quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Aeroporto de Belém registra 59% de atrasos


Apesar da greve dos aeroviários ter sido suspensa em todo o Brasil nesta quinta-feira (23), os atrasos no Aeroporto de Belém atingem 59,3% durante a manhã. Dos 27 voos previstos até às 9h, 16 estavam fora do horário. Apenas um voo foi cancelado em Belém.
Em Santarém, cinco voos partiram fora do horário determinado. Esse número representa 62,5% dos voos agendados. Já em Marabá, apenas dois voos atrasaram, o que representa 28,6% do total previsto.
A paralisação da categoria foi suspensa durante uma assembleia realizada na manhã de hoje, em São Paulo. De acordo com dirigentes das entidades de classe, a decisão foi tomada após os trabalhadores serem informados que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou, no fim da noite desta quarta, que 80% do efetivo dos aeronautas e aeroviários sejam mantidos em atividade para viabilizar o transporte aéreo em todo o território nacional, no período entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro de 2011. A liminar também fixou multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da ordem.

Gelson Dagmar Fochesato, presidente Sindicato Nacional dos Aeronautas, disse que a greve foi suspensa e em janeiro os trabalhadores vão avaliar a situação. 'A greve está suspensa. Os passageiros não serão prejudicados durante as festas. Em janeiro vamos avaliar se haverá uma paralisação', afirmou Fochesato. 'A decisão foi tomada atendendo a um pedido da sociedade.'
Fochesato disse que foi os trabalhadores foram surpreendido pelas decisões judiciais, e afirmou que mesmo sem a greve é possível haver atrasos em aeroportos porque funcionários estão trabalhando acima do limite.
O presidente do Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (Snea), José Marcio Mollo, disse em entrevista à rádio CBN que a entidade fez nesta madrugada uma proposta de reajuste de 8% aos trabalhadores, elevando a proposta inicial de 6,05% e aguarda uma nova posição dos trabalhadores. Os aeroviários solicitam aumento de 13%.
Redação Portal ORM/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário