sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Tudo pronto para a posse de Simão Jatene

Cerca de 500 homens estarão envolvidos na programação


Está tudo pronto para a cerimônia de posse do governador eleito Simão Jatene (PSDB). Na manhã de quinta-feira, o cerimonial do tucano e a Guarda de Honra Integrada da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros fizeram o único ensaio para o evento, em frente ao Museu do Estado, onde a governadora Ana Júlia Carepa transmitirá a faixa ao seu sucessor.

Cerca de 500 homens e mulheres estarão envolvidos em toda a programação da posse. Nesta sexta-feira, por volta das 8h, 12 homens do pelotão de Polícia Montada estarão posicionados em frente ao Ver-o-Peso, aguardando Jatene e seu vice, Helenilson Pontes (PPS). Assim que passarem pelo local em seus carros, os dois serão acompanhados pelos 12 cavaleiros até a Igreja da Sé, onde o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, irá celebrar uma missa de Ação de Graças, que contará com a presença do arcebispo emérito da Capital, dom Vicente Zico, a partir 8h30 de amanhã. A previsão é de que a missa dure cerca de uma hora.

Após a celebração, Jatene e Helenilson seguirão, a pé, acompanhados de lideranças sindicais e comunitárias até a Assembleia Legislativa. Lá, serão conduzidos até o gabinete do presidente da Casa, Domingos Juvenil (PMDB), onde aguardarão a chegada da comissão de deputados que os levará ao plenário. Depois, forma-se a mesa que estará à frente da cerimônia e será executado o Hino Nacional.

Um deputado deverá se pronunciar em nome dos parlamentares - possivelmente o próprio Juvenil - e fará a saudação a Jatene e Helenilson. Após o discurso, finalmente ocorrerá o ato de posse, com o juramento feito pelo governador e vice e a assinatura dos termos de posse. A estimativa é de que todo esse processo, previsto para começar as 9h30, dure duas horas. Mil pessoas foram convidadas para essa parte do evento. Depois de ser empossado, o governador fará um discurso e cerimônia será encerra. Nesse momento, ele concederá uma entrevista coletiva aos jornalistas.

Depois da entrevista, já como governador empossado, Simão Jatene será conduzido para a área externa da Assembleia Legislativa, onde será recebido pelo chefe da Casa Militar que indicou, Fernando Noura. Jatene será posicionado e o comandante da tropa da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, coronel Rilton Benigno, pedirá permissão para revista à tropa. Logo em seguida à revista, que será feita ao som do Hino do Pará tocado pela Banda Militar, o governador vai ser levado ao palanque montado em frente ao Museu do Estado. Além de Simão Jatene, também subirão ao palanque o vice-governador e sua esposa, Priscila Pontes; a governadora Ana Júlia Carepa e seu vice, Odair Corrêa; o presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Juvenil, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Rômulo Nunes.

Neste momento, Ana Júlia Carepa transmitirá a faixa de governador do Estado ao seu sucessor e vai se retirar logo em seguida. Para finalizar a cerimônia, haverá o desfile da tropa em continência ao governador. expectativa é que toda a programação possa ser concluída em quatro horas e meia. Trinta pessoas do cerimonial de Jatene estão envolvidas no evento. Ontem, elas se reuniram em frente à Catedral de Belém. "A gente está definindo a participação de cada um", explicou o coordenador do Cerimonial.

Em frente ao Museu do Estado, por volta das 10h de quinta-feira, teve início o ensaio do desfile da Guarda de Honra Integrada da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Irão se apresentar 90 policiais militares e 31 bombeiros, além da Banda de Música, que conta com 63 instrumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário