terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Prestação de Contas e toda a pauta ficaram para esta quarta feira, 15


Toda a pauta da sessão deliberativa desta terça feira, 14, da Alepa, depois de inúmeros parlamentares se manifestarem, em particular sobre a prestação de contas da Governadora Ana Júlia, relativas ao exercicio de 2008, ficou para ser deliberada na sessão desta quarta feira, 15. O problema maior gira em torno da falta de análise por parte dos Deputados, que contaram simplesmente com o parecer interno do Tribunal de Contas do Estado (favorável) e do parecer da Comissão de Finanças, da Casa, através da presidente Simone Morgado, contrário à aprovação.

O Deputado Italo Mácola foi à tribuna (foto) para dizer que "esse processo tem uma peculiaridade, veio pelo artigo 11 (açodadamente) e só depois de uma análise de cada deputado poderia ser votado em plenário".

"Considerando todas as fragilidades administrativas e contábeis, acrescentou Italo, são diversos os tópicos em que o processo informa das irregularidades que o Governo cometeu, ou seja, técnicos do TCE acharam dezenas de irregularidades. O relatório do Tribunal é fundamental para apontar as falhas, o julgamento, por outro lado, pode ser político ou técnico. Não podemos votar de afogadilho, temos que honrar o mandato que nos foi outorgado. Cada deputado tem que fazer sua análise. Temos que analisar, então, pelo parecer da Deputada Simone Morgado", disse Mácola.

Vários outros parlamentares, como Manoel Pioneiro, André Dias, Bira Barbosa, Tetê, etc. foram à tribuna o que esgotou o tempo da sessão que, mesmo prorrogada por 30 minutos, não permitiu que o projeto das contas de 2008 fosse votado. Estavam presentes, na ocasião, 40 deputados. O único ausente era o deputado Alexandre Von, em viagem a Santarém.

Na sessão de quarta feira, 15, disse o presidente Juvenil, "teremos tantas quantas sessões forem necessárias" para julgar toda a pauta de terça feira e o orçamento geral do Estado para 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário