mais presente no meio rural a fim de evitar esse êxodo excessivo para a cidade. Deve o Poder Público dar condições para que o homem possa trabalhar em sua terra dando uma vida melhor para sua família. Se existir uma infra-estrutura no meio rural que dê melhores condições de vida ao trabalhador, com toda certeza a proliferação de pessoas nos centros urbanos será menor, e a violência também.
Assim, venho em conformidade com os termos regimentais desta Augusta Casa de Leis (art.189), REQUERER, seja encaminhado o presente documento ao GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, à Governadora Ana Júlia Carepa, no sentido de priorizar o fornecimento de patrulha mecanizada para o Município de Igarapé-Miri, tudo conforme já elucidado ao norte.
E o inteiro teor desta, seja dado conhecimento à Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri e à Câmara Municipal de Igarapé-Miri, com endereço na Rua Major Lira Lobato n° 100, Bairro da Cidade Nova, CEP: 68.430-000, e ao Jornal Miriense, com endereço na Trav. Coronel Vitório n°433, Centro, CEP:68.430-000, Igarapé-miri/PA.

PALÁCIO DA CABANAGEM, Plenário Newton Miranda, 10 de dezembro de 2009.
ITALO MÁCOLA
Deputado Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário