quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Drama da população de Igarapé Miri repercute


O drama e desespero da população de Igarapé Miri, que provoca dor e medo, causado pela crescente onda de violência que registra média de 7/8 assassinatos por semana, continua repercutindo. O Liberal de domingo, 06, publicou na Seção "Cartasnamesa" o apelo dramático de um artigo sob o titulo "Salvem Igarapé Miri!", que você lê, na integra, ao clicar no "leia mais".




Salvem Igarapé Miri!


Foi o apelo dramático, desesperador e até comovente levado pela comunidade miriense à audiência realizada nesta quinta feira, 26, precedida de uma reunião do Deputado Italo Mácola (audiência que foi por ele solicitada) com a cúpula da segurança pública do Estado, integrada pela Segup, Policias Civil e Militar. A reunião inicial foi rápida e já alinhavou algumas propostas que seriam levadas ao auditório onde estavam vereadores, lideres comunitários, presidentes de Associações e o prefeito do municipio, além de lideres religiosos. Na audiência, aberta pelo Deputado Italo Mácola, já foi traçado o quadro de violência que toma conta do municipio: "Só neste final de semana houve quatro assassinatos em Igarapé Miri", disse o Deputado. Todos falaram, sobretudo os nove vereadores, lideres comunitários, presidentes de Associações, pastor e irmã. E a palavra era uma só: a do medo e da dor! A tudo, estarrecidas, as autoridades ouviam. Relatos desesperadores de assaltos à Prefeitura "em pleno meio dia", confessou o prefeito Roberto Pina; e invasões de prédios religiosos, conforme relataram o pastor evangélico Otoniel Sozinho e a Irmã Francinalda da Igreja Católica. Além da dor e do medo, outro sentimento batia forte nos moradores de Igarapé Miri: o da esperança de que a Segup vai atuar com mais esturura e, portanto, com mais eficácia. Entre as propostas, o Deputado Italo Mácola, indignado, revelou que a Delegacia de Policia Civil começou a ser construida (graças a uma emenda de sua autoria), mas a obra simplesmente parou na metade. Em Igarapé Miri, todas as autoridades - Juiza, Promora, Defensora, Policia Civil e Policia Militar - trabalham precariamente em prédios alugados ou em salas improvisadas. Hoje, a maioria está sem o prédio e sem sala. Dois projetos, fruto de emendas parlamentares do Deputado Italo Mácola, surgiram como a principal proposta: A conclusão da nova Delegacia de Policia; e a construção do Fórum, já mostrado em maquete. Houve outras propostas através da Deputada Ana Cunha pedindo ações educativas e dizendo que serão possiveis se forem feitas parcerias com Barcarena e Abaetetuba (municipios da região), onde já existem projetos sociais deste nivel. Ao final da audiência, já invadindo a noite de uma reunião que começara às 16 horas, o Deputado Italo Mácola foi enfático: "Precisamos forçar para Igarapé Miri virar prioridade. Vou falar toda semana, todo dia na Assembleia Legislativa. Vou incomodar! Só quem pode viabilizar estas propostas é a Governadora. E eu vou incomodar", garantiu.

Sérgio Noronha
Rua de Óbidos 203/103
Ed. Evaristo de Sousa
Cidade Velha - Belém




Um comentário:

  1. o atual governo(pt),em sua campanha politica demonstrou-se sobremaneira inconformado com a situação em que o municipio se encontrava no governo passado(pmdb),fazendo assim com que a população acreditasse que o mesmo mudaria a situaçao,que hoje piorou com o descaso do governo atual!estamos em ano eleitoral pense bem antes de votar, meu amigo de igarapé miri,vocês tem o poder em suas mãos,façam a escolha certa!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir