Depois de dois dias de acalorados debates, a Assembléia Legislativa aprovou, na sessão desta sexta feira, 18, o orçamento do Estado do Pará para o exercicio 2010. O ponto mais polêmico foi o percentual de remanejamento que o Executivo desejava, que era de 25%, mas acabou reduzido para 18%, e a supressão da maioria das 1.257 emendas propostas pelos parlamentares. Do Deputado Italo Mácola foram aprovadas 17 Emendas beneficiando vários municipios, como IgarapéMiri, Alenquer, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Mojui dos Campos, enfim, inúmeras localidades foram contempladas com verbas destinadas a melhorias em reforma de prédios, construção de delegacias de policia e até verba para o desasseroamento de furos em vias fluviais.
(NB - Essas 17 Emendas serão postadas neste blog, uma a uma, para que todos tomem conhecimento dos municipios beneficiados e das melhorias que serão feitas).
Na sessão da Alepa, que fechou mais uma legislatura, foi aprovado por unanimidade o relatório da Deputada Simone Morgado e, mediante acordo de lideranças, estabelecido que o Executivo terá 18% da verba para remanejamemnto; enquanto legistivo e judiciário ficarão com 25%.
O Deputado Italo Mácola se mostrou satisfeito com o desfecho da sessão levando em conta que 17 emendas de sua autoria foram aprovadas.
Em 2008, a deputada Eulina Rabelo a nosso pedido fez incluir no orçamento 2009 duas emendas que beneficiariam Fernandes Belo. A primeira no valor de R$ 180 mil destinados a construção do prédio para receber a Polícia Militar; e R$ 250 mil destinados a construção de um mercado/feira. Pelo acordo de lideranças as emendas foram aprovadas em bloco. Lamentavelmente os recursos não foram liberados e Fernandes Ficou a ver navios. Esperamos que na primeira oportunidade que o nobre amigo tiver, lembre de Fernandes Belo, em Viseu. A política deve ser sempre uma pista de mão dupla. Nossa comunidade tem mantido o compromisso e a expectativa.
ResponderExcluir