quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Jatene recebe propostas do setor rural


A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) vai entregar hoje ao governador eleito, Simão Jatene, um conjunto de propostas que tem como objetivo a modernização e o fortalecimento da economia rural do Pará. A “Agenda Propositiva para a Economia Paraense”, como foi batizado o documento de 26 páginas, trata de diversos assuntos.
A direção da Faepa, porém, mantém sob reserva a documentação, cujo teor só será divulgado depois de sua entrega ao futuro governador.
A visita de Jatene à Faepa está prevista para o meio da tarde e é aguardada desde o início da semana com expectativa pelo empresariado rural do Estado. A Federação, até para realçar o simbolismo da visita, fará hoje uma reunião extraordinária de sua diretoria.
Na agenda do encontro está incluída, entre outros itens, a apresentação do relatório das atividades desenvolvidas pelo Sistema Faepa. Também estarão em debate o balanço hídrico regional, o projeto comunicação rural digital e as características dos estabelecimentos agropecuários.
TEMAS

Um dos temas em destaque no evento diz respeito à estruturação do Programa Paraense de Governança Climática para Economia de Baixo Carbono, o Pará Ecoglobal. A proposta prevê a criação de um conselho consultivo empresarial e a constituição de um Banco de Carbono, com o intuito de prestar assistência e orientação técnica aos produtores rurais que pretendam se tornar neutros ou reduzir suas emissões de carbono.
Segundo a assessoria da Faepa, o Pará Ecoglobal está baseado na exploração dos principais pilares climáticos hoje existentes – conservação de florestas e reflorestamento, mitigação de gases de efeito estufa, energias renováveis e adaptações climáticas.
No figurino desenhado pelo programa, o Pará deverá assumir uma posição de destaque, no cenário nacional – e também no plano internacional –, por adotar uma matriz econômica de baixo carbono.
ECONOMIA RURAL
O conjunto de propostas que será entregue hoje à Simão Jatene tem como objetivo a modernização e o fortalecimento da economia rural do Pará. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário