sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pará esportivo perde mais um evento: o GP de Atletismo


Depois de perder a chance (única no século) de sediar a Copa de 2014, por absoluto descaso do Governo estadual, agora o Pará deixa de ser também sede do Grande Prêmio de Atletismo, reprogramado para o Rio de Janeiro, dia 26 de Maio, novamente em decorrência da total falta de empenho do atual governo paraense. Em outras ocasiões, como em 2003, o Pará tornou-se orgulho do atletimo nacional quando o Mangueirão superou todos os recordes de espectadores colocando mais de 40 mil torcedores no estádio Edgar Proença (foto). Para o Jornal Diário do Pará, em sua edição desta sexta feira, 9, nosso estado foi contemplado com um evento que serve de "consolo", um meeting, espécie de competição que não tem sequer um décimo do porte de um GP.

Eis o que publica o Jornal:


"Sem verba, Pará terá um Grand Prix de consolação


O Grande Prêmio Brasil de Atletismo, principal etapa do “Brazilian Athletics Tour-2010”, realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo, pela primeira vez em oito anos não será realizado em Belém. Ontem (8), após sofrer pressão da bancada paraense para não deixar o Pará de fora do circuito de atletismo que acontece todos os anos no Brasil, a governadora Ana Júlia Carepa decidiu confirmar a realização de um meeting no dia 19 de maio. O glamour da grande competição, que reúne os maiores atletas mundiais, foi transferido para o Rio de Janeiro.“O Estado não entendeu como prioritário fazer um GP neste valor (R$ 2,2 mi). Os valores eram inexequíveis para o Estado. Mas vamos ter uma etapa secundária”, informou ao DIÁRIO o secretário de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Pará, Leandro Schilipake. A pouco mais de um mês do início dos meetings em várias cidades do Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt confirmou que aguardou até o último momento o fechamento de um acordo com o governo paraense.“Sou um amazônida, sempre senti orgulho de ver o brilho, o calor da torcida paraense incentivando os atletas brasileiros. Por isso esperei até o último instante. Estou feliz por ter conseguido realizar um meeting em Belém”, comemorou o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo.


MOBILIZAÇÃO - E o que aconteceu nesta quinta (8) foi realmente uma grande mobilização pela realização do maior evento esportivo realizado desde 2002. Quando tomaram conhecimento da notícia de que Belém não seria mais sede do GP de Atletismo, a deputada Elcione Barbalho (PMDB) e o senador Flexa Ribeiro (PSDB), que ainda estavam em Brasília, decidiram se movimentar para resgatar o evento. Enquanto Flexa Ribeiro fazia contato com o presidente da CBAt para saber o que era possível fazer para evitar a grande perda para o Pará, Elcione mobilizava a bancada em busca de recursos federais para garantir o evento. O primeiro a ser localizado foi o coordenador da bancada paraense, deputado Paulo Rocha (PT). Ele ligou para a governadora Ana Júlia que, a essa altura, já tinha notícias de inúmeros e-mails e twitters encaminhados por paraenses de todas as regiões do Estado, que foram mobilizados pelos twitters da deputada Elcione e do senador Flexa Ribeiro, que desde cedo convocavam os internautas a pedir à governadora que não deixasse Belém de fora do circuito internacional de atletismo.


CONSOLAÇÃO - No final da tarde de ontem, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo, anunciava em seu site a inclusão de Belém em uma das etapas: um meeting para o próximo dia 19 de maio, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. “Este ano o público terá oportunidade de acompanhar uma novidade: pela primeira vez, o GP de Belém será disputado à noite. Com temperatura amena e a boa iluminação do Estádio Olímpico, teremos certamente bons resultados em Belém”, disse Roberto Gesta. “É importante a permanência da capital do Pará no circuito, já que o público local, por diversas vezes, foi superior a 40 mil pessoas para ver a competição, recorde absoluto em eventos atléticos na América do Sul”, completou.A etapa aprovada ontem vai custar R$ 700 mil. Os valores são para o deslocamento, hospedagem e alimentação de mais de 300 pessoas, entre atletas, técnicos e auxiliares que viajam de várias partes do Brasil e do mundo. A CBAt não soube informou quais serão as “estrelas” do evento de Belém, já que o atraso e adiamento de mais de 45 dias da decisão não permitiu ainda fazer convite aos atletas. “Sabemos que os cubanos estão loucos para participar da etapa em Belém. Eles, assim como todos os atletas que já participaram do GP Brasil de Atletismo em Belém, são apaixonados pelo calor e pela energia que os paraenses transmitem”, lembrou Gesta. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário