sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Homem mais alto do mundo visita o Rio

Clic no link (após o primeiro parágrafo) para ver o vídeo.

O turco Sultan Kosen, que ostenta o título de homem mais alto do mundo, com 2,465 metros de altura, disse nesta quinta-feira, de passagem pelo Rio de Janeiro, que sua estatura é mais do que suficiente e, por isso, não quer continuar crescendo para bater recordes.
"Há dois anos que meço o mesmo. Já cresci por tempo suficiente e não quero crescer mais", brincou Kosen, de 27 anos, ao ser apresentado oficialmente como o homem mais alto do mundo, em um evento promovido pelo "Guinness", o Livro dos Recordes, no Rio de Janeiro.
Kosen foi considerado o homem vivo mais alto do mundo em setembro do ano passado, tirando o título do chinês Bao Xi Shun, de 59 anos, que media 2,36 metros.
Nascido em 10 de dezembro de 1982 em Mardin, sudeste da Turquia, Kosen lembrou que, quando tinha dez anos, já media o mesmo que seu pai, 1,60 metro, e que só deixou de crescer dois anos atrás.
Veja vídeo de Kosen no Rio:
Em visita ao Rio, homem mais alto do mundo diz que está procurando namorada no Yahoo! Vídeo
Segundo ele, seu crescimento desmedido se deve a um tumor situado perto do cérebro que os médicos tentaram retirar em três ocasiões, embora sem sucesso.
Esse tumor afetou as funções da glândula pituitária, que controla os hormônios do crescimento, motivo pelo qual seu corpo se desenvolveu fora dos parâmetros normais. Ele até precisa de muletas para caminhar.
Kosen ressaltou as dificuldades que tem para encontrar roupas e sobretudo calçados, já que também tem as maiores extremidades do mundo. Suas mãos medem 27,5 centímetros e seus pés, 36,5 centímetros (equivalente a um número 60 de calçado).
Ele reconheceu que, no passado, sua altura era um empecilho para levar uma vida normal e tinha dificuldades para se relacionar com as pessoas, porque sempre o viam com medo ou o evitavam. Mas ele declarou que as coisas são diferentes agora que possui um recorde.
"Desde que entrei no Livro ("Guinness") conheci mais de 30 países e todo mundo me recebeu muito bem. Quero que as pessoas me conheçam mais", declarou Kosen, quem também disse estar solteiro e disponível.
Apesar de pertencer a uma família humilde, a casa de Kosen está adaptada para que possa viver nela. Os tetos estão a 2,80 metros de altura e sua cama é feita sob medida.
Ele indicou que, no momento de viajar, a classe executiva dos aviões "facilita bastante", embora nos hotéis sempre precise juntar duas ou três camas para descansar bem.
O jovem turco chegou nesta quarta-feira ao Brasil. Nesta tarde, ele quer conhecer o Rio de Janeiro e, após uma viagem de 12 horas procedente de Londres, desfrutar de um merecido descanso 'à sua altura'.
Nesta quinta-feira, 18 de novembro, é lembrado o Dia Mundial dos Recordes, efeméride estabelecida pela própria organização "Guinness" para promover a criação de novos recordes e marcas por todo o mundo.
Por esse motivo, nesta quinta-feira foram realizados vários atos pelo mundo todo para oficializar novos recordes, entre eles a apresentação em Katmandu do nepalês Jagendra Thapa Magar como o homem mais baixo do mundo (EFE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário