terça-feira, 20 de julho de 2010

DF tem o Legislativo mais concorrido do país

No Estado do Pará, a média de candidato por vaga é de 14,3. Isso porque, apesar de ter somente 41 cadeiras disponíveis, 587 candidatos estão em busca de um lugar.

Alvo de sucessivos protestos durante o escândalo do mensalão do DEM de Brasília, a Câmara Legislativa do Distrito Federal será o parlamento mais disputado do país nas eleições de outubro. Com 24 vagas para 840 pretendentes, a capital do país terá 35 concorrentes por cadeira do Legislativo local.

A segunda eleição mais concorrida será a da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, com 25,2 pretendentes para cada um dos 70 postos. Maior colégio eleitoral do país, São Paulo aparece apenas em terceiro, com 1.812 postulantes a 94 lugares no Legislativo, média de 19,2 por vaga.

No extremo oposto, a Assembleia Legislativa de Sergipe, com 24 cadeiras e 139 concorrentes, deve ter uma eleição menos disputada: serão 5,7 candidatos por vaga. O Legislativo do Piauí, com 30 parlamentares, terá sete candidatos disputando um assento.

Para calcular o índice de candidatos por vaga, o G1 cruzou o número de cadeiras nos parlamentos estaduais com as informações do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o registro de candidaturas nos 26 estados e no DF. Dados atualizados até as 17h de sexta-feira (16), mostram que 14,5 mil políticos solicitaram registro para concorrer a 1.074 mandatos estaduais em todo o país.

O levantamento não considerou os pedidos de impugnação de candidaturas, que serão julgados pela Justiça Eleitoral e já somam 2,8 mil em todo o país.

Regiões - Na região Norte, a assembleia mais concorrida será a de Roraima, com 24 cadeiras, onde cada vaga deve ser disputada por 16,9 candidatos. Já no Sul, o Paraná terá 11,3 concorrentes por vaga, seguido de Santa Catarina (8,8 por vaga) e Rio Grande do Sul (10,8).

No Nordeste, Alagoas e Ceará terão pouco mais de 11 candidatos por cadeira no Legislativo. No Centro-Oeste, Goiás é o que mais poderá se aproximar do DF: serão quase 13 candidatos por vaga.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário