quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Italo pede recuperação de pontes no Baixo Tocantins





O Deputado Italo Mácola apresentou a Moção nº 498/2009 na sessão plenária desta quarta feira, 03, da Alepa solicitando à Setran a reconstrução das pontes sobre os rios Arienga, Arapiranga e Guajará de Beja, em Abaetetuba, todas em péssimo estado de conservação, como a foto documenta.

Clique para ler a íntegra da Moção



Dispõe sobre a solicitação à SETRAN – Secretaria de Transportes do Estado do Pará, de reconstrução das Pontes do Rio Arienga, Arapiranga e Guajará de Beja em Abaetetuba.


A presente moção tem como finalidade, atender a população do Município de Abaetetuba na Região do Baixo Tocantins que pode a qualquer momento ficar isolada em razão da situação das pontes do Rio Arienga que liga o Município a Barcarena, Ponte de Arapiranga, que liga a sede de Abaetetuba a Vila de Beja e sobre o Rio Guajará de Beja.

As pontes encontram-se em situação precária e inclusive a Ponte sobre o Rio Arienga já foi incendiada pela população revoltada que não suporta mais a demora na recuperação das mesmas.
Cabe destacar que em 2008, foi efetivado convênio entre o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura Municipal de Abaetetuba, na administração do ex-Prefeito Luiz Lopes para a construção das pontes, inclusive com a liberação da primeira parcela do convênio, sendo que por motivos desconhecidos não começou as obras.
Com relação a Ponte do Arapiranga, a Sepof informou que repassou a Prefeitura o valor de R$- 675.000,00, através da ordem bancária 2008/OB00276 em 03 de junho de 2008 e não foi feita a obra.
O empresariado da Região poderá sofrer perdas irrecuperáveis, seja no setor de transporte intermunicipal, que faz a ligação entre os Municípios da Região, seja na entrada e saída de mercadorias, que movimentam a economia.
Mais alarmante ainda é a questão que envolve a população da Região, que terão seus direitos cerceados, haja vista que com a impossibilidade do tráfego por via terrestre, os cidadãos da referida Região ficarão isolados
Regimentalmente com fundamento no Artigo 189, do regimento interno desta Augusta Casa, encaminho a presente moção, solicitando a Secretaria de Transportes do Estado do Pará a imediata construção em concretos das pontes sobre os Rios Arienga, Arapiranga e Guajará de Beja em Abaetetuba.
E que do inteiro teor desta, seja dado conhecimento a Câmara Municipal de Abaetetuba, com endereço a Avenida D. Pedro II, 1415, CEP- 68.440-000 - PA.

PALÁCIO DA CABANAGEM, Plenário Newton Miranda, 04 de novembro de 2009.



ITALO MÁCOLA
Deputado Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário