sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Medo e desespero: Salvem Igarapé Miri!







Salvem Igarapé Miri!

Foi o apelo dramático, desesperador e até comovente levado pela comunidade miriense à audiência realizada nesta quinta feira, 26, precedida de uma reunião do Deputado Italo Mácola (audiência que foi por ele solicitada) com a cúpula da segurança pública do Estado, integrada pela Segup, Policias Civil e Militar. A reunião inicial foi rápida e já alinhavou algumas propostas que seriam levadas ao auditório onde estavam vereadores, lideres comunitários, presidentes de Associações e o prefeito do municipio, além de lideres religiosos.
Na audiência, aberta pelo Deputado Italo Mácola, já foi traçado o quadro de violência que toma conta do municipio:

"Só neste final de semana houve quatro assassinatos em Igarapé Miri", disse o Deputado.

Todos falaram, sobretudo os nove vereadores, lideres comunitários, presidentes de Associações, pastor e irmã. E a palavra era uma só: a do medo e da dor!

A tudo, estarrecidas, as autoridades ouviam. Relatos desesperadores de assaltos à Prefeitura "em pleno meio dia", confessou o prefeito Roberto Pina; e invasões de prédios religiosos, conforme relataram o pastor evangélico Otoniel Sozinho e a Irmã Francinalda da Igreja Católica.

Além da dor e do medo, outro sentimento batia forte nos moradores de Igarapé Miri: o da esperança de que a Segup vai atuar com mais esturura e, portanto, com mais eficácia.

Entre as propostas, o Deputado Italo Mácola, indignado, revelou que a Delegacia de Policia Civil começou a ser construida (graças a uma emenda de sua autoria), mas a obra simplesmente parou na metade.

Em Igarapé Miri, todas as autoridades - Juiza, Promora, Defensora, Policia Civil e Policia Militar - trabalham precariamente em prédios alugados ou em salas improvisadas. Hoje, a maioria está sem o prédio e sem sala. Dois projetos, fruto de emendas parlamentares do Deputado Italo Mácola, surgiram como a principal proposta:

A conclusão da nova Delegacia de Policia; e
A construção do Fórum, já mostrado em maquete.
Houve outras propostas através da Deputada Ana Cunha pedindo ações educativas e dizendo que serão possiveis se forem feitas parcerias com Barcarena e Abaetetuba (municipios da região), onde já existem projetos sociais deste nivel.

Ao final da audiência, já invadindo a noite de uma reunião que começara às 16 horas, o Deputado Italo Mácola foi enfático:

"Precisamos forçar para Igarapé Miri virar prioridade. Vou falar toda semana, todo dia na Assembleia Legislativa. Vou incomodar! Só quem pode viabilizar estas propostas é a Governadora. E eu vou incomodar", garantiu.

Além dos nove vereadores, entre eles a Vereadora Carmozina (que também mostrou toda a dor da população e o quanto os vereadores são cobrados), participaram da reunião o Secretário Adjunto da Segup, José Salles, a Superintendente Regional do Baixo Tocantins, Delegada Andreza; o Comandante do CPR, Cel. Nascimento; o Comandante da PM no municipio, Capitão Brito; o Diretor de Policia do Interior, Delegado Miguel Cunha; o prefeito Roberto Pina; o Delegado de Policia de Igarapé Miri, Gilvandro Barbosa; o superintendente da Susipe, Justiniano Alves; o pastor Otoniel Sozinho e a Irmã Francinalda.


Nas fotos, o Deputado Italo Mácola; a vereadora Carmozina, e Italo com o Secretário José Salles e o Coronel Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário