quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mesmo presos, eles fazem questão de votar



É em uma sala simples, com uma televisão pequena, que diariamente 30 detentos se reúnem sempre ao meio-dia, para assistir ao horário eleitoral gratuito. Essa é a única forma que eles têm para conhecer as propostas dos nossos futuros governantes.

“Muita gente deve achar um saco assistir a propaganda política mas, para quem tá preso aqui, é uma oportunidade muito boa”, diz o presidiário Marcos Antônio Silva, de 40 anos, que passará os próximos 24 anos e oito meses na prisão e, mesmo assim, faz questão de votar. Assim como ele, ouros 29 presos do Presídio Estadual Metropolitano (PEM II), em Marituba, também votarão nestas eleições.


E o que eles querem? “Melhorias para dentro da prisão. Quero que alguém que sente naquela cadeira, faça alguma coisa pela gente que vai passar o resto dos dias aqui dentro”, diz Marcos. Preso há um ano e cinco dias, o detento sabe que irá demorar a votar fora da prisão. “Se eu for esperar sair daqui para escolher meus candidatos, estarei velho. Por isso vou aproveitar essa oportunidade”.

Com apenas 20 anos, o presidiário Michel Menezes, irá usar o seu título eleitoral pela primeira vez. O jovem também afirma que irá votar nos candidatos que apresentarem melhorias para a população carcerária. “Estou aqui há um ano e um mês e ainda nem sei qual vai ser minha sentença, porque ainda não houve julgamento. Mesmo assim, pelo pouco que eu convivi aqui, sei que muita coisa precisa ser melhorada”(Diário do Pará).

Nenhum comentário:

Postar um comentário